O mamoeiro apresenta, basicamente, três tipos de flores, qu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2582777 Engenharia Agronômica (Agronomia)
O mamoeiro apresenta, basicamente, três tipos de flores, que dão origem às plantas do sexo masculino, feminino e hermafroditas. A respeito das flores hermafroditas, aquelas que se caracterizam por ser a típica flor perfeita ou bissexual, o órgão masculino apresenta dez estames funcionais e o feminino, um ovário alongado, geralmente composto de cinco estigmas. Origina frutos alongados com variações de piriforme a cilíndrico. Esse tipo de flor é a flor hermafrodita
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO "D"

De acordo com Simão (1971), o mamoeiro apresenta um polimorfismo muito grande no que diz respeito à sua biologia floral, podendo apresentar até 32 formas florais diferentes. Os cinco tipos de flores que ocorrem com maior frequência, segundo Giacometti e Mundim (1953) [...], são dos seguintes:

  • Tipo I (Flor feminina): É uma típica flor feminina ou pistilada [...]
  • Tipo II (Flor hermafrodita pentândrica) [...]
  • Tipo III (Flor hermafrodita carpelóide): Apresenta inúmeras formas anormais [...]
  • Tipo IV (Flor hermafrodita elongata): É a típica flor perfeita ou bissexual. O órgão masculino apresenta dez estames funcionais e o feminino, um ovário alongado, geralmente composto de cinco estigmas. Origina frutos alongados com variações de periforme a cilíndrico. Quando comparado aos frutos originados de flores femininas, apresenta uma cavidade interna menor que a dos primeiros com relação à espessura da polpa.
  • Tipo V (Flor masculina): Estas flores apresentam os órgãos masculino e feminino, sendo que as masculinas são funcionais e as femininas são muito rudimentares e geralmente estéreis [...]

LEMBRAR: Não confundir com o conceito de tipos florais primários citados no enunciado, o mamoeiro é uma espécie polígama que se caracteriza por apresentar três tipos primários de plantas: masculina, feminina e hermafrodita.

Fonte: MELHORAMENTO GENÉTICO DO MAMOEIRO ASSISTIDO POR MARCADORES MOLECULARES, Laercio Francisco Cattaneo. Incaper (2003).

biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/863/1/2003-cap-12.pdf

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo