Questões de Concurso
Sobre normas e legislações em engenharia civil
Foram encontradas 3.742 questões
Em um projeto de reforma de uma residência, o encanador precisa substituir a tubulação de esgoto da cozinha, que apresentava vazamentos e obstruções frequentes. A tubulação antiga era de ferro fundido, com diâmetro nominal de 50 mm. Considerando as recomendações da NBR 8160, qual o tipo de material e o diâmetro nominal mais adequado para a nova tubulação de esgoto da cozinha?
No projeto de um sistema predial de água fria, o engenheiro responsável optou por utilizar o sistema de tubulação com anéis. Qual a principal vantagem desse sistema em relação ao sistema de tubulação em linha?
Durante a inspeção de um sistema de distribuição de água fria em baixa pressão, o profissional identifica um vazamento na tubulação de PVC que abastece um banheiro.
Sequencie os procedimentos abaixo de acordo com a ordem correta de procedimentos a ser adotada para solucionar o problema, considerando as boas práticas e normas de segurança.
(__) Interromper o fornecimento de água para o ramal afetado.
(__) Avaliar a extensão do dano e a necessidade de substituição da tubulação.
(__) Realizar o reparo ou a substituição da tubulação, utilizando materiais e técnicas adequadas.
(__) Testar a tubulação após o reparo, verificando a estanqueidade e o bom funcionamento.
(__) Registrar a ocorrência e os procedimentos realizados em relatório técnico.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Em um ambiente de trabalho onde se realizam atividades de encanamento, qual das seguintes medidas não está de acordo com as normas de segurança?
I.O profissional responsável deve prestar contas ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) sempre que houver indícios de infrações éticas ou técnicas associadas às suas atividades.
II.A negligência ou imperícia no exercício da responsabilidade técnica pode resultar em sanções administrativas, civis e penais, dependendo da gravidade e dos impactos causados pelo erro.
III.A análise de projetos deve considerar exclusivamente os aspectos estruturais e dimensionais, uma vez que as questões relacionadas à segurança e ao impacto ambiental são de responsabilidade exclusiva do contratante.
Está correto o que se afirma em:
I. As licenças prévia, de instalação e de operação serão necessárias nesse empreendimento.
Il. Não será necessário autorização de supressão vegetal pois a autorização de intervenção em APPs já contempla o pleito.
Il Será necessário outorga de Uso de Recursos hídricos.
Esta CORRETO o que se afirma em:
I No sistema de distribuição, quando houver utilização de água fria e água quente, um sistema deve ser protegido contra o ingresso indevido de água do outro. No caso da instalação de duchas higiênicas ou de torneiras com gatilho de ponta (por exemplo, torneiras de cozinha), estas devem ter válvulas de retenção ou incorporadas ao aparelho ou no ponto de utilização.
II A vazão a considerar no abastecimento do reservatório de água potável deve ser suficiente para a reposição total do volume destinado ao consumo diário de água em até 8 h. No caso de residências unifamiliares, o tempo de reposição deve ser de até 4 h.
III O sistema de distribuição de água quente deve ser concebido e dimensionado de modo a minimizar o tempo de chegada de água do ponto de disponibilidade até́ o ponto de utilização mais distante.
IV As tubulações devem ser projetadas e instaladas tendo em vista as particularidades de cada tipo de material selecionado. Além disso, devem-se observar as respectivas normas de produto e de aplicação, podendo serem utilizados PVC, PEX, CPVC, PPR, dentre outros.
V O projeto dos SPAFAQ deve explicitar as vazões mínimas consideradas nos pontos de utilização e trazer a informação expressa de que o emprego de aparelhos sanitários e componentes com consumo superior ao previsto será de responsabilidade do usuário.
De acordo com a ABNT NBR 5626:2020, estão corretas as afirmativas descritas nos itens
I Nas tubulações de distribuição de água quente dentro de ambientes sanitários, dotados de misturadores convencionais, a temperatura deve ser limitada a 70 °C. Caso temperaturas superiores sejam adotadas, deve-se, obrigatoriamente, incluir meios de limitar a temperatura máxima da água fornecida aos pontos de utilização, mediante recurso de segurança intrínseca com atuação automática.
II No sistema de aquecimento de água central coletivo ou central privado, uma mesma tubulação de distribuição de água fria não pode alimentar aquecedores de água e pontos de utilização de água fria, mesmo que não alimente aparelhos sanitários cujo funcionamento possa causar transiente de pressão ou escaldamento.
III Nas instalações prediais, no caso de a temperatura da água quente ultrapassar 45°C em pontos de utilização para uso corporal, deve-se empregar recurso de segurança intrínseca com atuação automática para limitar a temperatura a esse valor.
IV No projeto de instalações prediais de água quente, as perdas de calor devem ser estimadas em função dos materiais utilizados nos componentes e das peculiaridades do sistema predial de água quente, como a forma e o local de instalação, a temperatura prevista para a água etc.
V No sistema predial de água quente, os aquecedores, reservatórios de água quente e equipamentos devem ser projetados e instalados de forma a reduzir perdas térmicas. As tubulações de distribuição de água quente, de qualquer material, dispensam o emprego de isolamento térmico ao longo de sua extensão.
De acordo com a ABNT NBR 5626:2020, estão corretas as afirmativas descritas nos itens
I Nos sistemas de recalque e de pressurização, devem ser instaladas, no mínimo, duas bombas com funcionamento independentes entre si, com vistas a assegurar o abastecimento de água em caso de falha ou desativação de uma delas para manutenção.
II A imposição da perda de carga ao escoamento por dispositivo de proteção instalado na extremidade da tubulação de sucção, dentro do reservatório, deve ser considerada para efeito de verificação do valor da pressão estática absoluta disponível (NPSH disponível) no bocal ou flange de sucção da bomba do sistema de recalque.
III Com o propósito de evitar a presença de água sem renovação dentro das tubulações e do corpo da bomba que permaneça inoperante por longos períodos, sob a ótica da preservação da qualidade sanitária, as bombas do sistema de recalque e as do sistema de pressurização devem ser projetadas para ter alternância automática entre partidas consecutivas.
IV Na definição dos sistemas de recalque e de pressurização e, na localização dos reservatórios e bombas hidráulicas, deve-se considerar o menor aproveitamento da pressão disponível.
V Em sistemas de recalque e de pressurização, o consumo de energia com bombas hidráulicas deve ser minimizado mediante a correta escolha da bomba. Para isso, deve-se observar as características de desempenho segundo os condicionantes de projeto, selecionando-se marca, modelo, rotação nominal e diâmetro de rotor que correspondam ao maior valor de rendimento possível entre as várias alternativas consideradas.
Estão corretas as assertivas descritas nos itens

De acordo com a ABNT NBR 8160:1999, a simbologia dos equipamentos 1, 2 e 3 representam, respectivamente,
I Devem ser previamente levantadas as características do consumo predial, tais como volumes, vazões máximas e médias, perfil de consumo estimado, entre outras.
II Devem ser estabelecidas as características da oferta de água como disponibilidade de vazão, faixa de variação das pressões, constância do abastecimento, características da água, entre outras, não sendo exigida a definição mínimas de reservação.
III Devem ser projetados de modo que assegurem o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade adequada e com pressões e vazões compatíveis com o funcionamento previsto dos aparelhos sanitários, peças de utilização e demais componentes e em temperaturas adequadas ao uso.
IV Devem proporcionar o equilíbrio de pressões da água fria e da água quente a jusante de misturadores convencionais, quando empregados, e minimizar a ocorrência de patologias.
Estão corretos os requisitos e/ou informações descritos nos itens
Considerando-se a normatização de perícias de engenharia na construção civil e a engenharia de avaliações, julgue o item subsecutivo.
Benfeitorias voluptuárias em edificações aumentam ou facilitam o uso desses bens, embora sejam dispensáveis.
No que se refere a obras públicas, julgue o próximo item, considerando a construção de um edifício com prazo de finalização estimado em três anos.
Se a empresa teve atrasos de execução identificados em medições ao longo dos três anos de contrato, ainda que consiga finalizar a obra dentro desse período, deverá ser notificada e penalizada em relação a atrasos intermediários.
(__) Nas desapropriações não serão indenizadas as benfeitorias ou construções realizadas em lotes ou loteamentos irregulares; nem serão considerados terrenos loteados para fins de indenização, as glebas que foram desmembradas e loteadas sem aprovação da Prefeitura Municipal.
(__) Fica vedado o parcelamento do solo, para fins urbanos em terrenos ou parcelas com declividade igual ou superior a 20%.
(__) Antes da elaboração do projeto de loteamento, o interessado deverá realizar o pedido de Consulta Prévia de Viabilidade Técnica, anexando, dentre outros, curvas de nível à distância de 5,00 (cinco) metros.
(__) Para aprovação do projeto de desmembramento, o interessado apresentará para aprovação, dentre outros documentos, a planta do imóvel em 3 (três) vias, em escala 1:500.
A sequência está correta em: