Questões de Engenharia Elétrica - Autotransformador para Concurso
Foram encontradas 45 questões
Um transformador trifásico na configuração estrela no primário e delta no secundário possui a relação de espiras, N1 / N2, entre os enrolamentos primários (N1) e secundários (N2), igual a 0,5.
O primário é submetido a uma tensão de linha igual a V.
As tensões de fase e linha no secundário são, respectivamente,iguais a
Uma tensão de 220 V é aplicada do lado de alta tensão de um transformador monofásico de 220/24 V.
Sabendo-se que uma carga puramente resistiva de 6 Ω é aplicada ao secundário do transformador, é correto afirmar que o valor da corrente no primário do transformador é:
Existe uma alternativa a um transformador trifásico que consiste na utilização de três transformadores monofásicos. Sobre as vantagens e as desvantagens dessa alternativa, analise as assertivas abaixo.
I. O transformador monofásico na eventualidade de um defeito em uma fase pode manter os outros dois em funcionamento.
II. O transformador monofásico é mais barato do que o trifásico.
III. O transformador trifásico ocupa menos espaço e é menos pesado do que três monofásicos.
É correto o que se afirma em
Aplicando uma tensão de 110 Vrms em um transformador ideal com 2.000 espiras no primário e 6.000 no secundário, qual será a tensão RMS no secundário?
Assinale V, se verdadeiro, ou F, se falso, em relação aos transformadores com núcleo ferromagnético.
( ) Os transformadores de potência são de núcleo ferromagnético. Os materiais ferromagnéticos adequados para esses núcleos devem possuir, além de alta permeabilidade magnética, uma resistividade elétrica relativamente elevada e uma indução residual relativamente baixa quando submetido a uma magnetização cíclica.
( ) Essas propriedades implicarão, pela ordem, em baixa relutância e, portanto, em pequena absorção de corrente magnetizante e de potência relativa de magnetização, baixas perdas por correntes parasitas (parda Foucault) e baixa perda histerética.
( ) Os aços-silício (ligas de ferro, carbono ou silício) são os materiais ferromagnéticos que satisfazem as exigências dos núcleos desses transformadores.
( ) Eles são utilizados laminados, com espessura entre 0,25 e 0,5 mm, com as lâminas isoladas normalmente pelo próprio óxido da laminação siderúrgica e prensadas para formar o núcleo. Essas providências são tomadas, também, para atenuar as correntes induzidas no núcleo e, portanto, atenuar as perdas Foucault.
( ) Nos transformadores maiores, onde se exige bom rendimento, as lâminas são de aço-silício de grãos orientados, que além de alta permeabilidade quando excitados no sentido da laminação, apresentam baixíssimas perdas magnéticas específicas (watts por unidade de massa).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: