Questões de Concurso Sobre controle de tensão e velocidade em engenharia elétrica

Foram encontradas 237 questões

Q3281159 Engenharia Elétrica
O controle digital é amplamente utilizado para gerenciar sistemas dinâmicos em tempo discreto, empregando algoritmos e dispositivos computacionais que permitem maior precisão e flexibilidade. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)Sistemas de controle digital utilizam conversores A/D e D/A para realizar a interface entre sinais contínuos e digitais.
(__)O controle digital permite o ajuste de parâmetros em tempo real, sendo amplamente empregado em sistemas industriais modernos.
(__)A resposta de um sistema controlado digitalmente é sempre mais rápida que a de um sistema controlado analogicamente.
(__)Algoritmos de controle digital, como PID digital, são projetados para operar em tempo discreto, utilizando ciclos de amostragem definidos. A sequência está correta em:
Alternativas
Q3251467 Engenharia Elétrica
Os inversores de frequência são aplicados para controle de velocidade: 
Alternativas
Q3251438 Engenharia Elétrica
Os inversores de frequência ajustam a velocidade de motores elétricos:  
Alternativas
Q3251437 Engenharia Elétrica
Os inversores de frequência são compostos por três estágios fundamentais: 
Alternativas
Q3242098 Engenharia Elétrica
O estudo de acionamentos elétricos é essencial para o controle de motores em sistemas industriais. Sobre acionamentos elétricos, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3241135 Engenharia Elétrica
No que diz respeito ao retificador trifásico em ponte, assinalar a alternativa INCORRETA.
Alternativas
Q3233412 Engenharia Elétrica

O controlador proporcional integral derivativo (PID) é amplamente utilizado em processos industriais devido à sua versatilidade e relativa simplicidade. Ele é eficaz no controle de uma grande variedade de processos. O diagrama a seguir apresenta uma variante da estrutura clássica desse controlador. Nessa variante, são considerados os seguintes elementos:


G(s) é a função de transferência de planta;

r(s), u(s), d(s) e y(s) são os sinais de entrada da referência, saída do controlador, entrada da perturbação e saída do sistema, respectivamente;

Kp, Ti e Td são os parâmetros de ganho do controlador.


Figura 9

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: O autor


A modificação tem o objetivo de minimizar grandes variações na saída quando ocorre

Alternativas
Q3233411 Engenharia Elétrica
Considere um sistema de controle de temperatura de um forno industrial que pode ser operado tanto em malha aberta quanto em malha fechada. Sabe-se que o comportamento térmico do forno é modelado por uma equação diferencial que relaciona a entrada (potência de aquecimento) com a temperatura interna e que existe um atraso temporal significativo na resposta do sistema.
Com base nesse cenário, qual das alternativas a seguir descreve corretamente o impacto do atraso temporal e as possíveis consequências no controle de temperatura do forno?
Alternativas
Q3233410 Engenharia Elétrica
O controle ON-OFF é um dos tipos mais simples de controle, amplamente utilizado em sistemas industriais e residenciais.
Em relação ao intervalo diferencial, também conhecido como histerese, nesse tipo de controle, afirma-se que
Alternativas
Q3233409 Engenharia Elétrica

O circuito ao lado faz parte de um sistema de controle proporcional integral derivativo (PID) analógico.


Figura 8

Imagem associada para resolução da questão

Fonte: O autor


Após analisar o circuito, é correto afirmar que se trata de um

Alternativas
Q3211212 Engenharia Elétrica

Julgue o próximo item, relativo aos conceitos de eficiência energética.


Em sistemas de climatização, são fonte de melhoria de eficiência os dispositivos de controle de velocidade de motores que acionam ventiladores.

Alternativas
Q3197636 Engenharia Elétrica
Considerando um motor síncrono trifásico, sem carga, com 12 polos, ligado a uma rede com frequência 60hz, e desconsiderando a inércia e o escorregamento do motor, a velocidade em rpm é:
Alternativas
Q3178493 Engenharia Elétrica
Os acionamentos de partida de motores elétricos, podem ser de partida direta, partida estrela triângulo, partida com chave compensadora e partida com Soft Starter. Analise a figura a seguir, que ilustra uma comparação entre os valores de corrente exigidos para esses métodos de partida de motores:

Imagem associada para resolução da questão

Sobre o tema, analise as assertivas abaixo:
I. Gráfico 1 representa partida direta. II. Gráfico 3 representa chave compensadora. III. Gráfico 2 representa estrela triângulo. IV. Gráfico 3 representa soft starter.
Quais estão corretas?
Alternativas
Q3163313 Engenharia Elétrica
Do cálculo da queda de tensão percentual em circuitos terminais de energia elétrica, foram elaboradas as afirmativas abaixo. Assinale, dentre estas, a alternativa correta.
Alternativas
Q3137263 Engenharia Elétrica
Determine a potência dissipada no resistor Rx do circuito da figura abaixo. Realize arredondamento a partir da segunda casa decimal.

Q38.png (632×355)
Alternativas
Q3137262 Engenharia Elétrica
O circuito elétrico da figura abaixo ilustra um sistema de controle de velocidade de motores de indução e de corrente contínua conhecido como:

Q37.png (747×308)
Alternativas
Q3189874 Engenharia Elétrica
Foi adquirido um CLP que possui uma placa de entrada analógica de 0 a 10 Vcc e 12 bits tem resolução, aproximadamente, igual a: 
Alternativas
Q3106316 Engenharia Elétrica
Considere o diagrama de comando a seguir, que corresponde a parte de potência da partida estrela-triângulo de uma bomba de 7,5 HP, sem relé térmico:

Captura_de tela 2024-12-11 080912.png (667×646)

Sabendo que a motor-bomba M possui corrente nominal In = 21,8 A, assinale a alternativa que indica a corrente de operação aproximada nos contatores K1, K2 e K3, sabendo que o equipamento possui fator de serviço FS = 1,25.
Alternativas
Q3048298 Engenharia Elétrica

Durante o desenvolvimento de um sistema de controle de velocidade para motores, um engenheiro está utilizando um microcontrolador de 8 bits para gerar um sinal PWM (Pulse Width Modulation). Para verificar a precisão do sinal gerado, ele utiliza um osciloscópio para analisar o sinal PWM. A largura do pulso do sinal PWM é definida por um código de 8 bits e exibida conforme o gráfico abaixo:


Imagem associada para resolução da questão

Fonte: IFSP, 2024


Sabendo que a base de tempo do osciloscópio está calibrada em 1 ms/DIV, a frequência do sinal PWM e o valor do código, em decimal, correspondente à largura do pulso valem, respectivamente:

Alternativas
Q3034822 Engenharia Elétrica
Suponha que o motor de indução trifásico em questão será acionado por um conversor de frequência. A curva, V/f, que relaciona a porcentagem da tensão de linha nominal versus frequência que foi fornecido pelo conversor de frequência para alimentar o motor em questão está mostrada na Figura a seguir. A frequência nominal do motor é de 60 Hz.
Imagem associada para resolução da questão

I. Na região de enfraquecimento de campo, a relação V/f possui valor constante com a variação da frequência.
PORQUE
II. Na região de operação para frequências abaixo da nominal do motor, a tensão de alimentação é menor que a tensão nominal com o intuito de evitar o aumento da corrente drenada pelo motor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: C
4: D
5: B
6: D
7: D
8: B
9: C
10: B
11: C
12: B
13: B
14: C
15: B
16: A
17: A
18: C
19: A
20: C