Questões de Concurso
Sobre inversores em engenharia eletrônica
Foram encontradas 31 questões
1. Diodo de recuperação reversa.
2. Tiristor (SCR).
3. Inversor de frequência.
4. Transdutor de corrente.
5. Relé de sobrecarga.
( ) Permite o controle da velocidade de motores AC, variando a frequência da tensão de saída. ( ) Dispositivo que protege motores contra correntes excessivas, desativando o circuito quando necessário.
( ) Usado para converter corrente alternada em corrente contínua, com características de recuperação rápida.
( ) Realiza a medição de corrente em um sistema industrial, fornecendo um sinal proporcional para monitoramento.
( ) Dispositivo de potência que conduz corrente apenas quando ativado por um pulso no terminal de gate.
A sequência está correta em
• Tensão terminal: Vt = 240 V.
• Resistência do enrolamento de armadura: Ra = 0,15 Ω.
• Resistência do enrolamento de campo shunt: Rf = 120 Ω.
• Corrente de carga: IL = 50 A.
• Queda de tensão devido ao efeito da reação do campo: Vreac = 6 V.
Considerando que as perdas mecânicas e magnéticas somam 600 W, o rendimento da máquina (%), tendo em vista que ela está operando em regime permanente, é de, aproximadamente:
O funcionamento de inversor de frequência consiste na variação da frequência que alimenta o motor
de indução trifásico, por meio de um circuito de controle e dispositivos de estado sólido, inicialmente tiristores e, nos dias atuais, IGBT’s. Porém, operar um motor com frequências abaixo ou acima da sua frequência nominal pode trazer dificuldades à operação. A figura a seguir mostra uma curva operacional típica que
os fabricantes divulgam para evitar danos ao motor, em que um fator é aplicado ao conjugado nominal para
determinar sua capacidade de trabalho.
Fonte: FRANCHI, C. M. Acionamentos Elétricos.São Paulo: Érica, 4ª edição, 2014.
Assim, sobre operações com inversores de frequência, assinale a alternativa correta.

A potência média e a potência reativa total dos elementos passivos do circuito são, respectivamente


De acordo com a figura, para que o rádio opere com a fonte de 12V, é possível realizar cálculos, e se chega a um valor para a resistência do resistor R2. Um valor válido para esse resistor, imediatamente acima do valor calculado, é
I. Não houve mudança no torque. II. A parametrização foi alterada. III. A modulação PWM passou a gerar pulsos mais largos. IV. O valor da tensão não foi alterado.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os inversores de frequência possibilitam variar a velocidade dos motores de indução trifásicos. O seu surgimento substituiu os rudimentares sistemas de variação de velocidades mecânicos, tais como polias, variadores eletromagnéticos e variadores hidráulicos, bem como os custosos motores de corrente contínua. Sobre esse tipo de conversor, analise as afirmativas a sequir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para Falso.
( ) Os inversores de frequência podem ser alimentados com uma rede monofásica e, ao mesmo tempo, acionar um motor trifásico, ou seja, o inversor consegue sintetizar uma tensão trifásica através de uma rede monofásica.
( ) Os inversores de frequência não somente controlam a velocidade do eixo de motores elétricos trifásicos de corrente alternada, como também controlam outros parâmetros inerentes ao motor elétrico como, por exemplo, tensão, corrente e torque.
( ) Os inversores de frequência possibilitam controlar as partidas e as frenagens dos motores, tornando a operação das máquinas mais suaves. Além disto, o inversor permite operações em vários regimes de carga.
( ) Inversores de frequência naturalmente corrigem o fator de potência de um motor trifásico de indução. O motor poderá operar com um fator de potência baixo, mas o fator de potência, visto pela rede, é o do inversor que está mais elevado do que o do motor.
A sequência correta é
A ordem do harmônico de tensão de mais baixa frequência, depois da fundamental, é
I. Quanto menor a distância de cabos, maior o efeito capacitivo e maior também a corrente de fuga. Nos cabos blindados (recomendado) esse efeito aumenta de 2 a 3 vezes.
II. Usando o reator de saída, a corrente de fuga é diminuída, possibilitando o uso de menores comprimentos de cabos mas com pequena redução de potência do drive.
III. Usando um reator de saída monolítico, a corrente de fuga é aumentada, possibilitando o uso de maiores comprimentos de cabos mas com pequena redução de potência do drive.
Das informações acima,