Questões de Concurso
Sobre inversores em engenharia eletrônica
Foram encontradas 28 questões
O funcionamento de inversor de frequência consiste na variação da frequência que alimenta o motor
de indução trifásico, por meio de um circuito de controle e dispositivos de estado sólido, inicialmente tiristores e, nos dias atuais, IGBT’s. Porém, operar um motor com frequências abaixo ou acima da sua frequência nominal pode trazer dificuldades à operação. A figura a seguir mostra uma curva operacional típica que
os fabricantes divulgam para evitar danos ao motor, em que um fator é aplicado ao conjugado nominal para
determinar sua capacidade de trabalho.
Fonte: FRANCHI, C. M. Acionamentos Elétricos.São Paulo: Érica, 4ª edição, 2014.
Assim, sobre operações com inversores de frequência, assinale a alternativa correta.
A potência média e a potência reativa total dos elementos passivos do circuito são, respectivamente
De acordo com a figura, para que o rádio opere com a fonte de 12V, é possível realizar cálculos, e se chega a um valor para a resistência do resistor R2. Um valor válido para esse resistor, imediatamente acima do valor calculado, é
I. Não houve mudança no torque. II. A parametrização foi alterada. III. A modulação PWM passou a gerar pulsos mais largos. IV. O valor da tensão não foi alterado.
Está correto o que se afirma APENAS em
Os inversores de frequência possibilitam variar a velocidade dos motores de indução trifásicos. O seu surgimento substituiu os rudimentares sistemas de variação de velocidades mecânicos, tais como polias, variadores eletromagnéticos e variadores hidráulicos, bem como os custosos motores de corrente contínua. Sobre esse tipo de conversor, analise as afirmativas a sequir e marque (V) para verdadeiro ou (F) para Falso.
( ) Os inversores de frequência podem ser alimentados com uma rede monofásica e, ao mesmo tempo, acionar um motor trifásico, ou seja, o inversor consegue sintetizar uma tensão trifásica através de uma rede monofásica.
( ) Os inversores de frequência não somente controlam a velocidade do eixo de motores elétricos trifásicos de corrente alternada, como também controlam outros parâmetros inerentes ao motor elétrico como, por exemplo, tensão, corrente e torque.
( ) Os inversores de frequência possibilitam controlar as partidas e as frenagens dos motores, tornando a operação das máquinas mais suaves. Além disto, o inversor permite operações em vários regimes de carga.
( ) Inversores de frequência naturalmente corrigem o fator de potência de um motor trifásico de indução. O motor poderá operar com um fator de potência baixo, mas o fator de potência, visto pela rede, é o do inversor que está mais elevado do que o do motor.
A sequência correta é
A ordem do harmônico de tensão de mais baixa frequência, depois da fundamental, é
I. Quanto menor a distância de cabos, maior o efeito capacitivo e maior também a corrente de fuga. Nos cabos blindados (recomendado) esse efeito aumenta de 2 a 3 vezes.
II. Usando o reator de saída, a corrente de fuga é diminuída, possibilitando o uso de menores comprimentos de cabos mas com pequena redução de potência do drive.
III. Usando um reator de saída monolítico, a corrente de fuga é aumentada, possibilitando o uso de maiores comprimentos de cabos mas com pequena redução de potência do drive.
Das informações acima,
V S(t) = 12 - 5e-2t cos( 10t) [volt]
Essa tensão V S(t) é aplicada sobre uma carga resistiva de 4 Ω.
O valor da tensão, em V, no instante t = 0, e o valor da potência, em W, dissipada na carga em regime permanente, respectivamente, são:
Esse conversor apresenta quatro chaves controláveis (TA+, TA- , TB+ e TB- ) e seus respectivos diodos em antiparalelo (DA+, DA- , DB+ e DB- ). Adicionalmente, o conversor é alimentado por uma tensão CC constante Vd , e vo é a tensão de saída. Nessas condições, o índice de modulação de frequência (mf ) e o índice de modulação de amplitude (ma ) desse conversor são, respectivamente,
I. Os inversores fonte de tensão (VSI) apresentam uma corrente constante em sua saída, independentemente da carga conectada.
II. A modulação por largura de pulso (PWM) é o método mais comum para controlar a tensão de saída AC do inversor.
III. Os dispositivos mais utilizados em inversores comerciais são os MOSFETS.
IV. Em aplicações de tração elétrica, o dispositivo mais utilizado em inversores é o GTO.
Estão corretas apenas as afirmativas: