Questões de Concurso
Sobre estabelecimentos assistenciais de saúde (eas) em engenharia biomédica
Foram encontradas 95 questões
No projeto básico para um EAS, os vestiários em ambientes destinados a realização de procedimentos assépticos, como o Centro Cirúrgico, devem ser quantitativamente suficientes em relação à capacidade de atendimento dessas unidades.
Além disso, a RDC no
50/2002, institui que estes devem
Em relação ao conforto luminoso a partir de fonte natural, a RDC no 50/2002 estabelece os ambientes funcionais dos EAS que carecem de condições especiais de iluminação, necessitando de incidência de luz de fonte natural direta.
Entre estes ambientes estão
Os elevadores para transporte de pacientes em maca dos EAS devem obedecer às especificações adicionais dispostas na RDC no 50/2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).
Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma dessas
especificações.
I. Utilização de fonte de segurança em substituição à energia elétrica das concessionárias. II. Projeto arquitetônico buscando o conforto térmico e lumínico de forma natural. III. Reuso de águas residuais para fins potáveis e limpeza. IV. Medição individualizada por setor. V. Sistema de condicionamento de ar por meio de inversores.
Assinale a opção que indica apenas as diretrizes de sustentabilidade para Projetos de Arquitetura e Engenharia em Hospitais.
I. Deve ser informado o método de esterilização utilizado.
II. Não há necessidade de descrever, passo a passo, as etapas de manutenção.
III. Não há necessidade de informar o tipo de saneante mais adequado para a limpeza do produto.
Está correto o que se apresenta em
I. O estudo do ciclo de vida é fundamental para escolha e utilização desses equipamentos.
II. O cálculo de depreciação dos equipamentos é um importante instrumento de gestão.
III. A identificação deve ser feita por tipo e não individualmente, visto que os diversos registros, como de manutenção, de durabilidade e outros, se dão de acordo suas tipagens.
Está correto o que se apresenta em
Para atender a essas condições é necessário que seja instalado um nobreak na instalação desse local do EAS com autonomia
I. Os ambientes de apoio, onde não há parte aplicada de equipamentos eletromédicos em pacientes, necessitam que a alimentação elétrica de segurança tenha um tempo de comutação de, no máximo,15s.
II. Os ambientes de Grupo 1 permitem que a alimentação elétrica de segurança tenha um tempo de comutação maior que 15s.
III. Os ambientes de Grupo 2 necessitam que a alimentação elétrica de segurança tenha um tempo de comutação de até 0,5s.
Está correto o que se apresenta em
Régua de gases para UTI:
. instalação de sobrepor, em parede de alvenaria; . quantitativo de pontos de gases: 02 (dois) para oxigênio medicinal, 02 (dois) para ar medicinal, 02 (dois) para vácuo clínico; . quantitativo de pontos elétricos: 08 (oito) tomadas de 10 (dez) Amperes; . cor branca.
Dadas as afirmativas acerca das especificações da régua de gases, conforme Resolução (RDC) nº 50, de 21 de fevereiro de 2002,
I. O quantitativo de pontos de gases medicinais e vácuo atendem ao mínimo exigido.
II. O quantitativo de pontos de vácuo excede o mínimo exigido.
III. O número de tomadas da régua de gases atende ao mínimo exigido.
IV. A RDC nº 50/2002 não especifica o quantitativo mínimo de pontos elétricos.
verifica-se que estão corretas apenas
Sobre as opções para desfecho do processo e emissão do parecer final do estudo preliminar, baseados nos diplomas legais e infralegais aplicáveis, assinale a alternativa correta.