Questões de Concurso Sobre normas técnicas em eas em engenharia biomédica

Foram encontradas 52 questões

Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquiteto |
Q2482080 Engenharia Biomédica
O sistema de abastecimento de gases medicinais nas EAS, por meio de centrais de reservação, segundo prescrição da RDC no 50/2002, deve
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquiteto |
Q2482079 Engenharia Biomédica

No projeto básico para um EAS, os vestiários em ambientes destinados a realização de procedimentos assépticos, como o Centro Cirúrgico, devem ser quantitativamente suficientes em relação à capacidade de atendimento dessas unidades.

Além disso, a RDC no 50/2002, institui que estes devem 

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquiteto |
Q2482078 Engenharia Biomédica

Em relação ao conforto luminoso a partir de fonte natural, a RDC no 50/2002 estabelece os ambientes funcionais dos EAS que carecem de condições especiais de iluminação, necessitando de incidência de luz de fonte natural direta.

Entre estes ambientes estão

Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquiteto |
Q2482077 Engenharia Biomédica
Em conformidade com a Resolução RDC no 50/2002, a janela de ambientes de uso prolongado, com permanência de uma mesma pessoa por período contínuo por mais de quatro horas, deverá ter afastamentos em relação a empenas de qualquer edificação de 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Arquiteto |
Q2482076 Engenharia Biomédica

Os elevadores para transporte de pacientes em maca dos EAS devem obedecer às especificações adicionais dispostas na RDC no 50/2002, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS).

Assinale a opção que apresenta, corretamente, uma dessas especificações. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: IBFC Órgão: EBSERH Prova: IBFC - 2023 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q2347036 Engenharia Biomédica
Instalações elétricas em estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS) são consideradas instalações especiais com várias particularidades. O termo EAS foi padronizado de acordo com a norma brasileira “ABNT NBR13534 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão – Requisitos Específicos para Instalação em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde”. A classificação dos ambientes localizados em estabelecimentos assistências de saúde é baseada em dois critérios, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Engenheiro Clínico |
Q2266139 Engenharia Biomédica
A respeito das informações necessárias para o cadastramento de produtos médicos hospitalares, analise as afirmativas a seguir.

I. Deve ser informado o método de esterilização utilizado.
II. Não há necessidade de descrever, passo a passo, as etapas de manutenção.
III. Não há necessidade de informar o tipo de saneante mais adequado para a limpeza do produto.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Engenheiro Clínico |
Q2266130 Engenharia Biomédica
Um local de um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), dotado de foco cirúrgico sem nobreak no próprio equipamento, é atendido por um grupo-gerador que entra em operação em 15s. Sabe-se que neste ambiente o tempo máximo para o restabelecimento da energia deve ser de 0,5s.
Para atender a essas condições é necessário que seja instalado um nobreak na instalação desse local do EAS com autonomia
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Engenheiro Clínico |
Q2266129 Engenharia Biomédica
Um ambiente de um Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS) dotado do esquema de aterramento IT-médico, tem sua isolação elétrica proporcionada por
Alternativas
Ano: 2023 Banca: FGV Órgão: FHEMIG Prova: FGV - 2023 - FHEMIG - Engenheiro Clínico |
Q2266128 Engenharia Biomédica
A respeito dos ambientes de Estabelecimento Assistencial de Saúde (EAS), analise as afirmativas a seguir.

I. Os ambientes de apoio, onde não há parte aplicada de equipamentos eletromédicos em pacientes, necessitam que a alimentação elétrica de segurança tenha um tempo de comutação de, no máximo,15s.
II. Os ambientes de Grupo 1 permitem que a alimentação elétrica de segurança tenha um tempo de comutação maior que 15s.
III. Os ambientes de Grupo 2 necessitam que a alimentação elétrica de segurança tenha um tempo de comutação de até 0,5s.

Está correto o que se apresenta em
Alternativas
Q2244965 Engenharia Biomédica
Durante o planejamento da construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto em um hospital, foi demandado ao setor de engenharia clínica parecer de conformidade dos projetos elétrico e de instalações de gases medicinais, em especial nas especificações relacionadas ao atendimento das Resoluções de Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dentre as previsões do projeto, chamou atenção do engenheiro clínico a régua de gases, que será a única previsão de pontos elétricos e de gases medicinais para cada leito de UTI, com as especificações:
Régua de gases para UTI:
.  instalação de sobrepor, em parede de alvenaria; .  quantitativo de pontos de gases: 02 (dois) para oxigênio medicinal, 02 (dois) para ar medicinal, 02 (dois) para vácuo clínico; .  quantitativo de pontos elétricos: 08 (oito) tomadas de 10 (dez) Amperes; . cor branca.
Dadas as afirmativas acerca das especificações da régua de gases, conforme Resolução (RDC) nº 50, de 21 de fevereiro de 2002,

I. O quantitativo de pontos de gases medicinais e vácuo atendem ao mínimo exigido.
II. O quantitativo de pontos de vácuo excede o mínimo exigido.
III. O número de tomadas da régua de gases atende ao mínimo exigido.
IV. A RDC nº 50/2002 não especifica o quantitativo mínimo de pontos elétricos.
verifica-se que estão corretas apenas 
Alternativas
Q2244962 Engenharia Biomédica
A Resolução de Diretoria Colegiada, RDC nº 07, de 24 de fevereiro de 2010, é um importante normativo da área hospitalar, por apresentar os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), uma das unidades mais complexas de um estabelecimento de saúde.
Dadas as afirmativas a respeito da RDC nº 07/2010,
I. A UTI adulta é destinada a pacientes com idade igual ou superior a 18 (dezoito) anos, podendo admitir pacientes de 15 a 17 anos, se definido nas normas da instituição.
II. Devem ser realizadas manutenções preventivas e corretivas nos equipamentos em uso nas UTIs, de acordo com a periodicidade estabelecida pelo fabricante ou pelo serviço de engenharia clínica da instituição. Os equipamentos em reserva operacional precisam passar por manutenções preventivas e corretivas apenas quando estiverem prestes a serem colocados em uso.
III. Para uma UTI adulta, deve existir, no mínimo, 01 (um) equipamento ventilador mecânico específico para transporte, com bateria, para cada 10 (dez) leitos ou fração.
IV. A proporção de berços aquecidos para uma UTI neonatal é de, no mínimo, 50% dos leitos.

verifica-se que estão corretas 
Alternativas
Q2244958 Engenharia Biomédica
O setor de engenharia clínica foi convocado a participar de um grupo de trabalho voltado à melhoria da eficiência dos processos e da implantação de novas tecnologias em uma Central de Material e Esterilização (CME) Classe II. Uma das principais demandas recebidas por essa CME é o reprocessamento de materiais de assistência ventilatória, tais como válvulas, cânulas, traqueias e outros acessórios de ventiladores pulmonares.
O reprocessamento é atualmente realizado de forma manual, por meio de desinfecção química.
No sentido da melhoria da eficiência e da incorporação de novas tecnologias, em conformidade com a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 15/2012, qual deve ser a recomendação do setor de Engenharia Clínica? 
Alternativas
Q2244957 Engenharia Biomédica
Considerando-se as oito categorias de atribuições dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS), conforme a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 50/2002, assinale a alternativa correta que indica a categoria em que se enquadra a manutenção de equipamentos de saúde. 
Alternativas
Q2244956 Engenharia Biomédica
As Centrais de Materiais Esterilizáveis (CME) de todos os Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) devem, por obrigação, seguir a Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 15, de 15 de março de 2012, que dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para a saúde. Dadas as afirmativas acerca do controle de manutenções corretivas, preventivas e de qualificações dos equipamentos de uma CME, conforme a RDC nº 15/2012,
I. A qualificação de instalação, de qualificação de operação e de qualificação de desempenho, para os equipamentos utilizados na limpeza automatizada e na esterilização de produtos para a saúde, deve ser realizada com periodicidade mínima anual.
II. Após mudança de um local de instalação de um equipamento de esterilização ou de limpeza automatizada que se encontra em perfeito estado de funcionamento e com suas qualificações em dia, não há necessidade de requalificação.
III. As leitoras de indicadores biológicos e as seladoras térmicas devem passar por manutenção preventiva periódica, conforme determinação do fabricante, não sendo exigidas calibrações para elas.
IV. A área de monitoramento da esterilização de produtos para saúde deve dispor, obrigatoriamente, de indicadores biológicos, sendo facultado o uso de incubadoras.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2244955 Engenharia Biomédica
Após ocorrências seguidas de falta de energia por parte da concessionária, a qual causou grandes perdas de produção no serviço de diagnóstico por imagem, o setor de Engenharia Clínica foi consultado pela direção do hospital sobre a possibilidade de prover alimentação elétrica de emergência para os equipamentos do setor (Tomógrafos, Raios-X, Ressonância Magnética etc.), por meio de grupo motogeradores a diesel disponíveis no hospital, para que seu funcionamento não seja interrompido no caso de faltas de energia da concessionária. Dadas as afirmativas sobre o provimento de energia elétrica por meio de grupo motogeradores ao serviço de diagnóstico por imagem,
I. Conforme classificação da Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) n° 50/2002, os serviços de diagnóstico por imagem não têm a obrigatoriedade do fornecimento de energia elétrica de emergência.
II. A qualidade da energia gerada por grupos moto geradores é um fator a ser considerado no caso, pois pode ocasionar impactos negativos na geração de imagens.
III. O fornecimento de energia elétrica por meio de grupos motogeradores é possível, desde que essa energia seja condicionada por equipamentos específicos, tais como no-breaks online, antes de alimentar o equipamento de imagem.
verifica-se que está/ão correta/s 
Alternativas
Q2244954 Engenharia Biomédica
O Sistema de TAGs, ou etiquetas, é largamente utilizado na organização de parques de equipamentos e outros ativos manuteníveis.
Dadas as afirmativas sobre tagueamento de ativos,
I. Consiste na atribuição de um código para cada ativo, podendo haver mais de um ativo com o mesmo código.
II. Proporciona o rastreamento de ativos dentro da planta, com rápida identificação de ativos fora de sua localidade.
III. Favorece a criação de um histórico do ativo, inclusive, relacionado à identificação de falhas recorrentes.
verifica-se que está/ão correta/s
Alternativas
Q2244947 Engenharia Biomédica
A Lei n° 14.133/2021 consolidou diversas inovações ao campo das contratações realizadas pela administração direta. Dentre essas inovações, está a obrigatoriedade da elaboração do Estudo Técnico Preliminar (ETP), inclusive com definição do conteúdo básico a ser abordado. Com vistas à legislação aplicável ao Estudo Técnico Preliminar, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2177151 Engenharia Biomédica
São enquadráveis como má conduta ou escândalos passíveis de cancelamento do registro profissional, entre outros, os seguintes atos e comportamentos, EXCETO:
Alternativas
Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: EBSERH Prova: VUNESP - 2020 - EBSERH - Engenheiro Clínico |
Q1638321 Engenharia Biomédica
A Instrução Normativa – IN no 49, de 22 de novembro de 2019, estabelece uma lista de normas técnicas a serem adotadas na certificação de conformidade no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade (SBAC). Qual das normas é considerada a norma geral, que é compulsória a todos os equipamentos sob regime de Vigilância Sanitária que estejam dentro do seu campo de aplicação?
Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: C
4: C
5: C
6: B
7: D
8: E
9: B
10: C
11: D
12: B
13: B
14: B
15: A
16: B
17: D
18: B
19: E
20: A