Questões de Concurso Sobre combustíveis derivados em engenharia de petróleo

Foram encontradas 65 questões

Q3261678 Engenharia de Petróleo
Analise as afirmativas a seguir.
I. O diesel verde é um combustível 100% renovável, produzido a partir do processamento de óleos vegetais e tem a composição semelhante à do óleo diesel de origem fóssil. O diesel verde é um combustível drop-in que pode ser acrescentado ao diesel mineral em qualquer proporção e, até mesmo, substituí-lo.
II. O biometano é um biocombustível gasoso constituído essencialmente de metano (CH4), derivado da purificação do biogás. O biometano pode ser usado como gás natural em veículos, assim como na descarbonização de processos industriais, no transporte marítimo e na produção de hidrogênio e fertilizantes.
III. A captura de carbono é feita a partir da separação do gás natural e o CO2 na plataforma. A reinjeção do CO2 no reservatório é feita com uso de tecnologia de injeção alternada de água e gás (Water Alternating Gas - WAG), ajudando a manter a pressão interna e melhorando a recuperação de petróleo. O Brasil não detém essa tecnologia, sendo necessário o investimento em P&D para dominá-la.
Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q3261676 Engenharia de Petróleo
A Resolução ANP nº 852/2021 regulamenta o exercício da atividade de produção de derivados de petróleo e gás natural, seu armazenamento, sua comercialização e a prestação de serviço.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A atividade de produção de derivados de petróleo e gás natural diversifica-se entre o refino de petróleo, o processamento de gás natural, a formulação de gasolina e óleo diesel e a produção de derivados de petróleo e gás natural em central petroquímica.
( ) A construção de nova instalação produtora de derivados de petróleo e gás natural ou a alteração de instalação existente depende de autorização prévia da ANP.
( ) As atividades relacionadas à industrialização e ao processamento do óleo de xisto e seus derivados são reguladas por esta Resolução e são equiparadas às atividades de refino de petróleo.
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3261661 Engenharia de Petróleo
De acordo com o Balanço Energético Nacional (BEN) 2024, o percentual de energia renovável no setor de transportes, considerado de difícil descarbonização, chegou a 22,5% em 2023.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O crescente consumo de biodiesel no Brasil é favorecido pela política de adição desse combustível no diesel fóssil.
( ) O óleo diesel deixou de ser o combustível mais utilizado na geração de energia no setor de transportes em 2023, em função do aumento do consumo do etanol
( ) O consumo de biodiesel no transporte rodoviário de cargas aumentou em 2023, o que pode ser explicado pelo aumento do seu percentual de mistura ao diesel mineral para 12% (B12).
As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3261654 Engenharia de Petróleo
A indústria petroquímica é baseada em moléculas de carbono e hidrogênio, derivados principalmente do petróleo e do gás. Além disso, é focada na produção de building blocks, principalmente, eteno e propeno, que são convertidos e geram uma ampla gama de produtos.
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. As principais matérias-primas utilizadas na indústria petroquímica são o carvão, o petróleo, o gás natural liquefeito e o gás natural, que estão relacionadas a processos de produção diferentes.
II. As petroquímicas de segunda geração têm por objetivo a produção de intermediários que alimentam as indústrias de transformação e as indústrias de outros segmentos produtoras de bens de consumo.
III. O craqueamento a vapor de hidorcarbonetos é a principal rota para produção de olefinas leves, especialmente eteno. As cargas de alimentação para as unidades de craqueamento a vapor são principalmente a nafta petroquímica, gasóleos e condensados.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q3261652 Engenharia de Petróleo
Em relação aos processos de tratamento no refino do petróleo, associe o tratamento à respectiva descrição.
1. Tratamento Cáustico
2. Tratamento Merox
3. Tratamento Dea
( ) Possibilita a regeneração da soda cáustica consumida no processo, reduzindo consideravelmente seu custo operacional. Permite a produção de dissulfetos, podendo ser operado como processo de dessulfurização ou adoçamento.
( ) Processo específico para remoção de H2S de frações gasosas do petróleo, especialmente aquelas provenientes de unidades de craqueamento. Também remove CO2 eventualmente encontrado na corrente gasosa. O processo é baseado na capacidade de soluções de etanolaminas, como a dietanolamina, de solubilizar seletivamente a H2S e o CO2.
( ) Uma determinada fração de petróleo é lavada com uma solução aquosa de NaOH ou KOH para eliminar compostos ácidos de enxofre, tais como H2S e mercaptanas (R-SH) de baixos pesos moleculares.
Assinale a opção que apresenta a associação correta, na ordem apresentada.
Alternativas
Q3261651 Engenharia de Petróleo

A figura a seguir, apresenta de forma simplificada o esquema de refino.


q_37 prova 2.png (370×147)



Analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.


( ) A destilação atmosférica é normalmente a etapa inicial de transformação realizada em uma refinaria de petróleo, após dessalinização e pré-aquecimento.


( ) São exemplos de processos de conversão: craqueamento catalítico, hidrocraqueamento catalítico, hidrocraqueamento catalítico brando, alcoilação ou alquilação catalítica e reforma catalítica.


( ) São exemplos de tratamento e mistura: craqueamento térmico, viscorredução e coqueamento retardado.


As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Q3261640 Engenharia de Petróleo

Uma amostra de petróleo pode ser classificada de diversas formas, dependendo do critério utilizado para tal, dentre os quais destacam-se o grau de densidade API (API), do American Petroleum Institute, o teor de enxofre e a razão dos componentes químicos presentes (parafínicos, naftênicos, asfálticos etc.).


Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.


I. Petróleos com menor grau API derivam maior quantidade de gasolina, de GLP e de naftas.


II. Os petróleos doces(sweet) apresentam menor teor de enxofre que os petróleos ácidos (sour).


III. Se os hidrocarbonetos presentes em maior quantidade forem saturados de cadeia aberta, diz-se que o óleo é naftênico.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Q2511836 Engenharia de Petróleo
Em relação ao mercado de etanol combustível, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).


( ) As vendas de etanol hidratado são influenciadas por diversos fatores, como o preço internacional do açúcar e o preço da gasolina C.

( ) O aumento da produção de milho no Brasil está permitindo maiores lucros com o etanol, já que as vendas de subprodutos como ração animal cobrem, em grande parte, o custo do grão.

( ) A análise do teor de metanol no etanol combustível comercializado por fornecedores de etanol combustível e distribuidores de combustíveis líquidos é obrigatória e definida em Resolução da ANP. Tal obrigatoriedade foi estabelecida com o intuito de se coibir o uso do metanol como adulterador do etanol.

As afirmativas são, respectivamente,
Alternativas
Q3219721 Engenharia de Petróleo
Um reservatório de óleo subsaturado na área do RN, com volume poroso de 5.000.000 m³, está sendo produzido naturalmente. A produção acumulada de óleo, em 5 anos, corresponde a 375.000 m³std, o valor da pressão do reservatório medida nesse tempo foi de 20,0 kgf/cm² e a saturação da água conata no reservatório foi calculada em 0,25. Na época da descoberta, foi realizada uma análise do óleo e medido um fator volume de formação do óleo de 1,25. Com base nessas informações, o engenheiro encontrou uma fração recuperada, em relação ao óleo original, no campo de
Alternativas
Q3219719 Engenharia de Petróleo
Um engenheiro de uma empresa de petróleo pretende caracterizar uma amostra de uma rocha-reservatório para conhecer se a rocha é pouco ou muito permeável. A amostra é levada a um laboratório. O técnico realiza um experimento de fluxo no meio poroso, saturando a rocha só com óleo (viscosidade do óleo de 1,5 cP, na temperatura de 25°C). Analisa o sistema em forma unidimensional e horizontal, utilizando uma vazão de 1,8 cm³/s. A amostra é um paralelepípedo de 3 cm² de área exposta ao fluxo, com um comprimento (L) de 5 cm. A pressão no início do sistema (L=0) é de 3,5 atm e, no final (L= 5cm), de 2 atm. Com base nesse caso, analise as afirmativas abaixo.
I A rocha tem baixa permeabilidade o que vai permitir uma baixa produção de óleo.
II Devido à alta permeabilidade da rocha, vai existir uma boa produção de óleo.
III A permeabilidade absoluta da rocha é um parâmetro que deve ser considerado na produção de hidrocarbonetos.
IV A permeabilidade absoluta da rocha não interfere na produção de óleo, por isso sempre haverá uma boa produção de óleo.
Em relação aos resultados da análise da amostra, estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3219718 Engenharia de Petróleo

 O caso a seguir servirá de referência para responder à questão.


Nesse caso, o estagiário também calculou o volume original de óleo na condição de reservatório que resultou em
Alternativas
Q2167319 Engenharia de Petróleo
O craqueamento térmico
Alternativas
Q2167317 Engenharia de Petróleo
Analise as informações a seguir.
Produto                                                                       Temperatura na coluna de destilação °C I. Combustível para veículos (gasolina)                                              a. 235-305 II. Querosene                                                                                       b. 175-235 III. Gasóleo leve                                                                                   c. 40-175 IV. Lubrificantes                                                                                    d. 400-510

A correta correlação entre Produto e Temperatura é: 
Alternativas
Q2167313 Engenharia de Petróleo
Após a separação primária das correntes de fluidos produzidas, ocorre o tratamento individual das fases gás, óleo e água, a fim de se atingir as especificações necessárias, tendo em vista que
Alternativas
Q2167311 Engenharia de Petróleo
O esquema de refino é estabelecido em função dos tipos de processos necessários. O processo de natureza física que tem por objetivo desmembrar o petróleo em suas frações básicas ou processar uma fração previamente produzida, a fim de retirar desta um grupo específico de componentes, é conhecido como
Alternativas
Q2167307 Engenharia de Petróleo
Para que a qualidade do petróleo ofertado mundialmente seja melhorada, há que se melhorar o rendimento da conversão das frações de petróleo, bem como alcançar níveis mais elevados de qualidade dos derivados e reduzir a geração de resíduos. Esse ganho se efetivará com investimento em tecnologia que possibilite 
Alternativas
Q2167306 Engenharia de Petróleo
A precificação do petróleo decorre de sua qualidade em relação ao petróleo que lhe serve de referência. O país produtor dispõe de um “prêmio” ou de um “desconto” no preço do seu produto, dada a sua composição química em relação ao petróleo referenciado. O elemento responsável por determinar se o preço do produto terá “prêmio” ou “desconto” em relação ao petróleo referenciado é o teor de
Alternativas
Q1988813 Engenharia de Petróleo

A respeito do processo de refino de petróleo, julgue o item subsequente.


Por meio da reforma catalítica, é possível transformar biometano em diesel.

Alternativas
Q1988808 Engenharia de Petróleo

No que concerne ao processo produtivo de bioetanol, julgue o seguinte item.


Matérias-primas ricas em celulose podem ser usadas para a produção de etanol de 2.ª geração.

Alternativas
Q1988807 Engenharia de Petróleo

No que concerne ao processo produtivo de bioetanol, julgue o seguinte item.


Na produção de etanol, a matéria-prima pode ser catalisada tanto por ácido quanto por enzima. 

Alternativas
Respostas
1: B
2: B
3: A
4: E
5: A
6: B
7: B
8: E
9: A
10: A
11: A
12: B
13: D
14: D
15: A
16: D
17: A
18: E
19: C
20: C