Questões de Concurso
Sobre geologia do petróleo em engenharia de petróleo
Foram encontradas 38 questões
( ) A quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e de engenharia indica como menos provável de se recuperar do que as Reservas Prováveis são denominadas Reservas Possíveis. Quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das Reservas Provada, Provável e Possível deverá ser de, pelo menos, 5%.
( ) A quantidade de Petróleo ou Gás Natural cuja recuperação é menos provável que a das Reservas Provadas, mas de maior certeza em relação à das Reservas Possíveis são denominadas Reservas Prováveis. Quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das Reservas Provada e Provável deverá ser de pelo menos 25%.
( ) A quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências indica, com razoável certeza, como recuperáveis comercialmente na data de referência do BAR, e os reservatórios descobertos com condições econômicas, métodos operacionais e regulamentação governamental definidos, são denominadas Reservas Provadas.
As afirmativas são, respectivamente,
NSCE011-00_41
O Pré-Sal está localizado em uma área de, aproximadamente, 149.000km2 no mar territorial, entre o Espírito Santo e Santa Catarina, e está entre as mais importantes descobertas de petróleo e gás natural dos últimos anos.
Sobre o Pré-Sal, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) A profundidade total – a distância entre a superfície do mar e os reservatórios de petróleo abaixo da camada de sal – pode chegar a 7 mil metros. As reservas são compostas por grandes acumulações de óleo leve, de excelente qualidade e com alto valor comercial.
( ) O Pré-Sal é formada por rochas sedimentares que estão abaixo da uma camada de sal com até 2.000 m de espessura. Essa espessa camada de sal, formada principalmente de halita (cloreto de sódio) e anidrita (sulfato de cálcio) forma uma barreira diretamente sobre a rocha geradora, impedindo que, nesse caso, o petróleo migrasse.
( ) O primeiro óleo do Pré-Sal na Bacia de Santos foi extraído do campo de Tupi. É o maior campo produtor de petróleo em águas profundas do mundo, com mais de 2 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) extraídos.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As atividades exploratórias envolvem a aquisição de dados sísmicos, gravimétricos, magnetométicos, geoquímicos, de perfuração e avaliação de poços, entre outras. Nessa fase, o concessionário ou contratado realiza as avaliações de descobertas e, caso conclua pela viabilidade econômica da descoberta, declara a comercialidade das áreas.
( ) A fase de produção tem início na data da apresentação da Declaração de Comercialidade (DC) e, sua duração, irá depender do regime do contrato. No início da fase de produção, o campo passará por uma etapa de desenvolvimento, quando se realizarão atividades destinadas a instalar equipamentos e sistemas que tornam possível a produção.
( ) A partir do momento em que o campo é declarado comercial, ele está sujeito a regulamentos, normas e procedimentos adicionais de acompanhamento e fiscalização.
As afirmativas são, respectivamente,
Uma amostra de petróleo pode ser classificada de diversas formas, dependendo do critério utilizado para tal, dentre os quais destacam-se o grau de densidade API (API), do American Petroleum Institute, o teor de enxofre e a razão dos componentes químicos presentes (parafínicos, naftênicos, asfálticos etc.).
Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir.
I. Petróleos com menor grau API derivam maior quantidade de gasolina, de GLP e de naftas.
II. Os petróleos doces(sweet) apresentam menor teor de enxofre que os petróleos ácidos (sour).
III. Se os hidrocarbonetos presentes em maior quantidade forem saturados de cadeia aberta, diz-se que o óleo é naftênico.
Está correto o que se afirma em
( ) Das muitas teorias sobre o surgimento do petróleo, a mais aceita é que a formação se deu a partir da decomposição de matéria orgânica causada pela pouca oxigenação e pela ação de bactérias. Esses seres teriam se acumulado no fundo dos mares e lagos e, com o passar de milhões de anos, o peso dos sedimentos sobre eles depositados teria promovido compactação e aquecimento, levando às transformações que deram origem ao petróleo.
( ) A rocha onde o petróleo se forma é chamada de rocha geradora. Dela, ele migra para cima até ficar aprisionado em lagos subterrâneos ou preenchendo grandes cavidades nas rochas, de onde é extraído.
( ) Como o petróleo tende sempre a migrar para cima, atravessando as rochas que o recobrem através de fraturas ou espaços entre os grãos, acabará chegando à superfície da Terra se não encontrar no caminho uma rocha impermeável que o detenha. Se a encontra, forma-se a jazida. Não sendo barrado em sua migração, o petróleo chega à superfície, onde começa a perder seus componentes voláteis, transformando-se em asfalto natural.
As afirmativas são, respectivamente,
I. O hidrocarboneto está nas fases gás e líquida dentro do reservatório e por isso o modelo mais apropriado é o modelo linear para o cálculo do índice de produtividade.
II. O hidrocarboneto está na fase líquida nas condições de reservatório e por isso pode ser considerado um modelo linear para o cálculo do índice de produtividade.
III. O poço deve ser fechado já que a produção é menor que a vazão mínima econômica.
IV. O poço pode se manter aberto já que a produção ainda é maior que o a vazão mínima econômica.
Das afirmativas, estão corretas

O engenheiro precisa calcular os volumes originais do gás e do óleo e, para isso, solicita ao técnico que apresente os resultados do fator volume de formação do óleo (cm³ / cm³STD) na pressão de saturação e a razão de solubilidade inicial do gás (cm³STD / cm³STD). Após o cálculo, o técnico encontrou os valores de
I A rocha tem baixa permeabilidade o que vai permitir uma baixa produção de óleo.
II Devido à alta permeabilidade da rocha, vai existir uma boa produção de óleo.
III A permeabilidade absoluta da rocha é um parâmetro que deve ser considerado na produção de hidrocarbonetos.
IV A permeabilidade absoluta da rocha não interfere na produção de óleo, por isso sempre haverá uma boa produção de óleo.
Em relação aos resultados da análise da amostra, estão corretas as afirmativas
O caso a seguir servirá de referência para responder à questão.
No que diz respeito à biodeterioração e à acidulação biogênica em reservatórios de petróleo, verifica-se que
No que se refere ao Sistema de Informação Geográfica, ou GIS (Geographic Information System), julgue o item a seguir.
Um GIS é projetado para integrar, armazenar, manipular e
analisar informações georreferenciadas.
No que se refere ao Sistema de Informação Geográfica, ou GIS (Geographic Information System), julgue o item a seguir.
Uma função importante de um GIS é gerenciar, analisar e
visualizar dados geográficos.
No que se refere ao Sistema de Informação Geográfica, ou GIS (Geographic Information System), julgue o item a seguir.
O GIS é uma linguagem de programação utilizada para criar
sites interativos.
Acerca das atividades de avaliação e mitigação de riscos relativos a gasodutos, julgue o item seguinte, com base na Norma ASME B31.8S.
Ações de terceiros, como vandalismo, e eventos geológicos
ou geotécnicos, a exemplo de deslizamento de solo, não são
definidos como modo de falha (ameaças).
Julgue o próximo item, relativo a processos corrosivos, instrumentação para o monitoramento de encostas e sistema de informações georeferenciadas (GIS).
O strain-gage mede qualquer movimento lateral que possa
indicar instabilidade do solo ou ameaças à integridade do
gasoduto, sendo especialmente útil em áreas propensas a
deslizamentos de terra.
Julgue o próximo item, relativo a processos corrosivos, instrumentação para o monitoramento de encostas e sistema de informações georeferenciadas (GIS).
A geocodificação e o georreferenciamento permitem que
endereços ou outros dados não geográficos sejam associados
a coordenadas geográficas, tornando-os adequados para
análises espaciais.