Questões de Concurso Sobre planejamento estratégico em engenharia de produção

Foram encontradas 243 questões

Q3051348 Engenharia de Produção

Brasil ganha nova política industrial com metas e ações para o desenvolvimento até 2033


Inovação e sustentabilidade estão no centro da Nova Indústria Brasil, que definiu áreas estratégicas para investimento de acordo com o potencial impacto no desenvolvimento social e econômico do país

BRASIL. Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Brasil ganha nova política industrial com metas e ações para o desenvolvimento até 2033. Gov.br, 2024. Disponível em: https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/noticias/2024/janeiro/ brasil-ganha-nova-politica-industrial-com-metas-e-acoes-para-odesenvolvimento-ate-2033. Acesso em: 23 ago. 2024.


Com base no Plano de Ação da Nova Indústria Brasil (NIB 2024) e nas Missões Estratégicas definidas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, verifica-se que 

Alternativas
Q3051347 Engenharia de Produção

O iPhone é frequentemente citado como um exemplo clássico de inovação disruptiva. No momento do seu lançamento, ele desafiou o padrão de mercado dos telefones tradicionais com teclados físicos, introduzindo uma interface touchscreen e um sistema operacional focado na integração de múltiplas funções.


Considerando-se as características de inovações disruptivas, verifica-se que essas inovações

Alternativas
Q3051339 Engenharia de Produção

Dada a complexidade e a diversificação da estrutura produtiva do setor de bens de capital no Brasil, uma empresa de médio porte que pretende entrar nesse mercado deve adotar uma estratégia cuidadosamente planejada.


Para evitar a forte concorrência estabelecida, a empresa deve priorizar a estratégia de

Alternativas
Q3051337 Engenharia de Produção

Em um cenário cada vez mais favorável a investimentos com elevados padrões ambientais, sociais e de governança, instituições de fomento podem desempenhar um papel importante ao promover projetos com relevante impacto socioambiental em benefício de todo o país. Para impulsionar esses investimentos, o Blended Finance é utilizado para desenvolver mercados e soluções financeiras alinhadas à Agenda 2030 da ONU.


Essas estruturas se baseiam no uso estratégico de

Alternativas
Q3051336 Engenharia de Produção

Em estratégias empresariais, diferentes metodologias são utilizadas para aumentar a eficiência produtiva, como a verticalização e a desverticalização da produção.


A verticalização pode ser uma estratégia adotada por empresas que desejam

Alternativas
Q3051325 Engenharia de Produção

Na elaboração de um projeto, a escolha de um espaço locacional adequado é realizada em função de vantagens a serem obtidas, visando a um menor custo médio de produção. Sendo assim, o centro consumidor, as fontes de matérias-primas e de mão de obra, a infraestrutura básica e social, as economias interna, externa e de aglomeração, os incentivos, políticas e outras vantagens são importantes forças locacionais que levam a algumas orientações sobre a localização do empreendimento.


Nesse contexto, verifica-se que,

Alternativas
Q3050186 Engenharia de Produção

    A estratégia de operação de uma empresa é fundamentada em algumas prioridades competitivas, responsáveis por conquistar clientes (Krajewski, L.; Ritzman, L.; Malhotra, M. Administração de produção e operações: conceitos e técnicas. São Paulo: Pearson, 2009)

     Uma fábrica de brinquedos permite que seus clientes configurem bonecas. Os clientes podem comprar diretamente pelo site escolhendo roupas, acessórios e características faciais, de acordo com suas preferências. As peças são fabricadas e um catálogo é disponibilizado para que os clientes escolham as opções desejadas. A personificação das bonecas é feita durante a montagem final, garantindo que cada brinquedo atenda as preferências individuais de cada criança.


Com base na descrição, a empresa de brinquedos está praticando qual estratégia de operações?

Alternativas
Q3050175 Engenharia de Produção

Uma marca de motores A está buscando soluções para uma melhor competitividade com uma outra marca de motores B. O período de garantia dos motores A é de 90 dias, conforme o código de defesa do consumidor, porém, a marca dos motores B oferece 1 ano de garantia e isso tem atraído muitos consumidores, preocupando a marca A. Assim, um engenheiro de produção do setor de falhas e manutenção da marca A foi consultado e apresentou o gráfico de banheira do motor A com o número de falhas a cada 100 mil unidades produzidas, conforme a ilustração a seguir: 



Gráfico de banheira para o motor da marca A.

Número de falhas a cada 100 000 peças produzidas

Imagem associada para resolução da questão


Fonte: IFSP, 2024.


Sabendo que os processos, materiais e custos de produção são praticamente iguais entre as marcas e que o gráfico de banheira deve ser idêntico entre elas, das asserções a seguir qual apresenta a melhor estratégia para a marca A concorrer com a marca B?

Alternativas
Q3039400 Engenharia de Produção
No processo de planejamento hierárquico da produção, o primeiro nível é o de gestão estratégica, determinado pelo escalão hierárquico mais alto dentro da organização. Planos estratégicos inevitavelmente falam uma linguagem financeira ou de mercado – “faturamento de 30 milhões”, “lucros antes do imposto de 4 milhões”, “retorno sobre investimento de 16%”, “market share ampliado em 3%” são exemplos de algumas declarações de intenções de planos em nível estratégico. Entretanto, para se tornarem realidade, esses planos estratégicos devem ser quebrados em planos operacionais táticos, que definem o que de fato deve ser feito. Eles focalizam-se nos problemas da empresa em níveis mais operacionais, onde “o que, quanto, quando e com que recursos a organização irá produzir” é o plano de:
Alternativas
Q3039399 Engenharia de Produção
“O objetivo do planejamento é criar condições, para que a empresa consiga atender a toda a demanda dos clientes. Contudo, se ocorre de não haver produtos suficientes ou se os recursos e materiais necessários não estão disponíveis, é preciso decidir quais clientes serão atendidos total ou parcialmente e quais terão que esperar. Essa decisão é de responsabilidade da área comercial, devendo ser operacionalizada por meio dos mecanismos da função de gestão de demanda.” As informações se referem a:
Alternativas
Q3039393 Engenharia de Produção
O termo Indústria 4.0 teve sua origem em uma das edições da feira de Hannover, na Alemanha, e foi incentivado pelo governo alemão, juntamente a empresas de tecnologia, universidades e centros de pesquisa. Sendo considerada a Quarta Revolução Industrial, esse novo modelo mudou a forma pela qual as indústrias operam atualmente, reunindo inovações tecnológicas na automação, no controle de dados e na tecnologia de informação. A figura apresenta as fases de cada uma das quatro Revoluções Industriais:
Imagem associada para resolução da questão
(Fonte: Indústria 4.0, 2019.)
Com isso, diversos conceitos foram surgindo ao longo dos tempos. Um deles aborda a capacidade de comunicação dos sistemas ciberfísicos, de forma que humanos e fábricas inteligentes tendem a se comunicar por meio dessa nova tecnologia. Essa concepção também remete a sistemas ciberfísicos, que têm a capacidade de operar de forma distribuída, conversando entre si de maneira padronizada e possibilitando que novos sistemas, máquinas, pessoas, entre outros, tenham a capacidade de integrar essa grande e complexa rede. Trata-se do termo:
Alternativas
Q3039392 Engenharia de Produção
A lógica do MRP se fundamenta em uma projeção futura dos produtos acabados, a partir da qual procede-se à decomposição das necessidades de componentes, de maneira hierárquica, nível por nível. Esse processo, conhecido como “programação regressiva” ou “Backward Scheduling,” consiste em retroceder cronologicamente desde o prazo final de entrega até determinar os tempos de produção e aquisição de cada componente necessário. Preencha corretamente os quadros de MRP abaixo, de forma a garantir o estoque zero ao final.
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, qual é a alternativa correta?
Alternativas
Q2939369 Engenharia de Produção

A estratégia de produção diz respeito ao padrão de decisões e ações estratégicas que define o papel, os objetivos e as atividades de produção. Porter propôs um modelo baseado em estratégias competitivas genéricas, que indicam a forma como a empresa pretende que seu produto/serviço seja percebido pelo mercado. Em relação às estratégias genéricas de Porter, analise as afirmativas a seguir: I. Uma organização que busca uma estratégia de liderança em custos deve priorizar a busca de economias de escala. II. Uma empresa que desenvolve produtos “premium”, de alto valor agregado, segue uma estratégia de diferenciação. III. Um supermercado especializado em produtos alimentícios para veganos segue uma estratégia de enfoque. Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Q2939363 Engenharia de Produção

Considere as seguintes assertivas:


I. A flexibilidade e agilidade de resposta de uma cadeia de suprimentos podem prescindir uma maior acuracidade de uma previsão quantitativa da demanda;

II. A previsão de vendas de produtos com demandas demasiadamente irregulares pode ter um potencial de erro tão grande a ponto de tornar a utilização da previsão impraticável;

III. A capacidade de adaptação às mudanças bruscas de demanda pode superar até mesmo erros grosseiros de uma previsão estatística.

IV. Métodos quantitativos de previsão de demanda devem ser preferidos aos métodos qualitativos.


Assinale a opção CORRETA:


Alternativas
Q2910291 Engenharia de Produção

Na Engenharia Organizacional é importante destacar a relação entre a gestão organizacional e a gestão da tecnologia, que influencia a produção em relação ao produto/serviço ou processo. Para isso, é indispensável o conhecimento da tipologia da tecnologia empregada que, do ponto de vista administrativo, pode ser abordada e analisada de vários ângulos. Acerca da tecnologia empregada em relação aos tipos de operações, analise as afirmativas.

I. Na produção unitária ou oficina, a produção é feita por unidades ou por pequenas quantidades, cada produto a seu tempo, sendo modificado à medida que se realiza o trabalho. Como exemplo, a produção de navios, locomotivas, construção civil etc.

II. O processo contínuo ou automatizado é feito em grandes lotes e em grande quantidade, utilizando linhas de montagem padronizadas, como montadoras de carros, indústria de eletroeletrônicos etc.

III. A produção em massa ou mecanizada utiliza poucos operários especializados, monitorando um processo total ou parcialmente automatizado, como no caso das refinarias, siderurgias etc.

IV. A tecnologia empregada no processamento contínuo de produção permite um maior grau de previsão de resultados operacionais em relação à tecnologia de produção unitária.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Q2520176 Engenharia de Produção
Leia o fragmento a seguir.

Capacidade de assegurar que o produto é concebido de modo a poder ser produzido com o nível de qualidade especificado.

A definição acima se refere ao conceito de 
Alternativas
Q2520170 Engenharia de Produção
De acordo com o padrão ECSS, assinale a afirmativa que relaciona a revisão de projeto ao seu respectivo objetivo. 
Alternativas
Q2520168 Engenharia de Produção
Considerando a abordagem e o padrão da ECSS, assinale a alternativa que apresenta, sequencialmente, as fases do ciclo de vida de projetos espaciais. 
Alternativas
Q2520167 Engenharia de Produção
Considerando a disciplina Dependabilidade prevista nas normas Q ECSS, analise as afirmativas a seguir.

I. A Dependabilidade é um atributo que deve ser integrado como parte do processo de desenvolvimento do projeto.
II. Confiabilidade, Disponibilidade e Manutenibilidade são considerados atributos da Dependabilidade. 
III. A análise da Dependabilidade deve ser realizada em todos os projetos espaciais ao longo do ciclo de vida.
IV. Os requisitos de Dependabilidade não devem estar incluídos nas especificações técnicas.
V. A Dependabilidade é um aspecto essencial em qualquer projeto da área espacial contribuindo para a qualidade global do produto final.

Está correto o que se afirma em 
Alternativas
Q2459356 Engenharia de Produção
Um engenheiro de produção está analisando a viabilidade econômica de uma nova tecnologia de produção no projeto de expansão de uma planta produtiva. O processo exige um investimento inicial de R$ 120.000,00, com a expectativa de gerar R$ 30.000,00 por ano de fluxo de caixa durante três anos, a uma taxa mínima de atratividade de 10%. Assinale a alternativa que indica o Valor Presente Líquido correto do projeto ao término do período em análise. 
Alternativas
Respostas
1: E
2: D
3: E
4: D
5: B
6: A
7: B
8: D
9: D
10: B
11: D
12: D
13: B
14: C
15: B
16: B
17: E
18: A
19: B
20: D