Questões de Concurso Sobre confiabilidade em engenharia de qualidade

Foram encontradas 14 questões

Q2516166 Engenharia de Qualidade
Uma fábrica de lâmpadas decidiu lançar no mercado uma nova linha de lâmpadas de LED.
Durante a fase de validação do produto, realizou-se um teste de avaliação da sua vida útil. O teste consistiu em deixar 1000 lâmpadas acessas continuamente durante um período de 25000 horas.
Durante o período considerado, 500 lâmpadas apresentaram falhas, sendo retiradas do teste.
Com base nessas informações, a Taxa de Falhas estimada em falhas por milhão de horas para essas lâmpadas será de:
Alternativas
Q2516158 Engenharia de Qualidade
A capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um intervalo de tempo é conhecida como:
Alternativas
Q2516155 Engenharia de Qualidade
A curva da banheira é uma ferramenta utilizada para medir e acompanhar o desempenho de um ativo conforme as falhas que eles apresentam durante sua vida útil.
Assinale a opção que apresenta, em ordem cronológica, as 3 (três) fases que compõem essas curvas e as respectivas falhas associadas a cada fase.
Alternativas
Q2516153 Engenharia de Qualidade
No tocante à Engenharia da Confiabilidade, a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas durante um dado intervalo de tempo e o tempo necessário para que o item possa ser reparado e recolocado em condições de executar suas funções requeridas, são atributos relacionados, respectivamente, a
Alternativas
Q2455752 Engenharia de Qualidade
Em tempos relacionados às medidas de desempenho de confiabilidade, a duração acumulada dos tempos de operação de um item, desde sua colocação pela primeira vez no estado de disponibilidade até o instante de ocorrência da falha, é denominado tempo:
Alternativas
Q1923551 Engenharia de Qualidade
A confiabilidade é a capacidade de um item desempenhar uma função requerida sob condições especificadas, durante um dado intervalo de tempo. Muitas vezes, os problemas relacionados à confiabilidade são atribuídos à manutenção, no entanto, existem outras funções que afetam a confiabilidade de sistemas e de equipamentos e que estão relacionados à confiabilidade humana, à do equipamento, à da liderança e à do processo.
Alguns fatores que influenciam a confiabilidade humana são
Alternativas
Q1826007 Engenharia de Qualidade
Das cinco dimensões da qualidade do serviço - confiabilidade, tangibilidade, sensibilidade, segurança e empatia -, a confiabilidade tem constantemente se mostrado como o fator mais importante na avaliação da qualidade do serviço pelos clientes de um banco.
Isso ocorre porque a confiabilidade é uma medida de
Alternativas
Q1771831 Engenharia de Qualidade
Existe um método formal iniciado pelo contratado e, normalmente, com continuidade pelo cliente para retratar as falhas e a ação corretiva requerida durante o teste do modelo de engenharia ou, algumas vezes, depois que um item de equipamento estiver em operação no cliente. Esse método, que tem foco nos aperfeiçoamentos em longo prazo do equipamento e no acompanhamento das tendências de falha quando o equipamento está em operação, é conhecido como:
Alternativas
Q1771830 Engenharia de Qualidade
Considerando-se o ciclo de operação de um equipamento com o período de funcionamento e de parada em horas, conforme apresentado na figura abaixo, verifica-se que, na linha superior, os intervalos mais escuros correspondem aos períodos de operação e os intervalos brancos aos momentos de parada para manutenção corretiva. Na linha inferior, encontram-se os tempos em horas de cada intervalo.
Imagem associada para resolução da questão
A disponibilidade operacional e a taxa de falha observada do equipamento são, respectivamente:
Alternativas
Q1771825 Engenharia de Qualidade
O modelo da curva da banheira aborda a capacidade de manutenção em relação à função de risco e está baseado em três estágios. As regiões em que a função de risco é decrescente e a região onde a função de risco é constante são, respectivamente:
Alternativas
Q1771823 Engenharia de Qualidade
Em relação às distribuições de probabilidade em confiabilidade, aquela cuja importância está atribuída ao fato de possuir função de risco constante é:
Alternativas
Q1768974 Engenharia de Qualidade
Na engenharia de fatores humanos, são fontes de informações utilizadas como um melhor caminho para determinação da força de trabalho exigida para manter um item de equipamento:
Alternativas
Q107964 Engenharia de Qualidade
A respeito de confiabilidade, julgue os itens que se seguem.

A avaliação da confiabilidade humana no trabalho permite a verificação das causas das falhas humanas no processo, geralmente associadas a determinado contexto, e a identificação dessas falhas bem como de suas causas estabelece um indicador de desempenho humano do processo.
Alternativas
Q877875 Engenharia de Qualidade

Uma fábrica de pisca-piscas usados em árvores de Natal vem apresentando problemas relacionados à confiabilidade de seus produtos. Foi conduzida, então, uma avaliação dos problemas operacionais que levam a falhas, e um indicador importante para se fazer um diagnóstico é o Tempo Médio entre Falhas (TMEF). Foram então amostrados 100 pisca-piscas e testados durante 1.000 horas. Desses 100 pisca-piscas, 5 apresentaram falhas, como segue na Tabela abaixo.


Imagem associada para resolução da questão


O TMEF do sistema de produção do pisca-pisca, em horas, é de

Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: C
5: E
6: C
7: B
8: A
9: D
10: C
11: C
12: B
13: C
14: C