Questões de Concurso Sobre sistemas de deslocamento em engenharia de transportes e trânsito

Foram encontradas 21 questões

Q3141373 Engenharia de Transportes e Trânsito

Em relação à engenharia de tráfego e à modelagem de demanda de transportes urbanos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.



( ) A modelagem de demanda de transportes considera variáveis socioeconômicas e padrões de deslocamento para prever a demanda futura.


( ) A engenharia de tráfego lida apenas com o controle de sinais de trânsito, ignorando a análise de fluxos de tráfego.


( ) A otimização da circulação nas vias depende da hierarquização correta da malha viária, incluindo vias locais, arteriais e coletoras.


( ) O transporte urbano eficiente pode ser planejado sem considerar o crescimento populacional ou a expansão urbana.



A sequência está correta em

Alternativas
Q3141369 Engenharia de Transportes e Trânsito
No planejamento de transportes urbanos, a modelagem de demanda é uma ferramenta crucial para prever e ajustar o funcionamento do sistema de transporte público em cidades em expansão, como Cacoal. Considere que a prefeitura de Cacoal deseja otimizar as linhas de ônibus que conectam bairros periféricos ao centro da cidade, baseando-se nos horários de maior demanda de viagens para trabalho e estudo. De acordo com essa necessidade prática, qual dos seguintes procedimentos é mais eficaz para coletar os dados necessários e ajustar as linhas de ônibus de maneira eficiente, levando em conta o contexto de Cacoal?
Alternativas
Q2320815 Engenharia de Transportes e Trânsito
Com o objetivo de oferecer respostas mais rápidas à população e aumentar o nível de eficiência dos órgãos estaduais, o Estado Alfa editou a Lei nº X, que passou a dispor o seguinte: (1) a inspeção de veículos automotores seria substituída por autodeclaração do proprietário, sobre estar em conformidade quanto à segurança veicular e ambiental; (2) o licenciamento anual seguiria regras de desburocratização indicadas nesse diploma normativo; e (3) as normas de fiscalização atenderiam ao rol mínimo de medidas ali estabelecido. Apesar de ter granjeado diversos apoiadores, outros tantos argumentavam com a incompatibilidade das normas da Lei nº X com a Constituição da República.
À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar, em relação às três disciplinas estabelecidas pela Lei nº X, que
Alternativas
Q2320807 Engenharia de Transportes e Trânsito
A respeito dos modelos utilizados para estimar a geração de viagem no modelo tradicional de 4 etapas de planejamento de transportes, analise as afirmativas a seguir.

I. A classificação cruzada não é uma ferramenta empregada na etapa de geração de viagens.
II. O método de taxa de viagens determina o número de viagens pelo tipo de ocupação do solo.
III. N método de fator de crescimento, o número de viagens geradas no futuro é determinado pela simples aplicação de um fator de crescimento aos dados presentes.

Está correto o que se afirma em
Alternativas
Q2320755 Engenharia de Transportes e Trânsito
Para o cálculo do nível de serviço de uma autoestrada com fluxo na hora de pico de 1620 veículos/h nas duas faixas, tendo o fator de veículos pesados igual a 0,90, fator de ajustes para tipo de motoristas igual a 1,0 e fator hora de pico igual a 0,90.
Considere as seguintes informações: Imagem associada para resolução da questão


em que:

V = fluxo de tráfego observado (veículos/h).
N = número de faixas de tráfego.
fHV = fator de ajuste para veículos pesados.
fp = fator de ajuste para tipos de motoristas.
PHF = fator de hora de pico.

Supondo que o nível de serviço é dado por:
Imagem associada para resolução da questão


Sabendo que a velocidade é de 60 milhas/hora, o nível de serviço dessa rodovia, é:
Alternativas
Q2320753 Engenharia de Transportes e Trânsito
Para as características básicas de um sistema de fila temos as seguintes informações:

I. Utilização do sistema:
ρ = λ/μ
Em que:

λ = taxa de chegada de clientes e μ = taxa de atendimento.
II. Probabilidade de que o sistema esteja ocioso: é a probabilidade de que não haja nenhum cliente esperando ou sendo atendido.
Designando essa probabilidade por P(0), temos:
P(0) = 1 – ρ = 1 - λ/μ
III. Probabilidade de que haja n clientes no sistema: o sistema compreende a própria fila mais os clientes que estão sendo atendidos no posto de atendimento.
P(n) = (λ/μ)n P(0)

Para a situação de um aeroporto, com taxa de chegada de aviões igual 1 a cada 2 minutos e taxa de pouso igual 1 avião a cada minuto e supondo que tanto a taxa de chegada como a taxa de pouso dos aviões obedeçam à distribuição de Poisson, calcule (a) taxa de utilização do sistema de aterrissagem do aeroporto e (b) a probabilidade de que nenhum avião esteja pousando ou aguardando liberação de pista.
Os valores de a e b são, respectivamente,
Alternativas
Q2304329 Engenharia de Transportes e Trânsito
Dentro de conceitos importantes no que pertine, também, a sustentabilidade, o município Delta definiu pela implementação de melhorias para o transporte não motorizado, termo empregado para caracterizar qualquer forma de transporte movido à energia humana. Trata-se do meio de transporte inserido no dia a dia das pessoas, seja como modo principal ou complementar. Caracteriza infraestrutura de melhoria, exclusivamente, na circulação deste modal: 
Alternativas
Q2303283 Engenharia de Transportes e Trânsito
Existem dois pontos no plano cartesiano, A (3,3) e B (5,6). A distância entre A e B é:
Alternativas
Q2277552 Engenharia de Transportes e Trânsito
Em que situação o uso de um trator de esteira seria mais apropriado do que um trator de rodas?
Alternativas
Q2227575 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre a classificação das contagens volumétricas para estudos em áreas rurais, preencha a lacuna e assinale a alternativa correta. As ____________________ são aquelas em que é registrado o número de veículos por sentido do fluxo e são empregadas para cálculos de capacidade, determinação de intervalos de sinais, justificação de controles de trânsito, estudos de acidentes, previsão de faixas adicionais em rampas ascendentes etc. 
Alternativas
Q2044766 Engenharia de Transportes e Trânsito
A escolha correta dos transportes que farão parte do sistema  de  distribuição  é  de  extrema  importância  devido  ao  custo  envolvido.  Caso  seja  feita  uma  escolha  errada,  tal  decisão  poderá  trazer  graves  prejuízos  de  ordem  econômica,  financeira  e  judicial.  Acerca  dos  modais  de  transporte  disponíveis hoje no Brasil, assinale a alternativa correta.  
Alternativas
Q2001268 Engenharia de Transportes e Trânsito

Na figura a seguir estão indicados terminais portuários utilizados por corredores logísticos de exportação. 





Os terminais indicados pelas letras A e B correspondem, respectivamente,
Alternativas
Q1916876 Engenharia de Transportes e Trânsito
A velocidade diretriz é a velocidade selecionada para fins de projeto da via e relacionada a certas características da mesma, tais como: curvatura, superelevação e distância de visibilidade, das quais depende a operação segura e confortável dos veículos. Representa a maior velocidade com que pode ser percorrido um trecho viário com segurança e em condições aceitáveis de conforto, mesmo com pavimento molhado, quando o veículo estiver submetido apenas às limitações impostas pelas características geométricas, sem influência do tráfego.
(Brasil. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Diretoria Executiva. Instituto de Pesquisas Rodoviárias. Manual de projeto geométrico de travessias urbanas. Rio de Janeiro, 2010. 392p.)
O comprimento médio das viagens é uma consideração importante a ser feita na fixação da velocidade diretriz em travessias urbana. Em relação a esse comprimento e a velocidade diretriz, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q1258993 Engenharia de Transportes e Trânsito
A facilidade, disponibilizada às pessoas, que possibilita a todos autonomia nos deslocamentos desejados, respeitando-se a legislação em vigor, é a definição de
Alternativas
Ano: 2004 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: Petrobras
Q1225596 Engenharia de Transportes e Trânsito
O transporte de produtos perigosos é uma operação de risco, uma vez que esses produtos estão sujeitos à combinação de fatores adversos, como estado das vias, uso e ocupação do solo lindeiro, volume de tráfego, sinalização, condições atmosféricas, estado de conservação do veículo e experiência do condutor. Julgue os itens seguintes, relativos a cargas perigosas.
Tratando-se de transporte terrestre, não é necessário verificar os horários e rotas permitidos para tráfego, já que não existem restrições para a circulação de veículos com cargas  perigosas. 

Alternativas
Q1112419 Engenharia de Transportes e Trânsito
A área líquida edificada máxima de um terreno de 360 m², situado na Zona Urbana, sem condições diferenciadas em Ibirité é:
Alternativas
Q1112417 Engenharia de Transportes e Trânsito
Uma área de expansão urbana possui 7.000.000 m², sendo 40% residencial, 30% de lojas comerciais, 15% prestação de serviços, 10% de serviços públicos e 5% de transportes. Considere que daqui a 5 (cinco) anos essa área estará com 50% da sua área ocupada de forma equilibrada, com a participação proporcional das atividades ao definido para toda a área, utilizando as taxas de viagem apresentadas na tabela a seguir. Nesse contexto considere a tabela a seguir.
Taxas de geração de viagens para diferentes categorias de uso do solo
Imagem associada para resolução da questão

Com base nessas informações, assinale a alternativa que apresenta corretamente a quantidade de viagens/dia, daqui a 5 (cinco) anos.
Alternativas
Q635513 Engenharia de Transportes e Trânsito
O atraso total:
Alternativas
Q361932 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre a logística de manutenção do Metrô, é INCORRETO afirmar:
Alternativas
Q293789 Engenharia de Transportes e Trânsito
Vetores logísticos representam uma nova forma de organização espacial do País. Dessa organização resultaram sete agrupamentos. Com relação a esse assunto, de acordo com o PNLT (Plano Nacional de Logística e Sistemas de Transportes), assinale a sequência correta.
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: B
5: B
6: D
7: B
8: A
9: B
10: E
11: A
12: A
13: A
14: D
15: E
16: C
17: C
18: A
19: A
20: C