Questões de Concurso Sobre trânsito, tráfego e transporte em engenharia de transportes e trânsito

Foram encontradas 330 questões

Q3288418 Engenharia de Transportes e Trânsito
Além do interesse pericial para inferência da dinâmica e da causa do sinistro, a partir das evidências colhidas no levantamento de locais de acidentes de trânsito, qual das ações institucionais de fomento à segurança no trânsito, abaixo listadas, não se enquadra no conceito de trânsito seguro?
Alternativas
Q3287706 Engenharia de Transportes e Trânsito
Sobre o modo de transporte ferroviário de cargas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3287704 Engenharia de Transportes e Trânsito
A respeito da perecibilidade, uma das características dos sistemas de transporte, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3274958 Engenharia de Transportes e Trânsito
Para elaboração de projeto de sinalização temporária, quais aspectos da intervenção na via devem ser avaliados?
Alternativas
Q3241309 Engenharia de Transportes e Trânsito
O planejamento do transporte coletivo urbano exige o equilíbrio entre custos operacionais e qualidade do serviço. Sobre os aspectos que envolvem a tarifação e o dimensionamento de frotas, analise as afirmativas:
I. O custo médio por passageiro diminui com o aumento da taxa de ocupação dos veículos.
II. A política de tarifa única é aplicada para garantir justiça tarifária, independentemente da extensão das viagens.
III. O cálculo da frota necessária deve considerar a demanda horária de pico e a frequência desejada.
IV. O subsídio público ao transporte coletivo é essencial para manter tarifas acessíveis em cidades de grande porte.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas
Q3241308 Engenharia de Transportes e Trânsito
Polos geradores de tráfego (PGT) influenciam significativamente a mobilidade urbana e a capacidade viária. Sobre as características dos PGT, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3241307 Engenharia de Transportes e Trânsito
A engenharia de tráfego envolve o uso de semáforos para gerenciar o fluxo viário e reduzir pontos de conflito. Sobre o tema, marque a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q3241302 Engenharia de Transportes e Trânsito
As medidas de moderação de tráfego são essenciais para aumentar a segurança e o conforto em áreas urbanas. Sobre essas medidas, marque a alternativa correta:
Alternativas
Q3196416 Engenharia de Transportes e Trânsito
No horário de pico da manhã, uma linha transporta 380 passageiros por hora; tem 320 passageiros por hora no Trecho Crítico; a lotação de projeto do veículo é de 50 passageiros; o tempo de ciclo é 35 minutos e é maior que o Período Típico.
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:
Alternativas
Q3196415 Engenharia de Transportes e Trânsito
O sistema de transporte coletivo urbano de uma cidade possui uma frota total de 115 midiônibus, sendo a frota reserva de 15 veículos. O PMM (Percurso Médio Mensal) dos veículos do sistema é de 5.000 km. A quantidade média de passageiros transportados por mês é de 265.000, sendo 15.000 gratuidades. O custo fixo do sistema é de R$800.000,00/mês e o custo variável de R$1,50/km. Não incidem sobre o sistema: taxas de gerenciamento, ISS, PIS e Confins.
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:
Alternativas
Q3196414 Engenharia de Transportes e Trânsito
A frequência de uma linha de transporte coletivo é
Alternativas
Q3196413 Engenharia de Transportes e Trânsito
Os principais modos de transportes são: 
Alternativas
Q3175856 Engenharia de Transportes e Trânsito

Analise a Figura 5 abaixo, com base na NBR 16636-4:2023:



Imagem associada para resolução da questão


Nesse sentido, uma faixa de pedestre elevada é exemplo de:

Alternativas
Q3317367 Engenharia de Transportes e Trânsito
Segundo a Lei Federal nº 12.587/2012 que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Sistema Nacional de Mobilidade Urbana é o conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garante os deslocamentos de pessoas e cargas no território do Município. Diante disto, avalie as afirmativas a seguir:

I.Os meios não motorizados não são considerados modos de transporte urbano.
II.Na prestação de serviços de transporte público coletivo, o poder público delegante deverá realizar atividades de fiscalização e controle dos serviços delegados, preferencialmente em parceria com os demais entes federativos.
III.São direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana.

Esta(ão) correta(s) apenas:
Alternativas
Q3313120 Engenharia de Transportes e Trânsito
Os dispositivos auxiliares são elementos aplicados na via, ou em proximidades, de forma a tornar mais eficiente e segura a operação do trânsito, e são constituídos de materiais, formas e cores diversas. Com base nisso, assinalar a alternativa INCORRETA sobre a função desses dispositivos.  
Alternativas
Q3311472 Engenharia de Transportes e Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. A Engenharia de Tráfego (ET) não é uma atividade essencialmente técnica, neutra, mas também política, no sentido mais puro.
II. A ET é uma atividade técnica, no sentido de utilizar procedimentos racionais de base matemático/física, e política, no sentido de dirigir a aplicação destas técnicas segundo os interesses (conflitantes) dos vários tipos de usuários que realizam a circulação na cidade.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3311471 Engenharia de Transportes e Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:
I. Com velocidades baixas, o campo de visão do motorista é diminuído e permite maior interação com o ambiente e as pessoas ao redor, evitando colisões e atropelamentos.
II. As medidas de moderação de tráfego podem ser focadas em áreas prioritárias, geralmente em vias afetadas pelo aumento do tráfego de passageiros ou do número de atropelamentos com vítimas.

Marque a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q3311470 Engenharia de Transportes e Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. Na ordenação da circulação de bens e pessoas, a engenharia de tráfego lida com vários parâmetros. Os mais discutidos, e que permeiam todos os projetos e estratégias são: Fluidez, acessibilidade, segurança e qualidade de vida.
II. A engenharia de tráfego não cuida dos problemas oriundos das transformações profundas da cidade, como a demanda global de transportes, o padrão de ocupação do solo, etc.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3311469 Engenharia de Transportes e Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. A mobilidade inclui diversos aspectos, tais como: os veículos em si, os sistemas de comunicação, sistemas de abastecimento de combustível (no caso de veículos híbridos) ou de carga (veículos elétricos), sistemas de estacionamento, sistemas de sinalização (ex: semáforos), sistemas de monitoramento (exs: câmeras, radares, dronllaabres), planejamento de rotas, dentre outros. 
II. O tráfego urbano pode trazer grandes prejuízos econômicos, ambientais e humanos, mesmo sendo bem planejado, monitorado e gerenciado.

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q3311467 Engenharia de Transportes e Trânsito
Analise as afirmativas a seguir:

I. A determinação do fluxo de saturação em cada aproximação de interseções controladas por semáforos, é imprescindível.
II. O fluxo de saturação é importantíssimo tanto para a adequação da operação dos semáforos às condições do tráfego nas interseções quanto para a avaliação da performance das mesmas. 

Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: C
4: D
5: B
6: A
7: C
8: D
9: B
10: C
11: C
12: B
13: D
14: C
15: C
16: A
17: C
18: A
19: B
20: A