Questões de Concurso
Sobre trânsito, tráfego e transporte em engenharia de transportes e trânsito
Foram encontradas 330 questões
I. O custo médio por passageiro diminui com o aumento da taxa de ocupação dos veículos.
II. A política de tarifa única é aplicada para garantir justiça tarifária, independentemente da extensão das viagens.
III. O cálculo da frota necessária deve considerar a demanda horária de pico e a frequência desejada.
IV. O subsídio público ao transporte coletivo é essencial para manter tarifas acessíveis em cidades de grande porte.
Estão corretas as afirmativas:
Nessas condições, a frequência de viagens, por hora, no horário de pico da manhã é:
Considerando que a prefeitura desse município repassa para os usuários o custo total do sistema, a Frota Operacional, o passageiro equivalente e a tarifa desse Sistema de transporte coletivo urbano, respectivamente, são:
Analise a Figura 5 abaixo, com base na NBR 16636-4:2023:
Nesse sentido, uma faixa de pedestre elevada é exemplo de:
I.Os meios não motorizados não são considerados modos de transporte urbano.
II.Na prestação de serviços de transporte público coletivo, o poder público delegante deverá realizar atividades de fiscalização e controle dos serviços delegados, preferencialmente em parceria com os demais entes federativos.
III.São direitos dos usuários do Sistema Nacional de Mobilidade Urbana participar do planejamento, da fiscalização e da avaliação da política local de mobilidade urbana.
Esta(ão) correta(s) apenas:
I. A Engenharia de Tráfego (ET) não é uma atividade essencialmente técnica, neutra, mas também política, no sentido mais puro.
II. A ET é uma atividade técnica, no sentido de utilizar procedimentos racionais de base matemático/física, e política, no sentido de dirigir a aplicação destas técnicas segundo os interesses (conflitantes) dos vários tipos de usuários que realizam a circulação na cidade.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Com velocidades baixas, o campo de visão do motorista é diminuído e permite maior interação com o ambiente e as pessoas ao redor, evitando colisões e atropelamentos.
II. As medidas de moderação de tráfego podem ser focadas em áreas prioritárias, geralmente em vias afetadas pelo aumento do tráfego de passageiros ou do número de atropelamentos com vítimas.
Marque a alternativa CORRETA:
I. Na ordenação da circulação de bens e pessoas, a engenharia de tráfego lida com vários parâmetros. Os mais discutidos, e que permeiam todos os projetos e estratégias são: Fluidez, acessibilidade, segurança e qualidade de vida.
II. A engenharia de tráfego não cuida dos problemas oriundos das transformações profundas da cidade, como a demanda global de transportes, o padrão de ocupação do solo, etc.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A mobilidade inclui diversos aspectos, tais como: os veículos em si, os sistemas de comunicação, sistemas de abastecimento de combustível (no caso de veículos híbridos) ou de carga (veículos elétricos), sistemas de estacionamento, sistemas de sinalização (ex: semáforos), sistemas de monitoramento (exs: câmeras, radares, dronllaabres), planejamento de rotas, dentre outros.
II. O tráfego urbano pode trazer grandes prejuízos econômicos, ambientais e humanos, mesmo sendo bem planejado, monitorado e gerenciado.
Marque a alternativa CORRETA:
I. A determinação do fluxo de saturação em cada aproximação de interseções controladas por semáforos, é imprescindível.
II. O fluxo de saturação é importantíssimo tanto para a adequação da operação dos semáforos às condições do tráfego nas interseções quanto para a avaliação da performance das mesmas.
Marque a alternativa CORRETA: