Questões de Concurso
Sobre energia de biomassa florestal em engenharia florestal
Foram encontradas 46 questões
Julgue os item subsequente, considerando que a utilização de biomassa florestal como fonte energética tem sido estimulada, em razão de aspectos ambientais, econômicos e energéticos.
A energia de biomassa florestal no Brasil é produzida, em grande parte, a partir do carvão vegetal (combustão) e de lenha, cavaco e resíduos florestais (carbonização).
Julgue os item subsequente, considerando que a utilização de biomassa florestal como fonte energética tem sido estimulada, em razão de aspectos ambientais, econômicos e energéticos.
As oscilações nos preços dos combustíveis fósseis, a busca por maior segurança energética e o desenvolvimento tecnológico da exploração de recursos renováveis têm incentivado a geração de energia a partir da biomassa florestal oriunda de florestas plantadas.
Acerca do uso de madeira e seu potencial tecnológico, julgue o item a seguir.
O aproveitamento da biomassa da madeira pode ser feito por diversas formas, tais como combustão direta, processos físicos (secagem, classificação, compressão), processos termoquímicos (gaseificação, pirólise, liquefação, transesterificação) e processos biológicos (digestão anaeróbia, fermentação).
Sobre o uso da madeira em produtos energéticos e suas características, julgue o item a seguir.
O cepilho, resíduo gerado pelo processamento em plainas e desengrossos, apresenta partículas com dimensões semelhantes às da serragem, o que lhe confere alta taxa de densificação.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

(Fonte: https://mac.arq.br/wp-content/uploads/2016/05/ – Ilustração: Carlos A de Freitas STCT)
I- O volume de água da precipitação descontado o volume de água interceptada pela vegetação é a trasprecipitação e o seu valor independe da composição, idade, densidade e da estrutura florestal.
II- A maior parte da transprecipitação e do escorrimento pelo tronco resulta no escoamento superficial, pois a retenção física e a retenção hídrica da serapilheira são muito pequenas, mesmo em florestas densas.
III- A interceptação e a transpiração ou a evapotranspiração da vegetação da floresta são responsáveis pelo retorno da água da precipitação para a atmosfera, não contribuindo para aumentar a vazão dos rios.
IV- O escoamento sub-superficial e o de base são os principais responsáveis para manter a vazão regular de um rio ao longo do ano, inclusive nos períodos de estiagem, além do menor risco de inundações no período chuvoso.
Estão corretas as afirmativas
Julgue o próximo item, a respeito das imagens de satélite de recursos terrestres e sua classificação em função da faixa espectral de operação, do número de bandas espectrais e da periodicidade.
Imagens de radar são obtidas na faixa de micro-ondas, em
visada lateral e com energia polarizada horizontalmente ou
verticalmente.
Considerando a figura precedente, que representa o fluxo de energia, em cal⋅cm2 ⋅ano, de determinada área de estudo, julgue o item subsequente.
O nível trófico com menor eficiência ecológica é o dos
autótrofos.
A análise da “Pegada Ecológica” é uma das práticas que podem ser utilizadas em Educação Ambiental para avaliar a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Com base nesse conceito, considere as seguintes afirmativas:
1. A unidade de medida da pegada ecológica é o “hectare global” (gha), que corresponde a um hectare de espaço biologicamente produtivo com “produtividade média mundial”.
2. No hectare global, a produtividade não se refere a uma taxa de produção de biomassa, tal como a Produtividade Primária Líquida (NPP), que descreve a habilidade inerente de suportar a produção agrícola, e consequentemente populações humanas. A produtividade, nesse caso, é o potencial de alcançar a produção agrícola máxima em um nível específico de entradas.
3. Para o cálculo da pegada ecológica do consumo de água de uma região, utiliza-se o consumo anual de água de famílias típicas das classes C e D (que concentra o maior percentual da população). O valor médio de consumo de uma família das classes C e D é multiplicado pelo consumo médio de energia elétrica dessas famílias produzida em usinas hidroelétricas.
4. A pegada ecológica transforma o consumo de matéria-prima e assimilação de dejetos de um sistema econômico ou população humana em área correspondente de terra ou água produtiva, ou seja, a área de ecossistema necessária para assegurar a sobrevivência de uma determinada população ou sistema, sendo seu cálculo um importante aliado para o estabelecimento de indicadores de desenvolvimento sustentável.
5. Para simplificar a coleta de dados estatísticos sobre o consumo humano, o método da pegada ecológica adota uma classificação de cinco categorias: alimentação, habitação, transporte, bens de consumo e serviços.
Assinale a alternativa correta.
( ) A cobertura plástica proporciona restrição da água livre sobre as folhas e frutos da videira, que é o fator primário e principal para desencadear o início das infecções fúngicas.
( ) A cobertura plástica exerce uma barreira física à presença de esporos de fungos sobre as plantas, reduzindo a incidência de doenças fúngicas.
( ) A degradação de fungicidas aplicados em vinhedos com cobertura plástica é maior do que em áreas descobertas, reduzindo o período de carência dos mesmos.
( ) As doenças da videira míldio (Plasmopora viticola) e oídio (Uninula necator) são desfavorecidas em vinhedos cultivados sob cobertura plástica.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: