A análise da “Pegada Ecológica” é uma das práticas que podem...
A análise da “Pegada Ecológica” é uma das práticas que podem ser utilizadas em Educação Ambiental para avaliar a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais. Com base nesse conceito, considere as seguintes afirmativas:
1. A unidade de medida da pegada ecológica é o “hectare global” (gha), que corresponde a um hectare de espaço biologicamente produtivo com “produtividade média mundial”.
2. No hectare global, a produtividade não se refere a uma taxa de produção de biomassa, tal como a Produtividade Primária Líquida (NPP), que descreve a habilidade inerente de suportar a produção agrícola, e consequentemente populações humanas. A produtividade, nesse caso, é o potencial de alcançar a produção agrícola máxima em um nível específico de entradas.
3. Para o cálculo da pegada ecológica do consumo de água de uma região, utiliza-se o consumo anual de água de famílias típicas das classes C e D (que concentra o maior percentual da população). O valor médio de consumo de uma família das classes C e D é multiplicado pelo consumo médio de energia elétrica dessas famílias produzida em usinas hidroelétricas.
4. A pegada ecológica transforma o consumo de matéria-prima e assimilação de dejetos de um sistema econômico ou população humana em área correspondente de terra ou água produtiva, ou seja, a área de ecossistema necessária para assegurar a sobrevivência de uma determinada população ou sistema, sendo seu cálculo um importante aliado para o estabelecimento de indicadores de desenvolvimento sustentável.
5. Para simplificar a coleta de dados estatísticos sobre o consumo humano, o método da pegada ecológica adota uma classificação de cinco categorias: alimentação, habitação, transporte, bens de consumo e serviços.
Assinale a alternativa correta.