Questões de Concurso
Comentadas sobre gestão de sistemas hídricos em engenharia hidráulica
Foram encontradas 17 questões
Julgue o item a seguir.
É fundamental para um auxiliar de serviços gerais
compreender que as instalações hidráulicas são
compostas de sistemas e subsistemas responsáveis pela
captação, transporte e armazenamento de fluidos em
uma edificação. Esses sistemas incluem instalações de
água fria, esgoto, água quente, água pluvial e de combate
a incêndios, sendo essencial o uso de componentes e
materiais adequados conforme as recomendações
técnicas específicas.
A poluição por cargas difusas inicia-se com o arraste dos poluentes atmosféricos pela chuva. O escoamento superficial direto é responsável pelo transporte dos poluentes dispostos sobre a superfície da área urbana até o corpo receptor.
O método de recorrência, que determina a altura da ensecadeira, é indicado para situações em que o regime de escoamento no trecho do rio seja fluvial, além de, em todas as seções do trecho, o número de Froude ser maior que um.
A implementação do sistema de esgotamento sanitário requer planejamento das ações a serem executadas, elaboração de projetos e construção de unidades de coleta, transporte, tratamento e disposição final do esgoto e do lodo gerado durante os processos de tratamento. Com relação a esse assunto, julgue o item subsecutivo.
A construção de estações elevatórias de esgoto pode evitar
o aprofundamento excessivo das canalizações e viabilizar
a entrada do esgoto nas estações de tratamento.
Julgue o item subsequente, que versa sobre usos e qualidade da água.
O abastecimento urbano é uma forma não consuntiva de uso de
recursos hídricos, porque a água consumida retorna ao meio
ambiente sob a forma de esgotos sanitários.
A área seca do reservatório pode ser mensurada por meio de topografia convencional, GPS, restituição aerofotogramétrica, interferometria radar ou perfilamento laser
O levantamento de linhas topobatimétricas, com a utilização de ecobatímetro digital, é atualmente o único método utilizado para a obtenção de seções transversais da área submersa de reservatórios.
O levantamento topobatimétrico em um reservatório tem a finalidade de determinar o seu relevo submerso, e um de seus objetivos imediatos é determinar o volume e a distribuição do sedimento acumulado durante um período de tempo específico.
Determinar o leito submerso de um reservatório é o objetivo único do levantamento topobatimétrico.
A sucessão histórica de vazões ou precipitações, constatadas no passado, pouco ou nada interfere no estudo hidrológico futuro, pois elas não repetem os regimes de precipitação e escoamento dos rios ao longo dos tempos.
Os elementos de interceptação natural das precipitações, representados pelas vegetações arbustivas e arbóreas, são removidos quando da expansão de áreas urbanas sobre áreas naturais.
O plano de saneamento básico deverá conter o diagnóstico integrado da situação local quanto a abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.