Questões de Concurso Sobre elasticidade linear, plasticidade, fratura, fadiga e flambagem em engenharia mecânica

Foram encontradas 352 questões

Q3206788 Engenharia Mecânica
A força de ligação atômica é o fator determinante da resistência à fratura de um material. A teoria prevê uma resistência máxima idealizada, representada por E/10, sendo E o módulo de elasticidade. No entanto, a presença de defeitos e imperfeições nos materiais reais faz com que suas resistências à fratura sejam, consideravelmente, inferiores à previsão teórica, situando-se entre 1% e 0,1% do valor ideal.
Um dos fatores que pode justificar essa diferença expressiva entre teoria e prática no universo do estudo da resistência dos materiais é a
Alternativas
Q3188880 Engenharia Mecânica
Bombas de água de alimentação de caldeira são usadas em plantas químicas e usinas de energia. A fadiga é um dos mecanismos de falha mais comuns que afetam este tipo de equipamento porque: 
Alternativas
Q3178631 Engenharia Mecânica
Um cabo de aço sustenta uma carga de 10 kN. Sabendo que a área da seção transversal do cabo é de 20 mm², qual é a tensão média experimentada pelo cabo de aço?
Alternativas
Q3162244 Engenharia Mecânica
Um componente mecânico é submetido a tensões cíclicas com uma tensão máxima de σmax=300 MPa e uma tensão mínima de σmin=100 MPa. Sabe-se que o material apresenta os seguintes parâmetros de resistência à fadiga:

 Limite de resistência à fadiga, σe=250 Mpa;
 Exponente da curva de fadiga, b=−0,10;
Coeficiente da curva de fadiga, σf ′=1000 MPa.

O número de ciclos até a falha Nf do componente pode ser determinado utilizando a equação de Basquin:

σασ′ f ∙ (2Nf)b
onde: σα é a amplitude de tensão σα = Imagem associada para resolução da questão
Desta forma o número de ciclos do componente até a falha (Nf) é:
Alternativas
Q3162243 Engenharia Mecânica
Na análise de fadiga dos materiais, o comportamento de uma peça sujeita a tensões cíclicas é frequentemente representado por uma curva SSS-NNN (tensão versus número de ciclos até a falha). Considerando este contexto, qual das afirmações a seguir está INCORRETA?
Alternativas
Q3162235 Engenharia Mecânica
O ensaio de impacto usando um martelo pendular (Máquina de Charpy) pode ser usado para caracterizar o comportamento frágil dos materiais empregados em Engenharia. Para tanto, é correto afirmar que:
Alternativas
Q3154322 Engenharia Mecânica
No contexto da operação de máquinas pesadas, como tratores e compactadores, as peças que compõem a estrutura da máquina devem ser capazes de suportar grandes cargas sem deformação permanente. Qual dos conceitos de resistência dos materiais se refere à capacidade de um material de suportar uma carga até o ponto em que ele começa a se deformar permanentemente?
Alternativas
Q3154321 Engenharia Mecânica
Em máquinas pesadas, como retroescavadeiras e escavadeiras hidráulicas, os braços e caçambas são constantemente submetidos a forças que geram tensões e deformações. Dentro do conceito de resistência dos materiais, como se chama o fenômeno em que o material retorna à sua forma original após a remoção da carga aplicada?
Alternativas
Q3070069 Engenharia Mecânica
O módulo de Young de um material é a:
Alternativas
Q3062461 Engenharia Mecânica

        Um vaso de pressão esférico, de raio interno 0,5 m e espessura de parede 0,05 m, é feito de um aço com módulo de elasticidade igual a 210 GPa e coeficiente de Poisson 0,3. Esse vaso é submetido a uma pressão interna de 10 Mpa.


Com base nessa situação hipotética e considerando o aço como um material isotrópico, sujeito a tensão bidirecional, julgue o próximo item.

A deformação circunferencial na superfície interna do vaso é superior a 2,40 × 10−4
Alternativas
Q3032512 Engenharia Mecânica
Um corpo de prova de seção transversal circular, feito de aço, com módulo de elasticidade 200 GPa, tensão de escoamento 250 MPa e coeficiente de Poisson igual a 0,3, está sendo submetido a um ensaio de tração. Num dado momento, a deformação lateral no corpo de prova foi estimada em -300 X 10-6 .
É correto afirmar, então, que nesse instante a tensão no corpo de prova é igual a: 
Alternativas
Q3025730 Engenharia Mecânica
A ferramenta amplamente utilizada para a visualização das relações entre tensões normais e de cisalhamento, como também para estimar tensões máximas nos elementos estruturais, é o
Alternativas
Q2610251 Engenharia Mecânica

Cargas críticas para flambagem das colunas submetidas a esforços de compressão são calculadas em função de suas condições de vinculação. Considerando uma barra comprimida de seção transversal constante e as condições de vinculação apresentadas:


I. Extremidade inferior e superior pinadas.

II. Extremidade inferior e superior engastadas.

III. Extremidade inferior engastada e superior pinada.

IV. Extremidade inferior engastada e superior livre.


Assinale a alternativa que possui a vinculação CORRETA para a coluna que suportará maior carga de compressão:

Alternativas
Q2610249 Engenharia Mecânica

Um elemento pode estar sujeito a várias cargas simultaneamente e, para determinar a distribuição de tensão resultante, é necessário determinar a tensão individual de cada carga, para depois aplicar a superposição de tensões. Sabendo que cargas internas provocam tensões internas, analise as cargas internas da figura abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Avalie as afirmativas a seguir.


I. No ponto A, a carga vertical de 800 N desenvolve uma tensão de cisalhamento.

II. No ponto B, o momento de 40 Nm desenvolve uma tensão de flexão

III. No ponto C, o momento de 30 Nm desenvolve uma tensão de flexão.

IV. No ponto C, o momento de 40 Nm desenvolve uma tensão de flexão.

V. No ponto B, a carga horizontal de 500 N desenvolve uma tensão normal.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q2610247 Engenharia Mecânica

Elementos estruturais compridos e esbeltos, sujeitos a uma força de compressão axial, são denominados colunas, e a deflexão lateral que ocorre é denominada flambagem.


Pode-se afirmar sobre flambagem:


I. Uma coluna acoplada por pinos sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal que tenha o menor momento de inércia.

II. Uma coluna sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal que possuir o menor raio de giração.

III. Uma coluna sofrerá flambagem em torno do eixo principal da seção transversal que tenha o menor índice de esbeltez.

IV. A capacidade de carga de uma coluna aumentará à medida que o momento de inércia da seção transversal aumentar.

V. Colunas eficientes são projetadas de modo que a maior parte da área da seção transversal da coluna esteja localizada o mais próximo possível dos eixos principais da seção.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q2610246 Engenharia Mecânica

Muitas vezes um elemento pode estar sujeito a várias cargas simultaneamente e, para determinar a distribuição de tensão resultante, é necessário determinar a distribuição de tensão devido à cada carga e, então, aplicar a superposição para determinar a distribuição de tensão resultante.


Considerando o elemento sujeito às cargas na figura:


Imagem associada para resolução da questão


Em relação às cargas, com as tensões desenvolvidas no elemento, avalie as afirmativas a seguir.

I. No ponto B, a carga horizontal de 10 kN desenvolve uma tensão normal de compressão.

II. No ponto A, a carga vertical de 20 kN desenvolve uma tensão de cisalhamento.

III. No ponto B, a carga vertical de 20 kN desenvolve uma tensão de flexão de compressão.

IV. No ponto A, a carga vertical de 20 kN desenvolve uma tensão de flexão de tração.

V. No ponto A, a carga horizontal de 10 kN desenvolve uma tensão normal de tração.


Está CORRETO apenas o que se afirma em:

Alternativas
Q2574565 Engenharia Mecânica
Uma chapa fina de aço, com módulo de elasticidade longitudinal igual a 200GPa e coeficiente de Poisson de 0,3, é solicitada como indicado na figura a seguir.

Imagem associada para resolução da questão


Considerando as deformações de tração positivas e as de compressão negativas, as deformações nas direções x, y e z (perpendicular a chapa), admitindo estado plano de tensões, valem, respectivamente
Alternativas
Q2520156 Engenharia Mecânica
Durante o desenvolvimento de novas ligas metálicas para uso em componentes aeroespaciais, engenheiros precisam realizar ensaios de propagação de trincas por fadiga. 

Um exemplo de resultado deste tipo de ensaio está apresentado na figura abaixo, que apresenta a taxa de crescimento da trinca (da/dN) e a variação do fator de intensidade de tensão (∆K) para diferentes comprimentos de trinca. 

Imagem associada para resolução da questão


Ref.: Dowling, Norman E. Mechanical Behavior of Materials eBook: International Edition. Pearson Higher Ed, 2013. 

Um modelo muito utilizado para este tipo de ensaio é o modelo exponencial definido pela Lei de Paris, que permite calcular a inclinação da linha reta no gráfico log-log corresponde ao expoente m e o intercepto com o eixo y definido como C Imagem associada para resolução da questão

Supondo que dois pontos hipotéticos de um determinado ensaio são A =(10,10−5) e B = (100,10−2), os valores dos parâmetros são 


Alternativas
Q2520142 Engenharia Mecânica
Uma caixa é sustentada por quatro cabos em paralelo, os quais encontram-se conectados ao teto e a caixa diretamente. Considere que os cabos são todos iguais e podem ser considerados flexíveis, com módulo de elasticidade E e seção reta de área A

Assinale a opção que indica a rigidez equivalente desse sistema de cabos. 
Alternativas
Q2520140 Engenharia Mecânica
O comportamento de um material ao ser submetido a um carregamento é de extrema importância para o levantamento das suas propriedades. Um exemplo é a relação entre tensãodeformação, podendo ser obtida experimentalmente por meio de ensaios de tração. 

Relacione os tipos de materiais às respectivas descrições dos seus diagramas tensão-deformação. 

1. Elástico Linear
2. Elástico Perfeitamente Plástico
3. Elástico com endurecimento linear
4. Perfeitamente Plástico 
(   ) a tensão é constante para qualquer que seja a deformação.
(   ) a relação entre tensão e deformação é linear para qualquer nível de tensão.
(   ) o diagrama é composto por duas retas com inclinações diferentes e não nulas.
(   ) para pequenas deformações o material apresenta relação linear entre tensão e deformação, porém após uma determinada deformação a tensão passa a ser constante. 

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada. 
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: C
4: A
5: B
6: A
7: B
8: B
9: C
10: C
11: E
12: A
13: C
14: C
15: C
16: B
17: B
18: D
19: D
20: D