Questões de Concurso
Sobre mecânica dos sólidos em engenharia mecânica
Foram encontradas 1.474 questões
Um esquemático de um diagrama de Tensão (σ) x Deformação (ε) é mostrado na figura abaixo.
O ponto 1 mostra que, no regime elástico, com uma tensão de 180 MPa, tem-se uma deformação específica (adimensional) de 0,09 %. Antes da ruptura, o ensaio foi interrompido no ponto 2 e houve um descarregamento. As parcelas de deformações plástica e elástica, provocadas pelo carregamento indicado no ponto 2 e o módulo de elasticidade do material definido com base nos dados do carregamento do ponto 1 são, respectivamente,
I. Durante o ensaio de tração, a curva tensão-deformação é obtida, permitindo identificar regiões como o limite de proporcionalidade, o limite de escoamento e o limite de resistência à tração.
II. O módulo de elasticidade representa a rigidez do material e é determinado pela inclinação da região plástica da curva tensão-deformação.
III. A estricção que ocorre após o ponto de carga máxima é caracterizada pela redução da área da seção transversal do corpo de prova, indicando o início da fratura.
IV. O alongamento percentual e a redução de área são parâmetros calculados a partir desse ensaio e são utilizados para avaliar a ductilidade do material.
Quais estão corretas?

Diante do exposto, assinale a alternativa que expressa o ponto do gráfico registrado através da letra e o limite correspondente, respectivamente.
Para obterem-se as equações dos esforços cortantes por meio da equação do momento fletor, é preciso
Em relação a esse equilíbrio, observe a ilustração a seguir:

A natureza que melhor descreve o equilíbrio em cada uma das situações (“a”, “b” e “c”) da ilustração acima, respectivamente, é:
Considerando a análise de resultantes de forças e de momentos em um sistema composto por um corpo sujeito à ação de diversas componentes dispostas, espacialmente, ao redor do mesmo, afirma-se que:
I. É possível reduzir um sistema de forças e momentos que atuam em um corpo a uma única força e um único momento atuando sobre um ponto específico.
II. Um sistema reduzido de forças e momentos pode ser dito equivalente se reproduzir o mesmo efeito de translação e rotação que as componentes aplicavam a ele antes de sua simplificação.
III. Para definirmos que um corpo está em equilíbrio, basta verificarmos se o somatório das forças horizontais e o somatório das forças verticais que atuam sobre ele são nulos, ou seja, iguais a zero.
IV. No espaço tridimensional, o momento de uma força em relação a um ponto O é uma grandeza vetorial calculada por meio do produto vetorial, o qual envolve o vetor posição, que indica a distância e direção do ponto O até a linha de ação da força, e o próprio vetor força.
Estão corretas apenas as afirmativas
O nome dado ao corpo em que o método utilizado para obtenção do seu centro de gravidade requer que o dividamos em conjuntos de corpos de formatos “mais simples”, podendo ser segmentados em suas partes constituintes de forma a evitar a necessidade de aplicação de integração no processo, é corpo
As palavras que preenchem, corretamente e respectivamente, o texto, completando-o, são:

Ao avaliar o quadro acima, da esquerda para a direita, de cima para baixo, os termos que, corretamente, o preenchem são:
Um dos fatores que pode justificar essa diferença expressiva entre teoria e prática no universo do estudo da resistência dos materiais é a

A alternativa que apresenta as reações Ra e Rb dos apoios da viga horizontal com as devidas cargas aplicadas é:
Julgue o item a seguir, em relação a vibrações mecânicas.
Na associação de molas em paralelo, o coeficiente elástico resultante é a soma dos coeficientes individuais das molas; já na associação em série, o inverso do coeficiente elástico resultante é o somatório dos inversos dos coeficientes individuais de cada mola.
Julgue o item a seguir, em relação a vibrações mecânicas.
A respeito da velocidade crítica, ou modo natural de vibração, quanto maior for o valor da rigidez, menor será o primeiro modo natural de vibração.
Julgue o item a seguir, em relação a vibrações mecânicas.
Em sistemas não amortecidos, a frequência angular natural é definida pela raiz quadrada do quociente da massa pelo coeficiente de elasticidade.