Questões de Concurso
Sobre modelagem, controle e instrumentação de processos químicos em engenharia química e química industrial
Foram encontradas 131 questões
Explosivos iniciadores:
Nos termopares tipo K, CROMEL é a denominação para uma liga de
O afastamento mínimo, em metros, entre qualquer gasoduto enterrado e outras instalações subterrâneas nãointegrantes do gasoduto é
Sabe-se que o gás natural não tem odor. Para distribuição e serviço, esse gás deve passar por um processo que permite, em caso de vazamento, a sua pronta detecção. De acordo com a ANP 104, de 08 de julho de 2002, a concentração de odorante é detectável ao olfato humano quando sua concentração na atmosfera atingir
Para impedir sobrepressão na tubulação, são utilizados como dispositivos de proteção as válvulas
Os erros sistemáticos são caracterizados por três tipos de erros. Numere a COLUNA I de acordo com a COLUNA II fazendo a relação entre o tipo de erro sistemático e as características desses erros.
COLUNA I COLUNA II
1.Erros instrumentais. ( ) Comportamento físico ou químico não ideal de reagentes.
2.Erros metodológicos. ( ) Todos os dispositivos de medidas.
3.Erros pessoais. ( ) Leitura de escalas na direção da melhor precisão.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
O critério Geral de Estabilidades de sistema de controle de Realimentação (feedback) estabelece que
Sobre unidades e medidas é INCORRETO afirmar que:
Julgue as afirmações em V (verdadeiro) ou F (falso).
I – Gestão de Qualidade é um sistema formalizado que documenta processos, procedimentos e responsabilidades para alcançar os objetivos e a politica de qualidade.
II – O Controle de Qualidade são as técnicas e atividades geradas para garantir a qualidade de um produto ou processo.
III – Algumas técnicas e ferramentas da qualidade são utilizada para auxiliar no controle do processo, alguns exemplos são: Cartas de Controle, Diagrama de Pareto e Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, sendo que ambas estão relacionadas com a solução e compreensão de um problema.
IV – O Brainstorming e o Benchmarking são técnicas dentro de um grupo de pessoas buscando soluções interessantes e criativas de um problema.
Assinale a alternativa CORRETA, considerando o julgamento das afirmações de cima para baixo:
Considere a figura a seguir:
O gráfico representa o comportamento dinâmico de um sistema frente a uma perturbação do tipo degrau, sendo y o desvio do estado inicial. Desta forma, as curvas I, II e III representam, respectivamente, a ação de um controlador do tipo
A nomenclatura de equipamentos industriais em uma planta de processos segue a norma ISA 5.1 – Símbolos e identificação de instrumentos. Considere a forma geral: XX – YZZ A/B de nomenclatura de equipamentos e, assinale a alternativa correta.
( ) A coagulação química tem como principal função o controle do biofilme gerado no processo.
( ) A oxidação química somente faz a remoção da DBO e de graxas.
( ) A precipitação química tem por finalidade a remoção da DBO e SST em sistemas quimicamente assistidos.
( ) A oxidação química controla odores em redes de esgoto, estações de tratamento e estações de recalques.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
I. A produção brasileira de cloro representa 80% do mercado latino-americano e responde por 4% do PIB nacional.
II. O produto possui uma série de derivados químicos utilizados em indústrias e empresas prestadoras de serviços. Entre os principais deles, está o PVC (policloreto de vinila), um dos plásticos mais versáteis e largamente empregado na construção civil. Outros derivados estão presentes em processos dos setores de siderurgia e mineração que, por sua vez, fornecem matéria-prima para os segmentos automotivo, eletrônicos e elétricos, recreação etc.
III. Como o cloro e a soda são produzidos em uma proporção fixa, o suprimento de um pode ser delimitado pela demanda do outro e vice-versa.
Assinale
I. A indústria petroquímica brasileira é um caso clássico de oligopólio concentrado, ao menos nas atividades de 1ª e 2ª geração, com elevadas barreiras à entrada, concentração em grandes empresas e movimentos cíclicos de investimentos, preços e margens de lucro.
II. As unidades de segunda geração produzem resinas termoplásticas como os polietilenos (PEBD – Polietileno de Baixa Densidade, PEAD – Polietileno de Alta Densidade e PEBDL – Polietileno de Baixa Densidade Linear) e o polipropileno (PP), além de intermediários, resultantes do processamento dos produtos primários, como MVC (monocloreto de vinila), estireno, acetato de vinila, TDI (di-isocianato de tolueno), óxido de propeno, fenol, caprolactama, acrilonitrila, óxido de eteno, ácido acrílico, com aplicações específicas. Esses intermediários são transformados em produtos finais petroquímicos, como o polipropileno (PP), o polietileno tereftalato (PET), o policloreto de vinila (PVC), o estireno/poliestireno (PS), ABS (acrilonitrila-butadieno-estireno), além de outras resinas termoestáveis, polímeros para fibras sintéticas, elastômeros, poliuretanas, bases para detergentes sintéticos e tintas.
III. Os petroquímicos intermediários costumam ser transportados na forma sólida, por caminhão, aos produtores de terceira geração, cujas plantas não se situam necessariamente próximas às de segunda geração. Nota-se que é amplo o número de produtos obtidos na segunda geração petroquímica e é com base neles que a terceira geração produz uma grande diversidade de produtos plásticos.
Assinale
I. Os produtores de primeira geração do Brasil – os craqueadores – fracionam a nafta, seu principal insumo, ou o gás natural, mais recentemente, transformando-os em petroquímicos básicos, como olefinas (principalmente eteno, propeno e butadieno) e aromáticos (tais como benzeno, tolueno e xilenos).
II. O eteno é um produto barato, de simples obtenção e uma importante matéria-prima para a produção do polietileno. Sua distribuição é realizada preferencialmente por dutos e ocorre próximo às centrais petroquímicas, visto que os custos de transporte para locais mais distantes são mais elevados devido à periculosidade do produto.
III. Já o propeno é um derivado do processamento da nafta usado na fabricação de produtos sem substitutos próximos, com elevado custo de manuseio. Tal fato faz com que a distribuição do produto também seja realizada por dutos em regiões próximas aos pólos petroquímicos. É insumo petroquímico necessário para a produção de polipropileno, uma das mais utilizadas resinas plásticas.
Assinale
I. O etano é a matéria-prima que proporciona os menores custos de processamento. É obtido a partir do gás natural, no qual se encontra em proporções reduzidas, variando, conforme sua origem, da ordem de cerca de 40%.
II. O etano apresenta duas limitações: sua utilização é restrita às regiões com facilidade de acesso aos campos produtores de gás natural, dadas as dificuldades de transporte além-mar; e praticamente só gera eteno, deixando, em conseqüência, de suprir as outras olefinas e os aromáticos.
III. A nafta tem sido a alternativa mais utilizada pelos países ou regiões sem acesso fácil a jazidas de gás natural.
Assinale
Acerca de equipamentos de processo, julgue o próximo item.
Uma bomba alternativa apresenta uma curva de desempenho
que relaciona o fluxo e a altura manométrica, de maneira que
o fluxo diminui à medida que a pressão aumenta.
Acerca de equipamentos de processo, julgue o próximo item.
Uma bomba centrífuga funciona impelindo o fluido por
deslocamento positivo na palheta do rotor, gerando uma
diferença de potencial piezométrico com consequente
transferência de energia cinética ao fluido.
Acerca de equipamentos de processo, julgue o próximo item.
O permutador de casco e tubo é um conjunto de tubos
montados dentro de um casco no qual se transfere o calor por
condução-convecção entre dois fluidos, um quente e outro
frio, através das paredes dos tubos, com um dos fluidos
circulando dentro dos tubos, enquanto o outro escoa por fora
entre os tubos e o casco.