Questões de Concurso Sobre modelagem, controle e instrumentação de processos químicos em engenharia química e química industrial

Foram encontradas 145 questões

Q3300087 Engenharia Química e Química Industrial

Em relação à engenharia de bioprocessos e processos bioquímicos, julgue o item a seguir. 


A modelagem matemática dos bioprocessos é fundamental para prever o comportamento do sistema e melhorar as condições de operação, possibilitando uma utilização mais eficaz e sustentável dos recursos. 

Alternativas
Q3275848 Engenharia Química e Química Industrial

Julgue o próximo item, relativo a processos laboratoriais na ciência e tecnologia de alimentos. 


A calibração de instrumentos analíticos pode ser substituída por verificações esporádicas, desde que os equipamentos estejam funcionando normalmente. 

Alternativas
Q3206873 Engenharia Química e Química Industrial
Considere estas informações: (a) uma solução saturada de determinado sal entra em um cristalizador a 90 ºC e com vazão mássica de 80 kg/h; (b) uma solução saturada sai do cristalizador a 50ºC a 51,42 kg/h; e (c) a solubilidade desse sal a 90 ºC é de 180 g para cada 100 g de água.

Com base nessas informações, a solubilidade desse sal a 50 ºC é aproximadamente
Alternativas
Q3206862 Engenharia Química e Química Industrial
Um equipamento essencial na refinaria é a coluna de destilação atmosférica, que tem por objetivo separar as frações de petróleo. A destilação a vácuo é um complemento da destilação atmosférica, que visa à redução do ponto de ebulição das frações pesadas e permite a separação do óleo cru a temperaturas menores, se comparada com a destilação atmosférica.

Os produtos oriundos da destilação a vácuo, como o gasóleo leve e pesado de vácuo, seguem para unidades de
Alternativas
Q3206861 Engenharia Química e Química Industrial
O petróleo pode ser considerado como um conjunto de hidrocarbonetos e não-hidrocarbonetos. Por ser encontrado em reservatórios distintos, suas propriedades são diferentes, como a densidade e viscosidade, por exemplo. Esses parâmetros podem ser determinados via valores médios ou correlações matemáticas.

NÃO é considerado(a) um parâmetro de caracterização do petróleo a(o)
Alternativas
Q3206847 Engenharia Química e Química Industrial
Uma barra de cobre de 550 g, inicialmente a 200°C, é imersa em um calorímetro contendo 200 mL de água a 25°C. O volume específico e a capacidade calorífica da água são considerados iguais a 0,001 m3 /kg e 4,18 J/(g°C), respectivamente, e a capacidade calorífica do cobre é igual a 0,385 J/(g°C).
Desprezando-se a capacidade calorífica do calorímetro, qual a temperatura de equilíbrio do sistema?
Alternativas
Q3206846 Engenharia Química e Química Industrial
Considera-se que 2 mols de oxigênio (O₂) estão confinados em um balão a 298 K. O gás, que se comporta idealmente, sofre uma expansão isotérmica reversível, triplicando o seu volume inicial.
Com base nesses dados, qual o valor do trabalho realizado pelo gás durante o processo?
Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Engenheiro – Área Químico |
Q3189957 Engenharia Química e Química Industrial

Considere um sistema de controle representado pela função de transferência de malha fechada:


Imagem associada para resolução da questão


O engenheiro deseja ajustar o sistema para reduzir o tempo de subida sem introduzir oscilação significativa. Qual dos ajustes no controlador seria mais adequado?

Alternativas
Ano: 2025 Banca: UFCG Órgão: UFCG Prova: UFCG - 2025 - UFCG - Engenheiro – Área Químico |
Q3189946 Engenharia Química e Química Industrial
Um sistema de controle de temperatura é modelado como um sistema de primeira ordem com uma constante de tempo T=5 minutos e ganho K=2. A entrada é um degrau unitário. Qual será a resposta em regime permanente do sistema?
Alternativas
Q2485447 Engenharia Química e Química Industrial
Em processos de tratamento de efluentes, são realizados processos unitários químicos, físicos e biológicos a fim de obter excelência ao efluente tratado e possibilitar seu reuso ou disposição final segura tanto para o meio ambiente quanto para as pessoas. Os processos unitários químicos geralmente são mais utilizados nas etapas de tratamento secundário e terciário a fim de remover compostos químicos ou estabilizar macronutrientes, como o nitrogênio e o ferro. Sobre esses processos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A coagulação química tem como principal função o controle do biofilme gerado no processo.
( ) A oxidação química somente faz a remoção da DBO e de graxas.
( ) A precipitação química tem por finalidade a remoção da DBO e SST em sistemas quimicamente assistidos.
( ) A oxidação química controla odores em redes de esgoto, estações de tratamento e estações de recalques.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo é:
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Engenheiro de Alimentos |
Q2476596 Engenharia Química e Química Industrial
A respeito de sanitizantes utilizados na indústria de alimentos, Considere as afirmativas a seguir.
I. A frequente utilização de hipoclorito de sódio, em soluções aquosas, deve-se, principalmente, pela estabilidade da concentração de íon hipoclorito e sua forte ação antimicrobiana numa ampla faixa de pH da solução.
II. Os compostos sanitizantes à base de iodo possuem como aspecto positivo à sua utilização a característica de serem inodoros.
III. Os compostos à base de ácido peracético possuem ação antimicrobiana eficiente contra esporos bacterianos.
Está correto o que se afirma em
Alternativas
Ano: 2024 Banca: FGV Órgão: SES-MT Prova: FGV - 2024 - SES-MT - Engenheiro de Alimentos |
Q2476595 Engenharia Química e Química Industrial
O rótulo de uma substância química sanitizante de superfície, aprovada para uso na indústria de alimentos, contém a seguinte inscrição: “elimina 99,99% dos micróbios”.
Em termos de ciclos logarítmicos (ciclos log), tal substância, se utilizada de maneira adequada, poderá reduzir até 
Alternativas
Q2474447 Engenharia Química e Química Industrial
Em relação à indústria de cloro, analise as afirmativas a seguir:


I. A produção brasileira de cloro representa 80% do mercado latino-americano e responde por 4% do PIB nacional.


II. O produto possui uma série de derivados químicos utilizados em indústrias e empresas prestadoras de serviços. Entre os principais deles, está o PVC (policloreto de vinila), um dos plásticos mais versáteis e largamente empregado na construção civil. Outros derivados estão presentes em processos dos setores de siderurgia e mineração que, por sua vez, fornecem matéria-prima para os segmentos automotivo, eletrônicos e elétricos, recreação etc.


III. Como o cloro e a soda são produzidos em uma proporção fixa, o suprimento de um pode ser delimitado pela demanda do outro e vice-versa.



Assinale
Alternativas
Q2474446 Engenharia Química e Química Industrial
Em relação à segunda geração da produção petrolífera, analise as afirmativas a seguir:


I. A indústria petroquímica brasileira é um caso clássico de oligopólio concentrado, ao menos nas atividades de 1ª e 2ª geração, com elevadas barreiras à entrada, concentração em grandes empresas e movimentos cíclicos de investimentos, preços e margens de lucro.


II. As unidades de segunda geração produzem resinas termoplásticas como os polietilenos (PEBD – Polietileno de Baixa Densidade, PEAD – Polietileno de Alta Densidade e PEBDL – Polietileno de Baixa Densidade Linear) e o polipropileno (PP), além de intermediários, resultantes do processamento dos produtos primários, como MVC (monocloreto de vinila), estireno, acetato de vinila, TDI (di-isocianato de tolueno), óxido de propeno, fenol, caprolactama, acrilonitrila, óxido de eteno, ácido acrílico, com aplicações específicas. Esses intermediários são transformados em produtos finais petroquímicos, como o polipropileno (PP), o polietileno tereftalato (PET), o policloreto de vinila (PVC), o estireno/poliestireno (PS), ABS (acrilonitrila-butadieno-estireno), além de outras resinas termoestáveis, polímeros para fibras sintéticas, elastômeros, poliuretanas, bases para detergentes sintéticos e tintas.


III. Os petroquímicos intermediários costumam ser transportados na forma sólida, por caminhão, aos produtores de terceira geração, cujas plantas não se situam necessariamente próximas às de segunda geração. Nota-se que é amplo o número de produtos obtidos na segunda geração petroquímica e é com base neles que a terceira geração produz uma grande diversidade de produtos plásticos.



Assinale
Alternativas
Q2474445 Engenharia Química e Química Industrial
Em relação à primeira geração da produção petrolífera, analise as afirmativas a seguir:


I. Os produtores de primeira geração do Brasil – os craqueadores – fracionam a nafta, seu principal insumo, ou o gás natural, mais recentemente, transformando-os em petroquímicos básicos, como olefinas (principalmente eteno, propeno e butadieno) e aromáticos (tais como benzeno, tolueno e xilenos).


II. O eteno é um produto barato, de simples obtenção e uma importante matéria-prima para a produção do polietileno. Sua distribuição é realizada preferencialmente por dutos e ocorre próximo às centrais petroquímicas, visto que os custos de transporte para locais mais distantes são mais elevados devido à periculosidade do produto.


III. Já o propeno é um derivado do processamento da nafta usado na fabricação de produtos sem substitutos próximos, com elevado custo de manuseio. Tal fato faz com que a distribuição do produto também seja realizada por dutos em regiões próximas aos pólos petroquímicos. É insumo petroquímico necessário para a produção de polipropileno, uma das mais utilizadas resinas plásticas.


Assinale
Alternativas
Q2474443 Engenharia Química e Química Industrial
Em relação a matérias-primas, analise as afirmativas a seguir:

I. O etano é a matéria-prima que proporciona os menores custos de processamento. É obtido a partir do gás natural, no qual se encontra em proporções reduzidas, variando, conforme sua origem, da ordem de cerca de 40%.


II. O etano apresenta duas limitações: sua utilização é restrita às regiões com facilidade de acesso aos campos produtores de gás natural, dadas as dificuldades de transporte além-mar; e praticamente só gera eteno, deixando, em conseqüência, de suprir as outras olefinas e os aromáticos.


III. A nafta tem sido a alternativa mais utilizada pelos países ou regiões sem acesso fácil a jazidas de gás natural.



Assinale
Alternativas
Q2474332 Engenharia Química e Química Industrial
Um material “composto”, ou “compósito” é o resultado da combinação de dois ou mais materiais distintos em suas propriedades com o objetivo se obter uma combinação das propriedades das fases componentes. É uma classe heterogênea de material. O processamento de materiais compósitos é feito de diversas maneiras. Uma técnica de processamento de materiais compósitos é
Alternativas
Q2444896 Engenharia Química e Química Industrial

Acerca de equipamentos de processo, julgue o próximo item.


Uma bomba alternativa apresenta uma curva de desempenho que relaciona o fluxo e a altura manométrica, de maneira que o fluxo diminui à medida que a pressão aumenta.

Alternativas
Q2444895 Engenharia Química e Química Industrial

Acerca de equipamentos de processo, julgue o próximo item.


Uma bomba centrífuga funciona impelindo o fluido por deslocamento positivo na palheta do rotor, gerando uma diferença de potencial piezométrico com consequente transferência de energia cinética ao fluido.

Alternativas
Q2444894 Engenharia Química e Química Industrial

Acerca de equipamentos de processo, julgue o próximo item.


O permutador de casco e tubo é um conjunto de tubos montados dentro de um casco no qual se transfere o calor por condução-convecção entre dois fluidos, um quente e outro frio, através das paredes dos tubos, com um dos fluidos circulando dentro dos tubos, enquanto o outro escoa por fora entre os tubos e o casco.

Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: B
4: A
5: C
6: A
7: B
8: C
9: B
10: C
11: D
12: B
13: C
14: E
15: E
16: C
17: A
18: E
19: E
20: C