Questões de Concurso
Sobre amostragem de conglomerados em estatística
Foram encontradas 38 questões
No que se refere a técnicas de amostragem, julgue o item a seguir.
É correto afirmar que a situação a seguir caracteriza uma amostragem por conglomerados: um mapa é dividido em 1.000 áreas, das quais 10 são escolhidas ao acaso; e todos os indivíduos existentes nessas áreas selecionadas são submetidos a uma entrevista para opinar acerca de determinado assunto.
Os dados a seguir representam uma população de 140 indivíduos dividida em cinco conglomerados.
Considere um estudo baseado em uma amostra aleatória simples sem reposição de dois conglomerados desta população.
Com base nesses dados, assinale a afirmativa correta.
Leia o texto a seguir.
Nesse tipo de amostragem, os elementos da população são, primeiramente, divididos em grupos distintos. Cada elemento da população pertence a um e somente a um grupo. Então, uma amostra aleatória simples dos grupos é obtida. Todos os elementos dentro de cada grupo selecionado formam a amostra. Essa amostragem tende a fornecer melhores resultados quando os elementos dentro dos grupos não são semelhantes. No caso ideal, cada grupo é uma versão representativa em menor escala de toda a população.
SWEENEY, D. J.; WILLIAMS, T. A.; ANDERSON, D. R. Estatística aplicada à administração e economia. Cengage Learning, 2013.
A definição acima refere-se ao método de amostragem:
Julgue o item seguinte, acerca de amostragem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um perito quer estudar a renda de trabalhadores rurais em uma área do interior do estado de Minas Gerais. Dada a impossibilidade de se fazer um sorteio aleatório dos trabalhadores rurais para a seleção da amostra, essa área do estado foi dividida em pequenas subáreas disjuntas. Foram selecionadas aleatoriamente algumas subáreas e o perito procurou entrevistar todos os trabalhadores rurais existentes dentro dessas subáreas selecionadas.
Nessa situação, o desenho amostral é conhecido como amostragem
sistemática.
Para a realização de uma pesquisa de campo, uma amostra por conglomerados deverá ser extraída. São considerados como unidades da população os 27 estados brasileiros que, para essa finalidade estão classificados como mais (11 UFs) ou menos (16 UFs) desenvolvidos.
Supondo que a amostra será de n = 5, a probabilidade de que sejam sorteados dois mais desenvolvidos e três menos desenvolvidos é de:
Uma pesquisa realizada com passageiros estrangeiros que se encontravam em determinado aeroporto durante um grande evento esportivo no país teve como finalidade investigar a sensação de segurança nos voos internacionais. Foram entrevistados 1.000 passageiros, alocando-se a amostra de acordo com o continente de origem de cada um — África, América do Norte (AN), América do Sul (AS), Ásia/Oceania (A/O) ou Europa. Na tabela seguinte, N é o tamanho populacional de passageiros em voos internacionais no período de interesse da pesquisa; n é o tamanho da amostra por origem; P é o percentual dos passageiros entrevistados que se manifestaram satisfeitos no que se refere à sensação de segurança.
Em cada grupo de origem, os passageiros entrevistados
foram selecionados por amostragem aleatória simples. A última
linha da tabela mostra o total populacional no período da pesquisa,
o tamanho total da amostra e Ppop representa o percentual
populacional de passageiros satisfeitos.
A partir dessas informações, julgue o próximo item.
Na situação apresentada, o desenho amostral é conhecido
como amostragem aleatória por conglomerados, visto que a
população de passageiros foi dividida por grupos de origem.
Sobre as vantagens da amostragem por conglomerados, avalie as afirmativas a seguir.
I. O plano amostral é mais eficiente já que dentro dos conglomerados os elementos tendem a ser mais parecidos.
II. Não há necessidade de uma lista de identificação dos elementos da população.
III. Tem, em geral, menor custo por elemento, principalmente quando o custo por observação cresce se aumenta a distância entre os elementos.
Está correto o que se afirma em
Julgue o item a seguir, a respeito de amostragem por conglomerados, considerando uma população U = {1, ..., 6} com conglomerados C1 = {1}, C2 = {2, 3} e C3 = {4, 5, 6} e o vetor de dados associado D = (15, 10, 4, 5, 8, 6).
Na amostragem por conglomerados, a população é subdividida
em grupos com tamanhos não necessariamente iguais. A
amostra obtida consiste da união dos conglomerados
escolhidos e geralmente o tamanho dessa amostra é uma
variável aleatória.
Julgue o item a seguir, a respeito de amostragem por conglomerados, considerando uma população U = {1, ..., 6} com conglomerados C1 = {1}, C2 = {2, 3} e C3 = {4, 5, 6} e o vetor de dados associado D = (15, 10, 4, 5, 8, 6).
Se dois dos três conglomerados — C1, C2, C3 — da população
U forem escolhidos para formar a amostra, a média amostral
assume os seguintes possíveis valores: 29/3, 17/2 e 33/5, de
modo que cada um desses valores ocorre com a mesma
probabilidade, isto é, 1/3.
Julgue o item a seguir, a respeito de amostragem por conglomerados, considerando uma população U = {1, ..., 6} com conglomerados C1 = {1}, C2 = {2, 3} e C3 = {4, 5, 6} e o vetor de dados associado D = (15, 10, 4, 5, 8, 6).
Se dois dos três conglomerados — C1, C2, C3 — da população
U forem escolhidos em seguida para formar a amostra, as
possíveis amostras serão: {1, 2, 3}, {1, 4, 5, 6}, {2, 3, 1},
{2, 3, 4, 5, 6}, {4, 5, 6, 1}, {4, 5, 6, 1, 2, 3}.
Um estatístico resolve realizar um levantamento de campo através de uma amostra por conglomerados, selecionando todos os indivíduos dos clusters previamente selecionados.
Sobre esse desenho amostral, é correto afirmar que:
A amostragem sistemática pode ser considerada um caso específico de amostragem por conglomerados, em que os conglomerados têm tamanhos iguais e duas amostras são selecionadas para observação.