Questões de Concurso
Sobre planejamento e experimento em estatística
Foram encontradas 57 questões
Considere as seguintes afirmativas sobre Pesquisa Operacional:
I. Função Objetivo é uma expressão matemática em que aparecem as variáveis de decisão, a qual só pode ser maximizada.
II. Restrição é a expressão matemática de um limite aplicável a uma dada variável ou a uma combinação de variáveis.
III.O Método de Aproximação de Vogel é uma rotina de cálculos utilizada para obter, em princípio, uma solução aproximada para o problema de Designação.
IV.O algoritmo Húngaro é a rotina especial de cálculos para se obter a solução do Problema de Transporte.
Estão corretas as afirmativas:
Considere o plano em blocos completos aleatorizados, com resposta dada por Yij, onde o índice i se refere ao i-ésimo tratamento e o índice j se refere ao j-ésimo bloco, com i = 1,2,...,t e j = 1,2,...,b.
Com respeito a tal plano, analise as afirmativas abaixo.
I - As variáveis aleatórias Yij são independentes e identicamente distribuídas.
II - A soma de quadrados de tratamentos é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.
III - O quadrado médio de tratamentos é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.
IV - A estimativa da variância do erro, dada pelo quadrado médio do erro, é sempre menor em comparação ao experimento não considerando blocagem.
Está correto APENAS o que se afirma em
Para qualquer planejamento de experimento 2k com n réplicas, as estimativas dos efeitos são calculadas a partir de
Uma empresa do ramo de turismo procurou um analista de mercado para realizar uma pesquisa de satisfação do seu serviço. Supondo que o nível de significância adotado pelo analista foi de 5% e que o tamanho da amostra foi de 2401 indivíduos, assinale a opção que indica o erro amostral utilizado na pesquisa.
Dado: = 1,96.
Experimento A. Seleciona-se uma amostra aleatória de n=30 itens produzidos pela empresa. Cada item será encaminhado ao laboratório e medido uma única vez usando o instrumento em avaliação. Um único laboratorista faz todas as medições e o experimento é totalmente aleatorizado.
Experimento B. Seleciona-se uma amostra aleatória de n=15 itens produzidos pela empresa. Cada item será encaminhado ao laboratório e medido duas vezes usando o instrumento em avaliação. Um único laboratorista faz todas as medições, mas não tem conhecimento de que está medindo as mesmas amostras várias vezes. O experimento é totalmente aleatorizado.
Experimento C. Seleciona-se uma amostra aleatória de n=10 itens produzidos pela empresa. Cada item será encaminhado ao laboratório e medido três vezes usando o instrumento em avaliação. Um único laboratorista faz todas as medições, mas não tem conhecimento de que está medindo as mesmas amostras várias vezes. O experimento é totalmente aleatorizado.
Experimento D. Seleciona-se uma amostra aleatória de n=6 itens produzidos pela empresa. Cada item será encaminhado ao laboratório e medido cinco vezes usando o instrumento em avaliação. Um único laboratorista faz todas as medições, mas não tem conhecimento de que está medindo as mesmas amostras várias vezes. O experimento é totalmente aleatorizado.
Das 4 propostas apresentadas, a melhor alternativa seria
Os níveis, fatores e combinações são, respectivamente, em número de
( ) Deve ser utilizado quando as unidades experimentais apresentam heterogeneidade em algum aspecto com potencial influência nas variáveis a serem medidas. ( ) Deve ser utilizado quando o ambiente ou as condições de contorno nas quais estarão as unidades experimentais não apresentarem fatores que as influenciem de forma distinta. ( ) É recomendado em situações onde se corre risco de perder repetições durante o experimento.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
1. Os experimentos em quadrados latinos são aqueles que levam em consideração os princípios básicos do controle local feito em dois sentidos perpendiculares, em que um deles é chamado de linhas e o outro de colunas. 2. Nos experimentos em quadrados latinos, o número de linhas é igual ao número de colunas que difere por sua vez do número de tratamentos. 3. A variável resposta é avaliada em todas as combinações possíveis de tratamentos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
1. Se o efeito do fator for significativo, e os níveis desse fator forem quantitativos, podem-se decompor os graus de liberdade dos tratamentos em regressão linear, quadrática e cúbica desde que a relação seja linear. 2. Se o efeito do fator for significativo, e os níveis desse fator forem qualitativos, podem-se decompor os graus de liberdade dos tratamentos em regressão linear e quadrática e cúbica desde que a relação seja linear. 3. Os graus de liberdade podem ser decompostos em regressão linear, quadrática e cúbica somente se o efeito do fator não for significativo e os níveis desse fator forem quantitativos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
I - O número total de unidades experimentais é igual a l ao quadrado, sendo l o número de tratamentos. II - Cada tratamento é representado uma única vez e ao acaso, em cada linha e em cada coluna. III - O número de tratamentos é igual ao número de repetições. IV - Este delineamento é aconselhável quando o número de tratamentos oscila entre 3 e 10.
A quantidade de itens certos é igual a
Seja um experimento balanceado com dois Fatores (A e B) de efeitos fixos. Considerando que o experimento satisfaz todos os pressupostos para a ANOVA, a Tabela abaixo mostra os resultados obtidos.
Qual o número de repetições para cada tratamento e a
conclusão do experimento?
Analise os exemplos abaixo.
I - Uma usina de cana-de-açúcar que explora um canavial.
II - Um orfanato que vende seus produtos hortigranjeiros.
III - Um convento que mantém apenas um curso de alfabetização de adultos.
A(s) unidade(s) que deve(m) ser recenseada(s) é(são):