Questões de Concurso Sobre análises clínicas em farmácia

Foram encontradas 2.219 questões

Q3107874 Farmácia
Analise as assertivas a seguir.

I. Esterilização: destruição ou remoção de todas as formas de vida microbiana, incluindo os endósporos, possivelmente com exceção dos príons.

II. Desinfecção: destruição de patógenos na forma vegetativa em tecidos vivos.

III. Antissepsia: destruição de patógenos na forma vegetativa.

IV. Degerminação: remoção de micro-organismos de uma área limitada, como a pele ao redor do local da aplicação de uma injeção.

V. Sanitização: tratamento destinado a reduzir as contagens microbianas nos utensílios alimentares a níveis seguros de saúde pública.


Qual das assertivas apresentam definições INCORRETAS?
Alternativas
Q3107873 Farmácia
A intoxicação por opioides ocorre quando há uso elevado de uma substância dessa classe, excedendo a dose pertencente à janela terapêutica medicamentosa, causando efeitos tóxicos no organismo. Essa intoxicação pode advir de sobredosagem acidental, agonismo farmacêutico, interação medicamentosa ou abuso de alguma substância de classe opioide. Qual é o medicamento para promover a reversão de intoxicação de opioides?
Alternativas
Q3107872 Farmácia
O antídoto é a substância que se opõe ao efeito tóxico atuando sobre o toxicante. Os antídotos e determinados medicamentos são essenciais ao tratamento de algumas intoxicações. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma relação correta entre toxicante e seu antídoto.
Alternativas
Q3107867 Farmácia
Uma mulher de 45 anos, viúva, mãe de 4 filhos, nega ser hipertensa e diabética, queixa-se de dor no membro superior esquerdo, por esforço repetitivo relata que não consegue engolir os medicamentos. Qual das opções é o indicado para essa paciente? 
Alternativas
Q3107866 Farmácia
Qual é o método de separação, usado para separar os componentes de uma mistura com base em suas diferentes capacidades de adsorção em um material sólido ou de dissolução em um líquido móvel?
Alternativas
Q3107865 Farmácia
Resistência antimicrobiana tornou-se o principal problema de saúde pública no mundo, afetando todos os países, desenvolvidos ou não. Ela é uma inevitável consequência do uso indiscriminado de antibióticos em humanos e animais. Analise as assertivas a seguir sobre resistência bacteriana.

I. Streptococcus pneumoniae (penicilina insensível), Haemophilus influenzae (resistente à ampicilina) e Shigella spp. (fluoroquinolonaimune).

II. Enterococcus faecium (resistente à linezolide), Staphylococcus aureus (resistente linezolide), Helicobacter pylori (imune à claritromicina), Campylobacter spp e Salmonella (ambas resistentes às fluoroquinolonas) e Neisseria gonorrhoeae (resistente à linezolide e à fluoroquinolona).

III. Evitar a auto-medicação, os antibióticos devem ser sempre prescritos por um médico e nunca devem ser tomados sem a supervisão de um médico. Os antibióticos devem ser especialmente para doenças virais, como a gripe.

IV. Resistentes a carbapenêmicos, os chamados antibióticos de amplo espectro, estão a Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa, algumas enterobactérias como Klebsiella pneumonie, Escherichia coli e várias espécies dos gêneros Serratia e Proteus. No caso das Klebsiellas, já foram encontrados casos em que nenhum antibiótico é eficaz.

Aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107864 Farmácia
Sobre tipagem sanguínea e fator rh, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107862 Farmácia
Sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, Portaria nº 344, de 12 de maio de 1998, do Ministério da Saúde, analise as assertivas a seguir.

I. Notificação de Receita B1, validade após emissão de 30 dias. Exemplos de substancia B1: Alprazolam, Bromazepam, Clonazepam, Clordiazepóxido, Diazepam, Anfetamina, Fenobarbital Flurazepam, Flunitrazepam, Lorazepam .

II. C1, C4 e C5, validade após emissão de 30 dias. Quantidade por Receituário: C1 e C5 = 3 Medicamentos ou 3 Substâncias, C4 = 5 Medicamentos ou 5 Substâncias. Exemplos de substância: Amitriptilina, Clorpromazina, Celecoxibe, Etoricoxibe, Dissulfiram, Fenitoína, Fluoxetina, Halotano, naratriptana Haloperidol, Isoflurano, Lítio, Misoprostol, Sevoflurano, Sertralina.

III. Receituário de Antimicrobianos (duas vias) é válida em todo o território nacional, por 10 dias a contar da data de sua emissão, A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2 (segunda) via ser devolvida ao paciente.

IV. Art. 53: O aviamento ou dispensação de Receitas de Controle Especial, contendo medicamentos a base de substâncias constantes das listas "C1" (outras substâncias sujeitas a controle especial) e "C5" (anabolizantes) deste Regulamento Técnico e de suas atualizações, em qualquer forma farmacêutica ou apresentação, é privativo de farmácia ou drogaria e somente poderá ser efetuado mediante receita, sendo a "1ª via - Retida no estabelecimento farmacêutico" e a "2ª via - devolvida ao paciente", com o carimbo comprovando o atendimento.

V. A Notificação de Receita Especial da Talidomida, terá validade de 15 (quinze) dias, contados a partir de sua emissão e somente dentro da Unidade Federativa que concedeu a numeração.



Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107861 Farmácia
Sobre o Receituário de Antimicrobianos conforme a RDC 471, analise as assertivas a seguir.

I. A receita de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, por 10 (dez) dias a contar da data de sua emissão.

II. A dispensação em farmácias e drogarias públicas e privadas dar-se-á mediante a retenção da 1ª (primeira) via da receita, devendo a 2ª (segunda) via ser devolvida ao paciente.

III. A receita poderá conter a prescrição de outras categorias de medicamentos, de controle especial.

IV. Não há limitação do número de medicamentos antimicrobianos prescritos por receita, desde que não contenha medicamento de controle especial, em situações de tratamento prolongado a receita poderá ser utilizada para aquisições posteriores dentro de um período de 90 (noventa) dias a contar da data de sua emissão.

V. Não há necessidade de retenção de receita de medicamentos de uso tópico contendo neomicina ou neomicina associada a bacitracina. A retenção de receita é obrigatória para antimicrobianos de venda sob prescrição, isoladas ou em associação.

VI. É vedada a devolução, por pessoa física, de antimicrobianos industrializados ou manipulados para drogarias e farmácias, salvo exceções.


Assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3107858 Farmácia
Consideramos uma vacina um material que contém:
Alternativas
Q3101131 Farmácia

Ao finalizar o exame de hemograma de um paciente pediátrico, o farmacêutico liberou a seguinte observação (associada às alterações identificadas) no campo da observação do laudo:



Imagem associada para resolução da questão



Considerando a sugestão diagnóstica e a observação do farmacêutico para o caso, atente-se para as alterações hematológicas descritas a seguir.


I- Hemácias normocrômicas apresentando discreta anisocitose macrocítica.


II- Hemácias apresentando acentuada anisocitose com numerosos drepanócitos.


III- Hemácias predominantemente hipocrômicas, com anisocitose macrocítica.


IV- Hemácias apresentando anisopoiquilocitose, com micrócitos e esferócitos.


V- Hemácias apresentando acentuada hipocromia com anisocitose microcítica.



A análise morfológica da série vermelha, compatível com as alterações do hemograma que provocaram a sugestão diagnóstica pelo farmacêutico, é aquela que está descrita em  

Alternativas
Q3101130 Farmácia

Uma paciente de 29 anos compareceu ao pronto atendimento com queixa de dor pélvica e cheiro forte ao urinar. Os dados clínicos revelaram leve dor pélvica à palpação, afebril, normocorada, normotensa e orientada no tempo e no espaço. Nega alergias. O médico solicitou realização de exame de urina e bacterioscopia ao Gram (Gram da gota de urina). A paciente realizou coleta de urina no banheiro do Pronto Atendimento, sem realização de higiene íntima recomendada e, na sequência, a amostra foi entregue ao laboratório pelo técnico da enfermagem para análise.

O exame do sedimento urinário apresentou numerosos epitélios (vaginais), raros leucócitos e numerosas bactérias. Já o exame do Gram da Gota de urina evidenciou raros polimorfonucleares, numerosos cocobacilos Gram-negativos e “Clue Cells”, caracterizadas pela presença de células escamosas, recobertas por cocobacilos, apagamento das bordas citoplasmáticas.

Diante dos dados clínico-laboratoriais descritos no enunciado, pode-se afirmar que a paciente apresenta 

Alternativas
Q3101129 Farmácia

Leia atentamente as informações e caso clínico a seguir para responder a esta questão.  


Imagem associada para resolução da questão



Após a análise dos parâmetros urinários supracitados, julgue as assertivas I e II a seguir:


I. O paciente possivelmente apresenta um quadro de infecção bacteriana, que, correlacionada com a presença de cilindros leucocitários, pode sinalizar processo inflamatório ou infecioso do néfron e, normalmente, associa-se à pielonefrite.


PORQUE


II. O paciente apresenta hematúria, sugerindo alteração à nível glomerular, evidenciado pelo dismorfismo eritrocitário e hemoglobinúria, que consiste na identificação da proteína hemoglobina e albumina no sedimento urinário.



A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3101127 Farmácia

Leia atentamente os dados contidos no enunciado para responder a esta questão.  


Imagem associada para resolução da questão


Com base nos dados descritos no enunciado, pode-se inferir que  


Alternativas
Q3101126 Farmácia

Leia os textos I e II para responder a esta questão.


Texto I


A glicose é o carboidrato utilizado como primeira fonte de energia pelo organismo humano. Dela se obtém energia necessária para a manutenção das reações metabólicas. O exame pelo qual se determina a concentração desse carboidrato no sangue é a Glicemia, que pode ser realizada em jejum, após sobrecarga controlada de açúcar, após o almoço ou até mesmo, de forma aleatória. O objetivo da dosagem da glicemia é a investigação de anormalidade no perfil dos carboidratos, além de triagem e diagnóstico de Diabetes Mellitus (DM).


Texto II



A espectrofotometria é a técnica utilizada em ampla escala para realização da dosagem da glicemia. Os Ensaios colorimétricos enzimáticos, para a determinação da glicemia, utilizam a enzima Glicose Oxidase e Peroxidase sobre o substrato glicose, formando um composto colorido (cor vermelha), cuja absorbância é diretamente proporcional à concentração de glicose na amostra.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Principais métodos laboratoriais: espectrofotometria. 2024. Adaptado: GOLD ANALISA, Kit para determinação da glicose por metodologia enzimática-colorimétrica. Disponível: http://gg.gg/1caq2b. Acesso em: 30 set. 2024.



Diante do exposto, considere o exame e a técnica descritos no enunciado, para julgar as afirmativas a seguir.


I- Se uma amostra em análise apresentou hiperglicemia, a sua absorbância é baixa e, dessa forma, a coloração apresentada pela solução após ação enzimática no substrato glicose foi fraca.


II- Se uma amostra apresentar coloração vermelho escuro, pode ser um indicativo de que a concentração plasmática de glicose está elevada.


III- Se a amostra de um paciente está sendo submetida à técnica descrita no texto II, pode-se afirmar que ela está sujeita à Lei de Lambert-Beer.



Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)  

Alternativas
Q3101124 Farmácia

Ao farmacêutico atuante em laboratórios de Unidades de Pronto Atendimento – Urgência e Emergência, é comum o recebimento de amostras biológicas de pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos. O veneno de algumas cobras peçonhentas, por exemplo, contém enzimas tóxicas capazes de promover alterações significativas no padrão de resposta da coagulação sanguínea das vítimas. O exame de coagulograma é um dos exames que podem ser solicitados em caso de picada de cobra, para avaliação dos distúrbios de coagulação provocados pelo veneno desses animais, que contém enzimas tóxicas que diminuem a quantidade e a qualidade da fibrina, uma proteína fundamental para a coagulação sanguínea.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Estudo do coagulograma. Adaptado de CAMARA, Brunno. Alterações laboratoriais após acidentes com serpentes peçonhentas. 2019. Disponível em: http://gg.gg/1c931s. Acesso em: 27 set. 2024.



Considerando o enunciado, analise as afirmações a seguir sobre as possíveis alterações laboratoriais em um coagulograma de um paciente vítima de acidente com animal peçonhento - Família Viperidae (Jararaca, gênero Bothrops).


I- A picada de cobra pode desencadear uma trombocitose.


II- A picada de cobra pode reduzir o tempo de tromboplastina parcial ativada.


III- A picada de cobra pode causar diminuição do número de plaquetas.


IV- A picada de cobra pode causar prolongamento do tempo de protrombina.


V- A picada de cobra pode prolongar o tempo de coagulação ou tornar o sangue incoagulável.



Estão CORRETAS as afirmativas 

Alternativas
Q3101123 Farmácia

Considere os dados clínico-laboratoriais de um paciente hipotético, apresentados na tabela a seguir, para responder a esta questão:



Imagem associada para resolução da questão



Considerando os dados apresentados, analise as afirmativas a seguir.


I- O elevado valor de HOMA-IR pode ser sinal da existência de resistência à insulina e diabetes descompensada na paciente.


II- O resultado dos exames do perfil glicêmico, associados aos dados clínicos, sugerem risco aumentado para síndrome metabólica.


III- Os resultados das dosagens das proteínas glicadas demonstram que a glicemia da paciente está descontrolada a curto e a longo prazo.


IV-I.Os valores do Índice Homa-beta indicam hipofunção das células beta pancreáticas, o que pode resultar no aumento da glicemia.


V- O exame de hemoglobina glicosilada pode revelar um descontrole glicêmico, indicando, hipoteticamente, ineficácia da farmacoterapia.



Estão CORRETAS as afirmativas

Alternativas
Q3097116 Farmácia
Leia atentamente os dados contidos no enunciado para responder a esta questão.

Um paciente hipotético de 41 anos, IMC: 24,1 (VR: 18 a 25), sexo masculino, realizou coleta de sangue (em jejum de 12 horas) para determinação do perfil lipídico. O analista clínico executou a análise por colorimetria enzimática para dosagem do Colesterol Total, HDL e Triglicérides e utilizou a equação de Friedewald, [LDL] = (CT - HDL) - (TG/5), para determinação das lipoproteínas de densidade baixa e densidade muito baixa. Os resultados obtidos das dosagens laboratoriais foram: Colesterol Total: 186 mg/dL, Triglicerídeos 220 mg/dL, HDL: 60 mg/dL. As frações LDL e VLDL foram calculadas através da equação de Friedewald.

Valores de referência:
Col Total: < 200 mg/dL, Trig < 150 mg/dL, HDL: > 45 mg/dL, LDL: < 130 mg/dL e VLDL: < 30 mg/dL.

Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Tópicos em bioquímica: Lipídeos e lipoproteínas (frações do colesterol). Dados hipotéticos elaborados pelo autor. SJDR – MG, 6 out. 24.

Com base nos dados descritos no enunciado, pode-se inferir que 
Alternativas
Q3097115 Farmácia
Leia os textos I e II para responder a esta questão.

Texto I
As transaminases hepáticas (TGO e TGP) são úteis para a avaliação de estados patológicos no fígado. O objetivo da dosagem é determinar a proporção da lesão aos hepatócitos e guiar o diagnóstico. Associado a outros exames, como bilirrubinas, GGT (Gama Glutamil Transferase), amilase e lipase, pode-se ampliar a investigação de anormalidades nas vias biliares e pancreáticas de um paciente com suspeita de lesões nesses órgãos.
Texto II
Os sinais e sintomas mais comuns que levam os médicos a solicitarem os exames para a avalição do perfil hepático e pancreático são: náusea, vômito, dor abdominal, abdômen globoso, icterícia, diarreia, colúria e acolia. A anamnese bem executada, associada a resultados laboratoriais, pode levar a condutas mais assertivas para [...] o manejo clínico e tratamento do paciente.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Provas especiais de exploração da função hepática, biliar e pancreática: caso clínico elaborado pelo autor. São João Del Rei – MG, Out. 24.

Diante do exposto nos textos I e II, julgue as afirmativas a seguir.

I- Para um paciente que apresenta importante elevação da bilirrubina direta e das transaminases, pode-se inferir a ocorrência de lesão hepática.
II- Uma dosagem de Gama GT elevada pode indicar lesão hepática, mas também pode ser útil para a avaliação de lesões em ductos biliares.
III- Uma suspeita clínica de pancreatite pode ser levantada ao observar-se depleção de amilase e lipase no plasma de um paciente.

Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) 
Alternativas
Q3097114 Farmácia
Diante de uma prescrição de exames laboratoriais, os conhecimentos técnicos sobre a coleta e o processamento de amostras biológicas são importantes para a seleção correta dos tubos e dos procedimentos a serem realizados após a punção venosa. A escolha correta dos tubos, contendo reagente ou anticoagulantes específicos, pode impactar na qualidade dos resultados analíticos. Não se atentar para os detalhes referentes aos processos pré-analíticos pode desencadear uma sucessão de erros, gerando resultados não confiáveis, tampouco seguros para a correta interpretação e manejo clínico dos pacientes. É fundamental que o farmacêutico, analista clínico, coordene ações, no sentido de padronizar os procedimentos relacionados à coleta de sangue, e capacite a sua equipe, para a realização de práticas seguras quanto à execução de todos os procedimentos pré-analíticos que envolvem a correta seleção dos tubos de coleta de sangue.
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Considerações sobre coleta e processamento de amostra. Farmacêutico Bioquímico. São João Del Rei – MG. Out. 2024.

Diante do tema proposto no enunciado, deve-se obter quais amostras biológicas, em quais tipos de tubos de coleta, para a realização dos exames de coagulograma e hemoglobina glicada (HBA1c), respectivamente? 
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: C
5: B
6: D
7: D
8: C
9: A
10: C
11: E
12: C
13: E
14: A
15: C
16: D
17: A
18: C
19: B
20: E