Questões de Farmácia - Assistência Farmacêutica e Saúde Pública para Concurso
Foram encontradas 399 questões
I. Além de promover o uso racional de medicamentos, a Assistência Farmacêutica também tem a função de articular a integração com os serviços, profissionais de saúde, áreas interfaces e coordenação dos programas.
II. Questões políticas, de qualificação da equipe, habilidades gerenciais, motivação e falta de comprometimento com o trabalho podem afetar diretamente no planejamento da Assistência Farmacêutica.
III. A gestão da Assistência Farmacêutica precisa integrar, de forma articulada, os produtos, os serviços e o fazer coletivo: a disponibilização e o uso dos medicamentos, os resultados logísticos e os clínicos e sociais.
Quais estão corretas?
(1) Farmacopéia Brasileira.
(2) Farmacoterapia.
(3) Farmacovigilância.
(4) Perfil nosológico.
( ) A aplicação dos medicamentos na prevenção ou tratamento de doenças.
( ) Identificação e avaliação dos efeitos, agudos ou crônicos, do risco do uso dos tratamentos farmacológicos no conjunto da população ou em grupos de pacientes expostos a tratamentos específicos.
( ) Conjunto de normas e monografias de farmoquímicos, estabelecido por e para um país.
( ) Conjunto de doenças prevalentes e ou incidentes em uma determinada comunidade.
O Ciclo da Assistência Farmacêutica compreende um sistema integrado e de sequências lógicas, cujos componentes apresentam naturezas técnicas, científicas e operacionais que representam as estratégias e o conjunto de ações necessárias para a implementação da Assistência Farmacêutica.
Assinale a alternativa que indica corretamente as ações que compreendem o Ciclo de Assistência Farmacêutica.
Um medicamento pode ser descrito como um produto farmacêutico que tenha objetivo profilático, curativo ou paliativo, que pode ter diversas formas farmacêuticas, como cápsulas, comprimidos, líquidos entre outros.
Assinale a alternativa correta sobre a definição de MEDICAMENTO REFERÊNCIA.
Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica no Brasil, como declarado na Política Nacional de Medicamentos, é importante ter como ponto de partida o seu ciclo. Este se constitui de diversas etapas integradas. Analise as assertivas e assinale a alternativa CORRETA.
I. A seleção é um processo de escolha de medicamentos, baseada em critérios epidemiológicos, técnicos e econômicos, estabelecidos por uma Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), visando a assegurar medicamentos seguros, eficazes e custo-efetivos com a finalidade de racionalizar seu uso, harmonizar condutas terapêuticas, direcionar o processo de aquisição, produção e políticas farmacêuticas. A CFT deve ser composta apenas de profissionais farmacêuticos.
II. Área física destinada à estocagem e guarda dos produtos, visando à manutenção das suas características físicoquímicas, conforme suas especificidades, é denominada de Central de Abastecimento Farmacêutico, que é assim chamada para diferenciar-se dos termos inadequados: almoxarifado, depósito, armazém e outros espaços físicos destinados à estocagem de todos os tipos de materiais.
III. Durante a dispensação, deve-se elaborar cadastro de cada paciente; analisar a prescrição, separar o medicamento, confrontando-o com a receita, no ato da entrega; marcar na receita os itens atendidos e não atendidos; orientar o paciente esclarecendo os pontos mais importantes e dúvidas existentes; registrar no cadastro do paciente as informações pertinentes à dispensação, acompanhar e avaliar o uso.
A seleção de medicamentos é uma etapa importante do ciclo da assistência farmacêutica. Assinale a alternativa correta sobre essa atividade.
Leia as afirmativas a seguir:
I. A redução de hospitalizações desnecessárias é um benefício das Redes de Atenção nos Sistemas de Saúde.
II. A Estratégia Saúde da Família é composta pelas ações de vigilância, promoção, prevenção e controle de doenças e agravos.
III. No ciclo da assistência farmacêutica, a aquisição de medicamentos é uma das principais atividades, visto que o mesmo é um insumo fundamental de suporte às ações de saúde.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. A Educação Permanente em Saúde propõe estratégias que possibilitam a construção coletiva do conhecimento.
II. Prescrição, segundo a Política Nacional de Medicamentos, é o ato de definir o medicamento a ser consumido pelo paciente sem a respectiva posologia.
III. A terapia medicamentosa não pode ser bem-sucedida se o processo de prescrição, preparação e administração não for realizado corretamente.
Marque a alternativa CORRETA:
Um paciente chega à farmácia ambulatorial do hospital com uma prescrição médica de haloperidol 2mg/mL solução oral, para uso contínuo. A posologia indicada são 20 gotas (equivalente a 1 mL) três vezes ao dia. Sabendo-se que cada frasco contém 20 mL de medicamento, a quantidade de frascos que devem ser dispensados para atendê-lo durante um mês (30 dias) é:
Segundo o RENAME 2014, considere as afirmativas a seguir.
I. Fenoximetilpenicilina potássica 80.000 UI/ml pó para solução oral Doença falciforme, conforme Doença falciforme: condutas básicas para tratamento (2012)
II. Fluconazol 100 mg cápsula Infecções fúngicas sistêmicas e meningites, conforme Guia
III. De doenças infecciosas e parasitárias (2010) e Guia de vigilância em saúde (2014)
IV. Fosamprenavir 50 mg/ml suspensão oral Infecção pelo HIV (Portaria SVS/MS nº 27 –02/12/2013 e Portaria SVS/MS nº 12 – 28/04/2014)
V. Fosfato de oseltamivir 30 mg cápsula Influenza, conforme Protocolo de tratamento da influenza (2013)
Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
Sobre as metas que o gestor pode adotar para gerenciar os produtos da classe A da curva ABC, analise os itens abaixo:
I. Aumentar o nível de estoque
II. Estabelecer protocolos de utilização
III. Reduzir os prazos de abastecimento
IV. Aumentar os prazos de abastecimento
V. Reduzir os estoques
Está(ão) CORRETO(S) apenas
A Política Nacional de Assistência Farmacêutica (PNAF), elaborada em 2004, “[...] é parte integrante da Política Nacional de Saúde, envolvendo um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde e garantindo os princípios da universalidade, integralidade e equidade” (BRASIL, 2004, p. 1). A PNAF tem estabelecido, entre seus eixos estratégicos, a promoção do uso racional de medicamentos (URM), por intermédio de ações que disciplinem a prescrição, a dispensação e o consumo.
Sobre as estratégias desenvolvidas no Brasil para a promoção do URM, analise as assertivas e identifique com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) A notificação relacionada ao uso de medicamentos, entre as demais ações de farmacovigilância, é uma das ações para promoção do URM.
( ) As Comissões de Farmácia e Terapêutica (CFT) possuem caráter obrigatório no Brasil como ocorre com as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).
( ) As listas de medicamentos essenciais dos estados e municípios são organizadas com base na Relação Nacional de Medicamentos (RENAME) e objetivam promover disponibilidade, acesso, sustentabilidade, qualidade e uso racional de medicamentos.
( ) A Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) atende aos questionamentos de profissionais de saúde e de qualquer pessoa, geralmente, por telefone ou meio eletrônico, fornecendo informações atualizadas, fidedignas e imparciais sobre medicamentos.
( ) O formulário terapêutico tem por objetivo orientar as escolhas terapêuticas para o uso de medicamentos, servindo como uma ferramenta de consulta rápida sobre medicamentos, importante na promoção do URM. Todos os estados e municípios devem adotar o mesmo formulário terapêutico.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é
Sobre a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), assinale a alternativa incorreta.
Considere um hospital regional de uma cidade com população de 100.000 pessoas. Você, como farmacêutico(a) recém admitido no serviço, é responsável pela assistência farmacêutica. Analise os critérios que devem ser observados para a programação do consumo de medicamentos para três meses nesse hospital:
I- A programação deverá ser feita a partir de uma lista de medicamentos padronizados.
II- A programação poderá ser feita com base no consumo médio mensal dos últimos 12 meses.
III- Deve-se avaliar quais medicamentos são para o tratamento de doenças sensíveis à sazonalidade para realizar o ajuste quantitativo.
IV Não é necessário considerar a posição de estoque para a programação, já que a mesma é para os três meses subsequentes.
Estão corretas as afirmativas
No que tange à Atenção Farmacêutica, diferentes atuações são possíveis e de elevada importância sob a ótica da saúde coletiva:
I- Prevenção da morbimortalidade, associada ao uso de medicamentos.
II- Resolver problemas de duplicação terapêutica, automedicação, falta de adesão aos tratamentos prescritos.
III- Monitoramento de parâmetros clínicos, principalmente em pacientes com doenças crônicas.
IV- Avaliar interação entre todos os medicamentos em uso pelos pacientes, tais como sob prescrição, de venda livre, suplementos e fitoterápicos.
São atuações, previstas pela atenção farmacêutica, os itens
Sobre o processo de dispensação de medicamentos, é INCORRETO afirmar que
Em um acompanhamento farmacoterapêutico, o farmacêutico descobriu que a paciente tinha diagnóstico de osteoporose, com densidade mineral óssea de -2,6 na coluna lombar, e não estava utilizando o medicamento adequado para o caso.
O Problema Relacionado ao Medicamento (PRM) e a medida a ser adotada para o caso são, respectivamente,
A Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) é fundamental para a promoção do uso racional dos medicamentos e, também, constitui-se de um acervo de medicamentos e insumos que norteará a produção nacional e o consequente desenvolvimento do complexo industrial da saúde. Em termos estruturais, a Rename é formada por componentes que irão nortear o nível de acesso que se constitui de/da:
I- Componente Básico da Assistência Farmacêutica.
II- Componente Estratégico da Assistência Farmacêutica.
III- Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.
IV- Relação Nacional de Insumos Farmacêuticos.
V- Relação Nacional de Medicamentos de Uso Hospitalar.
Estão corretas as afirmativas
Qualquer que seja a doença, de longa duração ou passageira, o tratamento deve ser bem entendido pelo paciente. A promoção do uso racional de medicamentos é um componente muito importante de uma política nacional de medicamentos. Das alternativas apresentadas, qual NÃO está relacionada com o uso racional de medicamentos.