Questões de Farmácia - Farmacognosia e Farmacobotânica para Concurso
Foram encontradas 227 questões
Entre os medicamentos da biodiversidade incluem-se os fitoterápicos e os fitofármacos que são duas classes de medicamento distintas.
Sobre esses medicamentos, analise as proposições a seguir.
I- Os medicamentos fitoterápicos são provenientes de plantas utilizadas para tratar doenças, porém não apresentam comprovação científica de eficácia e segurança.
II- Os fitofármacos são considerados medicamentos da biodiversidade de origem vegetal e diferem dos fitoterápicos por serem substâncias purificadas e isoladas a partir de matéria-prima vegetal com estrutura química e atividade farmacológica definidas.
III- A principal diferença entre os fitoterápicos e fitofármacos é que os fitoterápicos não necessitam de controle de qualidade durante o processo de fabricação.
IV- Fitofármacos são isolados e utilizados exclusivamente em práticas de medicina tradicional e não têm aplicação na medicina moderna.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Primeira coluna: nome da planta medicinal
1.Agrião (Nasturtium officnale R.Br.) 2.Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) 3.Babosa (Aloe arborescens) 4.Boldo (Plectranthus barbatus Andrews)
Segunda coluna: uso popular
(__)Tosse e bronquite. (__)Má disgestão e azia. (__)Contusões e dores reumáticas. (__)Ressaca alcoólica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Uma das técnicas mais empregadas para extração de alcaloides a partir de matrizes orgânicas, baseia-se na extração líquido-líquido. Sobre o procedimento para extração deste grupo de substâncias, marque a afirmativa correta.
Se um extrato seco de Ginkgo biloba contém 24% de flavonóides conforme declarado em seu certificado de análise, e se ele é usado para preparar um produto cuja apresentação comercial é de 80mg por cápsula, podemos concluir, corretamente, que
Com relação a esse estudo hipotético, julgue o próximo item.
Quanto maior a concentração dos taninos, menor a
palatabilidade das folhas da espécie em estudo.
Com relação a esse estudo hipotético, julgue o próximo item.
Os flavonoides, de fato, não seriam encontrados no estudo
em questão, pois são metabólitos exclusivos de raízes e
caules.
Com relação a esse estudo hipotético, julgue o próximo item.
A espécie em estudo deve possuir grande ação
anti-inflamatória, devido à presença de cumarinas, que são
metabólitos secundários da classe dos polifenóis.
Com relação a esse estudo hipotético, julgue o próximo item.
Saponinas são glicosídeos do metabolismo secundário
vegetal, caracterizados pela formação de espuma.
Sobre os produtos naturais de uso farmacêutico, avalie as proposições a seguir:
I- O desenvolvimento de novos fármacos a partir de produtos naturais vegetais pode ser exemplificado com o desenvolvimento de analgésicos opioides a partir da investigação química das substâncias ativas presentes no ópio extraído de uma das plantas medicinais (Papaver somniferum L., papoula). II- Como excipientes farmacêuticos de origem vegetal temos destaque a celulose, o amido e o ácido algínico. III- Com o desenvolvimento da área de síntese pela química farmacêutica, não se desenvolvem mais medicamentos a partir de produtos naturais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
A que se refere a descrição acima? Marque a alternativa CORRETA.
As farmácias magistrais devem garantir segurança, qualidade e eficácia das fórmulas manipuladas. Qual das afirmativas apresentadas em relação às substâncias de baixo índice terapêutico está INCORRETA.
Em uma farmácia de manipulação as matérias-primas devem ser analisadas no seu recebimento, efetuando-se, no mínimo, os testes abaixo relacionados conforme determina a RDC nº 67/2007, respeitando-se as suas características físicas e mantendo-se os resultados por escrito, dentre os testes feitos, somente assinale a alternativa que indique todos os testes descritos na RDC.
“... é aquele que contém o mesmo ou os mesmos princípios ativos, apresenta mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica, e que é equivalente ao medicamento registrado no órgão federal responsável pela vigilância sanitária, podendo diferir somente em características relativas ao tamanho e forma do produto, prazo de validade, embalagem, rotulagem, excipientes e veículo, devendo sempre ser identificado por nome comercial ou marca”.
Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/ptbr/acessoainformacao/perguntasfrequentes/medi camentos/conceitos-e-definicoes>. Acesso em: 01 set. 2023.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem um papel fundamental na Política Nacional de Medicamentos (PNM). A definição apresentada no texto corresponde a medicamento