Questões de Concurso
Sobre farmacognosia e farmacobotânica em farmácia
Foram encontradas 235 questões
I. A presente Resolução não contempla as boas práticas para a manipulação de radiofármacos, mas sim de antibióticos, hormônios, citostáticos e substâncias sujeitas a controle especial.
II. Para a dispensação de preparações magistrais contendo substâncias sujeitas a controle especial devem ser atendidas todas as demais exigências da legislação específica (Portaria nº 344/1998).
III. Cabe ao farmacêutico garantir todas as condições necessárias para o cumprimento das normas técnicas de manipulação, conservação, transporte, dispensação e avaliação final do produto manipulado.
Quais estão corretas?
( ) A oclusão reduz a absorção cutânea.
( ) Preparações que se destinam a atuar na superfície da pele funcionam melhor se a absorção for mínima.
( ) A via transdérmica evita o efeito de primeira passagem hepática, reduzindo os efeitos adversos de alguns fármacos.
( ) As Cefalosporinas agem inibindo a síntese protéica bacteriana através de ligação com a subunidade ribossomal 50S, e assim, impedindo a translocação peptídica.
( ) As Cefalosporinas não penetram no LCS em concentrações suficiente para que sejam úteis ao tratamento da meningite.
( ) O mecanismo mais prevalente de resistência bacteriana às Cefalosporinas consiste na destruição dos fármacos por hidrólise do anel Beta-Lactâmico.
Sobre os produtos naturais de uso farmacêutico, julgue as proposições a seguir:
I- A capsaicina e a pilocarpina são fármacos obtidos de matéria-prima vegetal.
II- Muitos fármacos que não ocorrem na natureza tiveram sua obtenção facilitada a partir de substâncias que puderam ser usadas como precursores na sua síntese, como foi o caso dos fármacos esteroidais.
III- Um exemplo de precursor natural na síntese de fármacos foi o sildenafil, que é um composto da classe dos taxanos.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Entre os medicamentos da biodiversidade incluem-se os fitoterápicos e os fitofármacos que são duas classes de medicamento distintas.
Sobre esses medicamentos, analise as proposições a seguir.
I- Os medicamentos fitoterápicos são provenientes de plantas utilizadas para tratar doenças, porém não apresentam comprovação científica de eficácia e segurança.
II- Os fitofármacos são considerados medicamentos da biodiversidade de origem vegetal e diferem dos fitoterápicos por serem substâncias purificadas e isoladas a partir de matéria-prima vegetal com estrutura química e atividade farmacológica definidas.
III- A principal diferença entre os fitoterápicos e fitofármacos é que os fitoterápicos não necessitam de controle de qualidade durante o processo de fabricação.
IV- Fitofármacos são isolados e utilizados exclusivamente em práticas de medicina tradicional e não têm aplicação na medicina moderna.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
Primeira coluna: nome da planta medicinal
1.Agrião (Nasturtium officnale R.Br.) 2.Alecrim (Rosmarinus officinalis L.) 3.Babosa (Aloe arborescens) 4.Boldo (Plectranthus barbatus Andrews)
Segunda coluna: uso popular
(__)Tosse e bronquite. (__)Má disgestão e azia. (__)Contusões e dores reumáticas. (__)Ressaca alcoólica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
Sobre os produtos naturais de uso farmacêutico, avalie as proposições a seguir:
I- O desenvolvimento de novos fármacos a partir de produtos naturais vegetais pode ser exemplificado com o desenvolvimento de analgésicos opioides a partir da investigação química das substâncias ativas presentes no ópio extraído de uma das plantas medicinais (Papaver somniferum L., papoula). II- Como excipientes farmacêuticos de origem vegetal temos destaque a celulose, o amido e o ácido algínico. III- Com o desenvolvimento da área de síntese pela química farmacêutica, não se desenvolvem mais medicamentos a partir de produtos naturais.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
