Questões de Concurso Sobre farmacologia cardiovascular em farmácia

Foram encontradas 627 questões

Q3131951 Farmácia
Insuficiência cardíaca é resulta de várias doenças cardíacas, incluindo a doença arterial coronariana, hipertensão, cardiomiopatias e valvopatias, e é uma das principais causas de hospitalização e mortalidade em todo o mundo (Barros et al., 2024). Com base nas terapias usadas na insuficiência cardíaca, assinale a alternativa CORRETA utilizada na insuficiência cardíaca aguda. 
Alternativas
Q3131948 Farmácia
Em relação aos bloqueadores dos canais de cálcio, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__)Os bloqueadores dos canais de cálcio de liberação retardada, ou aqueles com meias-vidas longas, proporcionam um controle mais uniforme da pressão arterial e são mais apropriados para o tratamento da hipertensão crônica.
(__)As diferenças hemodinâmicas entre os bloqueadores dos canais de cálcio podem influenciar a escolha de determinado fármaco.
(__)O diltiazem é o que apresenta maior efeito depressor sobre o coração, podendo diminuir tanto a frequência cardíaca como o débito cardíaco. O verapamil tem ações intermediárias.
(__)As doses de bloqueadores dos canais de cálcio utilizadas no tratamento da hipertensão assemelham-se àquelas recomendadas para tratamento da angina.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Q3131947 Farmácia
As concentrações máximas de enalaprilate, o metabólito ativo do enalapril, são observadas em 3 a 4 horas após a administração do enalapril. É CORRETO afirmar que a meia-vida do enalaprilate é de cerca de: 
Alternativas
Q3131946 Farmácia
A maioria dos β-antagonistas tem meias-vidas na faixa de 3 a 10 horas. É CORRETO afirmar que uma exceção importante é o esmolol, que é hidrolisado rapidamente e tem meia-vida de cerca de:
Alternativas
Q3131945 Farmácia
Assinale a alternativa CORRETA que é um antagonista competitivo α 1 com uma estrutura bastante diferente daquela da maioria dos outros bloqueadores dos receptores α 1. Ela tem biodisponibilidade alta e uma meia-vida de 9 a 15 horas. É muito metabolizada no fígado.
Alternativas
Q3131944 Farmácia
Em relação a ativação do receptor de dopamina, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__)A administração intravenosa de dopamina promove a dilatação de vasos renais, esplâncnicos, coronarianos, cerebrais e, talvez, outros vasos de resistência, por meio da ativação de receptores D1.
(__)A dopamina, pode ativar os receptores adrenérgicos em concentrações mais altas.
(__)Em doses moderadas, a dopamina ativa os receptores α no coração, causando um aumento na frequência cardíaca e na contratilidade.
(__)Em altas doses, a dopamina ativa receptores β1 vasculares, levando à vasoconstrição, inclusive no leito vascular renal.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Residência - Farmácia |
Q3130533 Farmácia
Para pacientes idosos, os medicamentos tiazídicos costumam ser a primeira escolha de tratamento de hipertensão arterial sistêmica porque
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Residência - Farmácia |
Q3130504 Farmácia
O uso de anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) pode interferir na ação dos medicamentos anti-hipertensivos. Isso acontece porque os AINEs podem inibir a produção de prostaglandinas renais, diminuindo o efeito de alguns antihipertensivos. Considerando essa interação medicamentosa, qual classe de anti-hipertensivos é recomendada para pacientes idosos em uso de terapia com AINEs? 
Alternativas
Q3127017 Farmácia
A doença aterosclerótica pode ser desencadeada por vários fatores, dentre eles: idade, genética, dislipidemia, hipertensão sistêmica, tabagismo, obesidade e etilismo. Condutas como reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos podem reverter fatores de risco da doença. Quando estes não são suficientes, o tratamento farmacológico através dos fármacos redutores de lipídios se faz necessário.
Acerca desta classe de fármacos, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3123294 Farmácia
Como é chamado o aparelho projetado para tratar arritmias cardíacas potencialmente fatais, como a fibrilação ventricular e a taquicardia ventricular, enviando uma descarga elétrica controlada ao coração, restaurando o ritmo cardíaco normal? 
Alternativas
Q3107857 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta o anti-hipertensivo que também tem indicação de uso para situações de ansiedade e prevenção da enxaqueca.
Alternativas
Q3103198 Farmácia
Enalapril, captopril, anlodipino são fármacos...
Alternativas
Q3091697 Farmácia
Em farmacologia, substâncias agonistas são aquelas que
Alternativas
Q3087999 Farmácia
Os fármacos anti-hipertensivos podem ser classificados de acordo com seus locais ou mecanismos de ação. Eles reduzem a pressão arterial ao agir na resistência periférica, débito cardíaco ou em ambos.

Fonte: HILAL-DANDAN, R, BRUNTON, L. L. Manual de Farmacologia e Terapêutica de Goodman & Gilman. 2. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015 (Adaptado).

A Losartana apresenta-se como um fármaco anti-hipertensivo por apresentar uma ação:
Alternativas
Q3081962 Farmácia
Em Divinópolis, o cardiologista prescreveu isoproterenol para um paciente de 58 anos com arritmia cardíaca. Esse medicamento foi selecionado devido à sua capacidade de ativar diretamente os receptores β1 e β2-adrenérgicos, induzindo uma resposta cardíaca máxima similar à provocada pela epinefrina. Considerando os princípios gerais de farmacologia, um composto que se une a um receptor e desencadeia a máxima resposta biológica possível, replicando a ação de um ligante endógeno, trata-se de agonista:
Alternativas
Q3081234 Farmácia
A destruição de plaquetas pode ser causada por todas as substâncias abaixo, EXCETO
Alternativas
Q3081232 Farmácia
Os receptores para a apo B-100 estão associados à captação de
Alternativas
Q3081231 Farmácia
Paciente, sexo masculino, 56 anos de idade, hipertenso, com hábitos tabágicos ativos, recorre ao médico de família para consulta de rotina. Trata-se de um doente com antecedentes de enfarte agudo do miocárdio pessoal e familiar. Há cerca de 1 ano e meio está medicado com ramipril 5mg (inibidor da enzima conversora de angiotensina), AAS (inibidor da agregação plaquetária) 100mg e sinvastatina 20mg (droga que inibe a síntese do colesterol). Os exames recentes foram os seguinte: Hb 15.1g/dL, creatinina plasmática 0.87 mg/dL, CT 300mg/dL, LDL-C 142 mg/dL,TG 120 mg/dL HDL-C 25 mg/dL.

Qual dos parâmetros relacionados abaixo está diretamente associado ao transporte reverso do colesterol e tem função antioxidante?
Alternativas
Q3081230 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 69 anos, negro. Diagnóstico de DPOC. Fuma há 35 anos (três maços/dia). Portador de hipertensão arterial sistêmica. Infecção Respiratória recente agravou os sintomas respiratórios.

Queixa: Dispneia progressiva, fraqueza, falta de energia, tosse crônica produtiva e sibilo. Procurou ‘atendimento médico. Uso de broncodilatador (Formoterol 6 mcg (2x/dia) e corticosteróide inalatório (Budesonida 200 mcg (2x/dia). Faz uso de antiagregante plaquetário (AAS 100 mg/dia) Para a HAS, faz uso de iECA (Lisinopril 20 mg/dia) e antagonista beta 1 adrenérgico (Metoprolol 50 mg (2x/dia) Exame Físico: aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, esforço expiratório, murmúrio vesicular universalmente diminuído e sibilância. Gasometria arterial: pH = 7,28; PaCO2 = 69 mmHg; PaO2 = 52mmHg; HCO3 =30 mEq/L; BE = + 4 e SaO2 = 81%. Radiografia de tórax: sinais de hiperinsuflação com retificação das cúpulas diafragmáticas, aumento dos espaços intercostais, aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax. PA = 160x100 mmHg; FC = 118 bpm; FR = 30 ipm


Assinale a alternativa que corresponde à interpretação CORRETA em relação ao estado ácido base do paciente. 
Alternativas
Q3077397 Farmácia
Um farmacêutico está realizando a dispensação de um medicamento para um paciente com diagnóstico de hipertensão arterial. Ao verificar a prescrição, observa que o médico prescreveu um fármaco do grupo dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA). Considerando a classificação terapêutica dos medicamentos, qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de outro fármaco que poderia ser utilizado como terapia adjuvante no tratamento da hipertensão arterial?
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: D
4: C
5: D
6: A
7: A
8: D
9: D
10: C
11: E
12: C
13: B
14: B
15: A
16: C
17: B
18: B
19: B
20: C