Questões de Concurso Sobre farmacologia cardiovascular em farmácia

Foram encontradas 641 questões

Q3171909 Farmácia
Hipertensão arterial sistêmica é causa de cardiopatia hipertensiva e fator de risco maior para doenças decorrentes de aterosclerose e trombose, as quais se exteriorizam por acometimento isquêmico cardíaco, cerebral, vascular periférico e renal. Sobre esse tema, analise as afirmações abaixo:

1. A prevenção primária e o tratamento de hipertensão podem ser feitos por meio do controle de fatores de risco para hipertensão arterial, promovendo a mudança de estilo de vida dos indivíduos (tratamento não medicamentoso).
2. Para pacientes hipertensos não responsivos a intervenções não medicamentosas e àqueles com pré-hipertensão e Diabete Melito (DM) ou doença cardiovascular prévia indica-se tratamento medicamentoso.
3. Significativa proporção de pacientes hipertensos necessita de dois ou mais agentes para adequado controle de Pressão Arterial (PA). Praticamente todas as associações de anti-hipertensivos têm efeito aditivo na redução da PA e, presumivelmente, na prevenção de eventos cardiovasculares.
4. Os riscos decorrentes da elevação da PA são inversamente proporcionais aos valores pressóricos usuais dos indivíduos, existindo um ponto que delimite claramente valores normais e anormais de pressão arterial.
5. Pacientes gestantes com hipertensão possuem indicação absoluta para uso de Inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina (IECA).

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:
Alternativas
Q3164528 Farmácia
Com base nos fármacos utilizados na hipertensão, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um fármaco que bloqueia o transportador vesicular de aminas nos nervos noradrenérgicos e provoca depleção das reservas de transmissores.
Alternativas
Q3160971 Farmácia
Os anti-inflamatórios esteroides e não esteroides (AINEs) são amplamente utilizados no tratamento de processos inflamatórios e na redução da dor. Qual dos medicamentos abaixo é um anti-inflamatório não esteroide (AINE)?
Alternativas
Q3156065 Farmácia

        O procedimento para o doseamento da espironolactona é assim descrito na farmacopeia brasileira: pesar, com exatidão, cerca de 50 mg da amostra e dissolvê-los em álcool metílico; completar o volume para 250 mL com o mesmo solvente; em seguida, diluir a solução com álcool metílico até a concentração de 0,001% (p/v); preparar solução padrão na mesma concentração, utilizando o mesmo solvente; medir as absorvâncias das soluções resultantes em 238 nm, utilizando a ́lcool metílico para ajuste do zero; calcular o teor de espironolactona na amostra a partir das leituras obtidas.



Com base no procedimento descrito, julgue o seguinte item.


A espironolactona é fármaco diurético e anti-hipertensivo utilizado para tratar hipertensão arterial.  



Alternativas
Q3155578 Farmácia
Um homem de 65 anos com histórico de hipertensão e diabetes controlados é admitido no pronto-socorro com queixas de fadiga e leve desconforto torácico. Exames laboratoriais revelam elevação moderada de troponina I sérica. O eletrocardiograma não apresenta alterações sugestivas de isquemia e o ecocardiograma mostra função ventricular normal. Após investigação, é constatado que o paciente possui doença renal crônica estágio 4, sem evidências de eventos agudos cardiovasculares. Com base no caso apresentado, qual a explicação mais plausível para a elevação de troponinas nesse paciente?
Alternativas
Q3155577 Farmácia
“A compreensão da regulação hormonal do metabolismo é essencial para o estudo das adaptações metabólicas em diferentes estados fisiológicos” (Nelson & Cox, 2017). Em um indivíduo em jejum prolongado, qual é o principal mecanismo compensatório para a manutenção da glicemia?
Alternativas
Q3155572 Farmácia
“A glicólise é a principal via metabólica para a degradação da glicose, gerando energia rapidamente mesmo na ausência de oxigênio” (Berg et al., 2015). Durante um exercício intenso, o NADH produzido na glicólise precisa ser reciclado para manter o fluxo da via. Nesse contexto, qual é o destino predominante do NADH no músculo em condições anaeróbias?
Alternativas
Q3155276 Farmácia
A insuficiência cardíaca é um distúrbio na função ventricular, em que o coração não consegue suprir as necessidades do corpo com a quantidade de sangue adequada, podendo provocar falta de ar e fadiga. Na Insuficiência Cardíaca (IC), observa-se alterações como: aumento compensatório na frequência cardíaca e ativação do sistema renina-angiotensina, promovendo o aumento da liberação de renina. O fármaco mais indicado para ajudar a atenuar esses dois efeitos citados, ajudando, assim, a diminuir a morbidade e a mortalidade associada à IC, é:
Alternativas
Q3155275 Farmácia
Sabe-se que há diversas classes de medicamentos disponíveis para diminuir o risco de Doenças Cardiovasculares (DCs), bem como uma variação considerável na resposta ao tratamento. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os digitálicos são amplamente utilizados principalmente no tratamento da insuficiência cardíaca, pois aumentam a força de contração do miocárdio atrial e ventricular (ação inotrópica positiva).
( ) A dobutamina é um agente inotrópico negativo de ação direta que atua principalmente estimulando os receptores beta-2 adrenérgicos aumentando a sua contratilidade, podendo ser utilizada em casos de choque cardiogênico.
( ) Os antiarrítmicos de classe IA atuam bloqueando o canal potássio como a lidocaína; possuem efeitos depressivos sobre a condução elétrica do coração, retardando o estímulo elétrico cardíaco.
( ) Com a utilização de digitálicos com um diurético espoliador de potássio, o efeito do digitálico pode ser aumentado, sendo capaz de desencadear efeitos tóxicos ao organismo.

A sequência está correta em
Alternativas
Q3149734 Farmácia
A classificação de Singh-Vaughan Williams dos antiarrítmicos é o esquema mais amplamente utilizado. Ela deve ser vista como um método para classificar a ação do medicamento. O esquema oferece potenciais mecanismos de ação terapêutica dos fármacos e também é útil na previsão de potenciais reações adversas dos fármacos. O esquema identifica quatro classes de ação dos medicamentos (Katzung & Vanderah, 2023). É CORRETO afirmar que a ação de classe 3, é:
Alternativas
Q3149733 Farmácia
Com base nas propriedades dos fármacos bloqueadores dos receptores β, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a um fármaco com biodisponibilidade aproximada de 90%.
Alternativas
Q3149728 Farmácia
Com base nos mecanismos de ação dos vasodilatadores, assinale a alternativa CORRETA que tem como mecanismo de ação a ativação dos receptores de dopamina.
Alternativas
Q3137014 Farmácia
A dobutamina é uma amina simpatomimética sintética de ação direta capaz de otimizar os benefícios hemodinâmicos globais da ativação dos receptores β-adrenérgicos nos pacientes com quadro de insuficiência circulatória cardiogênica aguda. São exemplos de efeitos adversos graves e/ou comuns produzidos pela dobutamina, EXCETO:
Alternativas
Q3131951 Farmácia
Insuficiência cardíaca é resulta de várias doenças cardíacas, incluindo a doença arterial coronariana, hipertensão, cardiomiopatias e valvopatias, e é uma das principais causas de hospitalização e mortalidade em todo o mundo (Barros et al., 2024). Com base nas terapias usadas na insuficiência cardíaca, assinale a alternativa CORRETA utilizada na insuficiência cardíaca aguda. 
Alternativas
Q3131948 Farmácia
Em relação aos bloqueadores dos canais de cálcio, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__)Os bloqueadores dos canais de cálcio de liberação retardada, ou aqueles com meias-vidas longas, proporcionam um controle mais uniforme da pressão arterial e são mais apropriados para o tratamento da hipertensão crônica.
(__)As diferenças hemodinâmicas entre os bloqueadores dos canais de cálcio podem influenciar a escolha de determinado fármaco.
(__)O diltiazem é o que apresenta maior efeito depressor sobre o coração, podendo diminuir tanto a frequência cardíaca como o débito cardíaco. O verapamil tem ações intermediárias.
(__)As doses de bloqueadores dos canais de cálcio utilizadas no tratamento da hipertensão assemelham-se àquelas recomendadas para tratamento da angina.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Q3131947 Farmácia
As concentrações máximas de enalaprilate, o metabólito ativo do enalapril, são observadas em 3 a 4 horas após a administração do enalapril. É CORRETO afirmar que a meia-vida do enalaprilate é de cerca de: 
Alternativas
Q3131946 Farmácia
A maioria dos β-antagonistas tem meias-vidas na faixa de 3 a 10 horas. É CORRETO afirmar que uma exceção importante é o esmolol, que é hidrolisado rapidamente e tem meia-vida de cerca de:
Alternativas
Q3131945 Farmácia
Assinale a alternativa CORRETA que é um antagonista competitivo α 1 com uma estrutura bastante diferente daquela da maioria dos outros bloqueadores dos receptores α 1. Ela tem biodisponibilidade alta e uma meia-vida de 9 a 15 horas. É muito metabolizada no fígado.
Alternativas
Q3131944 Farmácia
Em relação a ativação do receptor de dopamina, marque verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmativas abaixo.
(__)A administração intravenosa de dopamina promove a dilatação de vasos renais, esplâncnicos, coronarianos, cerebrais e, talvez, outros vasos de resistência, por meio da ativação de receptores D1.
(__)A dopamina, pode ativar os receptores adrenérgicos em concentrações mais altas.
(__)Em doses moderadas, a dopamina ativa os receptores α no coração, causando um aumento na frequência cardíaca e na contratilidade.
(__)Em altas doses, a dopamina ativa receptores β1 vasculares, levando à vasoconstrição, inclusive no leito vascular renal.

Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Residência - Farmácia |
Q3130533 Farmácia
Para pacientes idosos, os medicamentos tiazídicos costumam ser a primeira escolha de tratamento de hipertensão arterial sistêmica porque
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: B
6: B
7: A
8: B
9: D
10: B
11: C
12: A
13: B
14: E
15: B
16: D
17: C
18: D
19: A
20: A