Questões de Concurso
Sobre farmacologia cardiovascular em farmácia
Foram encontradas 613 questões
Qual dos parâmetros relacionados abaixo está diretamente associado ao transporte reverso do colesterol e tem função antioxidante?
Queixa: Dispneia progressiva, fraqueza, falta de energia, tosse crônica produtiva e sibilo. Procurou ‘atendimento médico. Uso de broncodilatador (Formoterol 6 mcg (2x/dia) e corticosteróide inalatório (Budesonida 200 mcg (2x/dia). Faz uso de antiagregante plaquetário (AAS 100 mg/dia) Para a HAS, faz uso de iECA (Lisinopril 20 mg/dia) e antagonista beta 1 adrenérgico (Metoprolol 50 mg (2x/dia) Exame Físico: aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, esforço expiratório, murmúrio vesicular universalmente diminuído e sibilância. Gasometria arterial: pH = 7,28; PaCO2 = 69 mmHg; PaO2 = 52mmHg; HCO3 =30 mEq/L; BE = + 4 e SaO2 = 81%. Radiografia de tórax: sinais de hiperinsuflação com retificação das cúpulas diafragmáticas, aumento dos espaços intercostais, aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax. PA = 160x100 mmHg; FC = 118 bpm; FR = 30 ipm
Assinale a alternativa que corresponde à interpretação CORRETA em relação ao estado ácido base do paciente.
I- Os resultados do colesterol e triglicérides do Senhor M.W.A. estão aumentados, isso favorece o desenvolvimento de doenças nos vasos sanguíneos e no coração, porque as gorduras podem se acumular nesses locais e restringir o fluxo de sangue. Essa situação pode ser perigosa e levar ao infarto cardíaco.
II- O farmacêutico observou que os exames do Senhor M.W.A. apresentam alterações que indicam a presença de processo inflamatório. Não dá para afirmar especificamente em qual órgão ou tecido a inflamação está ocorrendo, porém é necessário um controle dos lipídeos, porque, quando eles acumulam nos vasos, são capazes de produzir inflamação e ser perigoso para a saúde.
III- O Senhor M.W.A. foi encaminhado pelo farmacêutico para o médico clínico e ao nutricionista para que seja avaliada a necessidade de prescrição de medicamentos para tratar o colesterol, da classe das estatinas e para orientar sobre a necessidade de uma dieta balanceada para controle da glicose e dislipidemia. Essa última refere-se ao aumento dos lipídeos no sangue.
Sobre as orientações dadas pelo farmacêutico da UBS ao paciente M.W.A., pode-se afirmar que:
Texto 1
Os medicamentos diuréticos, especialmente os tiazídicos, têm sido utilizados há mais de quatro décadas no tratamento da hipertensão arterial e permanecem como uma das cinco classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha. Eles continuam sendo utilizados em monoterapia, mas sobretudo em associações fixas ou não, com os demais agentes anti-hipertensivos devido à potencialização de seus efeitos redutores da pressão arterial. São fármacos de baixo custo e boa tolerabilidade. Suas principais reações adversas relacionam-se a distúrbios eletrolíticos e metabólicos.
Fonte: BATLOUNI, Michel. Diuréticos. Rev. bras. hipertens, p. 211-214, 2009. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-4/05- diureticos.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.
Texto 2
Três pacientes hipotéticos (X, Y e Z) foram submetidos à monoterapia com medicamentos diuréticos tiazídicos para controle da pressão arterial. Após três semanas de tratamentos, foi realizado controle laboratorial para avaliação de distúrbios hidroeletrolíticos nos pacientes.
Os resultados do exame de potássio (em mEq/L) no sangue, para os pacientes X, Y e Z, foram, respectivamente: 4.5, 3.1 e 3.8. (Valor de Referência: 3,5 - 5,5 mEq/L).
Considerando os textos 1 e 2, as afirmativas a seguir foram descritas à luz dos conhecimentos sobre o uso de diuréticos e monitorização laboratorial para avaliação de distúrbios eletrolíticos. Leia-as atentamente.
I- A hipocalemia é possível de ser observada no paciente Y, o que pode estar relacionado à perda de íon potássio decorrente da ação do diurético tiazídico antes da porção final do túbulo contorcido distal nos rins.
II- Os pacientes X e Z apresentaram níveis normais de potássio sérico, que, por sua vez, oferece um índice indireto do potássio intracelular, pois, na prática clínica, é difícil determinar a deficiência absoluta de potássio.
III- O paciente Y apresenta hipopotassemia, que está relacionada ao aumento da reabsorção de potássio no túbulo contorcido distal nos néfrons, sendo essa uma alteração eletrolítica dos tiazídicos.
Está CORRETO o que se afirma em
Há 5 (cinco) classes principais de medicamentos que exercem ação terapêutica através de distintos mecanismos que interferem na fisiopatologia da hipertensão arterial, reduzindo comprovadamente a pressão arterial e a incidência de eventos cardiovasculares.
Assinale a alternativa que se refere a um fármaco auxiliar na redução da pressão arterial.
1 - Antiarrítmicos
2 - Vasodilatadores
3 - Cardiotônicos
4 - Anti-hipertensivos
5 - Vasoconstritores
( ) Atuam na insuficiência cardíaca, incapacidade ou dificuldade do coração de bombear sangue suficiente para todo o corpo, assim diminuição da PA Em casos de distúrbios do ritmo e frequência cardíaca, no qual a os átrios, são estimulados a contrair rapidamente e ou desorganizadamente;
( ) Indicados no tratamento ou prevenção das arritmias cardíacas, condução do impulso nervoso, atuam na anormalidade do ritmo cardíaco, corrigindo assim o ritmo cardíaco retorne a anormalidade.
( ) Regulam a pressão arterial, causando vasodilatação dos vasos sanguíneos e regulando o fluxo sanguíneo. Além de atuarem impedindo que angiotensina I, se transforme em angiotensina II, assim ocorrendo vasodilatação dos vasos sanguíneos.
( ) Causam dilatação das veias o artérias, aumentam seu calibre, aumentam o fluxo sanguíneo, quando vaso está comprometido a passagem de sangue. Atuam na musculatura cardíaca, promovendo relaxamento da musculatura, assim a vasodilatação e diminuição da resistência capilar.
( ) Atuam aumentando a Pressão Arterial, hipotensão e quando ocorre choque anafilático por meio da diminuição do lúmen do vaso.