Questões de Concurso Sobre farmacologia cardiovascular em farmácia

Foram encontradas 613 questões

Q3081962 Farmácia
Em Divinópolis, o cardiologista prescreveu isoproterenol para um paciente de 58 anos com arritmia cardíaca. Esse medicamento foi selecionado devido à sua capacidade de ativar diretamente os receptores β1 e β2-adrenérgicos, induzindo uma resposta cardíaca máxima similar à provocada pela epinefrina. Considerando os princípios gerais de farmacologia, um composto que se une a um receptor e desencadeia a máxima resposta biológica possível, replicando a ação de um ligante endógeno, trata-se de agonista:
Alternativas
Q3081234 Farmácia
A destruição de plaquetas pode ser causada por todas as substâncias abaixo, EXCETO
Alternativas
Q3081232 Farmácia
Os receptores para a apo B-100 estão associados à captação de
Alternativas
Q3081231 Farmácia
Paciente, sexo masculino, 56 anos de idade, hipertenso, com hábitos tabágicos ativos, recorre ao médico de família para consulta de rotina. Trata-se de um doente com antecedentes de enfarte agudo do miocárdio pessoal e familiar. Há cerca de 1 ano e meio está medicado com ramipril 5mg (inibidor da enzima conversora de angiotensina), AAS (inibidor da agregação plaquetária) 100mg e sinvastatina 20mg (droga que inibe a síntese do colesterol). Os exames recentes foram os seguinte: Hb 15.1g/dL, creatinina plasmática 0.87 mg/dL, CT 300mg/dL, LDL-C 142 mg/dL,TG 120 mg/dL HDL-C 25 mg/dL.

Qual dos parâmetros relacionados abaixo está diretamente associado ao transporte reverso do colesterol e tem função antioxidante?
Alternativas
Q3081230 Farmácia
Paciente do sexo masculino, 69 anos, negro. Diagnóstico de DPOC. Fuma há 35 anos (três maços/dia). Portador de hipertensão arterial sistêmica. Infecção Respiratória recente agravou os sintomas respiratórios.

Queixa: Dispneia progressiva, fraqueza, falta de energia, tosse crônica produtiva e sibilo. Procurou ‘atendimento médico. Uso de broncodilatador (Formoterol 6 mcg (2x/dia) e corticosteróide inalatório (Budesonida 200 mcg (2x/dia). Faz uso de antiagregante plaquetário (AAS 100 mg/dia) Para a HAS, faz uso de iECA (Lisinopril 20 mg/dia) e antagonista beta 1 adrenérgico (Metoprolol 50 mg (2x/dia) Exame Físico: aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, esforço expiratório, murmúrio vesicular universalmente diminuído e sibilância. Gasometria arterial: pH = 7,28; PaCO2 = 69 mmHg; PaO2 = 52mmHg; HCO3 =30 mEq/L; BE = + 4 e SaO2 = 81%. Radiografia de tórax: sinais de hiperinsuflação com retificação das cúpulas diafragmáticas, aumento dos espaços intercostais, aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax. PA = 160x100 mmHg; FC = 118 bpm; FR = 30 ipm


Assinale a alternativa que corresponde à interpretação CORRETA em relação ao estado ácido base do paciente. 
Alternativas
Q3077397 Farmácia
Um farmacêutico está realizando a dispensação de um medicamento para um paciente com diagnóstico de hipertensão arterial. Ao verificar a prescrição, observa que o médico prescreveu um fármaco do grupo dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA). Considerando a classificação terapêutica dos medicamentos, qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de outro fármaco que poderia ser utilizado como terapia adjuvante no tratamento da hipertensão arterial?
Alternativas
Q3073936 Farmácia
A angina pectoris é uma condição clínica caracterizada por dor ou desconforto no peito, geralmente causada por isquemia miocárdica, que é a redução do fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco devido à obstrução das artérias coronárias. O tratamento da angina visa aliviar os sintomas e prevenir complicações, como o infarto do miocárdio. Indique qual dos seguintes fármacos é utilizado no tratamento da angina pectoris:
Alternativas
Q3073920 Farmácia
Durante o tratamento da hipertensão arterial, a hidroclorotiazida é frequentemente utilizada como diurético tiazídico. A hidroclorotiazida pode promover vasodilatação, auxiliando no controle da hipertensão. Indique qual das alternativas a seguir representa a sequência mais apropriada de eventos relacionados ao mecanismo de ação da hidroclorotiazida.
Alternativas
Q3072220 Farmácia
Considerando os princípios de farmacologia, os mecanismos de ação de fármacos são fundamentais para entender como os medicamentos interagem com o organismo. Um farmacêutico precisa compreender estes mecanismos para otimizar a terapêutica. Neste contexto, qual das seguintes opções descreve corretamente o mecanismo de ação dos inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA)? 
Alternativas
Q3066337 Farmácia
Os bloqueadores dos receptores de angiotensina II (BRAs) são opções de tratamento para pacientes hipertensos como alternativa aos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECAs). Os BRAs são representados por:
Alternativas
Q3066334 Farmácia
JGS, sexo masculino, 73 anos, hipertenso, procurou por serviço farmacêutico, queixando-se de dor de cabeça, tonturas e visão embaçada. Estava em uso de maleato de enalapril 20 mg/dia e hidroclorotiazida 25 mg/dia. O paciente relatou automedicação contínua com naproxeno (500 mg/dia) para alívio de dor muscular. Os parâmetros fisiológicos e bioquímicos avaliados demonstraram: PA 150 x 90 mmHg, Glicemia Capilar: 130 mg/dL (casual), temperatura: 36,5°C. Com relação às possíveis interações medicamentosas, assinale a afirmativa correta.
Alternativas
Q3063685 Farmácia
Definir metas claras para a colesterolemia ajuda a melhorar a adesão ao tratamento com estatinas e a qualidade do cuidado em pacientes diabéticos. Basicamente, quanto maior o risco cardiovascular
Alternativas
Q3057894 Farmácia
Ainda sobre o Captopril, marque a alternativa correta.
Alternativas
Q3057893 Farmácia
Captopril é um medicamento anti-hipertensivo. Ele auxilia no tratamento de diversas doenças, reduzindo a pressão sanguínea de forma rápida. Esse medicamento está circunscrito no rol dos:
Alternativas
Q3056274 Farmácia
INSTRUÇÃO: Leia o caso clínico e os resultados dos exames laboratoriais para responder à questão, a seguir.


Dados clínicos:

Paciente M.W.A., homem, 70 anos, hipertenso, tratado com losartana 50 mg (1-0-0), histórico prévio de fratura na coluna há 10 anos, tratado cirurgicamente, reporta existência de esofagite de refluxo diagnosticado pelo gastroenterologista, em uso de pantoprazol 40 mg (1-0-0), suplemento vitamínico junto com as refeições. Sedentário, IMC 24 mm3 (VR: 18,5 e 24,9), nega tabagismo e etilismo. O paciente apresentou prescrição de uso contínuo para todos os medicamentos supracitados.

O paciente relata automedicação de meloxicam, nimesulida, cetoprofeno e outros medicamentos da mesma classe para tratar dores crônicas na coluna.


Dados laboratoriais:

Os resultados dos últimos exames laboratoriais, realizados em agosto de 2024, estão relacionados a seguir: 

Captura_de tela 2024-10-31 092430.png (537×405)
Em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), M.W.A. foi atendido para acompanhamento farmacoterapêutico da hipertensão e revisão da prescrição. O farmacêutico analisou os resultados dos exames e, com foco nos dados do perfil lipídico e dos exames de VHS e PCR, forneceu, em diálogo, as seguintes orientações clínico-laboratoriais ao paciente. Leia-as atentamente a seguir.

I- Os resultados do colesterol e triglicérides do Senhor M.W.A. estão aumentados, isso favorece o desenvolvimento de doenças nos vasos sanguíneos e no coração, porque as gorduras podem se acumular nesses locais e restringir o fluxo de sangue. Essa situação pode ser perigosa e levar ao infarto cardíaco.
II- O farmacêutico observou que os exames do Senhor M.W.A. apresentam alterações que indicam a presença de processo inflamatório. Não dá para afirmar especificamente em qual órgão ou tecido a inflamação está ocorrendo, porém é necessário um controle dos lipídeos, porque, quando eles acumulam nos vasos, são capazes de produzir inflamação e ser perigoso para a saúde.
III- O Senhor M.W.A. foi encaminhado pelo farmacêutico para o médico clínico e ao nutricionista para que seja avaliada a necessidade de prescrição de medicamentos para tratar o colesterol, da classe das estatinas e para orientar sobre a necessidade de uma dieta balanceada para controle da glicose e dislipidemia. Essa última refere-se ao aumento dos lipídeos no sangue.

Sobre as orientações dadas pelo farmacêutico da UBS ao paciente M.W.A., pode-se afirmar que:
Alternativas
Q3056271 Farmácia
INSTRUÇÃO: Leia os textos a seguir para responder a questão.

Texto 1
Os medicamentos diuréticos, especialmente os tiazídicos, têm sido utilizados há mais de quatro décadas no tratamento da hipertensão arterial e permanecem como uma das cinco classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha. Eles continuam sendo utilizados em monoterapia, mas sobretudo em associações fixas ou não, com os demais agentes anti-hipertensivos devido à potencialização de seus efeitos redutores da pressão arterial. São fármacos de baixo custo e boa tolerabilidade. Suas principais reações adversas relacionam-se a distúrbios eletrolíticos e metabólicos.

Fonte: BATLOUNI, Michel. Diuréticos. Rev. bras. hipertens, p. 211-214, 2009. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/dha/revista/16-4/05- diureticos.pdf. Acesso em: 13 ago. 2024.

Texto 2
Três pacientes hipotéticos (X, Y e Z) foram submetidos à monoterapia com medicamentos diuréticos tiazídicos para controle da pressão arterial. Após três semanas de tratamentos, foi realizado controle laboratorial para avaliação de distúrbios hidroeletrolíticos nos pacientes.
Os resultados do exame de potássio (em mEq/L) no sangue, para os pacientes X, Y e Z, foram, respectivamente: 4.5, 3.1 e 3.8. (Valor de Referência: 3,5 - 5,5 mEq/L).

Considerando os textos 1 e 2, as afirmativas a seguir foram descritas à luz dos conhecimentos sobre o uso de diuréticos e monitorização laboratorial para avaliação de distúrbios eletrolíticos. Leia-as atentamente.

I- A hipocalemia é possível de ser observada no paciente Y, o que pode estar relacionado à perda de íon potássio decorrente da ação do diurético tiazídico antes da porção final do túbulo contorcido distal nos rins.
II- Os pacientes X e Z apresentaram níveis normais de potássio sérico, que, por sua vez, oferece um índice indireto do potássio intracelular, pois, na prática clínica, é difícil determinar a deficiência absoluta de potássio.
III- O paciente Y apresenta hipopotassemia, que está relacionada ao aumento da reabsorção de potássio no túbulo contorcido distal nos néfrons, sendo essa uma alteração eletrolítica dos tiazídicos.

Está CORRETO o que se afirma em
Alternativas
Q3053284 Farmácia

Há 5 (cinco) classes principais de medicamentos que exercem ação terapêutica através de distintos mecanismos que interferem na fisiopatologia da hipertensão arterial, reduzindo comprovadamente a pressão arterial e a incidência de eventos cardiovasculares.


Assinale a alternativa que se refere a um fármaco auxiliar na redução da pressão arterial. 

Alternativas
Q3052891 Farmácia
As drogas que atuam sobre o sistema cardiovascular enquadram-se em cinco grandes grupos. Diante disso, relacione as colunas a seguir:

1 - Antiarrítmicos
2 - Vasodilatadores
3 - Cardiotônicos
4 - Anti-hipertensivos
5 - Vasoconstritores

( ) Atuam na insuficiência cardíaca, incapacidade ou dificuldade do coração de bombear sangue suficiente para todo o corpo, assim diminuição da PA Em casos de distúrbios do ritmo e frequência cardíaca, no qual a os átrios, são estimulados a contrair rapidamente e ou desorganizadamente;
( ) Indicados no tratamento ou prevenção das arritmias cardíacas, condução do impulso nervoso, atuam na anormalidade do ritmo cardíaco, corrigindo assim o ritmo cardíaco retorne a anormalidade.
( ) Regulam a pressão arterial, causando vasodilatação dos vasos sanguíneos e regulando o fluxo sanguíneo. Além de atuarem impedindo que angiotensina I, se transforme em angiotensina II, assim ocorrendo vasodilatação dos vasos sanguíneos.
( ) Causam dilatação das veias o artérias, aumentam seu calibre, aumentam o fluxo sanguíneo, quando vaso está comprometido a passagem de sangue. Atuam na musculatura cardíaca, promovendo relaxamento da musculatura, assim a vasodilatação e diminuição da resistência capilar.
( ) Atuam aumentando a Pressão Arterial, hipotensão e quando ocorre choque anafilático por meio da diminuição do lúmen do vaso.
Alternativas
Q3046170 Farmácia
A principal condição patológica que afeta o sistema vascular é a hipertensão, podem ser utilizadas para seu tratamento os fármacos antagonistas de cálcio, que promovem:
Alternativas
Q3044253 Farmácia
Assinale a alternativa que apresenta um antihipertensivo da classe dos “Bloqueadores dos receptores da angiotensina II”:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: B
5: B
6: C
7: C
8: A
9: B
10: A
11: D
12: B
13: C
14: D
15: C
16: B
17: D
18: C
19: E
20: D