Questões de Farmácia - Imunologia Básica e Clínica para Concurso
Foram encontradas 36 questões
No que diz respeito às características e propriedades de vacinas e anticorpos monoclonais, julgue o item subsecutivo.
Vacinas são formulações voltadas a estimular o sistema
imunológico por meio da promoção de memória
imunológica.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
As evidências atuais sugerem que o SARS-CoV-2 se espalha principalmente entre pessoas que estão em contato próximo umas com as outras, normalmente dentro de 1 metro (curto alcance), por meio de pequenas partículas líquidas, expelidas durante a fala, tosse ou espirro. Essas partículas líquidas são de tamanhos diferentes, variando de “gotículas respiratórias” maiores a “aerossóis” menores. Em relação aos tipos de transmissão da SARS-CoV-2, qual das afirmativas apresentadas a seguir está INCORRETA:
( ) O aumento no tamanho da glândula prostática causado por hipertrofia benigna não aumenta os níveis do antígeno prostático específico no sangue.
( ) A medida do antígeno prostático específico é útil para a avaliação de pacientes com histórico de câncer de próstata como um indicador de resposta ao tratamento.
( ) O antígeno prostático específico complexado com moléculas inibidoras de protease representa a sua forma livre.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
"O processo de entrada do vírus HIV começa com interações de alta afinidade da glicoproteína gp120 do vírus com a superfície dos receptores CD4 das células do hospedeiro como linfócitos T e macrófagos. Esta interação ocasiona mudanças conformacionais na gp120 que promove a participação de co-receptores, principalmente CCR5 ou CXCR4. Para a entrada do HIV na célula é necessária a ligação com estes co-receptores quimiocínicos para ativar mudanças conformacionais na membrana e posterior fusão. Estes primeiros eventos ativam a glicoproteína trimérica gp41 que media a fusão (1) das membranas viral e celular. A fusão leva à injeção do capsídio do HIV à célula e posterior liberação do seu material genético e de enzimas necessárias para a replicação. Ocorre, então, a transcrição reversa (2) do RNA genômico viral (formação do DNA a partir do RNA pela ação da enzima transcriptase reversa do HIV), que culmina na formação de uma dupla hélice de DNA viral. O DNA é transportado para dentro do núcleo celular, onde sofre clivagens específicas e é integrado ao DNA da célula do hospedeiro pela ação da enzima integrase (3) . A ativação da célula hospedeira resulta na transcrição do DNA em RNA mensageiro, que é traduzido em proteínas virais. A enzima protease (4) do HIV é necessária neste passo para clivar a poliproteína viral precursora em proteínas individuais maduras. O RNA e as proteínas virais agrupam-se na superfície celular como um novo vírion e são liberados para infectar outra célula".
(Fonte: https://www.scielo.br/j/qn/a/nhLGRbxPCt3tpn3y9vPh9dq/?lang=pt)
Marque a opção que apresenta a CORRETA relação entre o número e a classe de antiviral:
O efavirenz apresenta posologia confortável, sendo administrado um comprimido ao dia, o que facilita a adesão ao tratamento.
Pelos medicamentos utilizados pelo paciente, sabe-se que houve falha no tratamento antirretroviral, por não se tratar de terapia de escolha primária.
A reação em cadeia da polimerase ⸺ ou PCR ⸺ é uma técnica empregada para fazer muitas cópias de uma região específica do DNA in vitro e foi fundamental para o avanço da tecnologia do DNA recombinante, conforme mostrado na figura a seguir.
Considerando-se a região indicada na imagem precedente, os
primers que devem ser empregados na amplificação dessa região
são
Paciente E.M.P, sexo masculino, 22 anos, compareceu ao laboratório para realização de exames anti HIV devido a uma relação sexual sem proteção há 45 dias.
O laboratório realizou um teste de triagem para HIV utilizando metodologia ELISA de 3ª geração, o resultado foi indeterminado.
Nesse caso, deve ser conduta do laboratório: