Questões de Concurso Sobre legislação federal, normas e resoluções do cff em farmácia

Foram encontradas 1.835 questões

Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Residência - Farmácia |
Q3130530 Farmácia
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) n° 711/2021, que dispõe sobre o Código de Ética Farmacêutica, o Código de Processo Ético e estabelece as infrações e as regras de aplicação das sanções disciplinares, o(a) farmacêutico(a) deve comunicar ao Conselho Regional de Farmácia, formalmente, o afastamento de suas atividades profissionais das quais detém responsabilidade técnica, quando não houver outro(a) farmacêutico(a) que, legalmente, o(a) substitua. Na hipótese de afastamento por motivo de doença, acidente pessoal, óbito de familiar ou por outro imprevisível, a comunicação ao Conselho Regional de Farmácia deverá ocorrer em até
Alternativas
Ano: 2024 Banca: IV - UFG Órgão: UFG Prova: IV - UFG - 2024 - UFG - Residência - Farmácia |
Q3130512 Farmácia
No contexto da Resolução n° 585/2013 do Conselho Federal de Farmácia, é uma atribuição clínica do(a) farmacêutico(a) 
Alternativas
Q3123292 Farmácia
Analise as afirmativas. De acordo com a Lei n° 3.820/60, para inscrição no quadro de farmacêuticos dos Conselhos Regionais é necessário, além dos requisitos legais de capacidade civil:

I. Ser diplomado ou graduado em Farmácia por Instituto de Ensino Oficial ou a este equiparado;
II. Estar com seu diploma registrado na repartição sanitária competente;
III. Não ser nem estar proibido de exercer a profissão farmacêutica;
IV. Gozar de boa reputação por sua conduta pública, atestada por 3 (três) farmacêuticos inscritos.

Estão CORRETAS as afirmativas: 
Alternativas
Q3123291 Farmácia
É CORRETO afirmar que o mandato dos membros do Conselho Federal, privativo de farmacêuticos de nacionalidade brasileira, será gratuito, meramente honorífico e terá a duração de:
Alternativas
Q3111867 Farmácia
Em relação à Portaria 344/98 do Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3111866 Farmácia
Em conformidade com a Portaria 344/98 do Ministério da Saúde que aprova o Regulamento Técnico sobre substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Notificação de Receita é o documento padronizado destinado à notificação da prescrição de medicamentos entorpecentes, psicotrópicos, retinóides de uso sistêmico e imunossupressores.

( ) Fica proibida a manipulação da substância isotretinoína na preparação de medicamentos de uso tópico.

( ) O estoque de substâncias e medicamentos de que trata este Regulamento Técnico não poderá ser superior as quantidades previstas para atender as necessidades de 12 (doze) meses de consumo, excetuando-se substâncias e medicamentos destinados à Programas Especiais do Sistema Único de Saúde (SUS).
Alternativas
Q3109919 Farmácia
Nos termos da Portaria 344/98 do Ministério da Saúde, analisar os itens.
I. As vendas de medicamentos a base da substância Misoprostol constante da lista "C1" deste Regulamento Técnico, ficarão restritas a estabelecimentos hospitalares devidamente cadastrados e credenciados junto a Autoridade Sanitária competente.
II. É permitida a produção e importação de substâncias e medicamentos proscritos no Brasil.
III. As prescrições por cirurgiões dentistas e médicos veterinários só poderão ser feitas quando para uso odontológico e veterinário, respectivamente.

Está CORRETO o que se afirma:
Alternativas
Q3109917 Farmácia
Pertencem a lista A2 da Portaria 344/98, EXCETO
Alternativas
Q3107985 Farmácia

A RESOLUÇÃO-RDC Nº 67, DE 8 DE OUTUBRO DE 2007dispõe sobre boas práticas de manipulação de preparações magistrais e oficinais para uso humano em farmácias. Para efeito deste regulamento técnico, são adotadas as seguintes definições:


I. Controle de qualidade: conjunto de operações (programação, coordenação e execução) com o objetivo de verificar a conformidade das matérias primas, materiais de embalagem e do produto acabado, com as especificações estabelecidas. 


II. Data de validade: data impressa no recipiente ou no rótulo do produto, informando o tempo durante o qual se espera que o mesmo mantenha as especificações estabelecidas, desde que estocado nas condições recomendadas.


III. Droga: substância ou matéria-prima que tenha finalidade medicamentosa ou sanitária.


IV. Farmácia: estabelecimento de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.  


V. Fracionamento: procedimento que integra a dispensação de medicamentos na forma fracionada efetuado sob a supervisão e responsabilidade de profissional farmacêutico habilitado, para atender à prescrição ou ao tratamento correspondente nos casos de medicamentos isentos de prescrição, caracterizado pela subdivisão de um medicamento em frações individualizadas, a partir de sua embalagem original, sem rompimento da embalagem primária, mantendo seus dados de identificação.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Q3107979 Farmácia
Maria chega em uma farmácia com a prescrição de medicamento de Receita de Controle Especial com a data de emissão em 17/11/2024. Qual a validade dessa receita?
Alternativas
Q3107977 Farmácia
João é um cliente de farmácia e todos os meses ele vai comprar seu medicamento psicotrópico, chamado maleato de fluvoxamina. Para dispensar corretamente o medicamento de João, aponte a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q3103212 Farmácia
A partir da sua emissão, a receita de amitriptilina receitada para a paciente J.M.E., 20 anos tem validade de:
Alternativas
Q3103197 Farmácia
Segundo Resolução RDC 471/2021, a prescrição de antimicrobianos é válida em todo o território nacional, a partir da data de sua emissão, sendo o dia da emissão o dia 0 e o dia seguinte o dia 1, considerando que o paciente consultou no dia 10/11 a receita será válida até:
Alternativas
Q3102471 Farmácia
Os medicamentos OTC (Over-The-Counter) são caracterizados por: 
Alternativas
Q3102470 Farmácia
Qual é a principal característica dos medicamentos que necessitam de receita médica para sua dispensação?
Alternativas
Q3100324 Farmácia
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou, através do Comunicado 3/2021, “[...] os riscos à saúde da população causados pelo uso indiscriminado de medicamentos, sem orientação profissional, e, também do processo de notificação de eventos adversos. A automedicação, principalmente quando o país vivenciava a pandemia causada pelo coronavírus, preocupou ainda mais as autoridades sanitárias. Nesse sentido, foi e continua sendo necessário que as pessoas se conscientizem dos riscos reais dessa prática, que pode causar reações graves, inclusive óbitos.”
Fonte: ALVARENGA, Felipe Queiroz. Adaptado de ANVISA. Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de medicamentos. COMUNICADO GGMON 003/2021. Nov. 2002. Disponível em: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2021/anvisa-alerta-para-riscos-do-usoindiscriminado-de-medicamentos. Acesso em: 27 out. 2024.

Considerando o tema proposto pelo enunciado, leia atentamente as afirmativas a seguir.

I- A automedicação pode aumentar a prevalência de eventos adversos nos pacientes e pode ser considerada fator predisponente para o aumento das internações hospitalares.

II- A pandemia por COVID-19 foi capaz de aumentar o interesse da população pelo assunto “saúde”, contribuindo para a monitorização da população quanto ao uso de medicamentos.

III- O uso excessivo, indevido ou o subuso de medicamentos pelos pacientes pode resultar em problemas de saúde, ineficácia do tratamento ou toxicidade.


O(s) risco(s) para a saúde, decorrente(s) do uso irracional de medicamentos, está(ão) presente(s) na(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3098831 Farmácia

Leia o texto do quadro a seguir para responder a esta questão. 




Imagem associada para resolução da questão




Considerando o tema “Intercambialidade entre medicamentos”, abordado no Alerta da ANVISA, acima, leia as afirmativas a seguir:


I- Medicamentos de formas farmacêuticas diferentes, inclusive quanto à forma de liberação do produto, não são equivalentes terapêuticos.


II- Comprimidos revestidos de liberação retardada não são intercambiáveis por comprimidos de liberação imediata, pois envolvem tecnologias diferentes na liberação do fármaco.


III- Medicamentos que apresentam entre si duas formas farmacêuticas diferentes, desde que contenham o mesmo princípio ativo, e posologias diferentes, são intercambiáveis.


Está CORRETO o que se afirma apenas em

Alternativas
Ano: 2024 Banca: Ibest Órgão: CRF-ES Prova: Ibest - 2024 - CRF-ES - Farmacêutico I |
Q3098774 Farmácia
A Lei n.º 6.360/1976 regula a rotulagem e a apresentação dos produtos sujeitos à vigilância sanitária. Acerca das disposições de rotulagem e propaganda, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Ibest Órgão: CRF-ES Prova: Ibest - 2024 - CRF-ES - Farmacêutico I |
Q3098773 Farmácia
Na Lei Federal n.º 13.021/2014, o proprietário de farmácia deve respeitar a autonomia técnica do farmacêutico. Assinale a alternativa que expressa corretamente o propósito dessa disposição. 
Alternativas
Ano: 2024 Banca: Ibest Órgão: CRF-ES Prova: Ibest - 2024 - CRF-ES - Farmacêutico I |
Q3098772 Farmácia
Em conformidade com a Portaria n.º 344/1998, o transporte de substâncias sujeitas a controle especial exige o cumprimento de normas específicas para garantir a segurança e a rastreabilidade. Assinale a alternativa que apresenta uma exigência obrigatória para as empresas de transporte que realizam essa atividade.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: B
5: B
6: A
7: C
8: C
9: C
10: D
11: B
12: B
13: A
14: C
15: E
16: B
17: B
18: C
19: C
20: D