Questões de Concurso
Sobre química orgânica e farmacêutica em farmácia
Foram encontradas 266 questões
Fonte: SIMÕES, C. M. O.; SCHENKEL, E.P.; MELLO, J. C. P.; MENTZ, L.A.; PETROCICK, P.R.; Farmacognosia: do produto natural ao medicamento. Porto Alegre: Artmed, 2017 (Adapatado).
Assinale a alternativa composta apenas por polissacarídeos de origem natural:
Experimentos baseados na espectroscopia de infravermelho próximo são rápidos, simples de serem executados, possibilitam a análise de uma ampla gama de materiais, não são destrutivos e, do ponto de vista da química analítica, apresentam robustez, exatidão e precisão adequados. O que é robustez?
Durante a preparação de um composto farmacêutico, o técnico de farmácia deve realizar uma titulação para determinar a concentração de uma substância ativa. Durante o processo, ele percebe que a reação está demorando mais do que o esperado para alcançar o ponto de equivalência. Qual deve ser sua abordagem para resolver o problema?
Itens para Verificação:
1. Verificar se os reagentes usados estão dentro da validade, se suas propriedades organolépticas estão preservadas e se foram armazenados corretamente.
2. Revisar o procedimento de titulação e inspeção para garantir que todas as etapas foram seguidas corretamente.
3. Consultar o farmacêutico para discutir possíveis ajustes na técnica ou nos reagentes utilizados.
4. Continuar com a titulação até que o ponto de equivalência seja alcançado, considerando a duração do processo.
5. Repetir o procedimento de titulação com novos reagentes para verificar se o problema persiste.
Alternativas:
Durante a preparação de uma solução tampão, o técnico de farmácia nota que o pH da solução preparada não corresponde ao esperado. Quais são os passos corretos para identificar e corrigir o problema?
Itens para Verificação:
1. Verificar se todos os reagentes utilizados estavam dentro da validade e armazenados corretamente.
2. Recalcular as quantidades de ácido e base utilizadas para garantir que a proporção esteja correta.
3. Ajustar o pH adicionando mais ácido ou base conforme necessário, sem necessidade de recalcular as quantidades.
4. Consultar o farmacêutico antes de fazer qualquer teste na formulação.
5. Testar a solução novamente após qualquer ajuste para garantir que o pH esteja dentro do intervalo desejado.
Alternativas:
Lipossomas são vesículas microscópicas compostas de uma ou mais bicamadas lipídicas concêntricas, separadas por um meio aquoso. Eles podem encapsular substâncias hidrofílicas e/ou lipofílicas, sendo que as primeiras ficam no compartimento aquoso e as lipofílicas inseridas ou adsorvidas na membrana. Por serem biodegradáveis, biocompatíveis e não imunogênicos são altamente versáteis para pesquisa, terapêutica e aplicações analíticas.
Fonte: Batista CM, Carvalho CMB, Magalhães NSS. Lipossomas e suas aplicações terapêuticas: Estado da arte. Brazilian Journal of Pharmaceutical Sciences. vol. 43, n. 2, abr/jun, 2007.
Tipos de Lipossomas (BATISTA et al, 2007).
A figura acima mostra as características de vários tipos de lipossomas. Assinale a alternativa que corresponde as letras dos lipossomas com ação sítio-específica.