Questões de Concurso
Sobre a política em filosofia
Foram encontradas 404 questões
(SANTOS, Boaventura de Sousa. A Difícil Democracia: Reinvenção das Representações Políticas. São Paulo: Boitempo, 2016, p. 23.)
Com base na citação e, considerando os desafios da política contemporânea, assinale, a seguir, uma das questões centrais enfrentadas pelas democracias atuais.
(ARISTÓTELES. Política. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: Editora UnB, 1997, p. 7.)
Com base na citação e nas ideias de Aristóteles sobre política, assinale o papel da cidade (pólis) e da política em sua filosofia.
2023).
Sobre a Filosofia do Materialismo Histórico e Dialético, é CORRETO afirmar:
“O direito é ao mesmo tempo: um sistema de saber e um sistema de ação; ele pode tanto ser entendido como um texto repleto de proposições e interpretações normativas quanto como uma instituição, isto é, como um complexo de regulamentações da ação” (HABERMAS, Jürgen. Facticidade e validade. São Paulo: Unesp, 2020).
Habermas busca, em “Facticidade e validade”, solucionar o paradoxo da geração da legitimidade jurídica baseada na legalidade. Para realizar essa tarefa, o autor utiliza-se de uma:
“Com a expressão vita activa, pretendo designar três atividades humanas fundamentais: labor, trabalho e ação. Trata-se de atividades fundamentais porque a cada uma delas corresponde uma das condições básicas mediante as quais a vida foi dada ao homem na Terra” (ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007).
Considerando o trecho apresentado, são atividades humanas fundamentais que correspondem à condição humana da pluralidade e que, por conseguinte, constituem-se como a condição de toda vida política:
I. Labor.
II. Trabalho.
III. Ação.
Quais estão corretas?
“Não desconheço que muitos têm tido, e têm, a opinião de que as coisas do mundo são governadas pela fortuna e por Deus, de modo que a prudência dos homens não as poderia corrigir nem lhes ofertaria algum remédio. Dessa maneira, poder-se-ia pensar que ninguém deve se importar muito com elas, deixando-se simplesmente reger pela fortuna. Essa opinião é muito aceita na nossa época, pela grande variação das coisas, o que se percebe diariamente, fora de toda conjuntura humana. Em algumas ocasiões, quando considero o assunto, tendo a aceitá-lo. Apesar disso, e uma vez que nosso livre-arbítrio permanece, acredito poder ser verdadeiro o fato de que a fortuna arbitre metade de nossas ações, mas que, mesmo assim, ela nos permita governar a outra metade quase inteira” (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2000).
O trecho apresentado sintetiza a visão de mundo do autor, de modo a entender que:
“A ideia do socialismo é uma filha espiritual da industrialização capitalista. Ela nasceu quando ficou demonstrado que as suas exigências de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa não passavam de promessas vazias para uma grande parte da população, estando, portanto, muito longe de se concretizar na sociedade”(WOODCOCK, George. Os grandes escritos anarquistas. Porto Alegre: L&PM, 2019).
O anarquismo é uma das correntes socialistas surgidas após os eventos históricos que o historiador britânico Eric Hobsbawn definiu como a dupla revolução: de um lado, a Revolução Industrial, que se origina na Inglaterra ao fim do século XVIII; de outro, a Revolução Francesa, que irrompe no ano de 1789. Assinale a alternativa que apresenta apenas pensadores anarquistas.
“O término do Antigo Regime (ou das monarquias absolutistas) se consuma quando a teoria política consagra a propriedade privada como direito natural dos indivíduos, desfazendo a imagem do rei como marido da terra, senhor dos bens e das riquezas do reino, decidindo segundo sua vontade e seu capricho quanto a impostos, tributos e taxas” (CHAUÍ, Marilena. Iniciação à filosofia. São Paulo: Ática, 2014).
O trecho acima refere-se a um momento crucial do desenvolvimento histórico europeu, que teve repercussões no mundo inteiro. Considerando o fragmento, esse momento marca também o fortalecimento de uma corrente de pensamento ou escola filosófica que terá enorme impacto social ao longo de todo o século XIX. Essa corrente de pensamento é o(a):
Embora não seja a única abordagem sobre a origem do Estado moderno, o contratualismo tem destacada importância para a reflexão sobre a ordem política. Examine as afirmativas e assinale a CORRETA.
Em relação à ideia de contrato social em Hobbes, Locke e Rousseau, é CORRETO afirmar:
Em relação ao pensamento político de Thomas Hobbes, NÃO é correto afirmar:
Thomas Hobbes, considerado um pensador contratualista, concebe o homem em seu estado de natureza, o qual seria um estado anterior à sociedade civil ou política. No estado natural do homem, segundo esse pensador inglês, é CORRETO afirmar:
Um dos principais problemas colocados pelo pensamento político de Nicolau Maquiavel é o de encontrar mecanismos institucionais que impusessem a estabilidade das relações sociais numa época repleta de conflitos. A estabilidade social ocorreria, basicamente, através de duas formas de governo: o principado e a república, dependendo do estado em que se encontra uma determinada sociedade.
Sobre essa questão, NÃO é correto afirmar: