Questões de Concurso
Sobre aspectos da filosofia contemporânea em filosofia
Foram encontradas 147 questões
Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando cada teoria filosófica sobre esse problema com uma tese que, seguindo Bonjour e Baker, lhe é característica.
1. Dualismo. 2. Materialismo de identidade. 3. Behaviorismo lógico. 4. Funcionalismo. 5. Epifenomenalismo.
A. Toda atribuição mental é equivalente em significado a uma afirmação se-então (chamada condicional comportamental) que expressa uma disposição comportamental.
B. A mente e seus conteúdos são radicalmente não físicos, isto é, eles não são em si mesmos físicos, nem o produto lógico de nada físico, nem, exceto causal ou nomologicamente, dependente de nada físico.
C. O que determina o tipo psicológico ao qual um particular mental pertence é o papel causal do particular na vida mental do organismo.
D. As relações causais entre corpo e mente são apenas unidirecionais: enquanto os estados corporais podem afetar causalmente ou mesmo produzir inteiramente os estados mentais, estes não podem afetar causalmente os estados físicos.
E. Na medida em que uma afirmação sobre uma sensação é um relato de algo, esse algo é de fato um processo cerebral. Sensações nada são para além dos processos cerebrais.
Qual é a associação correta entre números e letras?
Sobre essa controvérsia, Habermas defende
( ) Tanto nas Investigações Filósoficas quanto no Tractatus LogicoPhilosophicus, Wittgenstein acredita que os filósofos se equivocam por tentarem enunciar mais do que proposições das ciências naturais.
( ) A noção de “jogos de linguagem”, desenvolvida nas Investigações Filosóficas, rejeita a ideia do Tractatus Logico-Philosophicus de que proposições ou pensamentos são retratos da realidade.
( ) Nas Investigações Filósoficas, o conceito de “semelhança de família” reitera um ceticismo quanto às aspirações para a metafísica que já estava presente no Tractatus Logico-Philosophicus.
( ) A ideia de que o significado de uma palavra é determinado pelo seu uso é uma inovação das Investigações Filosóficas.
( ) Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein preserva a convicção, primeiro expressa no Tractatus Logico-Philosophicus, de que as respostas para as questões filosóficas devem ser encontradas através do estudo ou análise da linguagem.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Segundo o filósofo, a vida humana, por conta da vontade, é
A etapa da consciência infeliz é caracterizada como a
Observe a charge do cartunista gaúcho Rafael Côrrea:

Tomando a filosofia de Hebert Marcuse como fundamento, afirma-se que a charge se contrapõe à racionalidade
Dentre os ensaios publicados pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, destaca-se A Sociedade do Cansaço, obra na qual ele distingue a Sociedade Disciplinar da Sociedade do Cansaço.
Para o autor, a Sociedade Disciplinar e a Sociedade do Cansaço são, respectivamente, representadas pelas seguintes características:
A respeito da proposta educativa dos humanistas no Renascimento, assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta sobre a filosofia contemporânea e suas relações com a educação e ciência.
(REID, T. 2002.)
David Hume, filósofo escocês, era conhecido por levar o ceticismo ao extremo, suspendendo julgamentos diante de questões sem verdade. Seu ceticismo era:
Com base na citação e nas discussões da Teoria do Conhecimento, assinale, a seguir, a perspectiva de Kant sobre a origem e a natureza do conhecimento.
Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):
I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”
II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”
III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”
IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”
V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”
VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”
VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”
Estão CORRETOS:
Leia o excerto a seguir e responda à questão:
“(...) a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; apenas por aquisição.”
Fonte: Favaretto (1995, In Arantes, P. E. et al. A Filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1995. p. 78).
De acordo com a reflexão apresentada pelo autor na obra supracitada, qual é a principal característica da filosofia, na contemporaneidade?
“A descoberta da resistência é o primeiro passo para sua superação. Desenvolve-se, assim, no quadro do trabalho analítico, uma arte da interpretação, cujo frutuoso emprego, para ter sucesso, requer tato e experiência, mas que não é difícil de ser aprendida. O método da livre associação, além do fato de ser menos cansativo, apresenta vantagens muito grandes em relação ao precedentemente usado”.
Fonte: Freud. Minha vida e a psicanálise. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Freud à atualidade. Volume 7. São Paulo: Paulus, 2023.
São muitas as correntes filosóficas contemporâneas que têm recorrido a uma aproximação com
a Psicanálise, seja de orientação freudiana ou não. Assinale a alternativa CORRETA sobre os
conceitos psicanalíticos presentes na obra de Freud:
“Kuhn sugere que a racionalidade da ciência pressupõe a aceitação de um referencial comum. Sugere que a racionalidade depende de algo como uma linguagem comum e um conjunto comum de suposições. Sugere que a discussão racional e a crítica racional só serão possíveis se estivermos de acordo sobre questões fundamentais.”
POPPER, Karl. A Ciência Normal e seus Perigos. In: LAKATOS, Imre; MUSGRAVE, Alan (orgs.). A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento. São Paulo: Cultrix, 1979, p. 68-69.
O trecho acima citado apresenta um comentário de Karl Popper sobre Thomas Kuhn, que ficou mundialmente conhecido através de sua obra A Estrutura das Revoluções Científicas. A posição de Karl Popper sobre as teses de Thomas Kuhn é a de
“Uma ciência madura é governada por um único paradigma. O paradigma determina os padrões para o trabalho legítimo dentro da ciência que governa”
CHALMERS, Alan. O Que é a Ciência, Afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 125.
O texto de Chalmers citado acima comenta a posição de Thomas Kuhn sobre a questão do paradigma e sua relação com a ciência. Para Kuhn, um paradigma