Questões de Concurso Sobre do que trata a política? em filosofia

Foram encontradas 17 questões

Q2755693 Filosofia

Sobre a Filosofia Política, podemos fazer as seguintes afirmações em relação ao seu campo de investigação e evolução histórica:


I. A Filosofia Política é uma descrição dos fatos relativos à práxis política, reunidos em grandes conjuntos de dados que nos permitem previsões sobre os eventos políticos futuros, sem se preocupar com qualquer conceito de bem humano;

II. A Filosofia Política tem uma certa pretensão normativa, na medida em que não é apenas uma descrição dos fatos políticos, mas um esforço de explicar e também orientar a práxis política na direção de algum fim que se coloca como válido;

III. A Filosofia Política grega clássica tem uma estrutura claramente teleológica, na medida em que tematiza a vida em comum dos homens, a vida em comunidade, pensando a política nos termos da realização de um bem último;

IV. A Filosofia Política na modernidade assume um caráter diferenciado em relação aquela do pensamento grego clássico na medida em que abandona mais fortemente a estrutura teleológica de um bem último humano metafisicamente formulado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Q2676125 Filosofia

“Política” é um termo inventado para que pudéssemos expressar as diferenças e conflitos sem o uso da violência. Sobre o termo, assinale a afirmativa INCORRETA:

Alternativas
Q2571977 Filosofia
A Declaração dos Direitos Humanos, de 1948, foi uma importante conquista para a sociedade contemporânea, ao nos oferecer alguns parâmetros civilizatórios na construção de um mundo de respeito à diversidade e à inclusão. No entanto, os Direitos Humanos sempre foram alvo de preconceitos e de desinformação. Ao ser criada, a Declaração dos Direitos Humanos visava
Alternativas
Q2102235 Filosofia
Analise o texto abaixo:
Hannah Arendt, no livro ___________(1)____________ , propõe que o direito fundamental dos indivíduos, antes de qualquer direito publicado nas diferentes Declarações, é o direito de ter direitos, ou seja, o direito de cada ser humano de pertencer a uma ____________(2)_____________ que lhe garanta direitos. Logo, os direitos deveriam ser socias, e não individuais.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
Alternativas
Q2102232 Filosofia
Analise as afirmativas abaixo sobre a pedagogia kantiana.
1. Resultou das suas experiências como tutor doméstico de crianças e dos cursos ministrados em universidades.
2. Parte do princípio de que o ser humano precisa ser educado, pois somente se torna humano através da educação.
3. Os animais nascem com instinto, característica que os aproxima do caráter humano, pois, com a domesticação, assume atitudes que podem ser consideradas morais.
4. A educação deve impedir que a selvageria e a animalidade prejudiquem o caráter humano.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2027041 Filosofia
Conforme o § 261 de “Os Princípios da Filosofia do Direito” Hegel afirma que:
“Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”
A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução. ( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente. ( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil. ( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência: 
Alternativas
Q2004443 Filosofia
Na obra A rebelião das massas encontramos a tese de que a civilização ocidental está enferma com a grave doença que é o homem-massa. O homem-massa é um tipo ideal, um modo de ser que permeia todas as classes, o homem-massa é uma pessoa irresponsável, um especialista incapaz de enfrentar um problema geral, decidido na rejeição da discussão; é inerte como a massa.
Que filósofo é autor dessa obra?
Alternativas
Q2004419 Filosofia
O período entre a Alta e a Baixa Idade Média produziu dois grandes filósofos de origem islâmica: Avicena (nascido em 980, próximo a Bukara, na Pérsia – falecido em 1037, próximo a Hamadan) e Averróis (nascido em 1126, em Córdoba, na Espanha mulçumana – falecido em 1198 em Marrocos, continente Africano). Por mais que o projeto filosófico de ambos tivesse determinadas semelhanças, as suas filosofias apresentavam significativas diferenças.
Averróis, diferentemente de Avicena, tinha o seguinte pensamento: 
Alternativas
Q2004411 Filosofia
O casal de filósofos Crates e Hiparquia viveu nos primórdios do século III a.C. Deles se diz que teriam casado a filha de forma experimental por um mês. Crates e Hiparquia adotaram em sua forma de ser e de pensar uma das escolas helenísticas.
Eles pertenceram à Escola
Alternativas
Q2003937 Filosofia
Assinale a alternativa que contém um dos grandes temas abordado pela filosofia e sua correta explicação.
Alternativas
Q1809689 Filosofia
“Nenhum território soberano, por maior que seja, populoso e dotado de recursos, pode proteger sozinho suas condições de sustento, sua segurança, sua prosperidade a longo prazo, seu estilo de vida preferencial ou a segurança de seus habitantes. [...] A lógica de responsabilidade planetária está voltada, pelo menos em princípio, para tomar os problemas gerados globalmente e os enfrentar à queima-roupa – em seu próprio nível.” De acordo com Bauman (2007), compreende-se porque todo chefe de nação deve ter a preocupação de manter as relações exteriores no patamar da responsabilidade ética, pois a tendência mútua entre os países tem hoje dimensões planetárias. E, em situações como a que se vive no momento, de grave crise sanitária como a pandemia da Covid - 19, se o governante se isenta dessa responsabilidade pode colocar o país e seu povo em uma situação, dentre outras:
Alternativas
Q1780318 Filosofia
Nos últimos anos, o Ministério da Educação produziu documentos que oferecem orientações concernentes ao ensino da Filosofia. Em 2006, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, em seu volume 3, dedicado às Ciências Humanas e suas Tecnologias, apresentam um capítulo dedicado aos “Conhecimentos de Filosofia”. Em relação ao ensino de Filosofia no Ensino Médio, esse documento:
Alternativas
Q1136282 Filosofia
Na obra Apresentação da filosofia, o filósofo francês André-Comte-Sponville (1952-) afirma o seguinte: “(...) é preciso fazer política: porque a moral não basta, porque a economia não basta e, portanto, porque seria moralmente condenável e economicamente desastroso contentar-se com uma e outra” (ARANHA e MARTINS, 2016, p. 276). A partir da sinalização de Sponville acerca da importância da política, assinale a alternativa correta no que diz respeito à política na filosofia contemporânea.
Alternativas
Q915992 Filosofia

      Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.

Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.


O sujeito ético surge com a “descoberta de que o outro é um ‘outro eu’”, ou seja, com o reconhecimento da sua humanidade no outro.

Alternativas
Ano: 2016 Banca: FCC Órgão: SEDU-ES Prova: FCC - 2016 - SEDU-ES - Professor - Filosofia |
Q870850 Filosofia
Por que o mentir, ser um político corrupto e ou praticar o homicídio, são atos imorais? São atos imorais, segundo Kant, porque:
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Filosofia |
Q807453 Filosofia
Um tema relevante no estudo dos fundamentos filosóficos da educação é a catarse. O que significa a fixação do momento “catártico” para Gramsci?
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IFB Órgão: IFB Prova: IFB - 2017 - IFB - Professor - Filosofia |
Q807450 Filosofia
Não se pode conceber um educador que não discuta os fundamentos antropológicos da educação. O que é o homem? Esta é para Gramsci, a primeira e principal pergunta da filosofia (Concepção Dialética da História). Indique qual das afirmações abaixo mais se aproxima da antropologia de Gramsci: I) O homem é um ser histórico e o Espírito é a matéria da história. O homem é a criatura na qual o Espírito trabalha. II) O homem é vontade concreta: isto é, aplicação efetiva do querer abstrato ou do impulso vital aos meios concretos que realizam esta vontade. III) O homem é uma série de relações ativas (um processo). Uma individualidade composta de: indivíduo, os outros homens e a natureza. IV) O homem deve ser concebido como um bloco histórico de elementos puramente subjetivos e individuais e de elementos de massa – objetivos ou materiais – com os quais o indivíduo está em relação ativa. V) O homem é um ser dominado pelo desejo de absoluto. Seu destino supremo é cumprir-se como ser racional livre. As afirmações que estão de acordo com a antropologia de Gramsci são:
Alternativas
Respostas
1: A
2: A
3: A
4: E
5: C
6: A
7: A
8: A
9: A
10: E
11: C
12: B
13: B
14: C
15: B
16: A
17: B