Questões de Filosofia - Do que Trata a Política? para Concurso
Foram encontradas 17 questões
Sobre a Filosofia Política, podemos fazer as seguintes afirmações em relação ao seu campo de investigação e evolução histórica:
I. A Filosofia Política é uma descrição dos fatos relativos à práxis política, reunidos em grandes conjuntos de dados que nos permitem previsões sobre os eventos políticos futuros, sem se preocupar com qualquer conceito de bem humano;
II. A Filosofia Política tem uma certa pretensão normativa, na medida em que não é apenas uma descrição dos fatos políticos, mas um esforço de explicar e também orientar a práxis política na direção de algum fim que se coloca como válido;
III. A Filosofia Política grega clássica tem uma estrutura claramente teleológica, na medida em que tematiza a vida em comum dos homens, a vida em comunidade, pensando a política nos termos da realização de um bem último;
IV. A Filosofia Política na modernidade assume um caráter diferenciado em relação aquela do pensamento grego clássico na medida em que abandona mais fortemente a estrutura teleológica de um bem último humano metafisicamente formulado.
Marque a alternativa CORRETA:
“Política” é um termo inventado para que pudéssemos expressar as diferenças e conflitos sem o uso da violência. Sobre o termo, assinale a afirmativa INCORRETA:
Hannah Arendt, no livro ___________(1)____________ , propõe que o direito fundamental dos indivíduos, antes de qualquer direito publicado nas diferentes Declarações, é o direito de ter direitos, ou seja, o direito de cada ser humano de pertencer a uma ____________(2)_____________ que lhe garanta direitos. Logo, os direitos deveriam ser socias, e não individuais.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.
1. Resultou das suas experiências como tutor doméstico de crianças e dos cursos ministrados em universidades.
2. Parte do princípio de que o ser humano precisa ser educado, pois somente se torna humano através da educação.
3. Os animais nascem com instinto, característica que os aproxima do caráter humano, pois, com a domesticação, assume atitudes que podem ser consideradas morais.
4. A educação deve impedir que a selvageria e a animalidade prejudiquem o caráter humano.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
“Em face do direito privado e do interesse particular, da família e da sociedade civil, o Estado é, por um lado, necessidade exterior e poder superior (...) por outro lado, é para eles fim imanente (...)”
A partir da compreensão do Estado hegeliano como “realidade em acto da ideia moral objetiva” considere o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) Esta relação, sociedade civil–estado, expõe uma antinomia sem solução. ( ) Os interesses da sociedade civil estão resguardados pelo Estado como seu fim imanente. ( ) O Estado impede a efetivação dos interesses da sociedade civil. ( ) O Estado sintetiza, na totalidade, os objetivos particulares da sociedade civil.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Que filósofo é autor dessa obra?
Averróis, diferentemente de Avicena, tinha o seguinte pensamento:
Eles pertenceram à Escola
Todas as pessoas precisam ser educadas para a convivência. O processo de aprendizagem supõe descentramento, um sair de si mesmo, tanto do ponto de vista da inteligência como da afetividade ou da moral. A descoberta de que o outro é um “outro eu” é fundamental para superar o egocentrismo. No entanto, o desenvolvimento desses três níveis mentais — inteligência, afetividade e moralidade — não é automático, porque exige a intermediação de agentes culturais — pais, professores, adultos em geral.
Maria Lúcia de Arruda Aranha. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2009, p. 222.
A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.
O sujeito ético surge com a “descoberta de que o outro
é um ‘outro eu’”, ou seja, com o reconhecimento da sua
humanidade no outro.