Questões de Filosofia - Filosofia e Conhecimento para Concurso

Foram encontradas 157 questões

Q3024858 Filosofia
Segundo Russel (2015, p. 17) “As concepções de vida e mundo que denominamos ‘filosóficas’ são fruto de dois fatores: primeiro, das concepções religiosas e éticas herdadas; depois, do tipo de investigação que pode ser chamada ‘científica’, palavra que usamos aqui em seu sentido mais vasto. Cada filósofo diferiu amplamente no que diz respeito às proporções em que esses dois fatores influíram em seus sistemas, mas é a presença de ambos, em algum grau, o que caracteriza a filosofia.” 

A partir dessa reflexão, assinale a afirmativa que explica adequadamente o argumento do autor sobre essa afirmação: 
Alternativas
Q3024857 Filosofia

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):



I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”


II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”


III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”


IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”


V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”


VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”


VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”



Estão CORRETOS:

Alternativas
Q3024854 Filosofia
Gallo (2007, In Silveira & Goto, 2007) propõe que “Para ensinarmos filosofia é importante que definamos qual sua especificidade, isto é, aquilo que apenas a filosofia pode fazer, diferentemente de qualquer outro tipo de saber ou área do conhecimento” (p. 22).
A partir das considerações apresentadas pelo autor no texto, é possível depreender que são características da filosofia: 
Alternativas
Q3024845 Filosofia
Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo Chauí (2019):

I. A filosofia busca compreender a realidade por meio da criação de conceitos e teorias.
II. A filosofia não é uma ciência exata, pois não se baseia em experimentos empíricos.
III. A filosofia se preocupa com questões éticas, políticas e estéticas.
IV. A filosofia não rejeita a reflexão crítica sobre a sociedade, ainda que esta seja, mais apropriadamente, o objeto da Sociologia.
V. A filosofia é uma atividade que envolve a reflexão sobre a existência humana e o conhecimento.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q3024844 Filosofia

Leia o excerto a seguir e responda à questão:


“(...) a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; apenas por aquisição.”


Fonte: Favaretto (1995, In Arantes, P. E. et al. A Filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1995. p. 78).



De acordo com a reflexão apresentada pelo autor na obra supracitada, qual é a principal característica da filosofia, na contemporaneidade?

Alternativas
Q3024843 Filosofia

Identifique os termos que completam CORRETA e respectivamente as lacunas do trecho a seguir:



“O conceito é o começo da filosofia, mas o ______ é a sua instauração. (…) é um plano de ___________ que constitui o solo absoluto da filosofia (…) sobre os quais ela cria seus ______.”


Fonte: Deleuze; Guattari, 2010, p. 58. 

Alternativas
Q3024842 Filosofia
De acordo com Deleuze e Guattari (2010), qual é a principal definição da filosofia?
Alternativas
Q3021333 Filosofia
George Berkeley desenvolveu uma compreensão epistêmica que é definida, geralmente, como solipsista. Sob essa perspectiva, sua teoria do conhecimento assenta-se no seguinte princípio: 
Alternativas
Q3021332 Filosofia
Em “Crítica da razão pura”, Immanuel Kant propõe uma reformulação da maneira como se concebeu, ao longo da história da filosofia, a construção do conhecimento, o que se dá por meio de uma nova compreensão da relação entre sujeito e objeto. Na parte da obra denominada “Estética Transcendental”, Kant reflete sobre dois conceitos fundamentais em sua epistemologia, tempo e espaço, que define como:
Alternativas
Q3021324 Filosofia
Os primeiros filósofos buscavam, por meio de um princípio racional (em grego, arkhé), encontrar uma explicação para a origem de todas as coisas; contudo, os Pré-Socráticos divergiam acerca de que elemento era esse, bem como se era apenas um ou múltiplos elementos. Assim, aqueles que identificavam apenas um elemento constitutivo para todas as coisas são designados “monistas”; os que afirmam não haver apenas um princípio, mas vários, são categorizados como “pluralistas”. Tendo essa divisão em mente, assinale a alternativa que apresenta apenas nomes de Pré-Socráticos pluralistas.
Alternativas
Q3021320 Filosofia
Um esforço de definição do termo “filosofia” pode ser feito tendo como base aquilo que ela se propõe a fazer. Nesse sentido, é correto afirmar que a filosofia é uma: 
Alternativas
Q3021319 Filosofia

“O filósofo alemão Edmund Husserl diz saber o que é filosofia, ao mesmo tempo que assume desconhecê-la. E completa afirmando que apenas os pensadores secundários estão contentes com suas definições” (ARANHA, M. L. A. MARTINS, M. H. P. Filosofando. São Paulo: Moderna, 2016).


O trecho acima pode ser interpretado de que forma?

Alternativas
Q2912817 Filosofia

Cabe à filosofia da educação explicar e explorar o significado da condição humana no mundo, contribuindo o profissional da educação na formação de uma visão da totalidade do ser humano. Com base na filosofia da educação, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2912807 Filosofia

Muitos filósofos referem-se ao pensamento como capacidade reflexiva de elaboração crítica; nesse sentido, esse pensamento é bem elaborado e cuidadoso na escolha de critérios e na construção da argumentação. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2912805 Filosofia

John Dewey, em Educação e Democracia, reforça seu apelo à educação, entendida como investigação científica, enfatizando a necessidade do pensar reflexivo em educação. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

I Dewey aproveitou-se do método desenvolvido por Charles Sanders Peirce, aplicando-o à ciência, à arte, à lógica e à educação.

II Os estudantes devem tornar-se investigadores, aprendendo a lidar com problemas.

III Dewey distingue o pensamento comum do pensamento reflexivo.

IV O significado das ideias encontra-se, em seu aspecto prático, nos efeitos que exerce sobre o mundo.

V O indivíduo pensante é tão importante quanto a sociedade que questiona.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Q2912802 Filosofia

Sílvio Gallo afirma: “Estou convencido de que é possível ensinar Filosofia, que é possível aprender Filosofia. Que é possível socializar este exercício de solidão...”

Américo Piovesan et al. Filosofia e ensino em debate. Ijuí: Unijuí, 2002, p. 194 (com adaptações).

Acerca desse pensamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2912795 Filosofia

Nascemos fracos, precisamos de força; nascemos desprovidos de tudo, temos necessidade de assistência; nascemos estúpidos, precisamos de juízo. Tudo que não temos ao nascer, e de que precisamos quando adultos, é-nos dado pela educação.

Rousseau. O Emílio ou da Educação. São Paulo: Bertrandbrasil, 1995, p. 10 (com adaptações).

A respeito do tema educação em Rousseau, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Q2908679 Filosofia

A nova legislação educacional brasileira parece reconhecer, afinal, o próprio sentido histórico da atividade filosófica e, por esse motivo, enfatiza a competência da filosofia para promover, sistematicamente, condições indispensáveis para a formação de cidadania plena. Em que pese essa competência, entretanto, cumpre destacar que, embora imprescindíveis, os conhecimentos filosóficos não são suficientes para o alcance dessa finalidade. Aliás, constitui quase um truísmo pedagógico afirmar que todos os conhecimentos, disciplinas e componentes curriculares da educação básica são necessários e importantes na formação de cidadania do educando. Nesse sentido, embora restaurando para a filosofia o papel que lhe cabe no contexto educacional, a legislação tratou igualmente de indicar como se deve corretamente dimensioná-la no ensino médio: a rigor, portanto, o texto refere-se aos conhecimentos da filosofia que são necessários para o fim proposto. Destarte, a fim de atender à demanda legal, devemos fazer um esforço para recortar, do vasto universo dos conhecimentos filosóficos, aqueles que imediatamente precisam e podem ser trabalhados no ensino médio, o que, convenhamos, não é tarefa fácil.


Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Parte IV: ciências humanas, p. 45 (com adaptações).


Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2908648 Filosofia

Uma das figuras privilegiadas na adoção do poder pastoral pelo Estado moderno, nas instituições educacionais, é a figura do professor-pastor. Ele assume a responsabilidade pelas ações e pelo destino da turma e de cada um de seus integrantes. Ele se encarrega de cuidar do bem e do mal que possam acontecer dentro da sala de aula. Ele responde por todos os pecados que possam ser cometidos no seu espaço. Embora assuma modalidades leves e participativas, entre o professor e a turma há uma relação de submissão absoluta; sem o professor os alunos não saberiam o que fazer, como aprender, de qual maneira comportar-se. O professor ganhará a confiança de cada aluno para que ele lhe confie seus desejos, angústias e ilusões. Por último, lhe ensinará que sem alguma forma de sacrifício ou renúncia seria impossível desfrutar de uma vida feliz e de uma sociedade justa.


Walter Kohan. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte. Autêntica, 2003, p. 87-8 (com adaptações).


A partir das idéias desenvolvidas no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2908640 Filosofia

Para que se possa falar realmente de história da filosofia, em sua completude, parece-me necessário estabelecer uma relação teorética, isto é, um diálogo com o clássico: pondo a ele perguntas (as nossas, as de sempre) e avaliando suas respostas às mesmas. Sem esta relação vital com o clássico a história da filosofia se torna passatempo de colecionador e o professor de filosofia, antiquário de loja de antiguidades. Especialmente para este diálogo torna-se necessária a superação de uma pretensa postura de neutralidade do historiador da filosofia (no nosso caso, do professor): será preciso declarar explicitamente sua postura filosófica para que essa mesma possa ser avaliada e colocada “na mesa”.


G. Cornelli. A lição dos clássicos: algumas anotações sobre a história da filosofia na sala de aula. In: S. e Danelon G. M. Gallo e G. Cornelli. Ensino de filosofia: teoria e prática. Unijuí, 2004, p. 194 (com adaptações).


Tendo o texto acima como referência, assinale a opção correta acerca da história da filosofia.

Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: E
4: E
5: C
6: B
7: B
8: A
9: C
10: B
11: C
12: A
13: A
14: A
15: E
16: C
17: C
18: A
19: B
20: C