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Q3128327 Filosofia
Um grupo de estudantes discutia sobre as origens do pensamento científico e como ele se relacionava com as explicações naturais do mundo propostas pelos primeiros filósofos. Durante a conversa, um deles afirmou que Tales de Mileto acreditava que a água era o princípio originador de todas as coisas. Outro estudante mencionou que Anaxímenes também identificava um elemento natural como a origem de tudo, mas que esse elemento não era a água. Com base no pensamento dos pré-socráticos da Escola Jônica, identifique qual era o elemento proposto por Anaxímenes como princípio originador de todas as coisas.
Alternativas

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Vamos analisar a questão sobre a Escola Jônica dos pré-socráticos, que busca identificar qual elemento Anaxímenes considerava como o princípio originador de todas as coisas. Essa questão é central para entender as primeiras tentativas de explicar a natureza de maneira racional e sistemática.

A alternativa correta é a Alternativa D - O ar. Anaxímenes de Mileto, um dos filósofos da Escola Jônica, propôs que o ar era o elemento primordial. Ele acreditava que, através dos processos de rarefação e condensação, o ar poderia se transformar em outros elementos. Essa ideia está relacionada à observação de que o ar está presente em todo lugar e é essencial para a vida.

Agora, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

Alternativa A - A terra: Esta opção está incorreta porque nenhum dos principais filósofos da Escola Jônica propôs a terra como princípio originador. A terra era vista como um elemento sólido e estável, mas não como a origem de todas as coisas.

Alternativa B - O fogo: Esta alternativa menciona Heráclito, que realmente via o fogo como um símbolo de transformação, mas não pertence à Escola Jônica. Heráclito estava mais preocupado com a ideia de mudança contínua do que com a identificação de um único elemento originador.

Alternativa C - O éter: O éter é uma ideia que aparece mais tarde na filosofia grega, especialmente em contextos que envolvem explicações mais cósmicas ou transcendentais, mas não é atribuído a Anaxímenes.

Ao estudar questões sobre os pré-socráticos, é importante lembrar que eles buscavam explicações naturais e racionais, deixando de lado mitologias, e focando em elementos que pudessem ser observados e testados.

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Anaxímenes (588-524 a.C.), nascido em Mileto (atual Turquia), foi um filósofo pré-socrático grego integrante da Escola Jônica. Além dele, na escola pré-socrática destacam-se Tales de Mileto e Anaximandro.

A Escola Jônica foi a primeira escola filosófica grega a qual reuniu filósofos pré-socráticos (que viveram antes de Sócrates).

Os temas desenvolvidos por eles estavam centrados na natureza. O intuito era desvendar os mistérios da existência, classificando um elemento como gerador do cosmo e da vida. Essa postura foi chamada de materialismo monista.

Para , o elemento essencial era a água (arché). Já para Anaximandro, mestre de Anaxímenes, a massa geradora de todos os seres era representada pela união dos quatro elementos (terra, fogo, ar e água) denominado de “ápeiron”.

Já para Anaxímenes, o elemento primordial era o ar, o princípio de todas as coisas.

Anaxímenes foi discípulo de , no entanto, não concordava com seu mestre sobre o conceito do “ápeiron”, e nem com Tales e seu conceito de “arché”.

Sua opinião era que o primeiro era muito abstrato (ápeiron), e o segundo muito palpável (água, o arché).

Para Anaxímenes, a substância primordial não poderia ser algo fora da observação e da realidade sensível.

Segundo ele, todas as coisas existentes são resultado da condensação ou da rarefação do ar. Nas palavras do filósofo:

A maior parte de suas obras se perderam com o tempo, sendo a mais destacada “Sobre a Natureza”, a qual é possível encontrar alguns fragmentos.

Em sua teoria cosmológica, defendeu que a Terra é plana e estaria flutuando no ar. Já a lua, para ele, refletia a luz do sol e os eclipses representavam uma obstrução planetária por outro corpo celeste.

  • Parmênides > Estudo da Ontologia.
  • Anaxímenes > Elemento Ar.
  • Anaximandro > Ápeiron ( Eternidade ).

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