Questões de Filosofia - Maquiavel e O Príncipe para Concurso

Foram encontradas 30 questões

Q3021330 Filosofia

“Não desconheço que muitos têm tido, e têm, a opinião de que as coisas do mundo são governadas pela fortuna e por Deus, de modo que a prudência dos homens não as poderia corrigir nem lhes ofertaria algum remédio. Dessa maneira, poder-se-ia pensar que ninguém deve se importar muito com elas, deixando-se simplesmente reger pela fortuna. Essa opinião é muito aceita na nossa época, pela grande variação das coisas, o que se percebe diariamente, fora de toda conjuntura humana. Em algumas ocasiões, quando considero o assunto, tendo a aceitá-lo. Apesar disso, e uma vez que nosso livre-arbítrio permanece, acredito poder ser verdadeiro o fato de que a fortuna arbitre metade de nossas ações, mas que, mesmo assim, ela nos permita governar a outra metade quase inteira” (MAQUIAVEL, Nicolau. O príncipe. São Paulo: Nova Cultural, 2000).


O trecho apresentado sintetiza a visão de mundo do autor, de modo a entender que:

Alternativas
Q2931225 Filosofia

Um dos principais problemas colocados pelo pensamento político de Nicolau Maquiavel é o de encontrar mecanismos institucionais que impusessem a estabilidade das relações sociais numa época repleta de conflitos. A estabilidade social ocorreria, basicamente, através de duas formas de governo: o principado e a república, dependendo do estado em que se encontra uma determinada sociedade.


Sobre essa questão, NÃO é correto afirmar:

Alternativas
Q2931221 Filosofia

Nicolau Maquiavel, pensador florentino, é considerado o fundador da ciência política moderna ao conferir um destaque especial à esfera política em sua obra.


Em relação ao pensamento político de Maquiavel, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Q2897326 Filosofia

À diferença dos pensadores antigos e medievais no que respeita às teorias políticas, Maquiavel funda o pensamento político da modernidade, ao oferecer respostas novas, laicas e objetivas para as novas situações históricas de seu tempo. A ruptura da teoria do referido autor com a tradição deve ser compreendida pela seguinte razão:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Filosofia |
Q2822285 Filosofia

Ao tratar o fenômeno da religião, Maquiavel, em um primeiro momento, parece nos indicar apenas os acontecimentos históricos que narra no decorrer de seus escritos, exemplo que pode ser encontrado no capítulo onze de "O Príncipe". Discorrendo sobre os Estados eclesiásticos, afirma que todas as dificuldades em relação à fortuna e a virtù precedem ao momento da conquista, e, observa ele: mesmo sem virtù e sem fortuna, este modelo de Estado se mantém. Sobre isso, assinale apenas a assertiva VERDADEIRA:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Filosofia |
Q2822275 Filosofia

Maquiavel analisa o descompasso entre os pressupostos éticos e políticos e seculariza a política. Sua perspectiva teórica rejeita todo idealismo referente ao homem e à política, e se fixa ao real. Governar é um ato prático que deverá ser eficiente, não idealizado, como ocorre em Platão. Para tanto, é importante a Virtù. Esse conceito em Maquiavel significa:


1 - A virtù maquiavélica é a arte de agir (politicamente) segundo as exigências (temporalmente concretas) do objeto (entendido como obstáculo, desafio).

2 - Maquiavel ainda segue os conceitos clássicos e cristãos de virtude: phronesis e temperança.

3 - A qualidade do grande líder político que implica em uma ação eficaz. A virtù expressa uma práxis vitoriosa; armar-se com a virtù é saber agir de acordo as circunstâncias.

4 - Virtù é sinônimo de fortuna, e, assim sendo, somente a fortuna guia o grande líder.


Assinale a assertiva VERDADEIRA:

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IFPI Órgão: IF-PI Prova: IFPI - 2016 - IF-PI - Professor - Filosofia |
Q2822256 Filosofia

A partir do século XIII, a Europa empreendeu um processo intenso de centralização política, que logo permitiu que alguns países se unificassem e criassem uma mentalidade política nova. Suíça, Portugal e Inglaterra foram os primeiros, mas logo a França e a Espanha também conseguiram formar entidades políticas unificadas, conhecidas como Estado Nacional. A Itália, no século XIV, começou ter vários problemas, comprometendo a independência dos Estados italianos, em razão da força dos seus vizinhos. Apesar de ser a região mais rica da Idade Média, com suas cidades comerciantes, como Veneza e Gênova, não conseguiu seguir um processo de unificação nacional. Existia uma grande frustração, no século XVI, por conta da ausência de uma Itália unificada.


A Itália estava desunida, e em decadência social, apenas meios políticos poderiam salvá-la. A quem caberia esta missão? Ao Principado ou à República? É esse cenário que Maquiavel irá problematizar em sua teoria política, especialmente no obra "O príncipe". A teoria política de Maquiavel constitui um marco inestimável na trajetória da ciência política universal. Entre as máximas que compõem a base de seu pensamento está:

Alternativas
Ano: 2014 Banca: FGV Órgão: SEDUC-AM Prova: FGV - 2014 - SEDUC-AM - Professor - Filosofia |
Q2787706 Filosofia

São problematizações políticas corretas sobre o Estado e a Sociedade formuladas na Época Moderna, à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Q2403457 Filosofia

Maquiavel, filósofo que viu a fragmentação da Itália, dividida em reinos, repúblicas, ducados e Igreja, escreveu, em 1513, a obra O príncipe. O objetivo de resolver os problemas de seu tempo conduziu o filósofo a uma nova concepção de política e de sociedade. Tal concepção rompe com a política tradicional.

-

ARANHA, M.; ARRUDA, M. Introdução à filosofia.

São Paulo: Moderna, 2009, com adaptações.

-

Assinale a alternativa que expressa corretamente o pensamento político de Maquiavel.

Alternativas
Q2403454 Filosofia

Maquiavel subverte a abordagem tradicional da teoria política feita pelos gregos e medievais, e, por isso, é considerado o fundador da ciência política ao enveredar por caminhos “ainda não trilhados”, como ele mesmo diz.

-

ARANHA, M.; ARRUDA, M. Introdução à filosofia.

São Paulo: Moderna, 2009, com adaptações.

-

Em relação à nova abordagem, exposta no texto, conclui-se que a política de Maquiavel é

Alternativas
Q2287890 Filosofia
O príncipe desejoso de manter-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom e a fazer uso ou não deles, conforme as necessidades.

(MAQUIAVEL, 2019, p. 93.)

Considerando a teoria de Nicolau Maquiavel e, ainda, analisando o trecho apresentado, assinale o significado subjacente desta afirmação.
Alternativas
Ano: 2017 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2017 - IF-TO - Professor - Filosofia |
Q2207050 Filosofia
A política moderna constitui-se em uma ruptura com a tradição política clássica e medieval, explicitando novas instituições e atores políticos, que demarcam uma oura forma de fazer política.
Quando a estes fatos novos é incorreto afirmar.
Alternativas
Q2113177 Filosofia
[...] surge daí uma questão: é melhor ser amado que temido ou o inverso? A resposta é que seria de desejar ser ambas as coisas, mas, como é difícil combiná-las, é muito mais seguro ser temido do que amado, quando se tem de desistir de uma das duas.
(Maquiavel. O Príncipe. São Paulo: Martins Fontes, 2001)
Valendo-se disso, é correto afirmar que 
Alternativas
Q2102228 Filosofia
Analise as afirmativas abaixo:
1. A filosofia moderna é marcada, de modo especial, por processos exacerbados de mensuração e experimentação em detrimento da reflexão e da abstração.
2. O debate filosófico no início da Idade Moderna é marcado pela discussão entre racionalistas, como Descartes, e empiristas, como Bacon.
3. A filosofia moderna representa um modelo de ruptura ou de uma guinada em relação aos modelos e padrões filosóficos da Idade Média.
4. Entre os representantes da filosofia moderna destacaram-se pensadores como Spinoza, Leibniz, Hobbs, Locke, Newton e Hume.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas
Alternativas
Q1975412 Filosofia
Com relação ao pensamento político ocidental, julgue o item.  

Para Maquiavel, o governante não deve apelar a qualquer meio para conservar o Estado, pois o homem vulgar poderá julgá-lo por recorrer a meios escusos em detrimento dos resultados alcançados. 
Alternativas
Q1805168 Filosofia
Para Leslei Levene (2019), o autor da obra “O Príncipe”, de 1513, considerava que um governante poderia usar meios imorais, cruéis e perversos quando julgasse necessário, deixando a população amedrontada. E ainda que sua filosofia se firmava na ideia de que os fins justificam os meios. Conhecido principalmente por discorrer sobre as dinâmicas do poder, o filósofo a quem se refere Levene é:
Alternativas
Q1789870 Filosofia
Muitas foram as respostas elaboradas ao longo do tempo sobre as origens e as associações políticas, o poder político e a necessidade de criação do Estado. A esse respeito, relacione a COLUNA I com a COLUNA II, associando os filósofos políticos às suas teorias. COLUNA I 1. Platão (428–347 a.C.) 2. Aristóteles (384–322 a.C.) 3. Nicolau Maquiavel (1469–1527) 4. Thomas Hobbes (1588–1679) 5. John Locke (1632–1704) 6. Charles de Secondat de Montesquieu (1689–1755) 7. Jean-Jacques Rousseau (1712–1778)
COLUNA II ( ) Em sua investigação, concluiu que o ser humano, embora vivendo em sociedade, não possui o instinto natural da sociabilidade. Cada indivíduo encara seu semelhante como um concorrente que precisa ser dominado; e onde não houve o domínio de um indivíduo sobre o outro, existirá sempre uma competição intensa. ( ) Valoriza os valores da vida natural e ataca a corrupção, a avareza e os vícios da sociedade civilizada. Exalta a liberdade e se contrapõe à falsidade e ao artificialismo da vida civilizada. Além de investigar a origem do poder político, investigou também a existência ou não de uma justificativa válida para os indivíduos, originalmente livres, terem submetido sua liberdade ao poder político do Estado, além de se preocupar com a legitimidade desse poder. ( ) O ser humano é por natureza um ser social, pois, para sobreviver, não pode ficar completamente isolado de seus semelhantes. A organização social adequada à natureza humana é a polis, presente entre as realidades que existem naturalmente, e o homem é por natureza um animal político. ( ) Ao refletir sobre a possibilidade de abuso de poder nas monarquias, propôs que se estabelecesse a divisão do poder político em três instâncias, com a intenção de que elas fossem harmônicas entre si. ( ) Na política, há uma distância entre o ideal e a realidade. Por isso, afastou-se da concepção idealizada de política e centrou sua reflexão na constatação de que o poder político tem como função regular as lutas e tensões entre os grupos sociais, os quais, em seu entendimento, eram basicamente dois: o grupo dos poderosos e o povo. Para esse filósofo, a política tem como objetivo a manutenção do poder do Estado. ( ) Sua concepção de política é aristocrática, por supor que a grande massa de pessoas é incapaz de dirigir a cidade e que apenas uma parcela da elite, os sábios, está apta a exercer o poder político. ( ) Ao refletir sobre a origem do poder político e sua necessidade de congregar os seres humanos, a falta de uma normatização geral leva à situação em que cada qual seria o seu próprio juiz, engendrando problemas nas relações entre os indivíduos. Por isso teve-se a necessidade de criação do Estado, para garantir a segurança dos indivíduos. Assinale a sequência correta.
Alternativas
Q1691117 Filosofia
Muitos imaginaram repúblicas e principados que jamais foram vistos e que nem se soube se existiram na verdade, porque há tamanha distância entre como se vive e como se deveria viver que aquele que abandona o que se faz por aquilo que se deveria fazer aprende antes a arruinar-se que a preservar-se. Eis por que é necessário a um príncipe que quiser manter-se, aprender a poder não ser bom e a valer-se ou não disso segundo a necessidade.
                                             Nicolau Maquiavel. O Príncipe. Ed. Martins Fontes (com adaptações).
Considerando-se o texto precedente, é correto afirmar que Maquiavel recomenda ao príncipe, isto é, ao governante, que este
Alternativas
Ano: 2006 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: TSE
Q1231169 Filosofia
O pensador Florentino Maquiavel
Alternativas
Q968433 Filosofia
Considerando as teorias de Aristóteles e Maquiavel, em relação ao tema da ética, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Respostas
1: E
2: B
3: C
4: A
5: A
6: B
7: C
8: A
9: D
10: E
11: D
12: B
13: A
14: D
15: E
16: C
17: C
18: C
19: B
20: C