O príncipe desejoso de manter-se no poder tem de aprender o...

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Q2287890 Filosofia
O príncipe desejoso de manter-se no poder tem de aprender os meios de não ser bom e a fazer uso ou não deles, conforme as necessidades.

(MAQUIAVEL, 2019, p. 93.)

Considerando a teoria de Nicolau Maquiavel e, ainda, analisando o trecho apresentado, assinale o significado subjacente desta afirmação.
Alternativas

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A alternativa correta é a D.

A questão aborda o pensamento político de Nicolau Maquiavel, especialmente a ideia de que o governante deve ser pragmático e capaz de se adaptar às circunstâncias para manter o poder. Maquiavel, em sua obra O Príncipe, sugere que um líder eficaz não pode se prender rigidamente a normas morais, mas sim agir de acordo com o que é necessário para preservar sua autoridade e estabilidade do estado.

Alternativa D: A astúcia e a dissimulação são habilidades necessárias para o príncipe assegurar seu poder. Esta é a resposta correta porque reflete diretamente o ensinamento de Maquiavel de que o príncipe deve ser astuto como uma raposa para detectar armadilhas e poderoso como um leão para espantar os lobos. A habilidade de dissimular e ser astuto permite ao governante lidar com adversidades e opositores de maneira eficaz, garantindo sua sobrevivência política.

Alternativa A: A bondade é incompatível com a eficácia política e a manutenção do poder. Embora Maquiavel reconheça que a bondade não deve ser uma prioridade para o governante, ele não afirma que ela é incompatível com a eficácia política. Para Maquiavel, o governante deve ser capaz de alternar entre ser bom e não ser, conforme as necessidades políticas.

Alternativa B: A bondade é uma fraqueza que pode ser explorada pelos adversários políticos. Este item não está totalmente correto porque, para Maquiavel, não é a bondade em si que é uma fraqueza, mas a incapacidade de agir de maneira não bondosa quando a situação o exige.

Alternativa C: A moralidade deve ser sacrificada em prol da estabilidade e da segurança no governo. Embora Maquiavel sugira que a moralidade pode ser secundária nos processos decisórios, ele enfatiza mais a necessidade de flexibilidade moral do que o sacrifício total da moralidade.

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