Questões de Concurso
Sobre o sujeito moderno em filosofia
Foram encontradas 495 questões
I. A escolástica integrava a razão como uma ferramenta para sistematizar e esclarecer verdades de fé, buscando harmonizar a filosofia aristotélica com os princípios teológicos cristãos.
II. René Descartes e Francis Bacon, ao romperem com a escolástica, desenvolveram métodos de investigação baseados exclusivamente em novas abordagens racionais e empíricas, sem relação com conceitos originários da tradição medieval.
III. A ciência moderna deslocou seu foco das explicações teológicas e metafísicas para a experimentação e os métodos matemáticos, mas muitos filósofos argumentam que pressupostos metafísicos ainda estão presentes nas teorias científicas modernas.
IV. O racionalismo cartesiano e o empirismo baconiano representaram abordagens distintas para o uso da razão na construção do conhecimento, mas ambas influenciaram significativamente o desenvolvimento da ciência moderna.
V. A escolástica perdeu sua relevância na filosofia moderna e na ciência moderna, sendo descartada sem deixar contribuições significativas para as tradições acadêmicas ou culturais posteriores.
Quais estão corretas?
Faça a associação correta entre as duas colunas, relacionando cada teoria filosófica sobre esse problema com uma tese que, seguindo Bonjour e Baker, lhe é característica.
1. Dualismo. 2. Materialismo de identidade. 3. Behaviorismo lógico. 4. Funcionalismo. 5. Epifenomenalismo.
A. Toda atribuição mental é equivalente em significado a uma afirmação se-então (chamada condicional comportamental) que expressa uma disposição comportamental.
B. A mente e seus conteúdos são radicalmente não físicos, isto é, eles não são em si mesmos físicos, nem o produto lógico de nada físico, nem, exceto causal ou nomologicamente, dependente de nada físico.
C. O que determina o tipo psicológico ao qual um particular mental pertence é o papel causal do particular na vida mental do organismo.
D. As relações causais entre corpo e mente são apenas unidirecionais: enquanto os estados corporais podem afetar causalmente ou mesmo produzir inteiramente os estados mentais, estes não podem afetar causalmente os estados físicos.
E. Na medida em que uma afirmação sobre uma sensação é um relato de algo, esse algo é de fato um processo cerebral. Sensações nada são para além dos processos cerebrais.
Qual é a associação correta entre números e letras?
Sobre essa controvérsia, Habermas defende
( ) Tanto nas Investigações Filósoficas quanto no Tractatus LogicoPhilosophicus, Wittgenstein acredita que os filósofos se equivocam por tentarem enunciar mais do que proposições das ciências naturais.
( ) A noção de “jogos de linguagem”, desenvolvida nas Investigações Filosóficas, rejeita a ideia do Tractatus Logico-Philosophicus de que proposições ou pensamentos são retratos da realidade.
( ) Nas Investigações Filósoficas, o conceito de “semelhança de família” reitera um ceticismo quanto às aspirações para a metafísica que já estava presente no Tractatus Logico-Philosophicus.
( ) A ideia de que o significado de uma palavra é determinado pelo seu uso é uma inovação das Investigações Filosóficas.
( ) Nas Investigações Filosóficas, Wittgenstein preserva a convicção, primeiro expressa no Tractatus Logico-Philosophicus, de que as respostas para as questões filosóficas devem ser encontradas através do estudo ou análise da linguagem.
A sequência correta, de cima para baixo, é
Segundo o filósofo, a vida humana, por conta da vontade, é
TEORIAS
A. Fundacionismo B. Coerentismo
TESES
( ) O conhecimento humano deve ser reformado como um barco enquanto navega.
( ) A justificação de qualquer crença consiste em um ajuste com um conjunto de crenças que fazem parte de um sistema.
( ) Nenhuma proposição é mais básica do que outra.
( ) É a teoria defendida por René Descartes.
( ) Sugere a visão de um mundo completo e hierarquizado.
A sequência que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é:
A etapa da consciência infeliz é caracterizada como a
REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. 2. Ed. São Paulo: Paulus, 2005. v. 2, p. 261.
São Boaventura diferencia-se de Santo Tomás de Aquino por
De acordo com a posição de Kant nessa obra, é correto afirmar que
“Em razão de as essências reais das coisas serem desconhecidas para nós, não podemos possuir verdadeira ciência sobre itens do mundo natural, mas tão-só uma crença provável. Podemos ter conhecimento genuíno de nossa própria existência e da existência de Deus, e com a condição de nos mantermos nos limites da sensação real podemos ter conhecimento da existência de outras coisas”
KENNY, A. Uma Nova História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Edições Loyola, 2009. v.3, p. 73.
Qual filósofo é o autor da posição epistemológica caracterizada no texto acima?
De acordo com a visão de Hume, é correto afirmar que a
Observe a charge do cartunista gaúcho Rafael Côrrea:

Tomando a filosofia de Hebert Marcuse como fundamento, afirma-se que a charge se contrapõe à racionalidade
GILSON, E. A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 939.
Sobre as diferentes perspectivas acerca da relação entre fé e razão na filosofia medieval, é correto afirmar que
KENNY, A. Uma Nova História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Edições Loyola, 2008. v.1, p. 145.
Sobre as posições oferecidas na filosofia medieval acerca do problema dos universais, analise as afirmativas a seguir:
I. Abelardo é conhecido como um dos proponentes de uma posição realista segundo a qual os universais são entes reais.
II. Nominalistas defendem que palavras como “homem” são convencionais e não têm uma existência independente da mente.
III. Tomás de Aquino rejeita a visão platônica segundo a qual universais têm uma existência independente das coisas concretas.
IV. Guilherme de Ockham é conhecido como um expoente do nominalismo.
Estão corretas apenas as afirmativas
Dentre os ensaios publicados pelo filósofo sul-coreano Byung-Chul Han, destaca-se A Sociedade do Cansaço, obra na qual ele distingue a Sociedade Disciplinar da Sociedade do Cansaço.
Para o autor, a Sociedade Disciplinar e a Sociedade do Cansaço são, respectivamente, representadas pelas seguintes características: