Questões de Filosofia - O Sujeito Moderno para Concurso

Foram encontradas 440 questões

Q3050009 Filosofia
A beleza é a manifestação sensível da ideia.
(HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Estética: A Ideia e o Ideal. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1997, p. 42.)

Com base na citação de Hegel, melhor representa a concepção de beleza na arte, segundo a filosofia idealista:
Alternativas
Q3050008 Filosofia
Thomas Kuhn, em seu livro A Estrutura das Revoluções Científicas, afirma que “um paradigma é o que os membros de uma comunidade científica compartilham, e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que compartilham um paradigma”.
(KUHN, Thomas S.; FOUCAULT, Michel. A Estrutura das Revoluções Científicas e Outros Ensaios. São Paulo: Editora Perspectiva, 2000, p. 176.)

Com base nessa definição, qual das alternativas a seguir melhor descreve o conceito de paradigma científico?
Alternativas
Q3050007 Filosofia
Imagine que um cientista desenvolveu uma nova teoria para explicar o comportamento dos planetas em nosso sistema solar. No entanto, durante a observação de um novo planeta, os dados não se alinham com as previsões feitas por essa teoria. O que o cientista deve fazer para seguir um método científico adequado?
Alternativas
Q3050006 Filosofia
Uma hipótese ou teoria é científica apenas se for passível de ser refutada pela experiência.
(POPPER, Karl. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1975, p. 39.)

Com base na citação e no conceito de ciência, qual das alternativas a seguir melhor descreve a visão sobre a ciência segundo o autor?
Alternativas
Q3050003 Filosofia
Todo o conhecimento humano tem início na experiência, mas não se origina exclusivamente dela. (KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Editora Abril Cultural, 1980, p. 15.)

Com base na citação e nas discussões da Teoria do Conhecimento, assinale, a seguir, a perspectiva de Kant sobre a origem e a natureza do conhecimento.
Alternativas
Q3024857 Filosofia

Avalie o(s) enunciado(s) a seguir, de acordo com a obra de Engelmann; Engelmann e Corrêa (2023):



I. “A filosofia no Brasil começou a se desenvolver significativamente a partir do século XIX, com a influência do positivismo e do marxismo.”


II. “A escolástica teve pouca ou nenhuma influência no pensamento filosófico brasileiro.”


III. “A filosofia brasileira contemporânea busca integrar saberes locais e tradicionais com teorias filosóficas globais.”


IV. “O pensamento filosófico brasileiro foi fortemente influenciado pelas ideias europeias, especialmente durante o período colonial.”


V. “A filosofia no Brasil sempre foi independente das correntes filosóficas internacionais.”


VI. “A obra aborda a evolução do pensamento filosófico no Brasil desde as primeiras ideias que chegaram ao país.”


VII. “A filosofia como instrumento de crítica social e política no Brasil é destacada na obra.”



Estão CORRETOS:

Alternativas
Q3024844 Filosofia

Leia o excerto a seguir e responda à questão:


“(...) a Filosofia não mais se apresenta como um corpo de saber e, assim, não se propaga da mesma forma como um saber se transmite; apenas por aquisição.”


Fonte: Favaretto (1995, In Arantes, P. E. et al. A Filosofia e seu ensino. São Paulo: EDUC, 1995. p. 78).



De acordo com a reflexão apresentada pelo autor na obra supracitada, qual é a principal característica da filosofia, na contemporaneidade?

Alternativas
Q3024841 Filosofia

“A descoberta da resistência é o primeiro passo para sua superação. Desenvolve-se, assim, no quadro do trabalho analítico, uma arte da interpretação, cujo frutuoso emprego, para ter sucesso, requer tato e experiência, mas que não é difícil de ser aprendida. O método da livre associação, além do fato de ser menos cansativo, apresenta vantagens muito grandes em relação ao precedentemente usado”.


Fonte: Freud. Minha vida e a psicanálise. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – De Freud à atualidade. Volume 7. São Paulo: Paulus, 2023.



São muitas as correntes filosóficas contemporâneas que têm recorrido a uma aproximação com a Psicanálise, seja de orientação freudiana ou não. Assinale a alternativa CORRETA sobre os conceitos psicanalíticos presentes na obra de Freud:

Alternativas
Q3024836 Filosofia
“O operário torna-se tanto mais pobre quanto mais produz riqueza, quanto mais sua produção cresce em potência e extensão. O operário torna-se uma mercadoria tanto mais barata quanto mais cria mercadorias. Com a valoração do mundo das coisas cresce em relação direta a desvalorização do mundo dos homens. O trabalho não produz apenas mercadorias; ele produz a si próprio e ao trabalhador como uma mercadoria, precisamente na proporção em que produz mercadorias em geral” (Marx. Obras filosóficas da juventude. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus,
2023).


Sobre a Filosofia do Materialismo Histórico e Dialético, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3024835 Filosofia
“A fenomenologia do espírito se conclui justamente com o ser como absolutamente mediado. No curso da fenomenologia, o espírito prepara para si próprio o elemento do saber. Neste elemento, os momentos do espírito se desdobram na forma da simplicidade, a qual sabe o próprio objeto como si própria. Aqui os momentos não caem mais um fora do outro na oposição entre ser e saber, mas permanecem juntos na simplicidade do saber, são o verdadeiro na forma do verdadeiro, e sua diversidade é apenas diversidade do conteúdo. Seu movimento, que no elemento do verdadeiro em forma de verdadeiro se estrutura em todo orgânico, constitui a lógica ou filosofia especulativa”
Fonte: Hegel. Fenomenologia do Espírito. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2023.

A “Ciência do aparecer do espírito” ou a Fenomenologia em Hegel representa um processo de elevação até o saber absoluto e em meio à dialética. Sobre a Filosofia hegeliana, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3024833 Filosofia
O Ensaio sobre o Intelecto Humano, de John Locke, inaugura um novo Empirismo, denominado de Crítico. Esse modelo de Epistemologia coloca que as ideias sempre derivam apenas da experiência, sendo o limite intransponível de todo o conhecimento possível. Sobre a epistemologia lockiana, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3024832 Filosofia
“Todavia, logo depois, percebi que, enquanto, desse modo eu queria pensar que tudo fosse falso, era preciso necessariamente que eu, que pensava isso, fosse alguma coisa. E, notando que esta verdade: eu penso, logo existo, era tão firme e tão segura que todas as mais extravagantes suposições dos céticos não eram capazes de abalá-la, julguei que podia aceitála sem escrúpulo como o princípio da filosofia que eu procurava”
Fonte: Descartes. Discurso sobre o método. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Humanismo a Descartes. Volume 3. São Paulo: Paulus, 2023.

Descartes, considerado por muitos como o fundador da filosofia moderna, é tema recorrente nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Para nós, professores de Filosofia, é praticamente impossível deixar os alunos sem conhecer elementos fundamentais da obra do pensador francês. Assinale a alternativa que NÃO apresenta incorreções sobre a Filosofia Cartesiana:
Alternativas
Q3024831 Filosofia
“Nem a mão nua, nem o intelecto abandonado a si mesmo têm poder. Os resultados são alcançados com instrumentos e com auxílios e destes tem necessidade não menos o intelecto do que a mão. Como os instrumentos ampliam e regem o movimento da mão, também os instrumentos da mente guiam ou mantêm o intelecto”
Fonte: Francis Bacon. Novum Organum. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Do Humanismo a Descartes. Volume 3. São Paulo: Paulus, 2023.

Sobre as teorias do filósofo inglês, da era industrial, Francis Bacon, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q3021331 Filosofia
A partir do século XX, a filosofia da linguagem ganha protagonismo nas problematizações filosóficas, e a ontologia não escapa a essa abordagem, efeito da chamada “virada linguística”. No que se refere às relações entre linguagem e realidade, assinale a alternativa que indica o autor que afirmou que “os limites da minha linguagem significam os limites de meu mundo”. 
Alternativas
Q3021326 Filosofia
O cristianismo influencia de forma determinante as preocupações filosóficas ao longo de toda a Idade Média na Europa; entretanto, a presença da religião cristã já se fazia sentir sobre a filosofia no século II da Era Comum, que viu surgir os chamados apologistas. O mais importante pensador dessa escola filosófica e que problematizou a questão do “lógos”, retomada de Fílon de Alexandria, foi: 
Alternativas
Q2912804 Filosofia

Com relação ao Círculo de Viena, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Q2908660 Filosofia

Nenhuma sociedade pode sobreviver sem um código moral fundado em valores compreendidos, aceitos e respeitados pela maioria dos seus membros. Nós não temos mais nada disto. As sociedades modernas poderiam dominar indefinidamente os poderes fantásticos que a ciência lhes deu com o critério de um vago humanismo colorido por uma espécie de hedonismo otimista e materialista? Poderiam, nessas bases, resolver suas intoleráveis tensões? Onde vão desmoronar?


Texto de uma conferência de Jacques Monod, citado por J. Russ. Pensamento ético contemporâneo. São Paulo, Paulus, 1999, p. 19 (com adaptações).


Acerca do tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2908659 Filosofia

A partir do texto acima e de conhecimentos relativos à filosofia da ciência, assinale a opção correta.

Alternativas
Q2897342 Filosofia

A unidade objetiva da verdade encontra-se, segundo Santo Tomás de Aquino, na harmonia entre fé e razão, não podendo, assim, contradizer-se, embora ambas as fontes do conhecimento sejam completamente diferentes. A explicação para a referida harmonia, de acordo com o filósofo, reside no fato de

Alternativas
Q2897340 Filosofia

Guilherme de Ockham, considerado o iniciador do nominalismo, concebia os universais como:

Alternativas
Respostas
1: D
2: D
3: D
4: C
5: D
6: A
7: C
8: E
9: D
10: D
11: A
12: A
13: D
14: C
15: E
16: E
17: D
18: C
19: A
20: B