A natureza, física e humana, é o objeto imitável por excelên...
(MONGELLI, 2003.)
Segundo Umberto Eco, “ao falar de problemas estéticos e ao propor regras de produção artísticas, a Antiguidade Clássica tinha o olhar voltado para a natureza”, já os medievais:
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Para resolver essa questão, é essencial entender como diferentes períodos históricos abordaram a relação entre arte, beleza e natureza. O texto de apoio menciona a concepção de beleza na Antiguidade Clássica, onde o olhar estava voltado para a natureza como referência para o belo artístico. O enunciado pede para identificar como os medievais viam essa relação segundo Umberto Eco.
Alternativa Correta: B - Imprimem uma concepção de estética de cunho cosmológico-filosófico-religioso voltada para o inteligível enquanto ser transcendental.
Justificativa: A alternativa B é a correta porque reflete a visão medieval, que relacionava a estética com uma perspectiva religiosa e filosófica, focada no inteligível e no transcendental. Durante a Idade Média, a arte estava profundamente conectada à religião e à filosofia, buscando representar ideias divinas e transcendentes.
Análise das Alternativas Incorretas:
A - Intermediam as concepções divinas preconizadas desde os tempos imemoriais e as transformam em um verdadeiro culto ao ser humano. Esta alternativa está incorreta. Embora envolva concepções divinas, os medievais não transformaram isso em culto ao ser humano. Pelo contrário, o foco estava em Deus e conceitos transcendentes, não no ser humano.
C - Promovem uma apropriação da estética mitológica e etérea dos gregos, mas com uma visão mais racional e intelectualizada e dissociada de qualquer crença. Esta opção está errada porque sugere uma dissociação de crenças, o que não é verdadeiro para a arte medieval, que estava profundamente enraizada na fé cristã.
D - Substituem a visão cósmica concebida pelos artistas clássicos e consagram, de uma vez por todas, a especulação racional dissociada da fé ou da transcendência. Esta alternativa não é válida, pois a especulação racional dissociada da fé foi uma característica do Renascimento e, posteriormente, do Iluminismo, e não da Idade Média, que era marcada pela união da fé e da razão.
Estratégia para Interpretação: Ao ler as alternativas, é importante focar nas palavras-chave que estão de acordo com o contexto histórico mencionado no enunciado e no texto de apoio. No caso da Idade Média, termos como 'transcendental' e 'religioso' são indicativos fortes da resposta correta.
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