Questões de Concurso Sobre são tomás e a filosofia medieval em filosofia

Foram encontradas 54 questões

Q3205959 Filosofia
São Boaventura e Santo Tomás de Aquino são dois clássicos da escolástica. Leão XIII falou deles como “due olivae et duo candelabre in domo Dei Lucentia” (duas oliveiras e dois candelabros resplandecentes na casa de Deus).

REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. 2. Ed. São Paulo: Paulus, 2005. v. 2, p. 261.

São Boaventura diferencia-se de Santo Tomás de Aquino por
Alternativas
Q3205950 Filosofia
Em sua obra A Filosofia na Idade Média, Gilson afirma que “Desde as origens patrísticas até o fim do século XIV, a história do pensamento cristão é a de um esforço incessantemente reencetado para manifestar a concordância entre a razão natural e a fé, onde ela existe, e para realizá-la, onde não existe”


GILSON, E. A Filosofia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 2001. p. 939.


Sobre as diferentes perspectivas acerca da relação entre fé e razão na filosofia medieval, é correto afirmar que
Alternativas
Q3205948 Filosofia
De acordo com Kenny, Porfírio é o grande responsável por estabelecer os termos para o debate medieval sobre o problema dos universais

KENNY, A. Uma Nova História da Filosofia Ocidental. São Paulo: Edições Loyola, 2008. v.1, p. 145.


Sobre as posições oferecidas na filosofia medieval acerca do problema dos universais, analise as afirmativas a seguir:

I. Abelardo é conhecido como um dos proponentes de uma posição realista segundo a qual os universais são entes reais.
II. Nominalistas defendem que palavras como “homem” são convencionais e não têm uma existência independente da mente.
III. Tomás de Aquino rejeita a visão platônica segundo a qual universais têm uma existência independente das coisas concretas.
IV. Guilherme de Ockham é conhecido como um expoente do nominalismo.

Estão corretas apenas as afirmativas
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163836 Filosofia
A formação escolástica na Idade Média incluía um método estruturado de discussão. Este método, composto por uma questão, argumentos contraditórios e uma resolução foi chamado de
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163833 Filosofia
Agostinho de Hipona foi um dos principais introdutores da filosofia de Platão no ambiente intelectual e religioso do cristianismo. É um ponto de divergência entre os filósofos.
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163829 Filosofia
No contexto da influência do pensamento islâmico sobre a filosofia cristã medieval, a teoria da dupla verdade de Averróis causou impacto na controvérsia em torno da e da razão.

Segundo esta teoria, é correto afirmar que
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163825 Filosofia
Para Tomás de Aquino, os entes criados são contingentes e dependem ontologicamente de dois princípios: a essência e a existência. No caso de Deus, por outro lado, essência e existência coincidem.

No caso das criaturas, estes dois conceitos designam, respectivamente
Alternativas
Q3231392 Filosofia
A concepção filosófica de Santo Agostinho caracteriza dentro da história da Filosofia, o pensamento medieval. Sua visão filosófica expressa uma articulação entre a racionalidade e a fé cristã. Sua filosofia teve influência do pensamento platônico e do cristianismo, enquanto seu conceito de experiência foi baseado na teoria de Aristóteles. (https://www.nucleodoconhecimento.com.br/teologia/ santo-agostinho,Luiz Goulart).

Com base na premissa acima, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q3231385 Filosofia
Na trajetória filosófica do homem, a busca aos questionamentos atemporais: “Qual o sentido da vida? Qual a origem do mundo e do ser humano? O que é o ser?”, mediante o uso de base científica, com o objetivo de romper com o conhecimento adquirido por meio de respostas mitológicas, embasaram os filósofos da Antiguidade, Sócrates, Platão e Aristóteles, principalmente, na incessante busca pela verdade. (https://www.redalyc.org/journal/6198/619872597029/ht ml/, UNESP/2022)

Sobre as “concepções de homens”, segundo o contexto acima, assinale a alternativa correta:

I. Na Idade Média, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino foram os principais filósofos que conduziram os questionamentos, sendo esse movimento alicerçado pelo viés científico, no qual Deus não seria o meio ideal para conhecer a verdade.
II. Já na modernidade, o conhecimento se constituiu como a grande questão a ser revelada aos homens, sendo em suma o uso da razão o modo de conquistá-lo, segundo os grandes filósofos desse período, dentre eles Bacon e Kant.
III. Na contemporaneidade, várias são as teorias e correntes filosóficas responsáveis por compreender o homem e traçar caminhos que apontem possíveis respostas às questões da existência humana e ao papel do homem nesse ínterim.
IV. Ao propor o resgate histórico do homem é preciso considerar antes de conceber avaliações precipitadas o contexto histórico de cada pensador, as necessidades vivenciadas pela sociedade em cada período e a tentativa de cada estudioso em compreender aquele momento político, econômico e existencial, assim como, os pensamentos desenvolvidos por eles para sanar as inquietações de um povo, mesmo que as reflexões digam respeito às condições existenciais universais para atender a sujeitos particulares.

A sequência correta é: 
Alternativas
Q3231381 Filosofia
Santo Tomás de Aquino (1225–1274) é um dominicano, foi discípulo de Alberto Magno, com quem estudou o pensamento de Aristóteles. Tomás, tal como seu amigo Boaventura (Franciscano, 1221–1274), é um conhecedor das grandes questões filosófico-teológicas de seu tempo. (Manoel Vasconcellos; Filosofia Medieval: Uma breve introdução, p.76).

Dado esse contexto sobre a filosofia de Santo Tomás de Aquino, assinale a alternativa INCORRETA:  
Alternativas
Q3133237 Filosofia
Com o surgimento do cristianismo, a filosofia passou por uma transformação significativa que moldou o pensamento ocidental durante a Idade Média. Nesse contexto, os filósofos procuraram conciliar a tradição filosófica grega com as doutrinas cristãs, buscando uma harmonia entre fé e razão. Entre os pensadores mais influentes desse período, destacam-se figuras que se debruçaram sobre questões essenciais da existência humana, como a relação entre o ser humano e o divino, a moralidade e a natureza da verdade (SANTOS, 2019).

Assinale a opção correta em relação à filosofia medieval.
Alternativas
Q3133067 Filosofia
A filosofia medieval, que se estendeu aproximadamente do século V ao século XV, é marcada pela tentativa de reconciliar a fé religiosa com a razão. Durante esse período, a filosofia tornou-se um campo essencial de investigação, influenciando profundamente a educação e a ciência, especialmente no contexto do cristianismo, mas também em interação com o islamismo e o judaísmo (COPLESTON, 2001).
Assinale a alternativa correta sobre a filosofia medieval e suas relações com a educação e ciência. 
Alternativas
Q3128350 Filosofia
A natureza, física e humana, é o objeto imitável por excelência. Concebida como o Cosmo [...] cujas partes estão unidas em um todo que é referência da unidade, a natureza é a intermediária de Deus, exemplar de Sua vontade e, por mais próxima, passível de contemplação pelo homem. Segundo tal concepção espetacular do mundo, o Belo artístico deve ‘imitar’ o Belo natural.
(MONGELLI, 2003.)

Segundo Umberto Eco, “ao falar de problemas estéticos e ao propor regras de produção artísticas, a Antiguidade Clássica tinha o olhar voltado para a natureza”, já os medievais:
Alternativas
Q3084587 Filosofia
Em uma discussão sobre a relação entre fé e razão, o professor de filosofia propõe aos alunos uma situação hipotética: um filósofo cristão do século IV argumenta que a fé é necessária para se alcançar a verdade divina, mas que a razão, por si só, não pode compreendê-la completamente. Séculos depois, outro filósofo cristão afirma que a razão pode ser uma ferramenta para entender os mistérios da fé e que ambas, fé e razão, não são excludentes, mas complementares. Com base nessa situação hipotética, qual das afirmativas relaciona corretamente esses pensamentos filosóficos com seus respectivos autores?
Alternativas
Q3021326 Filosofia
O cristianismo influencia de forma determinante as preocupações filosóficas ao longo de toda a Idade Média na Europa; entretanto, a presença da religião cristã já se fazia sentir sobre a filosofia no século II da Era Comum, que viu surgir os chamados apologistas. O mais importante pensador dessa escola filosófica e que problematizou a questão do “lógos”, retomada de Fílon de Alexandria, foi: 
Alternativas
Q2559972 Filosofia
Na filosofia medieval, a figura destacada que foi responsável por sintetizar o pensamento aristotélico com a teologia cristã, foi: 
Alternativas
Q2255029 Filosofia
À medida que a filosofia sofreu processos de evolução, também assumiu diferentes características que permitiram a identificação de períodos distintos.
O período no qual houve influências significativas das ideias dos Apóstolos Paulo e João e dos primeiros Padres da Igreja, esforços para conciliar os princípios do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, é conhecido como:
Alternativas
Q2248563 Filosofia
A filosofia de São Tomás de Aquino é marcada, entre outros pontos, por sua teoria da lei natural, cujo preceito fundamental é:
Alternativas
Q2185925 Filosofia
Agostinho foi talvez o maior filósofo cristão da Antiguidade e certamente aquele que exerceu a influência mais profunda e duradoura. Ele é um santo da Igreja Católica, e sua autoridade em assuntos teológicos foi universalmente aceita na Idade Média latina e permaneceu, na tradição cristã ocidental, virtualmente incontestada até o século XIX. O impacto de seus pontos de vista sobre pecado, graça, liberdade e sexualidade na cultura ocidental dificilmente pode ser superestimado. Essas visões, profundamente em desacordo com a antiga tradição filosófica e cultural, provocaram críticas ferozes durante a vida de Agostinho e, novamente, foram vigorosamente combatidas nos séculos XX e XXI de vários pontos de vista (por exemplo, humanista, liberal, feminista). Os filósofos continuam, no entanto, fascinados por suas ideias muitas vezes inovadoras sobre a linguagem, sobre o ceticismo e o conhecimento, sobre a vontade e as emoções, sobre a liberdade e o determinismo e sobre a estrutura da mente humana e, por último, mas não menos importante, por sua maneira de fazer filosofia, que é – embora obviamente comprometido com a verdade da revelação bíblica – surpreendentemente não dogmático e marcado por um espírito de indagação implacável.
Considerando-se a Filosofia de Agostinho, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Agostinho defende graus de realidade, o que reflete a influência de Aristóteles em seu pensamento. ( ) De acordo com a hierarquia do ser de Agostinho, a bondade se correlaciona com a realidade. ( ) Agostinho postula que o mal não tem substância, sendo apenas a privação do bem. ( ) Segundo Agostinho, o mal moral vem das escolhas e ações humanas, pois o homem é dotado de livre-arbítrio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Alternativas
Q2167462 Filosofia
No debate sobre a origem de todas as coisas, qual filósofo discordou de Tales de Mileto, afirmando que a origem de todas as coisas não é a água, mas o ápeiron, ou princípio indeterminado, sem fim, em um movimento perpétuo?
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: C
6: D
7: B
8: B
9: C
10: E
11: D
12: D
13: B
14: C
15: E
16: C
17: B
18: A
19: C
20: A