Questões de Concurso Sobre são tomás e a filosofia medieval em filosofia

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Q3084587 Filosofia
Em uma discussão sobre a relação entre fé e razão, o professor de filosofia propõe aos alunos uma situação hipotética: um filósofo cristão do século IV argumenta que a fé é necessária para se alcançar a verdade divina, mas que a razão, por si só, não pode compreendê-la completamente. Séculos depois, outro filósofo cristão afirma que a razão pode ser uma ferramenta para entender os mistérios da fé e que ambas, fé e razão, não são excludentes, mas complementares. Com base nessa situação hipotética, qual das afirmativas relaciona corretamente esses pensamentos filosóficos com seus respectivos autores?
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Q3021326 Filosofia
O cristianismo influencia de forma determinante as preocupações filosóficas ao longo de toda a Idade Média na Europa; entretanto, a presença da religião cristã já se fazia sentir sobre a filosofia no século II da Era Comum, que viu surgir os chamados apologistas. O mais importante pensador dessa escola filosófica e que problematizou a questão do “lógos”, retomada de Fílon de Alexandria, foi: 
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Q2897342 Filosofia

A unidade objetiva da verdade encontra-se, segundo Santo Tomás de Aquino, na harmonia entre fé e razão, não podendo, assim, contradizer-se, embora ambas as fontes do conhecimento sejam completamente diferentes. A explicação para a referida harmonia, de acordo com o filósofo, reside no fato de

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Ano: 2018 Banca: IF-MT Órgão: IF-MT Prova: IF-MT - 2018 - IF-MT - Filosofia |
Q2765418 Filosofia

Considerando a concepção de justiça de Aristóteles e Tomás de Aquino, podemos afirmar, EXCETO:

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Ano: 2019 Banca: FAU Órgão: IF-PR Prova: FAU - 2019 - IF-PR - Professor - Filosofia |
Q2710332 Filosofia

A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que aos poucos auxiliaram na construção da teologia cristã. Baseada na filosofia grega, os filósofos desse período tinham como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo científico. Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã. Há vários filósofos desta época, EXCETO:

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Q2559972 Filosofia
Na filosofia medieval, a figura destacada que foi responsável por sintetizar o pensamento aristotélico com a teologia cristã, foi: 
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Q2422967 Filosofia

Uma característica da filosofia escolástica é unir procedimentos da fé e procedimentos da razão − ponto capital a cujo respeito cometeram-se muitos erros. Entretanto, a posição da maioria dos autores, em especial de São Tomás, é inteiramente clara:


I. Fé e razão provêm ambas de Deus − logo, não se podem opor realmente.

II. Como a razão humana não pode ter a pretensão de ser a Razão absoluta, deve aceitar o controle da fé.

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Q2403469 Filosofia

Na Summa contra gentiles, falando a propósito das verdades relativas a Deus, Tomás escreve: “há algumas verdades que superam todo poder da razão humana, como, por exemplo, a verdade de que Deus é uno e trino. Outras verdades podem ser pensadas pela razão natural, como, por exemplo, as verdades de que Deus existe, de que Deus é uno, e outras mais”.

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REALE, G.; ANTISIERI, D. História da filosofia: patrística e escolástica.

Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo. São Paulo: Paulus, 2003.

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Com base no texto e em seus conhecimentos a respeito de Tomás de Aquino, assinale a alternativa correta.

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Q2403461 Filosofia

Deus é inteligível, e inteligíveis são também os princípios das ciências; todavia, há notável diferença entre as duas coisas. Com efeito, tanto a terra como a luz são visíveis, mas a terra não pode ser vista se a luz não brilhar. Deve-se, portanto, crer que também os conhecimentos que são transmitidos nas ciências, e que todo aquele que é capaz de entender admite sem nenhuma dúvida serem verossímeis, não podem ser compreendidos se não forem iluminados por outra coisa, como por um sol deles. Portanto, como no sol natural, podemos observar três coisas: que existe, que resplandece e que ilumina, assim, naquele Deus escondido que queres conhecer, existem três outras coisas: que existe, que é inteligível e que torna inteligíveis todas as outras coisas.

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Agostinho, Solilóquios, 1, 8, 15. In: REALE, G.; ANTISIERI, D. História

da filosofia: patrística e escolástica. Volume 2. Tradução de Ivo Storniolo.

São Paulo: Paulus, 2003, p. 107, com adaptações.

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Com base em seus conhecimentos a respeito de Santo Agostinho e no excerto apresentado, no que se refere ao pensamento agostiniano, assinale a alternativa correta.

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Q2403440 Filosofia

Um dos filósofos mais importantes do período da patrística é Santo Agostinho, também conhecido como Agostinho de Hipona. Quanto ao pensamento dele, assinale a alternativa correta.

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Q2403437 Filosofia

Um dos traços marcantes da Escolástica foi a necessidade que os autores desse período tiveram de provar a existência de Deus. No que tange a esse aspecto, assinale a alternativa correspondente aos pensadores que propuseram provas da existência de Deus durante o período escolástico.

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Q2255029 Filosofia
À medida que a filosofia sofreu processos de evolução, também assumiu diferentes características que permitiram a identificação de períodos distintos.
O período no qual houve influências significativas das ideias dos Apóstolos Paulo e João e dos primeiros Padres da Igreja, esforços para conciliar os princípios do cristianismo com o pensamento filosófico dos gregos e romanos, é conhecido como:
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Q2249712 Filosofia
Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.
São Tomás considera o sensível como um dos pontos de partida para a demonstração da prova da existência de Deus.
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Q2249711 Filosofia
Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.

A quinta via leva em conta a finalidade das coisas. Nesse sentido, pode-se falar em causa final e, portanto, na influência platônica na obra de São Tomás.
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Q2249710 Filosofia

Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.


Uma das vias da prova da existência de Deus utiliza-se da causa eficiente; pode-se, então, falar, em algum sentido, em relação de causa e efeito, na cadeia de causas, até se atingir a causa primeira, Deus, que não tem causa.

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Q2249709 Filosofia
Com referência às cinco vias da prova da existência de Deus, segundo São Tomás de Aquino, julgue o item a seguir.
A fundamentação dessa prova tem forte influência eleata.
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Q2248563 Filosofia
A filosofia de São Tomás de Aquino é marcada, entre outros pontos, por sua teoria da lei natural, cujo preceito fundamental é:
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Ano: 2017 Banca: IF-TO Órgão: IF-TO Prova: IF-TO - 2017 - IF-TO - Professor - Filosofia |
Q2207061 Filosofia
Tomás de Aquino propôs cinco vias para provar a existência de Deus. Essas, que em boa medida remetem ao pensamento metafísico grego clássico, são chamadas.
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Q2167462 Filosofia
No debate sobre a origem de todas as coisas, qual filósofo discordou de Tales de Mileto, afirmando que a origem de todas as coisas não é a água, mas o ápeiron, ou princípio indeterminado, sem fim, em um movimento perpétuo?
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Q2167460 Filosofia
A respeito do debate entre Filosofia e Teologia proposto por São Tomás de Aquino, pode-se afirmar que:
I. Ele acreditava na Filosofia como uma demonstração racional vinda de princípios existentes com conclusões inteligíveis II. O conhecimento na interpretação teológica fundamenta-se na relação com o divino, portanto essa relação é um dos critérios para o conhecimento da verdade. III. O conhecimento teológico é a identificação de um “primeiro motor imóvel” que movimenta alguma coisa, mas não é movimentado por nenhuma força, portanto, essa força que move sem ser movida é o próprio Deus ou o próprio conhecimento.
Quais estão corretas?
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Respostas
1: C
2: E
3: A
4: B
5: E
6: C
7: A
8: A
9: B
10: C
11: A
12: B
13: C
14: E
15: C
16: E
17: A
18: A
19: A
20: B