Questões de Concurso Sobre sócrates e a maiêutica em filosofia

Foram encontradas 70 questões

Q3205946 Filosofia
O estoicismo é uma das escolas helenísticas que se apresentava como herdeira da filosofia de Sócrates. Ela foi fundada por Zenão de Cítio, por volta de 300 a.C., e permaneceu influente no mundo romano.

Sobre a doutrina estoica, afirma-se que a pessoa feliz
Alternativas
Q3205938 Filosofia
Sócrates ocupa uma posição protagonista na história da filosofia. Ele é saudado como o inaugurador da primeira grande era da filosofia, e, em certa medida, da própria filosofia. No entanto, Sócrates nunca escreveu, e o que sabemos dele foram ideias e anedotas preservadas nas obras de seus admiradores, especialmente Platão.
Entre as ideias abaixo, qual delas NÃO é atribuída a Sócrates nos diálogos de Platão? 
Alternativas
Ano: 2025 Banca: FGV Órgão: SEEC-RN Prova: FGV - 2025 - SEEC-RN - Professor de Filosofia |
Q3163832 Filosofia
O termo “maiêutica” deriva do grego e designa, literalmente, o ato do parto. De maneira metafórica, refere-se ao método socrático, que consiste em
Alternativas
Q3296591 Filosofia
Os principais filósofos gregos desenvolveram visões filosóficas da educação. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__)Sócrates acreditava que a educação deveria focar apenas no prazer e na honra.
(__)Platão defendia que a educação deveria ajudar os alunos a valorizar a razão acima de outras atividades.
(__)Aristóteles enfatizou que a virtude moral e o caráter podem se desenvolver no contexto prático, guiado pela comunidade.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Alternativas
Q3133479 Filosofia
Após a leitura do enunciado apresentado a seguir, identifique a afirmação INCORRETA:

Diferentemente dos Sofistas, Sócrates não se apresenta como um Mestre de sabedoria. Ele pergunta, mas não responde; indaga, mas não ensina, não dá aulas, apenas introduz o diálogo como forma da busca pela verdade.
(A Histtória da Filofia Antiga, Barbara Botter, p.43/44)
Alternativas
Q3024825 Filosofia
“Aquela que, provavelmente, é uma sabedoria humana. Com efeito, desta provém o fato de que talvez eu seja mesmo sábio. Ao contrário, aqueles de que há pouco eu falava, ou serão sábios de uma sabedoria superior em relação à humana, ou eu não sei o que dizer. Eu, certamente, não conheço essa sabedoria. E quem diz, ao invés, que eu a conheço, mente; e diz isso para caluniar-me.”
Fonte: Platão, Apologia de Socrátes. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.

Sobre a Filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar:
Alternativas
Q2364494 Filosofia
Os socráticos menores são definidos assim por oposição à Platão, indiscutivelmente o maior e mais brilhante discípulo de Sócrates. Foram três as mais importantes escolas socráticas menores, quais sejam:
Alternativas
Q2291423 Filosofia
Aristóteles agrupava pensadores como Heráclito e Empédocles não por terem pensado antes de Sócrates, mas por terem pensado
Alternativas
Q2255027 Filosofia
Identifique na lista de princípios gerais sobre o conhecimento verdadeiro, apresentados abaixo, aqueles que se estabeleceram com os filósofos gregos da antiguidade.

1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Alternativas
Q2255026 Filosofia
Leia com atenção o texto a seguir.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Alternativas
Q2248562 Filosofia
Sócrates é comumente considerado o pai fundador da Filosofia. Em seu período de atividade, seus principais opositores em debates foram: 
Alternativas
Q2231390 Filosofia
O desenvolvimento do pensamento se deu no auge do sistema político-democrático ocorrido em cidades como Atenas, na Grécia, nos séculos V e IV a.C., ciclo marcado pelo pensador Sócrates e pelos sofistas. Em relação às principais características apresentadas pelos filósofos no período clássico, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(1) Sofistas. (2) Socráticos.
( ) Eram professores viajantes que vendiam ensinamentos práticos de filosofia: o desenvolvimento da argumentação, da habilidade retórica e do conhecimento de doutrinas divergentes. ( ) A filosofia estava preocupada com a possibilidade de conhecer e de indagar quais eram as causas das ilusões, dos erros e da mentira. ( ) Afirmavam que tudo o que dizemos ou acreditamos não passa de meras opiniões. A verdade é uma questão de opinião e de persuasão, e a linguagem é mais importante do que a percepção e o pensamento. ( ) O objeto da sua filosofia é o homem como ser moral.
Alternativas
Q2202665 Filosofia
Podemos assinalar diversos acontecimentos e contextos históricos que contribuíram para a determinação histórica que engendrou a filosofia. Entretanto, em geral, os estudiosos da História da Filosofia consideram um, dentre eles, como o mais importante. Assim, a principal determinação histórica para o nascimento da filosofia, segundo a maioria dos historiadores, foi um acontecimento político, pois ele determinou o crescimento da cidadeestado, ou da pólis grega, o qual contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da filosofia. Refletindo sobre as afirmações acima, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2171241 Filosofia
O exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos valores e costumes vigentes teve início, na cultura ocidental, na Antiguidade Clássica com os primeiros grandes filósofos, a exemplo de Sócrates, Platão e Aristóteles. Esses filósofos apresentaram a base do que se define como ética. Assinale a alternativa que apresenta o conceito adequado de ética. 
Alternativas
Q2167469 Filosofia
Este filósofo acreditava que a arte é uma forma de expressão criativa que reflete a capacidade humana de pensar e agir de forma livre. Ele argumentou que a arte é uma forma de autoexpressão, pois os artistas usam suas habilidades para criar obras que refletem suas próprias ideias e sentimentos. Na sua reflexão sobre ética, afirmou que a razão pode definir o que é certo ou errado, e que isso determina a existência de uma ética universal, ou seja, para o filósofo a “razão pode definir leis morais universais”. Portanto, ele acreditava que uma ação é correta quando é possível que ela seja universalizada. A qual filósofo o contexto apresentado se refere?
Alternativas
Q2167464 Filosofia
Ao abordar sua teoria do conhecimento, esse filósofo acreditava que existe um mundo imaterial, eterno e imutável. Esse mundo é separado do mundo sensível e só é possível chegar a ele pela via da razão. É nesse mundo que estão as ideias, que não são apenas ideias, mas realidades existentes por si mesmas. A qual filósofo pertence o pensamento mencionado?
Alternativas
Q2167461 Filosofia
Ao deparar-se com a história da Filosofia e a relação com o conhecimento, encontra-se algumas indagações filosóficas, tais como: de onde surgiu o sol, os homens, as montanhas? É possível afirmar que a coisas surgiram de algum elemento ou substâncias existentes na natureza? Esse tipo de perguntas sobre a origem das coisas ou dos seres, baseando-se no cosmos foi realizada pelos pensadores:
Alternativas
Q2064307 Filosofia
No diálogo platônico Mênon, Sócrates mostra ao seu interlocutor que alguém que jamais teve educação formal, como o jovem escravo com quem conversa, é capaz de enunciar, por conta própria e de maneira correta, o teorema de Pitágoras.
Assinale a opção que identifica corretamente a tese platônica ilustrada pela situação do diálogo.
Alternativas
Q2063989 Filosofia
A ética, a estética e a filosofia política são campos explorados pela reflexão filosófica. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Na medida em que a ética, a filosofia política e a estética levantam questões sobre julgamentos relativos ao valor, elas se referem à axiologia. II. A tentativa filosófica da ética de fornecer um padrão para avaliar leis, religiões, costumes e preferências individuais é, ela mesma, baseada nos valores pessoais de cada filósofo. III. Como justificativa utilitária (Filosofia Utilitarismo) para a pena de morte, a teoria da reforma utilitarista recomenda uma mudança na sociedade como um todo por meio da eliminação de indivíduos ameaçadores na comunidade. IV. De acordo com Sócrates e Platão, devemos agir virtuosamente pelo bem dos outros, independentemente do agir moralmente melhorar nossa capacidade de discernir o que é bom ou de controlar nossas paixões.

Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Q2063979 Filosofia
Platão foi um filósofo discípulo de Sócrates e cidadão ateniense. Fundou em Atenas a escola com o nome de Academia, na qual ensinava-se filosofia, matemática e ginástica. Considerando o núcleo central da filosofia de Platão em sua maturidade, tais como sua epistemologia, política e ética, analise as afirmativas a seguir.

I. Uma das principais questões para Platão foi analisar e diferenciar aquilo que é eterno e imutável em contraposição aquilo que flui, movimentando-se. Concluiu que aquilo que é eterno e imutável está no plano ideal da razão, o qual chamou de mundo das ideias. Já aquilo que flui pertence ao mundo dos sentidos e acontecimentos, sendo sujeito à corrosão do tempo. II. Para Platão, a razão é eterna e imutável sempre emitindo juízos verdadeiros, pois ela se manifesta sobre dados que são eternos e universais. Já as opiniões do senso comum as quais são baseadas naquilo que é transitório são simples acontecimentos percebidos pelos sentidos que podem nos dar ideias falsas ideias, noções e conceitos sobre o que sentimentos ou percebemos. As opiniões dos homens estão baseadas na transitoriedade e não podem ascender por nenhum método para o mundo das verdades. III. Platão concebeu uma sociedade ideal, a qual ele compara com o corpo humano. A cabeça seria a sede da razão, o peito seria a sede da vontade e os desejos seriam a sede do baixo-ventre. A razão deve desenvolver a sabedoria; a vontade deve desenvolver a coragem e os desejos devem ser controlados. Essa sociedade ideal e harmônica deveria ser organizada, em analogia com o corpo humano, com os governantes sendo a cabeça, os soldados sendo o peito e os trabalhadores em geral sendo o baixo-ventre. Esse conceito platônico de sociedade foi considerado como a origem da concepção de “bem-estar social” e da democracia. IV. Na filosofia de Platão existe uma divisão entre dois mundos, a qual engendra também sua visão do homem como um ser separado por corpo de alma. O corpo sofre inclinações e paixões, sendo irracional, sensível e inferior, contaminando a pureza da alma racional e impedindo-a de contemplar as ideias perfeitas e eternas. A alma por não ser material pode ter acesso ao mundo das ideias.

Assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: C
3: E
4: A
5: D
6: C
7: D
8: A
9: D
10: C
11: B
12: E
13: C
14: A
15: C
16: B
17: D
18: A
19: C
20: B