O exercício de um pensamento crítico e reflexivo quanto aos ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (9)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a Alternativa A.
A Alternativa A define ética como a parte da filosofia que se ocupa do comportamento moral do homem. Enfatiza que a ética envolve um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa, relacionados à prática do bem e da justiça, aprovando ou desaprovando as ações humanas, seja de um indivíduo, grupo social ou sociedade. Esta definição está correta, pois a ética realmente se propõe a estudar os valores morais que orientam a conduta humana na sociedade.
Vamos analisar por que as demais alternativas estão incorretas:
Alternativa B descreve a ética como um conjunto de preceitos ou regras para dirigir atos humanos segundo a justiça e equidade natural, mas foca principalmente nas regras estabelecidas em um momento histórico. Isso se aproxima mais da definição de moral, que são as regras e normas aceitas em uma sociedade específica, variando com o tempo e lugar.
Alternativa C menciona o valor da ação baseado no senso comum, mas a ética filosófica vai além do senso comum. Ela busca fundamentar o bem, o mal, a justiça e a injustiça em argumentos racionais e filosóficos, não apenas no senso comum, que pode ser subjetivo e variável.
Alternativa D refere-se a costumes, regras, tabus e convenções, o que novamente descreve mais a moral do que a ética. A moral é mais específica de cada sociedade, enquanto a ética busca princípios mais universais e justificáveis.
Alternativa E fala de um fenômeno social de caráter normativo, o que se alinha mais com a moral ou normas sociais, que são prescritivas. A ética em filosofia é vista como uma disciplina que investiga esses fenômenos e suas justificações, mas não se limita ao aspecto normativo.
Assim, a Alternativa A é a mais completa e adequada definição de ética, dentro do contexto filosófico, buscando entender e justificar os valores que deveriam guiar as ações humanas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Qual erro da D?
Ética não tem a ver com tabus
Até pq eles tem origem em ideis pessoais de cada pessoa que pode se expandir pra sociedade
Mas algo que é um tabu para alguém
Pode não ser para outro
Para Sócrates, ética reside no conhecimento e o ponto de partida é a consciência do agente moral.
isso significa que uma pessoa só é ética quando sabe o que faz...
A ética é de fato a parte da filosofia que se dedica ao estudo do comportamento moral humano. Ela abrange um conjunto de princípios, valores e normas que orientam as ações dos indivíduos, dos grupos sociais e da sociedade como um todo. Esses princípios éticos estão relacionados à prática do bem, da justiça e da virtude, e servem como critérios para aprovar ou desaprovar as ações humanas.
Portanto, a ética está preocupada com questões morais, como o que é certo e errado, bom e ruim, justo e injusto. Ela busca promover o desenvolvimento de uma conduta ética e responsável, tanto no âmbito pessoal quanto social, visando o bem-estar e a harmonia coletiva.
A ética, no contexto filosófico, é o estudo dos princípios que orientam o comportamento moral humano, analisando o que é considerado bom ou justo. Ela está relacionada à reflexão sobre as ações humanas, visando a prática do bem e da justiça, e vai além de normas impostas, pois busca compreender as razões e fundamentos das ações morais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo