Questões de Filosofia - Sócrates e a Maiêutica para Concurso
Foram encontradas 56 questões
Fonte: Platão, Apologia de Socrátes. In: Reali, G. & Antiseri, D. História da Filosofia – Filosofia Pagã Antiga. Volume 1. São Paulo: Paulus, 2023.
Sobre a Filosofia de Sócrates, é CORRETO afirmar:
Não há ignorante que não saiba uma infinidade de coisas, e é sobre este saber, sobre esta capacidade em ato que todo ensino deve se fundar. Instruir (ensinar) pode, portanto, significar duas coisas absolutamente opostas: confirmar uma incapacidade pelo próprio ato que pretende reduzi-la, ou, inversamente, forçar uma capacidade que se ignora ou se denega a reconhecer e a desenvolver todas as conseqüências desse reconhecimento. O primeiro ato chama-se embrutecimento e o segundo, emancipação.
Jacques Ranciére. O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte. Autêntica, 2002, p. 11-2 (com adaptações)
Acerca do assunto abordado no texto acima, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa correta sobre uma acusação de Sócrates aos sofistas:
Uma das frases mais conhecidas de Sócrates é: "Conhece-te a ti mesmo". Ora, de acordo com a dialética socrática, a verdade está dentro do Homem, cabendo a ele refletir e atingir as chamadas verdades universais. Tal método visava a elucidação do verdadeiro conhecimento sobre determinado assunto, a partir da reflexão sobre as respostas obtidas de perguntas aparentemente simples e ingênuas, também denominada de, assinale a alternativa correta:
Um dos métodos filosóficos e educacionais mais antigos do mundo foi concebido pelo filósofo Sócrates (470-399 a.C.) e consistia em dialogar com o outro, deixando-o expressar suas próprias ideias, em um movimento dialético. Este método é conhecido por:
Para Sócrates, a reflexão filosófica começa quando a pessoa aprende a duvidar, particularmente, de suas próprias crenças, seus dogmas e seus saberes. O filósofo considerava que a existência de uma filosofia verdadeira só evolui quando a mente se dedica à reflexão de si mesma. Por isso, ao orientar seus alunos, dizia:
Inspirado na filosofia de Sócrates, Platão entendia que o conhecimento verdadeiro é o caminho para a solução da vida humana. Com base nisso, assinale alternativa que indica a filosofia de Platão.
Considere, a seguir, a declaração dada por Sócrates a Teeteto.
-
A minha arte obstétrica tem atribuições iguais às das parteiras, com a diferença de eu não partejar mulher, porém homens, e de acompanhar almas, não os corpos, em seu trabalho de parto.
-
PLATÃO. Diálogos: Teeteto. Tradução de Carlos Alberto Nunes. Belém:
Universidade Federal do Pará, 1988, p. 13.
-
Tendo em vista os conhecimentos da filosofia de Sócrates, é correto afirmar que a declaração contida no citado fragmento representa uma evidente referência à (ao)
1. A mensuração e a experiência como procedimentos únicos do conhecimento verdadeiro. 2. A distinção entre o conhecimento sensível e o conhecimento intelectual. 3. A diferença entre opinião e saber ou conhecimento intelectual. 4. A diferença entre aparência e essência. 5. A determinação das fontes de conhecimento como sensação, percepção imaginação, memória, linguagem, raciocínio e intuição intelectual.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
O Período Socrático ou .................... da filosofia grega coincide com o desenvolvimento das cidades, do comércio, do artesanato e das artes militares em Atenas, que se tornou o centro da vida social, política e cultural da Grécia, e que viveu um período de esplendor, conhecido como Século .................... .
Foi a época de maior florescimento da democracia grega, que possuía, entre outras, duas características relevantes para o futuro da filosofia, ou seja, afirmava a igualdade de todos os homens adultos perante as leis e o direito de todos de participar diretamente do governo da cidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Sócrates, mesmo antes de estabelecer relações contigo, eu já ouvia dizer que nada fazes senão caíres tu mesmo em aporia, e levares também outros a cair em aporia.
(Adaptado de: Mênon, tradução Maura Iglésias, Rio de Janeiro: Loyola, 2001)
De acordo com a passagem, o efeito causado por Sócrates é chamado de “cair em aporia”, o que significa que
( ) Os pensadores pré-socráticos inauguraram, a partir do século VI a. C., uma nova atitude mental ante a realidade material, substituindo progressivamente as elaborações de cunho mitológico por especulação de caráter científico-filosófico.
( ) Entre os gregos, as práticas ou disciplinas que visavam a busca da verdade eram conhecidas como catarse.
( ) O método socrático de interrogação que pretendia induzir os indivíduos a descobrirem as verdades que trazem em si sem o saber, é conhecido como maiêutica.
( ) Em Platão, o processo pelo qual a alma se eleva por degraus das aparências sensíveis às realidades inteligíveis ou ideias é denominado dialética.
( ) Aristóteles denominava silogismo a operação mental que consiste em inferir uma conclusão de duas proposições estabelecidas como premissas.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.