Questões de Concurso Comentadas sobre calorimetria em física

Foram encontradas 40 questões

Q2803343 Física
Em um experimento de calorimetria, 300 g de gelo a -4 °C foram transformados em água a 40 °C usando um ebulidor elétrico, em um intervalo de tempo de 7 minutos. O ebulidor foi conectado a uma fonte de tensão de 130 V. Qual é, aproximadamente, o valor da resistência elétrica do ebulidor, em ohms?

Imagem associada para resolução da questão 
Alternativas
Q2773872 Física

A famosa experiência de Joule, na qual o mesmo determina o Equivalente Mecânico do Calor (1 cal = 4,1868 J), está representada na figura abaixo.


Imagem associada para resolução da questão

(Recorte adaptado de http://ceticismo.net/ciencia-tecnologia/a-termodinamica/8/)


Considerando que Joule deixou cair por 10 (dez) vezes o corpo de massa m de uma altura de 20 cm, num local onde a aceleração da gravidade vale 10m/s² e que os 500 g de água contidos no recipiente absorvem apenas 80% da energia total oriunda das quedas, o valor de m, em kg, sabendo que em todo o processo a água aqueceu de 0,08 ºC, vale:


Considere o calor específico da água: c = 4 J/gºC.

Alternativas
Q2500278 Física
Considere uma porção de água utilizada para refrigeração de uma usina, em uma área de 1 km² com profundidade média de 10 m, em uma região próxima a ela, que, neste processo, tenha sofrido um aumento de temperatura de 1°C, configurando um exemplo de poluição térmica. Considere ainda o calor específico da água igual a 1 cal.g-1.°C-1 e sua densidade igual a 10³ kg/m³.
Alternativas
Q2500274 Física
Para fazer certa massa de gelo fundente ser transformada em água no ponto de ebulição, é necessária determinada quantidade de calor. Para vaporizar a mesma quantidade de água, é necessária uma quantidade de calor Dados: calor específico da água = 1 cal/g°C; calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g; calor latente de ebulição da água = 540 cal/g.
Alternativas
Q2500273 Física
Paulo, João e Artur, enquanto estudavam Física para sua prova, resolveram preparar 600 g de chá. Para baixar rapidamente a temperatura do chá, despejaram algumas pedras de gelo fundente. Considere que, quando as pedras de gelo foram adicionadas ao chá, a temperatura deste era de 88°C e que o calor específico do chá é o mesmo da água (1 cal/g°C). Quando a temperatura do sistema atingiu 60°C, eles começaram a beber o chá. Se cada pedra adicionada tinha 60 g e lembrando que o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g, a quantidade de pedras de gelo adicionadas foi de
Alternativas
Q2500267 Física
Há um experimento interessante e famoso, adotado em aulas experimentais de faculdades de engenharia, para calcular o calor específico de uma substância. Um grupo de alunos decidiu realizar o experimento. Abandonaram de uma das janelas do terceiro andar (10 m) um bloco de 2 kg, e com ajuda de dois sensores verificaram que o bloco atingiu o solo com velocidade de 11 m/s e sua temperatura aumentou 0,1 °C, ao longo da queda. Obs.: os alunos utilizaram para o valor da aceleração da gravidade 10 m/s².
O valor do calor específico, em J/kg. °C, encontrado pelo grupo foi
Alternativas
Q2470791 Física
Analise a figura que corresponde à análise térmica de Calorimetria Diferencial de Varredura (DSC), para responder à questão.




Na análise de DSC, a temperatura de transição vítrea (Tg) é determinada em função da mudança na posição da linha base decorrente da variação de
Alternativas
Q2444889 Física
       

         O diagrama precedente representa uma unidade geradora de vapor instalada ao nível do mar. Nos pontos 1 e 2, a temperatura da água, cuja densidade é igual a 1.000 kg/cm3 , é igual a 25 °C, a elevação de pressão causada pela bomba é de 74 kPa, a temperatura no ponto 3 é igual a 133 °C, e o reservatório de água é mantido aberto e cheio, tendo sido instalado a 5 m de altura do ponto de sucção da bomba centrífuga.

A tabela seguinte apresenta as propriedades de saturação da água. 


Com base nas informações apresentadas e considerando que a aceleração gravitacional local é igual a 10 m/s2 , que a pressão atmosférica é igual a 101,325 kPa abs e que a perda de água é desprezível, julgue o item que se segue.


A aplicação de um revestimento com baixa emissividade sobre a superfície externa da fornalha possibilita a redução da perda de calor para o ambiente. 

Alternativas
Q2320637 Física
Considere que um determinado aço se funde a uma temperatura de 1.400 ºC e que a temperatura ambiente é de 25 ºC.
A variação de temperatura que propicia esse aquecimento, expressa em K, é de
Alternativas
Ano: 2023 Banca: UFMG Órgão: UFMG Prova: UFMG - 2023 - UFMG - Físico |
Q2297500 Física
A figura 1 mostra esquematicamente a variação da pressão com o volume para um gás real em várias temperaturas, sendo T1 > T2 > T3 > T4 > T5. 


Imagem associada para resolução da questão


Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.

( ) As curvas 1 e 2 seguem a Lei de Boyle para um gás ideal.
( ) O ponto P é conhecido como Ponto Triplo
( ) O ponto N é chamado de Ponto Crítico.
( ) O material no ponto Q está em estado líquido.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
Alternativas
Q2292374 Física
Sabemos que o calor é um processo de transferência de energia, de forma espontânea, entre as partículas que constituem um corpo das regiões de maior temperatura para as regiões de menor temperatura. As transferências de calor, em virtude das diferenças de temperatura, podem ocorrer através de três processos distintos: condução, convecção e radiação. Em relação à transferência de calor por convecção, atente para o que se afirma a seguir e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Ocorre nos sólidos. ( ) Ocorre mesmo na ausência de um meio físico. ( ) Ocorre nos fluidos em geral. ( ) Explica como o calor oriundo do Sol chega à Terra.
Está correta, de cima para baixo, a sequência:

Alternativas
Q2285248 Física

A transferência de calor se caracteriza pela transferência de energia de uma região para outra de um corpo ou sistema físico, resultando em uma variação de temperatura. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. 


O fenômeno da formação de geada em superfícies superiores de equipamentos expostos durante noites frias, mesmo que a temperatura ambiente esteja acima de 0 °C, envolve os processos de transferência de calor por convecção e radiação. 

Alternativas
Ano: 2023 Banca: NC-UFPR Órgão: CBM-PR Prova: NC-UFPR - 2023 - CBM-PR - Cadete |
Q2284063 Física
O texto a seguir é referência para a questão.

Em todas as questões, as medições são feitas por um referencial inercial. O módulo da aceleração gravitacional é representado por g. Onde for necessário, use g = 10 m/s2 para o módulo da aceleração gravitacional.
Um dado objeto de massa constante m = 300 g está a uma temperatura T0 = 30 ºC. Seu calor específico vale c = 0,4 J/g.ºC. Esse objeto passa por um processo termodinâmico que retira uma dada quantidade de calor Q, de modo que o objeto chega à temperatura T = 10ºC sem sofrer mudanças de estado físico. Em todo esse processo, seu calor específico é considerado constante. Considerando as informações apresentadas, assinale a alternativa que apresenta corretamente o valor da quantidade de calor Q retirada do objeto durante o processo. 
Alternativas
Q2240340 Física
Os copos térmicos têm se tornado bastante populares nos últimos anos, devido à sua promessa de manter bebidas geladas por um longo período, minimizando a influência do ambiente externo na temperatura do conteúdo interno. Consideremos um desses copos térmicos com uma capacidade térmica de 50 cal/°C , inicialmente a uma temperatura de 18°C . Nesse copo são adicionados 300 g de água, cuja temperatura inicial é de 5 °C, juntamente com 100 g de gelo, que está a 0°C. O calor específico da água corresponde a 1 cal/g°C e o calor latente de fusão do gelo 80 cal/g. Sabendo que a taxa de resfriamento desse copo é de 20 cal/mim, e desconsiderando quaisquer perdas térmicas devido à evaporação ou outras trocas não mencionadas, a temperatura do sistema ao final do período de uma hora será de _______ e a massa de gelo que terá sofrido fusão será de _______.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Alternativas
Q2185939 Física

Considere o texto abaixo para responder a questão.

As informações referem-se ao anúncio adaptado de uma fritadeira elétrica industrial indicada na fotografia.



Descrição

Fritadeira Industrial Elétrica 6 L 2 Cubas 4000W

Aço Inox

Fabricada em Aço Inox

2 Cubas 1/3x100mm para até 3 litros cada

2 Litros de óleo para fritura de Batatas, Salgados,

Petiscos e Congelados

3 Litros de óleo para fritura de Pastéis, Sonhos e

Bolinhos a base de farinha

Termostato de 300ºC

Voltagem 110V ou 200V (Escolha antes de clicar em comprar)

110V - 4000W sendo 2000W (cada cabeçote/cuba) - tomada 20A (cada cabeçote/cuba)

220V - 4000W sendo 2000W (cada cabeçote/cuba) - tomada 20A (cada cabeçote/cuba) 

Assinale a alternativa que indica a quantidade de energia necessária para aquecer o óleo de uma temperatura ambiente de 20°C até a temperatura de 180° C, indicada para a realização de uma boa fritura, nessa fritadeira com as duas cubas em sua capacidade máxima. Considere os valores de 0,5 cal/g°C e 0,9 g/cm3 para o calor específico e para a densidade do óleo, e que 1 cal = 4 J.
Alternativas
Q2170787 Física
Um experimento de laboratório é composto por uma esfera de ferro com massa de 200,0 g, calor especifico de 0,11 cal/gºC e temperatura inicial de 20,0 ºC, 300,0 g de massa de água a 20,0 ºC e um Becker de vidro de capacidade térmica igual a 200,0 cal/ºC, onde a água está contida por algum tempo. O objetivo do experimento é explorar os conhecimentos sobre calorimetria. Primeiramente, a esfera é aquecida por um bico de Bunsen de potência igual a 440,0 cal/min durante 300,0 s. Em seguida, a esfera é colocada dentro do Becker, como mostra a figura abaixo. 
Imagem associada para resolução da questão



Considerando que toda a potência do bico de Bunsen foi utilizada para aquecer a esfera, que se aquece igualmente, e que não exista perda de calor para o ar, assinale a alternativa que apresenta, aproximadamente, o valor do calor recebido pela água até que o sistema atinja o equilíbrio térmico.
Alternativas
Q2121655 Física
A temperatura determina a direção do fluxo de calor, que flui sempre, espontaneamente, de um corpo com temperatura alta para outro com temperatura mais baixa. As escalas de temperatura mais comumente empregadas nas investigações científicas são a Celsius e a Kelvin. A escala Celsius é adotada na química e é a escala de temperatura comum na maioria dos países. Nesse contexto, havendo necessidade de conversão da escala Kelvin para a Celsius, utilizando-se o zero absoluto da escala Kelvin, a temperatura de um corpo com 300 K corresponde a aproximadamente 
Alternativas
Q2114015 Física
Em um laboratório de física, um professor tinha a sua disposição vários sólidos maciços de diferentes materiais para serem usados na realização de alguns experimentos, envolvendo fenômenos térmicos. O professor pegou um sólido de 200 g de um determinado material, o aqueceu até atingir a temperatura de 90° C, e o colocou em um calorímetro ideal com 132 g de água, inicialmente a 20° C e obteve uma a temperatura de equilíbrio térmico de 30° C.
Imagem associada para resolução da questão

Consultando a tabela que relaciona todos os materiais que havia no laboratório, pode-se concluir que o sólido utilizado pelo professor era composto por qual material?
Alternativas
Q2064328 Física
Uma barra de ferro está em contato, numa extremidade, com gelo em fusão, e na outra, com vapor de água em ebulição, sob pressão atmosférica.
O comprimento da barra é 50 cm e sua seção transversal tem 10 cm2 de área.
O coeficiente de condutibilidade térmica do ferro é de 0,16 cal/s.cm.°C; o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g e, o módulo do calor latente de condensação do vapor, 540 cal/g. Considere o sistema isolado.
A massa do gelo que se funde, após 50 minutos, é
Alternativas
Q2064327 Física
Um calorímetro de capacidade térmica desprezível contém gelo a – 20°C. Nele é injetado vapor d`água a 100°C. 
A figura a seguir representa, em gráfico cartesiano, como suas temperaturas variam em função das quantidades de calor (em módulo) que um cede e, o outro, recebe.
45.png (346×208) 
O calor específico da água (líquida) é 1,0 cal/g°C e o calor latente de fusão do gelo é de 80 cal/g. 
Ao ser atingido o equilíbrio térmico, a massa de água na fase líquida contida no calorímetro é
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: D
4: B
5: B
6: E
7: E
8: C
9: B
10: D
11: D
12: C
13: C
14: A
15: C
16: B
17: B
18: A
19: D
20: D