Questões de Concurso Sobre dilatações em física

Foram encontradas 71 questões

Q3084558 Física

Toda matéria é constituída de partículas, átomos e moléculas, em constante agitação. Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento, a agitação, a vibração e a energia cinética de cada uma de suas partículas. A temperatura é uma grandeza física que permite avaliar a agitação média dessas partículas.


Fernando Gewandsnadjer. Ciências − matéria e energia, 9. São Paulo: Editora ática, 2016.

Em geral, os corpos dilatam quando sua temperatura aumenta. Assim, o volume de um corpo aumenta quando há aumento da temperatura.
Alternativas
Q3069724 Física
Em um jantar na casa de Rafael surge a necessidade de abrir um recipiente de champignon em conserva cuja tampa está emperrada. Sabendo que a tampa desse recipiente é de alumínio e seu corpo de vidro, foi sugerido por sua namorada, com o intuito de facilitar a abertura do mesmo, expor a tampa ao fogo por algum tempo. Imediatamente depois desse processo, afastou-se da alta temperatura e voltou-se a tentar abrir a tampa. O procedimento sugerido pela namorada de Rafael possibilitou uma folga entre a tampa e o recipiente, permitindo que ela fosse aberta mais facilmente, isso porque:
Alternativas
Q2960806 Física

Uma barra de aço, cujo coeficiente de dilatação térmica vale a = 0,00001 °C-1 tem comprimento L. Ao ser aquecida de 25°C a 125°C, esta barra de aço se dilata de ΔL, e a variação relativa de comprimento (ΔL / L) vale

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903782 Física

A roda de um pneu de carro é construída de tal forma que seu volume praticamente não se altera. Se, depois de encher completamente o pneu de um carro, aumenta-se a massa desse carro, é correto afirmar que a pressão da roda

Alternativas
Ano: 2014 Banca: IADES Órgão: CONAB Prova: IADES - 2014 - CONAB - Engenharia Agrícola |
Q2903781 Física

Considerando que o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina é igual a 1,1 x 10-3 °C-1, ao encher um tanque com 50,5 litros em uma noite, a 12 °C, se ele permanece cheio até o início de tarde do dia seguinte, a 30 °C, com a tampa do tanque aberta ou suficientemente frouxa para vazar, vazará desse tanque, aproximadamente,

Alternativas
Q2785779 Física

Uma barra de ferro de comprimento de 1000 metros sofre uma dilatação linear ao passar de 0 °C para 50 °C, sabendo que o coeficiente de dilatação linear do ferro é 12.10-6 °C-1 , qual o comprimento final da barra, após esta variação de temperatura?

Alternativas
Ano: 2016 Banca: IF-RS Órgão: IF-RS Prova: IF-RS - 2016 - IF-RS - Professor - Física |
Q2719252 Física

Duas barras metálicas finas, de mesma espessura, foram soldadas uma à outra pelas suas extremidades. Uma das barras é de chumbo e a outra de platina. Essa nova barra foi colocada ao lado de uma barra de cobre, com dimensões idênticas à nova barra, e verificou-se que a nova barra tem sempre o mesmo comprimento da barra de cobre a qualquer temperatura, como mostra a figura abaixo.



Sendo:



Comprimento da nova barra (chumbo + platina) a 20° C igual a 80 cm Comprimento da barra de cobre a 20 °C igual a 80 cm αchumbo = 2,7 x 10-5 °C-1, αplatina = 9,0 x 10-6 °C-1, αcobre = 1,7 x 10-5 °C-1.




O comprimento inicial das barras de chumbo e de platina, antes de serem soldadas uma à outra, são, respectivamente:

Alternativas
Q2443015 Física

Julgue o item a seguir, a respeito de dilatação térmica. 


O vidro é um material frágil, susceptível de quebrar quando submetido a variações significativas de temperatura entre as duas faces, sendo os vidros mais finos mais resistentes à trinca que os mais grossos quando água fervendo é colocada sobre uma das faces do vidro e a outra está em contato com uma superfície a 25 °C.  

Alternativas
Q2399817 Física

Dois recipientes de mesma forma e tamanho são feitos do mesmo material e têm o coeficiente de dilatação volumétrico igual a γR . Um deles está completamente cheio de um líquido A com coeficiente de dilatação real igual γA , e o outro está completamente cheio de um líquido B com coeficiente de dilatação real igual a γB . Em um determinado instante, os dois recipientes são aquecidos e sofrem a mesma variação de temperatura. Devido ao aquecimento, um décimo do volume inicial do líquido A transborda e um oitavo do volume inicial do líquido B também transborda. Com relação à situação exposta, podemos afirmar que é verdadeira a seguinte relação:

Alternativas
Q2320640 Física
Durante a montagem de uma máquina, duas barras de alumínio devem ficar alinhadas na horizontal, conforme representado na Figura.



Imagem associada para resolução da questão


Sabe-se que, nas condições de montagem, a distância entre os mancais em relação aos quais as barras podem rotular é L = 1.002,3 mm, e que as barras possuem comprimentos de 600 mm e 400 mm.
Estando as barras, inicialmente, na posição horizontal, qual é a maior variação de temperatura admitida, expressa em °C, de modo que as barras não fiquem submetidas à compressão devida a uma eventual dilatação térmica?
Alternativas
Q2285289 Física

Acerca do fenômeno de dilatação térmica, julgue o seguinte item. 


Existe uma relação matemática simples entre o coeficiente de dilatação linear (α) e o coeficiente de dilatação superficial (β) para um mesmo material sólido, que é dada por β = α/2.Existe uma relação matemática simples entre o coeficiente de dilatação linear (α) e o coeficiente de dilatação superficial (β) para um mesmo material sólido, que é dada por β = α/2.

Alternativas
Q2285288 Física

Acerca do fenômeno de dilatação térmica, julgue o seguinte item. 


Considere-se que, no esquema a seguir, o coeficiente de expansão linear da barra metálica seja 10−5 °C−1. Nessa situação, adotando-se apenas a dilatação linear no eixo da barra e desconsiderando-se os efeitos de dilatação da parede, será necessária uma elevação de 100 °C para que a barra entre em contato com a parede.


Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q2272618 Física
Duas barras finas, uma de ferro e uma de cobre, são usadas numa montagem experimental instalada numa sala mantida à temperatura de 20°C. Nessa temperatura, as barras têm o mesmo tamanho. Quando um grupo de estudantes entra na sala, o termômetro da sala indica que a temperatura aumentou 2°C. Considerando-se que o coeficiente de dilatação linear do cobre é 40% maior que o do ferro, é possível afirmar que, após os estudantes entrarem na sala:
Alternativas
Q2185261 Física
Uma estudante está investigando a viabilidade de construir um termômetro para medir temperaturas de 100ºC a 300ºC apenas com uma barra de metal e uma escala métrica. Ela planeja que a partir de 100ºC, o comprimento da barra aumente em 0,5 mm a cada 1 ºC de aumento de temperatura. Para que essas especificações sejam satisfeitas, assinale a alternativa que apresenta qual deveria ser o comprimento da barra a 100ºC. Considere que o coeficiente de dilatação linear do latão para a faixa de temperatura desejada para o termômetro é constante e igual a 2,0 ⨉ 10-5 ºC-1 . Diante do exposto, assinale a alternativa correta. 
Alternativas
Q2097896 Física
O desvio padrão (σ) é uma medida de variabilidade de dados que tem a vantagem de ter a mesma unidade dos dados originais bem como da média. 
Com base nisso, um determinado experimento que apresentou uma variância (s²) de 100cm² apresentará um desvio padrão de:  
Alternativas
Q2013552 Física
Uma barra com coeficiente de dilatação a - 5π10-4 C-1, comprimento 2,0 m e temperatura inicial de 25 ºC está presa a uma parede no ponto de fixação . A outra extremidade da barra está posicionada no topo de um disco de raio R = 50,0 cm. Quando se aumenta lentamente a temperatura da barra até um valor final T, verifica-se que o disco sofre um deslocamento angular Δθ = 18º no processo, conforme a figura a seguir.   Imagem associada para resolução da questão
Supondo-se que o disco rola sem deslizar e desprezando-se os efeitos da temperatura sobre o ponto de fixação S e também sobre o disco, o valor de T é:
Alternativas
Q1968602 Física
Considere-se uma barra de aço com 10 cm de comprimento, 6 cm2 de área de seção transversal retangular e cujas extremidades sejam submetidas a temperaturas constantes e diferentes, 20 ℃ em uma extremidade e 130 ℃ em outra. Nessa hipótese, sabendo-se que a condutividade térmica do aço vale 1,1 × 10−2 kcal ∙ m ∙ ℃ ∙ s−1, após alcançado o estado estacionário, o valor do fluxo de calor na barra, devido ao processo de transmissão de calor por condução, é
Alternativas
Ano: 2021 Banca: IDECAN Órgão: PEFOCE Prova: IDECAN - 2021 - PEFOCE - Física |
Q1828053 Física
A ponte entre o Rio de Janeiro e Niterói foi inaugurada em 1974. Sua extensão total é de 13,29 km, sendo 8,83 km sobre a baía de Guanabara, e em sua parte mais alta, no vão central, atinge 72 metros. O vão central é construído em aço e é constituído por sete seções que foram içadas ao topo dos pilares com o uso de macacos hidráulicos.
Considerando que a maior das sete seções fabricadas em aço tem comprimento de 300 m e supondo que, ao longo de um determinado período, essa seção está sujeita a temperaturas que vão desde 12ºC no período mais frio, até 42ºC à tarde, com incidência direta de raios solares, qual é a variação total no comprimento dessa seção devida à variação térmica entre esses valores de temperatura?
(Usar coeficiente de dilatação térmica linear do aço igual a 1,2 x 10-5 K-1,) 
Alternativas
Q1347888 Física
Ao se elevar a temperatura de uma substância, ocorre um aumento de seu volume. Considerando que a temperatura da água é aumentada de 0 °C à 4 °C, é correto afirmar que:
Alternativas
Ano: 2007 Banca: FEC Órgão: EMGEPRON
Q1228773 Física
A dilatação térmica altera as dimensões dos materiais quando submetidos a variação de temperatura. Quando a dilatação se refere à variação do comprimento, da largura e da altura ela é chamada de dilatação:
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: C
4: A
5: B
6: B
7: B
8: C
9: D
10: C
11: E
12: C
13: D
14: C
15: B
16: B
17: B
18: D
19: E
20: D