Questões de Concurso
Sobre dilatações em física
Foram encontradas 71 questões
Toda matéria é constituída de partículas, átomos e moléculas, em constante agitação. Quanto mais quente estiver um corpo, maior o movimento, a agitação, a vibração e a energia cinética de cada uma de suas partículas. A temperatura é uma grandeza física que permite avaliar a agitação média dessas partículas.
Fernando Gewandsnadjer. Ciências − matéria e energia, 9. São Paulo: Editora ática, 2016.
Uma barra de aço, cujo coeficiente de dilatação térmica vale a = 0,00001 °C-1 tem comprimento L. Ao ser aquecida de 25°C a 125°C, esta barra de aço se dilata de ΔL, e a variação relativa de comprimento (ΔL / L) vale
A roda de um pneu de carro é construída de tal forma que seu volume praticamente não se altera. Se, depois de encher completamente o pneu de um carro, aumenta-se a massa desse carro, é correto afirmar que a pressão da roda
Considerando que o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina é igual a 1,1 x 10-3 °C-1, ao encher um tanque com 50,5 litros em uma noite, a 12 °C, se ele permanece cheio até o início de tarde do dia seguinte, a 30 °C, com a tampa do tanque aberta ou suficientemente frouxa para vazar, vazará desse tanque, aproximadamente,
Uma barra de ferro de comprimento de 1000 metros sofre uma dilatação linear ao passar de 0 °C para 50 °C, sabendo que o coeficiente de dilatação linear do ferro é 12.10-6 °C-1 , qual o comprimento final da barra, após esta variação de temperatura?
Duas barras metálicas finas, de mesma espessura, foram soldadas uma à outra pelas suas extremidades. Uma das barras é de chumbo e a outra de platina. Essa nova barra foi colocada ao lado de uma barra de cobre, com dimensões idênticas à nova barra, e verificou-se que a nova barra tem sempre o mesmo comprimento da barra de cobre a qualquer temperatura, como mostra a figura abaixo.
Sendo:
O comprimento inicial das barras de chumbo e de platina, antes de serem soldadas uma à outra, são, respectivamente:
Julgue o item a seguir, a respeito de dilatação térmica.
O vidro é um material frágil, susceptível de quebrar quando
submetido a variações significativas de temperatura entre as
duas faces, sendo os vidros mais finos mais resistentes à
trinca que os mais grossos quando água fervendo é colocada
sobre uma das faces do vidro e a outra está em contato com
uma superfície a 25 °C.
Dois recipientes de mesma forma e tamanho são feitos do mesmo material e têm o coeficiente de dilatação volumétrico igual a γR . Um deles está completamente cheio de um líquido A com coeficiente de dilatação real igual γA , e o outro está completamente cheio de um líquido B com coeficiente de dilatação real igual a γB . Em um determinado instante, os dois recipientes são aquecidos e sofrem a mesma variação de temperatura. Devido ao aquecimento, um décimo do volume inicial do líquido A transborda e um oitavo do volume inicial do líquido B também transborda. Com relação à situação exposta, podemos afirmar que é verdadeira a seguinte relação:
Sabe-se que, nas condições de montagem, a distância entre os mancais em relação aos quais as barras podem rotular é L = 1.002,3 mm, e que as barras possuem comprimentos de 600 mm e 400 mm.
Estando as barras, inicialmente, na posição horizontal, qual é a maior variação de temperatura admitida, expressa em °C, de modo que as barras não fiquem submetidas à compressão devida a uma eventual dilatação térmica?
Acerca do fenômeno de dilatação térmica, julgue o seguinte item.
Existe uma relação matemática simples entre o coeficiente de
dilatação linear (α) e o coeficiente de dilatação superficial (β)
para um mesmo material sólido, que é dada por β = α/2.Existe uma relação matemática simples entre o coeficiente de
dilatação linear (α) e o coeficiente de dilatação superficial (β)
para um mesmo material sólido, que é dada por β = α/2.
Acerca do fenômeno de dilatação térmica, julgue o seguinte item.
Considere-se que, no esquema a seguir, o coeficiente de expansão linear da barra metálica seja 10−5 °C−1. Nessa situação, adotando-se apenas a dilatação linear no eixo da barra e desconsiderando-se os efeitos de dilatação da parede, será necessária uma elevação de 100 °C para que a barra entre em contato com a parede.
Com base nisso, um determinado experimento que apresentou uma variância (s²) de 100cm² apresentará um desvio padrão de:
Supondo-se que o disco rola sem deslizar e desprezando-se os efeitos da temperatura sobre o ponto de fixação S e também sobre o disco, o valor de T é:
Considerando que a maior das sete seções fabricadas em aço tem comprimento de 300 m e supondo que, ao longo de um determinado período, essa seção está sujeita a temperaturas que vão desde 12ºC no período mais frio, até 42ºC à tarde, com incidência direta de raios solares, qual é a variação total no comprimento dessa seção devida à variação térmica entre esses valores de temperatura?
(Usar coeficiente de dilatação térmica linear do aço igual a 1,2 x 10-5 K-1,)