Questões de Concurso
Sobre gás ideal em física
Foram encontradas 79 questões
Dois mols de oxigênio, considerado um gás perfeito, ocupam o volume de 3 litros à temperatura de 27 °C. Adotando a constante dos gases perfeitos R = 8,3 J/mol K a pressão do gás é, em pascals,
Um gás ideal, confinado em um recipiente com pistão móvel, sofre uma transformação isobárica, com pressão igual a 1 atm. A temperatura inicial do gás confinado era 37 °C e a sua temperatura final é -3 °C. Considerando V1 como sendo o volume antes da transformação e V2 o volume após a transformação, o volume desse gás:
A primeira lei da termodinâmica, associada ao conceito de energia, pode ser expressa pela diferença entre o calor absorvido e o trabalho realizado nos processos termodinâmicos.
Um gás ideal no estado inicial está com pressão de 3 atm, volume de 1 L e energia interna de 456 J, após sofrer dois processos sucessivos: um isobárico, até atingir o volume de 3 L, e outro isocórico, até atingir o estado final com pressão de 2 atm, volume de 3 L e energia interna de 912 J.
Considerando que 1 atm . L = 100,0 J, assinale a alternativa que indica qual o calor trocado durante o processo, em Joules (J).
Na termodinâmica, o modelo mais simples estudado é dos gases ideais ou gases perfeitos, caracterizados pela equação geral dos gases ideais 𝑃. 𝑉 = 𝑛. 𝑅. 𝑇 (em que: P = pressão; V = volume; n = no de moles; R = constante universal dos gases; e T = temperatura absoluta).
Admita: 1 atm = 1,01 x 105 Pa = 1,01 x 105 N.m-2 e 𝑅 = 8,00 J.mol −1𝐾−1 = 0,08 L.atm.mol −1𝐾 −1 .
O ar contido em uma sala de dimensões 5,00 m x 4,88 m x 3,00 m é considerado um gás ideal, com pressão de 1,0 atm e temperatura de 300 K.
Quantos moles de ar saem da sala caso a temperatura se eleve de 5 ºC e a pressão permaneça constante?
Nesse caso, a temperatura do gás, em grau Kelvin,
onde λ é o livre caminho médio; d é o diâmetro da molécula; n é a densidade das moléculas no meio (moléculas/m3 ).
Considere uma amostra de oxigênio a 27 ºC e 1 atm (101,3×103 Pa). Calcule o livre caminho médio da molécula de oxigênio, considerando o sistema como um gás ideal e que o tamanho da molécula de oxigênio é de 2,9 Å.
Dados: Constante de Boltzmann k = 1,381×10-23 J.K-1.
O valor calculado é, aproximadamente,
Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.
( ) As curvas 1 e 2 seguem a Lei de Boyle para um gás ideal.
( ) O ponto P é conhecido como Ponto Triplo
( ) O ponto N é chamado de Ponto Crítico.
( ) O material no ponto Q está em estado líquido.
Assinale a alternativa com a sequência correta.
Tendo como referência a figura precedente, que representa um recipiente fechado e isolado termicamente, julgue o item a seguir.
No processo de expansão do gás ideal em razão do
rompimento da membrana, que ocorre dentro de um recipiente
rígido, fechado e isolado termicamente, a temperatura do gás
diminui.
Tendo como referência a figura precedente, que representa um recipiente fechado e isolado termicamente, julgue o item a seguir.
Quando submetido a condições de alta pressão e alta
temperatura, o comportamento de um gás real tende a se
aproximar ao de um gás ideal.
Para responder a questão, quando necessário, utilize:
A afirmação desse professor
(Considere: R = 0,082 atm . L/mol . k.)
Conforme as leis da termodinâmica básica, julgue o seguinte item.
Considere-se que o volume de um gás ideal tenha diminuído
0,1 m3
devido a uma compressão isobárica sob a pressão de
103
N/m2
e que, durante esse processo, o gás tenha perdido
103
J de calor. Nessa situação, a variação da energia interna
do gás foi superior a 900 J.
A expansão rápida de um gás caracteriza uma transformação adiabática quando ocorre o resfriamento do gás sem que haja tempo para perdas de calor. Sua aplicação em refrigeradores é bastante conhecida, bem como efeitos cotidianos como no ar que sai das latas de spray é mais frio, quando assopramos as mãos, e em inúmeros processos ligados aos fenômenos atmosféricos.
Considere uma quantidade fixa de um gás ideal que passa por uma expansão adiabática e tem sua temperatura reduzida pela metade. Assinale a alternativa que indica a melhor aproximação para a razão entre os volumes final e inicial (V2 / V1), necessária.
O número de mols de moléculas do gás é igual a 20.