Questões de Concurso
Sobre mcu - movimento circular uniforme em física
Foram encontradas 102 questões
Um carro popular, de massa igual a uma tonelada, percorre uma estrada curva – raio R e
largura L – sem atrito, com velocidade constante igual a v. A velocidade é a máxima possível,
sem o carro derrapar. Qual o valor do desnível, H, entre as margens?
Movimento Circular: uniforme e não uniforme.
Movimento Parabólico: movimento de um projétil sob a influência da gravidade.
Sobre os movimentos curvilíneos, assinale a alternativa correta:
Uma partícula realiza um movimento circular uniforme (MCU) no plano xy. Considere que a posição da partícula pode ser descrita por x = 3 cos(3t) e y = −3 cos(3t − π/2), em que t é o tempo em segundos.
O movimento da partícula, em coordenadas polares (r, θ) pode ser descrito como:
Uma partícula realiza um movimento circular uniforme (MCU) noplano xy. Considere que a posição da partícula pode ser descritapor x = 3 cos(3t) e y = −3 cos(3t − π/2), em que t é o tempoem segundos.
O período do MCU realizado pela partícula, em segundos, é iguala
A probabilidade de a distância entre o centro da circunferência e o termômetro mais próximo ser maior que r, sendo r < R, é igual a
Sabendo que os coeficientes de atrito entre o cilindro e a superfície são iguais a 0,1 e 0,2, sobre o tipo de movimento do cilindro e a aceleração linear, em m/s², envolvida, é correto afirmar que
Dados: considere g = 10m/s² e √3 ≅ 1,7.
Sabendo que a barra possui 10 cm de comprimento, o momento angular de uma partícula de massa igual a 4 kg, na extremidade da barra oposta ao eixo de rotação, em kgm2/s, é igual a
Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
A força centrípeta é igual à força da barra sobre o corpo.
Com base nessas informações, julgue o item subsequente.
A força centrípeta é a força resultante sobre o corpo.
Um observador analisou o movimento circular uniforme de uma partícula P ao longo de uma circunferência de raio igual a 3 m e velocidade escalar linear igual a π / 4 m/s. Ele fez o desenho abaixo indicando a posição da partícula, no instante de observação t = 3 s, que se desloca no sentido anti-horário da circunferência. Ele também traçou um eixo X ao longo do diâmetro com a sua origem no centro da circunferência. Esse observador pode afirmar que a função horária que descreve a posição da projeção da partícula P ao longo do eixo X, no SI, é dado por:
Dado: Considere, no desenho, a velocidade V da partícula em t = 3 s.
Desenho Ilustrativo – Fora de Escala
Considere que: (I) os raios das polias são os indicados na Figura; (II) durante a operação do sistema, a velocidade da correia passa de 2 m/s para 6 m/s em um período de 2 segundos; (III) o movimento ocorre com aceleração constante.
As acelerações angulares das polias motora e conduzida, expressas em rad/s2 , nesse período, serão, respectivamente, de
Decorrido um intervalo de tempo ∆t, a contar do instante em que ela passa pelo ponto 1, o vetor variação de velocidade da partícula pode ser representado pelo segmento orientado desenhado na figura abaixo.
Nesse caso, decorrido esse intervalo de tempo ∆t, a partícula se encontra no ponto
Para responder a questão, quando necessário, utilize:
Observe as figuras abaixo, em que há duas representações de um mesmo helicóptero com eixos de rotação de suas hélices perpendiculares.
Adaptado de: <http://rotativasbrasil.blogspot.com.br/2008/08/bell-206-jet-ranger.html>
Acesso em: 04 ago. 2017.
Sabendo que a hélice principal, na figura 1, gira no sentido anti-horário, a hélice de cauda da figura 2
deverá girar no sentido
Considerando o exposto acima, assinale a alternativa com a argumentação correta para a disposição dos blocos nos braços da balança.
No movimento curvilíneo uniforme, uma força central, que aponta sempre para um mesmo ponto e que pode ser variável, implica, para o movimento resultante, em uma trajetória circular.
Considerando-se que a pá do ventilador tem 30 cm de comprimento, qual é a velocidade tangencial, em m/s, na extremidade da hélice? (Considere: π=3,0)