Questões de Concurso
Sobre óptica geométrica em física
Foram encontradas 118 questões
Sobre esses fenômenos, assinale a alternativa INCORRETA.
Uma luz polarizada na direção P, com intensidade I, incide sobre uma lâmina polarizadora linear ideal, cuja direção de polarização é Q. Sendo θ, o ângulo entre P e Q, a intensidade da luz polarizada transmitida é dada por J = Icos²θ (Lei de Malus). Para qual ângulo a intensidade da luz transmitida será mínima?
Um prisma é um sólido geométrico formado por uma face superior e uma face inferior paralelas e congruentes ligadas por arestas. As laterais de um prisma são paralelogramos. No entanto, para o contexto da óptica, é chamadoprismao elemento óptico transparente com superfícies retas e polidas que é capaz de refratar a luz nele incidida. O formato mais usual de um prisma óptico é o de pirâmide com base quadrangular e lados triangulares. Analise as afirmativas seguintes, relacionadas ao prisma, destacado no texto, e marque a alternativa CORRETA.
I. Denomina-se de prisma óptico todo meio heterogêneo e transparente limitado por duas faces planas paralelas.
II. O prisma óptico pode ser utilizado para fazer a decomposição da luz branca.
III. A luz branca é composta de seis componentes coloridos, ou seja, ela é policromática.
Nas questões em que for necessário o uso da aceleração da gravidade, adote g = 10 m/s2 .
Quando necessário, utilize os seguintes valores para a água:
ρ = 1,0g cm3 e c = 1,0 cal g ℃
Quando necessário, adote os valores:
π = 3
sen30° = cos60° = 0,50
sen60° = cos30° = 0,87
A figura a seguir mostra o esboço de um experimento realizado com um par de filtros polarizadores. Um feixe paralelo de luz não polarizada, de intensidade 𝐼0 , incide inicialmente no polarizador 𝑃1 . A direção de polarização de cada filtro está indicada pela linha tracejada e seu ângulo com o eixo vertical.
A partir destas informações, podemos afirmar que a fração da intensidade 𝐼0 da luz incidente que atravessa os filtros é:
Um exemplo que ilustra o princípio da propagação retilínea da luz é:
Um determinado microscópio óptico é composto por uma ocular com distância focal de 10,0mm e por uma objetiva com distância focal de 4,0mm.
Sabendo que a objetiva forma sua imagem a 16,0cm de distância de seu plano focal secundário, a magnificação do microscópio é
Considerando a velocidade da luz no vácuo igual a 3,0×108 m/s, o intervalo entre os comprimentos de onda dos modos longitudinais adjacentes do laser, em m, é:
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, a distância focal do espelho e seu raio de curvatura.
I. Uma imagem virtual é formada quando os raios de luz emergentes não passam efetivamente no local onde se encontra o objeto.
II. Raios paraxiais são os que se propagam praticamente paralelos ao eixo óptico.
III. Um espelho côncavo, assim como um espelho plano, é capaz de formar uma imagem pontual exata de um objeto sem que esta mesma imagem apareça borrada.
Está correto o que se afirma em
Os estudantes fizeram com que raios paralelos passassem por uma fenda de largura igual a 4 × 10−5 m, sendo os raios focalizados pela lente convergente. Os estudantes verificaram que, sobre o plano focal da lente, a distância entre o máximo central e o primeiro mínimo foi de 12 mm.
Com essa informação os estudantes chegaram à conclusão de que a distância focal da lente convergente, em centímetros, é igual a
Uma fonte luminosa monocromática emite uma luz com comprimento de onda igual a 600 nm. Uma fenda com uma largura de 0,750 mm é montada distante desta fonte luminosa, e o padrão de difração resultante é observado em um anteparo colocado a uma distância de 4,5 m da fenda. Nesta situação, e considerando que a distância fenda anteparo é muito maior do que a distância entre os máximos e mínimos de intensidades adjacentes, qual é a distância entre a primeira franja escura e a franja brilhante central?
Um raio de luz monocromática atravessa três meios homogêneos e transparentes x, y e z, de índices de refração respectivamente iguais a nx, ny e nz, tal que nx < ny < nz. O raio de luz incide na superfície que separa os meios x e y formando um ângulo θ com a reta normal a essa superfície e emerge na superfície que separa os meios y e z formando um ângulo δ com a reta normal a essa superfície, como mostra a figura.
Sabendo que as superfícies que separam os meios x e y e os meios y e z são planas e paralelas, para um dado ângulo de incidência θ, o ângulo δ com que o raio emerge depende
Julgue o item que se segue.
A coloração azul do céu, perceptível pela nossa visão, é
um efeito físico em que a luz azul é espalhada de modo
mais eficiente, pois quanto menor o comprimento de
onda, maior o espalhamento da luz.
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/98798/35.png)
Disponível em: https://www.jeol.com/words/semterms/20121024.011200.php. Acesso em: 15 ago. 2023. (Adaptado).
Essa dispersão no plano focal é denominado "círculo de mínima confusão", cujo diâmetro é dado pela equação:
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/98798/35-1.png)
onde d é o diâmetro do “círculo de mínima confusão”; Cc é o coeficiente de aberração cromática da lente; ΔE é a dispersão em energia do feixe de elétrons; E0 é a energia do feixe; e α é o semi-ângulo de convergência na lente. Sobre esses conceitos, assinale (V) para Verdadeiro ou (F) para falso nas afirmações a seguir:
( ) Aumentar a distância focal pode reduzir o efeito da aberração cromática.
( ) Reduzir a energia do feixe de elétrons reduz o efeito da aberração cromática.
( ) Aumentar a energia do feixe aumenta a profundidade de foco do sistema óptico.
( ) Aumentar a temperatura da fonte emissora leva a um aumento na dispersão em energia do feixe, intensificando o efeito da aberração cromática.
( ) Aumentar o tamanho da abertura na lente leva a uma redução no efeito da aberração cromática.
A sequência correta é:
![Imagem associada para resolução da questão](https://qcon-assets-production.s3.amazonaws.com/images/provas/98798/28.png)
HECHT, Eugene. Optics. 4th Ed.: Addison-Wesley Publishing, 2002, p. 321. (Adaptado).
Assinale V (verdadeira) ou F (falsa) para as afirmações abaixo:
( ) As equações de onda podem ser inicialmente escritas como: y (x,t) = yo sen ((0,0125nm-1)x – 6 s-1 t + 1,57).
( ) As equações de onda podem ser inicialmente escritas como: y (x,t) = yo cos ((0,0125nm-1)x – 6 s-1 t + 1,57).
( ) A diferença de caminho óptico, após a onda atravessar a cubeta, é de 0,025 ko .
( ) Depois de passar pela cuba, as ondas devem ser escritas como: Y (x,t) = yo sen ((0,0125nm-1)x – 6 s-1 t + 0,025).
A sequência correta é:
Considere os diagramas e figuras a seguir.
Disponível em: http://www.astrosurf.com/luxorion/report-aberrations.htm. Acesso em: 14 de ago. 2023.
Em sistemas ópticos, na presença de qualquer tipo de lente, a radiação incidente interage com o sistema óptico e é modificado por ele. As figuras 7, 8, 9 e 10 mostram os tipos mais comuns de modificação da radiação incidente, que são: aberração esférica, astigmatismo, coma e difração.
Relacione as modificações com as figuras.
MODIFICAÇÕES
1. Aberração esférica
2. Astigmatismo
3. Coma
4. Difração
FIGURAS
( ) Figura 7
( ) Figura 8
( ) Figura 9
( ) Figura 10
Assinale a sequência correta.
As figuras 4.1, 4.2 e 4.3, a seguir, são excertos da figura 4.
Em relação a essas figuras, assinale V para (verdadeiro) ou F para (falso):
( ) A figura 4.1 representa uma célula unitária e, através de operações de simetrias de rotação e translação, é possível recriar a figura 4 em um plano infinito.
( ) A figura 4.2 representa uma célula unitária e, através de operações de simetrias de rotação e translação é possível recriar a figura 4 em um plano infinito.
( ) A figura 4.3 representa uma célula unitária e através de operações de simetrias de rotação e translação é possível recriar a figura 1 em um plano infinito.
A sequência correta é: