Questões de Concurso
Sobre código de ética e deontologia da fisioterapia em fisioterapia
Foram encontradas 310 questões
I. negar a assistência ao ser humano ou à coletividade em caso de indubitável urgência;
II. induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas e religiosas quando no exercício de suas funções profissionais;
III. manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção.
Estão CORRETOS os itens:
I. Informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal.
II. Respeitar o princípio bioético de autonomia, beneficência e não maleficência do cliente/paciente/usuário de decidir sobre a sua pessoa e seu bem-estar.
III. Substituir a titulação de fisioterapeuta por expressões genéricas, tais como: terapeuta corporal, terapeuta de mão, terapeuta funcional, terapeuta morfoanalista, terapeuta holístico, repegista, quiropraxista, osteopata, pilatista, bobatiano, esteticista, entre outros.
IV. Exigir de maneira antiética, de instituição ou cliente/paciente/usuário, outras vantagens além do que lhe é devido em razão de contrato, honorários ou exercício de cargo, função ou emprego, como também receber, de pessoa física ou jurídica, comissão, remuneração, benefício ou vantagem por encaminhamento de cliente/paciente/usuário ou que não corresponda a serviço efetivamente prestado.
V. Usar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados em serviço privado.
Quais estão corretas?
I. Praticado sem o consentimento formal do cliente/paciente/usuário ou de seu representante legal ou responsável, quando se tratar de menor ou incapaz.
II. Atentatório à moral ou à saúde do cliente/paciente/usuário.
III. Necessário.
Está CORRETO o que se afirma:
De acordo com as normas em vigor, é correto afirmar que:
Considere as afirmativas abaixo:
1. O fisioterapeuta deve recusar a solicitação se não estiver adequadamente qualificado para realizar a técnica, seguindo o princípio da não maleficência.
2. A aceitação da prescrição pode ser considerada antiética, pois expõe o paciente a potenciais riscos sem a garantia de competência técnica.
3. O fisioterapeuta deve buscar um consentimento informado do paciente, detalhando os riscos e benefícios antes de proceder com qualquer tratamento.
4. A delegação do procedimento para outro profissional qualificado é uma alternativa ética, desde que o paciente seja devidamente informado.
5. A prática de uma técnica sem a formação necessária pode resultar em sanções éticas e legais contra o fisioterapeuta.
Alternativas:
I. Assumir responsabilidade técnica por serviço de Fisioterapia, em caráter de urgência, quando designado ou quando for o único profissional do setor, atendendo a Resolução específica.
II. Exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e obedecer aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de sua profissão.
III. Utilizar somente técnicas amplamente divulgadas em propagandas para promover a saúde e prevenir condições que impliquem em perda da qualidade da vida do ser humano.
IV. Manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento sobre paciente em atendimento, inclusive não passando tal informações ao pessoal sob sua direção, salvo situações previstas em lei.
Estão corretos:
I. Providenciar substituição para atendimento de seus pacientes.
II. Deixar recibos assinados pelos atendimentos que serão prestados por outro colega em sua ausência.
III. Pagar ao seu colega que o substituirá 50% do valor das sessões.
IV. Suspender o atendimento de dois pacientes graves que não têm condições de pagar outro fisioterapeuta.
Está correto o que se afirma em
O artigo citado encontra-se no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia no seguinte capítulo:
De acordo com o Código de Ética e Deontologia em Fisioterapia, é vedado ao profissional: