Questões de Concurso
Sobre código de ética e deontologia da fisioterapia em fisioterapia
Foram encontradas 322 questões
I.É direito do fisioterapeuta deixar de atender a convocação do Conselho Regional de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional à que pertencer ou do Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional.
II.É direito do fisioterapeuta autorizar a utilização ou não coibi-la, mesmo a título gratuito, de seu nome ou de sociedade que seja sócio, para atos que impliquem na mercantilização da saúde e da Fisioterapia em detrimento da responsabilidade social e sócio-ambiental.
III.É dever fundamental do fisioterapeuta, incentivar o pessoal sob a sua direção, coordenação, supervisão e orientação, na busca de qualificação continuada e permanente, em benefício do cliente/paciente/usuário e do desenvolvimento da profissão, respeitando sua autonomia.
Assinale a alternativa CORRETA:
I – Exercer sua atividade com zelo, probidade e decoro e violar aos preceitos da ética profissional, da moral, do civismo e das leis em vigor, preservando a honra, o prestígio e as tradições de sua profissão;
II – Utilizar todos os conhecimentos técnico-científicos a seu alcance e aprimorá-los contínua e permanentemente, para promover a saúde e prevenir condições que impliquem em perda da qualidade da vida do ser humano;
III – Manter segredo sobre fato sigiloso, exceto em casos que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional, e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção, salvo situações previstas em lei;
Assinale a alternativas correta.
Com base no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, julgue o item a seguir.
Caso seja solicitada sua cooperação em diagnóstico ou sua orientação em tratamento, o fisioterapeuta deve considerar que aquele paciente está sob seus cuidados.
Com base no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, julgue o item a seguir.
É proibido ao fisioterapeuta atender a paciente que saiba estar em tratamento com outro colega profissional, exceto em caso de indubitável urgência.
Com base no Código de Ética e Deontologia da Fisioterapia, julgue o item a seguir.
O fisioterapeuta que recebe paciente confiado por colega, em razão de impedimento eventual deste, deve reencaminhar o paciente ao colega uma vez cessado o impedimento.
I. A responsabilidade civil e penal do fisioterapeuta será configurada se houver comprovação de negligência, imprudência ou imperícia na aplicação da técnica, independentemente da existência de consentimento informado por parte do paciente.
II. O fisioterapeuta tem o dever de fornecer informações claras e precisas sobre os riscos inerentes ao tratamento proposto, sendo o consentimento informado um dos princípios éticos fundamentais para evitar futuras alegações de responsabilidade.
III. O Código de Ética do Fisioterapeuta exige que o profissional realize todos os procedimentos com base em evidências científicas sólidas e documentadas, de modo que qualquer inovação terapêutica deve ser devidamente embasada em estudos revisados por pares antes de ser aplicada clinicamente.
Assinale a alternativa correta:
( ) Compete ao Conselho Federal de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional zelar pela observância dos princípios deste código, funcionar como Conselho Superior de Ética e Deontologia Profissional, além de firmar jurisprudência e atuar nos casos omissos.
( ) O Fisioterapeuta deve portar sua identificação profissional sempre que em exercício.
( ) Não é um dever fundamental do Fisioterapeuta assumir responsabilidade técnica por serviço de Fisioterapia, em caráter de urgência, quando designado ou quando for o único profissional do setor, atendendo a Resolução específica.
( ) Não é dever fundamental do fisioterapeuta, incentivar o pessoal sob a sua direção, coordenação, supervisão e orientação, na busca de qualificação continuada e permanente, em benefício do cliente/paciente/usuário e do desenvolvimento da profissão, respeitando sua autonomia.
A sequência correta é:
I- Revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão;
II- Negligenciar na orientação de seus colaboradores, quanto ao sigilo profissional;
III- Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir cliente/paciente/usuário ou sua imagem em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos fisioterapêuticos em qualquer meio de comunicação, salvo quando autorizado pelo cliente/paciente/usuário ou seu responsável legal.
Estão CORRETAS as afirmativas:
I. negar a assistência ao ser humano ou à coletividade em caso de indubitável urgência;
II. induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas e religiosas quando no exercício de suas funções profissionais;
III. manter segredo sobre fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional e exigir o mesmo comportamento do pessoal sob sua direção.
Estão CORRETOS os itens:
I. Informar ao cliente/paciente/usuário quanto à consulta fisioterapêutica, diagnóstico e prognóstico fisioterapêuticos, objetivos do tratamento, condutas e procedimentos a serem adotados, esclarecendo-o ou o seu responsável legal.
II. Respeitar o princípio bioético de autonomia, beneficência e não maleficência do cliente/paciente/usuário de decidir sobre a sua pessoa e seu bem-estar.
III. Substituir a titulação de fisioterapeuta por expressões genéricas, tais como: terapeuta corporal, terapeuta de mão, terapeuta funcional, terapeuta morfoanalista, terapeuta holístico, repegista, quiropraxista, osteopata, pilatista, bobatiano, esteticista, entre outros.
IV. Exigir de maneira antiética, de instituição ou cliente/paciente/usuário, outras vantagens além do que lhe é devido em razão de contrato, honorários ou exercício de cargo, função ou emprego, como também receber, de pessoa física ou jurídica, comissão, remuneração, benefício ou vantagem por encaminhamento de cliente/paciente/usuário ou que não corresponda a serviço efetivamente prestado.
V. Usar formulários de instituições públicas para prescrever ou atestar fatos verificados em serviço privado.
Quais estão corretas?