Questões de Concurso Comentadas sobre eletroterapia em fisioterapia

Foram encontradas 335 questões

Q3157836 Fisioterapia

Acerca da utilização de recursos fisioterapêuticos na prática clínica, julgue o seguinte item. 


Considere que um paciente esteja em pós-operatório de reconstrução de LCA. Nesse caso, o TENS, por estimular neurônios sensitivos, facilitaria a transmissão do impulso motor, e ainda permitiria o relaxamento da musculatura antagonista, podendo o fisioterapeuta trabalhar sobre a amplitude de movimento em uma condição de maior analgesia. 

Alternativas
Q3155682 Fisioterapia
A eletroestimulação transcutânea (TENS) é amplamente utilizada no manejo da dor aguda e crônica. No entanto, a escolha do protocolo correto, incluindo parâmetros de frequência e intensidade, é crucial para o sucesso terapêutico. Um paciente com neuropatia periférica diabética apresenta dores em queimação nos membros inferiores, com sensação de hipersensibilidade cutânea e alodinia. Diante dessa situação clínica, qual seria o protocolo de TENS mais apropriado para aliviar a dor e melhorar a funcionalidade desse paciente?
Alternativas
Q3155669 Fisioterapia
Sobre as técnicas de eletroterapia, considere as seguintes afirmações:

I. A estimulação elétrica funcional (FES) é utilizada para promover contrações musculares em pacientes com lesão neurológica, com o objetivo de recuperar funções motoras.
II. O ultrassom terapêutico é amplamente utilizado na reabilitação de lesões musculoesqueléticas, com efeitos comprovados de aumento da circulação e redução da inflamação.
III. A terapia com TENS (estimulação elétrica transcutânea) é indicada principalmente para controle de dor neuropática, sendo contraindicada em casos de dor musculoesquelética.

Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q3133748 Fisioterapia
A eletroterapia é uma técnica terapêutica utilizada para o fortalecimento muscular, que pode ser indicada em diversos tratamentos de reabilitação física, principalmente quando há necessidade de recuperação de força e funcionalidade muscular. Em relação ao uso de eletroterapia para fortalecimento muscular, a corrente mais comumente utilizada é a:
Alternativas
Q3133740 Fisioterapia
A eletroterapia é uma técnica comum em fisioterapia. Em pacientes com dores musculares associadas ao trabalho de digitação, essa modalidade tem como objetivo:
Alternativas
Q3133731 Fisioterapia
O uso de eletroterapia é comum no tratamento de dores musculares e lesões em digitadores. Entre seus principais benefícios, a eletroterapia pode:
Alternativas
Q3123140 Fisioterapia
A eletroterapia é o uso de correntes elétricas para finalidades terapêuticas como a analgesia ou a estimulação funcional muscular. A corrente, quando aplicada, tem efeitos de indução nervosa motora ou sensitiva, e isso vai depender do tipo de corrente usada e dos parâmetros colocados.

Com relação às indicações, contraindicações e / ou precauções para o uso da eletroterapia, analise as afirmativas a seguir.

I. A estimulação elétrica deve ser utilizada com cautela na presença de obesidade. O tecido adiposo é um isolante elétrico e, geralmente, a estimulação não é bem tolerada. Muitas vezes, são necessários níveis de corrente maiores do que o normal para alcançar o efeito fisiológico desejado.
II. A estimulação elétrica neuromuscular usada para reeducação  muscular, redução da espasticidade, redução  do ritmo de atrofia e fortalecimento muscular.
III. A estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) de baixa frequência efetiva no tratamento da leso aguda do tecido mole, mas deve-se tomar cuidado para evitar contrações musculares indesejadas. Outras indicações para o TENS de baixa frequência incluem o tratamento da dor associada a leses musculoesqueléticas, dor pós-operatória e condições inflamatórias.

Estão corretas as afirmativas
Alternativas
Q3081367 Fisioterapia
A eletroterapia é amplamente utilizada em práticas fisioterapêuticas para diversos objetivos terapêuticos. Um dos seus princípios é a aplicação de correntes elétricas no corpo para promover efeitos benéficos em tecidos biológicos.
Qual das opções a seguir NÃO corresponde a uma aplicação clínica correta da eletroterapia?
Alternativas
Q3075262 Fisioterapia
Qual das seguintes técnicas de eletroterapia é frequentemente usada para reduzir a dor e promover a cicatrização dos tecidos: 
Alternativas
Q3065382 Fisioterapia
A terminologia clássica da eletroterapia representa a aplicação da eletricidade com objetivo terapêutico. Sobre o tema, assinale a alternativa incorreta.
Alternativas
Q3064644 Fisioterapia
A eletroterapia é contraindicada em qual das seguintes situações? 
Alternativas
Q3063746 Fisioterapia
A utilização da TENS (Transcutaneaus Electrical Nerve Stimulation) na reabilitação musculoesquelética tem como objetivo terapêutico inicial
Alternativas
Q3028931 Fisioterapia
A estimulação transcraniana por corrente contínua (tDCS) consiste na aplicação de corrente elétrica contínua sobre o escalpo de indivíduos acordados, com o objetivo de modificar a atividade elétrica do sistema nervoso central, aumentando, ou diminuindo, a excitabilidade. A tDCS não é uma técnica substitutiva de outras estratégias terapêuticas tradicionais, mas sim, uma estratégia complementar com o objetivo de potencializar, ou acelerar, a eficácia dessas terapêuticas tradicionais. Sobre a tDCS, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q3028913 Fisioterapia
A eletroterapia é uma modalidade de tratamento que utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para fins terapêuticos, objetivando, principalmente, a analgesia, redução de edemas, estimulação muscular, entre outros efeitos. As fases e a polarização das correntes elétricas referem-se à direção do fluxo de partículas carregadas no meio condutor sob os eletrodos de aplicação. Sobre as características dos pulsos de corrente, é CORRETO afirmar que se o(a): 
Alternativas
Q3006181 Fisioterapia
“TENS é a sigla para “transcutaneous electrical nerve stimulation”, ou em português, “neuro estimulação elétrica transcutânea”. Ele faz parte dos tratamentos utilizados na eletroterapia, uma técnica conhecida desde o século 16 [...]”
Fonte: Carci Blog – Uso do Tens

Constitui uma contraindicação do TENS? 
Alternativas
Q2916508 Fisioterapia

Sobre as bases físicas do uso terapêutico da corrente elétrica e sua importância na fisioterapia, são vários os efeitos fisiológicos. Quando “a corrente elétrica, ao atravessar soluções eletrolíticas, produz o deslocamento dos íons da solução para os polos de entrada e saída da corrente, observam-se, ao nível dos mesmos, diversas reações químicas. Esses efeitos são mais bem visualizados quando é empregada a galvanoterapia”. Trata-se do efeito

Alternativas
Q2916500 Fisioterapia

As micro-ondas são correntes eletromagnéticas classificadas como de alta frequência, 2.450 MHz, e seu comprimento de onda autorizado para terapia é de 12cm. As propriedades físicas de um determinado agente físico, como as micro-ondas, indicam as possibilidades de uso do mesmo. Ao tratar-se da propriedade de absorção, é correto afirmar que

Alternativas
Q2578207 Fisioterapia

A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) convencional é o tipo de recurso mais utilizado para analgesia e opera via mecanismo da teoria das comportas. São parâmetros da TENS:

Alternativas
Q2573984 Fisioterapia

A fisioterapia utiliza um vasto arsenal terapêutico, que inclui hidroterapia, massoterapia, mecanoterapia, crioterapia, eletroterapia e termoterapia superficial e profunda, com o objetivo de produzir efeitos terapêuticos favoráveis com menor risco possível. Acerca desse assunto, julgue o item que se segue.  


A estimulação nervosa elétrica transcutânea consiste na aplicação de estimulação elétrica de média frequência polarizada, podendo sua prescrição ser ajustada de acordo a parametrização da frequência de pulso (alta, baixa e burst), largura de pulso e intensidade.

Alternativas
Q2553662 Fisioterapia
O tratamento na fase aguda da epicondilite lateral do cotovelo apresenta as seguintes indicações, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: E
2: A
3: A
4: A
5: A
6: D
7: A
8: E
9: C
10: E
11: E
12: A
13: D
14: B
15: B
16: C
17: A
18: A
19: E
20: B